Escova para cabelo cacheado: como escolher a ideal?

Compartilhar
Escova para cabelo cacheado: como escolher a ideal?

Não é novidade que os cabelos cacheados precisam de cuidados específicos para se manterem fortes e bonitos. Um destes cuidados é a forma que você penteia os fios e a escova para cabelo cacheado que usa.

É isso mesmo! Existem escovas específicas para esta curvatura do fio, que ajudam a desembaraçar, reduzem a quebra e ainda melhoram a definição dos cachos.

Já existem diversos modelos no mercado, com diferentes formatos e características. E é aí que bate a dúvida: como escolher a escova para cabelo cacheado ideal para os meus fios?

Vamos te ajudar neste desafio: a seguir, vamos falar sobre as características de uma boa escova, apresentar algumas opções e marcas e ainda ensinar a escovar o cabelo corretamente. Confira!

Por que ter uma escova específica para cabelo cacheado

O cabelo cacheado é naturalmente mais frágil. Por causa da curvatura do fio, a oleosidade natural do couro cabeludo tem mais dificuldade de chegar ao comprimento e ponta dos fios, tornando-o mais ressecado e suscetível a danos do que outros tipos de cabelo. Além disso, ele também embaraça mais, o que o torna mais vulnerável à quebra.

Uma boa escova para cabelo cacheado é projetada para minimizar estas questões . De forma geral, as escovas eliminam a estática dos fios, os deixa mais maleáveis e ainda ajudam a espalhar a oleosidade do couro cabeludo por todo o cabelo.

O que uma escova para cabelo cacheado deve ser

Agora que você já sabe a importância de escolher uma escova para cabelo cacheado, fica a dúvida: como saber qual o melhor produto para os meus fios?

Existem algumas características da escova que você deve observar antes de comprar. Olha só.

Tipo de cerdas

Uma escova para cabelo cacheado deve ter cerdas macias e flexíveis para não criar tensão e nem puxar os fios.

O recomendável é que as cerdas sejam mais espaçadas, feitas de madeira ou outro material de origem natural, pois elas são mais suaves, não alteram a estrutura do fio e são eficientes em espalhar a oleosidade e reduzir o frizz.

Pontas das cerdas

Essa é uma dica importante: evite comprar escovas que tenham aquelas bolinhas plásticas nas pontas das cerdas, pois elas enroscam nos fios e podem quebrá-los.

Formato da escova

Pode não parecer, mas até mesmo o formato da escova influencia na sua ação sobre os fios.

Para cabelos cacheados, prefira as escovas de formato redondo, pois elas ajudam a definir os cachos enquanto escovas retas tendem a ser melhor para desembaraçar os fios, o que pode desmanchar o cacho e até aumentar o frizz do cabelo.

Formato do cabo

Se a escova tiver cabo, é bom ficar atenta(o) ao material e formato.

Prefira os cabos de borracha ou silicone, pois eles não escorregam tanto e dão mais firmeza na hora de pentear. É comum estar com a mão molhada ou com creme na hora de desembaraçar ou finalizar o cabelo cacheado e nestas condições é bem fácil a escova escorregar caso seja de uma material muito rígido e liso.

O mesmo vale para o formato. O desembaraço e finalização do cabelo cacheado pode ser demorado, por isso, a escova deve ser confortável. Prefira os formatos anatômicos, que além de mais agradáveis de usar, deixam o pentear mais firme, evitando tensão entre os fios e também a quebra.

Objetivo

Para que você vai usar essa escova? A escolha da melhor escova para cabelo cacheado também vai depender da sua resposta.

A finalidade da escova faz toda a diferença. Por exemplo, para desembaraçar, as escovas com cerdas mais flexíveis são uma ótima pedida; agora se você for fazer uma fitagem no cabelo, as cerdas podem ser levemente mais rígidas e mais espaçadas.

4 modelos de escova para cabelo cacheado

Agora que você já sabe o que uma boa escova para cabelo cacheado deve ter, vamos apresentar 5 modelos existentes no mercado para fios com esta curvatura.

Tangle Teezer Original

Escova para cabelo cacheado tangle teezer

Esta escova foi o primeiro lançamento da marca e uma excelente opção para cuidar dos cachos.

A característica mais marcante desta escova é que ela não possui cabo. Ela possui um formato redondo, é ergonômica e encaixa perfeitamente na palma da mão, dando mais firmeza para desembaraçar os fios.

Seu diferencial é a sua tecnologia de cerdas em duas camadas: as mais longas desembaraçam os fios sem quebrar e as mais curtas suavizam as cutículas, dando brilho e reduzindo o frizz.

Escova Polvo

Escova polvo para cabelo cacheado

A escova polvo é a nova febre entre as cacheadas.

Com um design “diferentão”, essa escova para cabelo cacheado facilita o desembaraço, é ótima para fitagem e promete reduzir a qeubra em 90%.

Seu principal diferencial é que ela possui fileiras de cerdas individuais, que são separadas e vazadas, o que confere a esta escova uma flexibilidade maior do que outras.

Se você quer saber mais, temos um conteúdo completo sobre a famosa escova polvo.

Denman Brush

Escova para cabelo cacheado Denman Brush

A Denman Brush é uma escova para modelagem muito elogiada por seu desempenho na fitagem e finalização do cabelo cacheado.

Ela possui 9 linhas de cerdas de nylon super flexíveis e a famosa almofada de borracha antiestática da Denman que proporciona máxima aderência e controle durante a secagem para modelar o cabelo.

Mas o seu diferencial mesmo é a possibilidade de retirar as fileiras de cerdas e deixar na escova apenas a quantidade que você deseja usar, o que possibilita a definição de diferentes tamanhos de cachos. Quanto menos cerdas, mais elas ficam espaçadas e maiores serão os cachos e vice-versa.

Ela é ideal para desembaraçar, separar e definir cachos naturais.

Pente Garfo

Pente garfo para cabelo cacheado e crespo

Como o próprio nome diz, não é uma escova, mas uma acessório bem importante para as crespas e cacheadas que gostam de volume no cabelo.

Ele pode ser de madeira, de plástico ou de ferro. O primeiro é mais indicado para quem deseja evitar o frizz; já se isso não é um problema, você pode investir no de plástico (mais comum) ou de ferro.

Ao contrário das outras escovas apresentadas, o pente garfo deve ser usado somente na finalização, com o cabelo seco. Você deve enfiar o pente no cabelo próximo à raiz e puxar delicadamente, repetindo o movimento em diferentes partes, você verá que a raiz do cabelo vai levantar ficando com um volumão incrível!

Um ponto de atenção na hora de comprar: quanto menor for o espaço entre as cerdas, mais volume ele dará ao cabelo.

Bônus: como escovar o cabelo corretamente

De nada adianta escolher a melhor escova para cabelo cacheado se você não pentear os fios corretamente. Então aí vão algumas dicas básicas.

Escove o cabelo cacheado molhado

Já comentamos por aqui que o cabelo molhado tende a ficar mais sensível à quebra e por isso, é bom evitar penteá-lo úmido. Mas isso não se aplica aos cabelos cacheados.

Escovar os fios secos resultará em mais quebra, cachos sem definição, com volume excessivo e frizz.

A dica é escovar durante o banho, após passar o condicionador. Assim, será mais fácil desembaraçar os fios sem quebra e sem dor.

Comece pelas pontas

Para desembaraçar o cabelo, a dica é sempre começar pelas pontas.

Pegue uma mecha, segure com uma das mãos um pouco acima das pontas e passe a escova com a outra mão. Conforme for desembaraçando, vá subindo em direção às raízes.

Acredite, começar pelas pontas é a melhor forma de desatar os nós sem dor e sem quebra.

Use um leave-in ou creme para pentear

Se você for escovar o cabelo úmido, fora do chuveiro, use um leave-in ou creme para pentear para facilitar o desembaraço ou para fazer a fitagem.

Caso vá finalizar com secador ou modeladores de calor, use um produto que tenha proteção térmica.

Higienize sempre e troque periodicamente

Tão importante quanto o modelo da escova e a técnica correta, é manter os cuidados com o produto.

Escovas devem ser higienizadas a cada 15 dias com detergente neutro e água para remover as sujeiras e restos de creme ou outros produtos que possam ter ficado acumulados nas cerdas.

Vale lembrar que as escovas devem ser trocadas a cada seis meses ou quando você perceber que as cerdas estão ficando deformadas. Escovas velhas podem quebrar os fios e até mesmo machucar o couro cabeludo.

E então? Já está pronta(o) para escolher a sua nova escova para cabelo cacheado? Depois não esqueça de ver nosso conteúdo com as principais técnicas de finalização para cabelo cacheado e tenha cachos saudáveis e bem definidos!

Guia da transição capilar: tudo que você precisa saber!

Guia da transição capilar: tudo que você precisa saber!

Protetor solar para cabelo: você sabe a importância?

Protetor solar para cabelo: você sabe a importância?

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento