Cabelo cacheado: tudo que você precisa saber para cachos lindos e saudáveis

Compartilhar
Cabelo cacheado: tudo que você precisa saber para cachos lindos e saudáveis

Certamente, você já enfrentou ou enfrenta alguns desafios para cuidar do seu cabelo cacheado, né? Isso porque nem todos os cachos possuem a mesma ondulação e acabam precisando de cuidados específicos para se manterem lindos e saudáveis.

A maioria dos cabelos cacheados pode ser definida com algumas técnicas e cuidados, mas os resultados de cada tratamento podem variar de acordo com os produtos utilizados, a porosidade, o comprimento e até a tendência a frizz dos fios.

Pensando nisso, reunimos aqui tudo que você precisa saber para cuidar do seu cabelo cacheado e conquistar resultados incríveis com seus cachos. Quer saber mais? Olha só o que vamos te contar!

Índice do conteúdo

Tipos de cabelo cacheado
Cabelo cacheado e a transição capilar
Os desafios do cabelo cacheado
Cuidados necessários com o cabelo cacheado
Técnicas de lavagem não-agressiva podem ajudar
Como finalizar o cabelo cacheado
Quer mais volume? Temos também
O melhor corte para o cabelo cacheado
Existe uma escova ideal?
Revitalize seus fios no day after
Conclusão

Tipos de cabelo cacheado

O cabelo cacheado possui seus cachos bem definidos - como molas -, mas dependendo do seu nível de curvatura, podem ter traços dos fios ondulados em suas características. Esse tipo de cabelo, tende a ser mais ressecado por causa da sua curvatura, já que sua oleosidade natural, produzida no couro cabeludo, tem mais dificuldade para chegar até as pontas.

Os fios cacheados são caracterizados pelo número 3 de curvatura, tendo seus subtipos divididos entre 3A, 3B e 3C. Dá uma olhadinha.

3A - Cacheado fino: os fios 3A possuem uma raiz mais lisa e cachos grandes e largos, lembrando cachos feitos com babyliss. No entanto, como possuem traços do cabelo ondulado e finos, é difícil manter seu volume ao longo do dia, tendo seus cachos desfeitos com muita facilidade.

3B - Cacheado médio: esse tipo de cabelo possui cachos - que já nascem desde sua raiz - mais estreitos e bem formados, com uma textura mais áspera. Como seus cachos são mais definidos, eles costumam não se desmanchar facilmente e são caracterizados por serem mais secos e armados.

3C - Cacheado grosso: nesse tipo de fio, os cachos são muito fechados e estreitos desde a raiz, ficando bem próximos um do outro, sempre com um padrão definido, e por isso são muito difíceis de desmanchar. Por estarem mais próximos da categoria dos cabelos crespos, esses fios costumam ser mais finos e frágeis, além de possuírem um nível de ressecamento muito maior, principalmente em suas pontas.

Cabelo cacheado e a transição capilar

Se você está com os cabelos lisos, mas deseja voltar aos seus cachos naturais, esse conteúdo também é para você!

A transição capilar é o processo de abandono das químicas de alisamento dos fios com o objetivo de retornar à curvatura natural do cabelo. Ela começa no dia da última aplicação de química até o dia do corte de todas as pontas alisadas.

Esse corte é necessário, pois o alisamento é um procedimento permanente e que altera a estrutura da fibra capilar, não permitindo que os fios alisados retornem ao que eram antes. Sendo assim, parar com as químicas, esperar o cabelo crescer e cortar a parte alisada é a única forma de conseguir retornar ao seu cabelo cacheado ou crespo natural.

Hoje em dia, há muitas técnicas que podem te ajudar a passar por essa fase de forma mais tranquila, já que durante um bom tempo, você terá que conviver com duas texturas de cabelo - a natural e a alisada. Entre essas técnicas, podemos citar cortes para fios em transição, penteados e inclusive muitas técnicas de texturização capilar, que podem ajudar a transformar esse processo em algo mais leve.

Além disso, é importante lembrar que cabelos em transição capilar podem crescer mais sensibilizados, apresentando ressecamento, frizz, quebra e pontas duplas. Por isso, fios que estão passando por essa mudança necessitam de cuidados especiais.

Assim, se antes você usava produtos para cabelos lisos ou com química, agora é fundamental focar os cuidados no seu cabelo natural, ok? Escolha apenas produtos naturais, não agressivos e que tratem seus cachos, deixando-os mais saudáveis e fortes.

É claro que um bom e velho cronograma capilar também é importante para fortalecer os cabelos durante o período de transição capilar. Afinal, essa agenda de cuidados de 4 semanas alterna os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução de acordo com as necessidades dos seus fios.

A etapa da hidratação serve para repor a água perdida pelos fios; a nutrição repõe os nutrientes perdidos através da reposição lipídica; e a reconstrução regenera nossa fibra capilar, repondo sua massa.

Se você está passando por uma transição capilar, nossa dica é apostar em máscaras com ingredientes naturais, que sejam ricas em óleos vegetais, aminoácidos e outros agentes condicionantes. Afinal, esses componentes são menos agressivos, ou seja, tudo o que o seu cabelo cacheado precisa.

Não há como estabelecer um cronograma específico para a transição capilar, pois a frequência e sequência dos tratamentos pode variar de acordo com as necessidades do seu cabelo. No entanto, é muito importante manter essa rotina de cuidados para que os seus fios continuem crescendo fortes e saudáveis.

Os desafios do cabelo cacheado

Entre os principais desafios do cabelo cacheado estão a fragilidade e o ressecamento dos fios. O aspecto mais seco dos cabelos cacheados se dá por sua curvatura, que impede que a oleosidade natural - produzida no couro cabeludo - chegue até o seu comprimento e pontas.

O frizz também é um grande problema - e recorrente - dos fios cacheados. No entanto, o seu aparecimento não deve ser tratado como algo ruim. Afinal, ele é um dos responsáveis pela forma dos cachos e volume desses cabelos.

Ah… É claro que ele não ficaria de fora, né? O fator encolhimento é um dos maiores desafios dos cabelos cacheados e crespos. Isso porque, quando os fios estão esticados, eles se tornam bem maiores do que em seu aspecto natural. O encolhimento é uma característica natural desses cabelos e que faz com que eles pareçam ser menores do que realmente são, além de dar a impressão de que eles demoram muito mais do que os outros tipos de cabelo para crescer.

A dificuldade de definição, para muitas cacheadas, também pode ser um desafio muito comum. Mas fique tranquila, pois iremos falar sobre algumas técnicas de finalização mais pra frente que, com certeza, te ajudarão muito a fazer com que a definição dos seus cachos durem por mais tempo.

Cuidados necessários com o cabelo cacheado

Mulher ruiva de cabelo cacheadoAgora que te mostramos os desafios do cabelo cacheado, chegou a hora de entender como cuidar desses fios! Mas antes, é fundamental lembrar que cada tipo de cabelo precisa de um cuidado específico, afinal, cada pessoa tem as suas particularidades. Mas estas são dicas de cuidado que podem ajudar seus cachos a ficar sempre hidratados, nutridos e fortes. Olha só.

Não deixe a hidratação de lado

Como dissemos, o cabelo cacheado é mais ressecado que os demais e, por isso, necessita de muita hidratação. Afinal, este tratamento repõe a água perdida pelos fios no dia a dia, deixando o cabelo mais alinhado e macio.

No entanto, é muito importante buscar usar máscaras hidratantes específicas para o seu tipo de cabelo, ricas em ativos nutritivos e reparadores. Assim, os resultados serão ainda mais efetivos para obter cachos lindos e saudáveis!

Aposte no poder da umectação

Uma dica super bacana para cuidar do cabelo cacheado é a umectação. Afinal, os óleos vegetais utilizados nesse tratamento são essenciais para a saúde desses fios que já sofrem com a falta da oleosidade natural.

Esse tratamento realiza uma reposição lipídica nos fios, fornecendo lipídios perdidos pela ação de agentes externos, como a exposição solar, procedimentos químicos e o uso de ferramentas térmicas. Sendo assim, esse banho de óleos vegetais é capaz de repor os nutrientes perdidos, principalmente do comprimento e pontas, dando brilho, maciez e força para o cabelo cacheado de forma geral.

Existem diversas formas de fazer uma umectação - cada uma com uma finalidade diferente. Por isso, é importante entender qual a real necessidade dos seus fios para que, assim, dê a eles a umectação mais adequada. Sendo assim, além da umectação tradicional, existe também a noturna e a quente, que são as mais indicadas para cabelos cacheados que estão danificados.

Neste conteúdo sobre umectação capilar, falamos tudo sobre esse tratamento e ensinamos o passo a passo para fazer as diferentes técnicas em casa. Não deixe de conferir!

Use fronha ou touca de cetim para dormir

O algodão é um dos materiais que mais causa o temido frizz no cabelo cacheado. Isso porque o atrito entre os fios e as fronhas desse material deixam os cabelos com esse aspecto “espetado”. Além disso, este material também tem maior poder de absorção de umidade, o que pode acabar piorando o ressecamento dos fios.

Para evitar o aparecimento desses fios arrepiados, aposte em fronhas de cetim que, além diminuir o frizz dos cabelos, também evita que seus cachos não amassem ou desmanchem durante a noite.

Caso você não se adapte a elas, ou não encontre alguma que goste, existem também as toucas de cetim para dormir. Elas trazem o mesmo resultado das fronhas e são uma opção bacana para cuidar do seu cabelo cacheado.

Faça um cronograma capilar 

Ao longo do tempo, nossos fios sofrem danos com o uso de secadores, chapinhas e produtos químicos. Sendo assim, seguir um cronograma capilar é essencial para recuperar a saúde do seu cabelo cacheado que, naturalmente, já sofre com o ressecamento.

O cronograma capilar nada mais é do que uma espécie de “agenda de cuidados” que determina o uso de produtos que hidratem, nutram e reconstruam os cabelos de acordo com a maior necessidade deles. Essa rotina deve ser feita 3 vezes por semana, durante quatro semanas seguidas.

Seguindo o cronograma específico para o seu cabelo, você conquistará cachos mais saudáveis, belos e livres do temido frizz. E, dessa maneira, o cuidado diário se tornará ainda mais simples, pode apostar!

Opte por produtos específicos

Como dissemos, utilizar produtos específicos para o seu cabelo cacheado é a melhor forma de garantir que eles recebam o tratamento mais adequado.

Por isso, investir na personalização é super indicado. Afinal, cosméticos capilares personalizados exclusivamente para as necessidades e características únicas do seu cabelo fazem toda a diferença no resultado. Isso porque eles utilizarão ingredientes escolhidos especialmente para o cuidado dos seus fios!

Técnicas de lavagem não-agressiva podem ajudar

Não é novidade alguma que a maioria dos shampoos, condicionadores e outros produtos capilares comuns nem sempre fazem bem à saúde dos nossos fios.

Isso porque o sulfato, os parabenos e os petrolatos são químicos agressivos muito usados nesses produtos e que podem causar ressecamento, perda da oleosidade natural dos fios, desequilíbrio da microbiota capilar, entre muitos outros problemas. Por causa disso, muitas pessoas buscam aderir a soluções mais saudáveis no hair care, como as técnicas de lavagem não-agressiva, que eliminam o uso de substâncias químicas agressivas em suas formulações.

Existem muitas técnicas diferentes, cada uma com suas indicações, benefícios e formas de se aplicar. As mais comuns são o low poo, o no poo e o co-wash. É claro que a escolha da melhor técnica para o seu cabelo cacheado dependerá das características únicas dos seus fios.

De forma resumida, o low poo se baseia na substituição do shampoo com sulfato por um sem esse químico agressivo, assim como os demais produtos utilizados. Já o no poo elimina totalmente o uso do shampoo e, assim como o co-wash, proporciona a limpeza dos fios com o uso de um condicionador para limpeza.

Quer saber mais sobre o assunto? Temos um conteúdo exclusivo sobre técnicas de lavagem não-agressiva isso aqui no blog. Não deixe de ler, afinal, investir em um destes métodos pode ser uma boa forma de deixar de lado os produtos de prateleira e os danos que eles proporcionam ao seu fio.

Como finalizar o cabelo cacheado

Saber como finalizar o cabelo cacheado não é tão simples quanto imaginamos. Isso porque, seja ele mais definido ou volumoso, as técnicas e os produtos utilizados podem resultar em um efeito diferente do esperado - ainda mais quando não temos tanta familiaridade com nossos fios naturais, né?

Sendo assim, além de escolher os produtos corretos, é importante que você saiba como finalizar os seus cachos da melhor forma. Afinal, dependendo do efeito sonhado, a forma de finalização pode variar.

Assim como existem diferentes tipos de cachos, existem também diversas técnicas de finalização, desde a mais conhecida fitagem, até aquelas com resultados mais despojados e naturais como a finalização no banho. Inclusive, temos um post bem bacana aqui no blog que pode te ajudar, a fazer a famosa fitagem no cabelo cacheado. O que acha?

No fim, a técnica escolhida pode variar de acordo com o efeito desejado nos cachos e as particularidades de cada cabelo, mas o que vale é não deixar de finalizá-los para mostrar ao mundo o poder que esses fios possuem, ok?

No conteúdo Como finalizar cabelo cacheado e qual a melhor técnica para você?, ensinamos as diferentes formas de definir os cachos. Quem sabe a técnica perfeita para o seu cabelo não está por lá? Não deixe de conferir!

Quer mais volume? Temos também

Com o atual movimento de aceitação das diferentes curvaturas do cabelo cacheado, o interesse no efeito pouco definido desses fios também aumentou, tornando o “volumão” super querido entre as cacheadas.

Os cabelos com pouca definição deixam o visual muito mais leve e marcante, mas nós sabemos que nem sempre é fácil deixar esses fios encorpados sem que os cachos se soltem.

Por isso, se o seu cabelo cacheado nunca teve muito volume, um bom corte e alguns truques super simples, como o uso constante do difusor de cachos e do pente garfo em sua finalização, podem ajudar - e muito!

A forma mais comum de usar o pente garfo é durante a finalização do seu cabelo, com ele já seco. Para isso, basta enfiar o pente no cabelo próximo à raiz e puxar delicadamente para cima, repetindo o movimento nas diferentes partes da cabeça. Aos poucos, você verá que a raiz do cabelo vai levantar e obter um volumão incrível!

Os modelos de pente garfo em plástico são os mais acessíveis e estimulam o frizz, enquanto os de madeira são as melhores opções para levantar os fios sem ficar com o aspecto espetado. Por isso, atente-se na hora da compra, ok?

O melhor corte para o cabelo cacheado

As pontas dos cabelos cacheados podem acabar se tornando muito secas e, assim, atrapalhar na hora de desembaraçar os fios, aumentando o seu risco de quebra.

Dessa forma, a melhor maneira de lidar com essa situação é aparar as pontas do cabelo regularmente, o que facilitará muito na hora de penteá-lo.

E é claro que você não precisa optar por cortes básicos para o seu cabelo cacheado, né? Existem inúmeros estilos de cortes para o seu tipo de cabelo e que permitirão que você use e abuse da sua personalidade, como o Tapered hair - que evidencia muito o formato dos fios cacheados e é super estiloso e versátil - ou o Pixie hair - que é um clássico e deixa os cachos em formato de ondas, sendo uma opção bacana para mulheres mais ousadas na hora de mudar o visual.

Sendo assim, não podemos afirmar que existe um corte específico considerado como o melhor para o cabelo cacheado, mas é importante lembrar que, independente do estilo que escolher, o segredo principal para um resultado que te agrade é escolher um visual que te faça bem e, é claro, fazer sempre a sua finalização favorita!

Existe uma escova ideal?

Como já dissemos, o cabelo cacheado precisa de cuidados específicos para continuar saudável e belo. Um destes cuidados é, justamente, a forma como penteamos esses fios e a escova para cabelo cacheado que usamos.

Afinal, no mercado já existem escovas específicas para esta curvatura de fio, como a famosa escova polvo, e que ajudam a desembaraçá-los, reduzem a quebra e ainda melhoram a definição dos cachos.

Isso porque o cabelo cacheado é naturalmente mais frágil e, por causa da dificuldade da sua oleosidade natural de chegar ao comprimento e pontas dos fios, também é mais ressecado e suscetível a danos do que os demais tipos de cabelo. Sendo assim, além de optar por uma escova ideal para seus cabelos, algumas boas práticas também são fundamentais na hora de penteá-los, ou seja, não penteie os seus fios quando secos - isso pode quebrá-los com maior facilidade - e sempre os desembarace de baixo para cima, isso tornará esse processo mais fácil, não levando a possíveis danos. Uma sugestão é escovar no banho, com a ajuda do condicionador para desembaraçar.

Além disso, esses fios também embaraçam mais, o que os tornam mais vulneráveis à quebra. Sendo assim, podemos dizer que uma boa escova para cabelos cacheados é aquela projetada para minimizar tais questões, eliminando a eletricidade estática dos fios, os deixando mais maleáveis e ainda espalhando sua oleosidade natural por todo o comprimento do cabelo.

Separamos a melhor seleção de escovas para cabelos cacheados disponíveis no mercado. Que tal conferir?

Revitalize seus fios no day after

Se você possui cabelo cacheado, certamente conhece a expressão day after, não é mesmo?

Essa expressão corresponde ao período entre lavagens, ou seja, do dia em que você lavou e finalizou seus fios até o dia da próxima lavagem. É claro que não existe um número de dias exatos, pois cada pessoa lava o cabelo em uma frequência diferente, dependendo da oleosidade dos fios, estilo de vida, entre muitos outros fatores.

Dessa forma, o seu day after depende, principalmente, do tempo que você consegue manter seus cachos arrumados sem ter que se render a uma nova lavagem e finalização. Mas a questão é que durante esse período, pode ser um grande desafio manter o seu cabelo cacheado definido e volumoso, independente do tipo de corte que você possui.

No entanto, a boa notícia é que existem muitas técnicas e hábitos que podem fazer com que você alcance o seu day after perfeito e fique com um cabelo lindo por muito mais tempo. Incrível, né?

Confira o nosso conteúdo sobre o assunto: Day After: dicas para revitalizar o cabelo cacheado nestes dias!

Conclusão

Mulher loira de cabelo cacheadoE então, o que achou das nossas dicas? Sabemos que cuidar do cabelo cacheado pode ser uma tarefa desafiadora e, por isso, quisemos deixar o seu dia a dia um pouquinho mais fácil.

Ao manter seus cachos saudáveis, será mais simples finalizar e manter a definição no dia a dia e desfrutar de todo o poder que o seu cabelo cacheado tem. Não desanime se uma ou outra técnica ou dica não funcionar para você. Cachos são únicos, cheios de particularidades e claro, de charme. A dica é ir testando até encontrar os cuidados que melhor funcionam para os seus fios.

Que tal começar garantindo o melhor tratamento aos seus cachos? Faça sua fórmula personalizada e curta os efeitos de um produto exclusivo para o seu cabelo, feito com ingredientes naturais e sem químicos agressivos. Você não vai se arrepender, entre para o mundo da personalização e dos resultados reais para o seus cachos!

Óleo de baobá: conheça os benefícios para o cabelo e pele

Óleo de baobá: conheça os benefícios para o cabelo e pele

Tipos de luzes no cabelo: qual combina com você?

Tipos de luzes no cabelo: qual combina com você?

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento