index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Cabelo quebrado: como recuperar estes fios?

Cabelo quebrado: como recuperar estes fios?

Olhar no espelho e ver o cabelo quebrado, com falhas, frizz e textura áspera pode ser desanimador e frustrante, mas é um problema comum, que atinge todos os tipos de cabelo e que pode acontecer por diversos fatores, desde a forma que você lava os fios até o uso de químicas.

Mas não se preocupe, pois é possível recuperar o cabelo quebradiço mudando hábitos e aderindo a cuidados específicos. Mas para isso, precisamos entender primeiro o que causa o cabelo quebrado e como identificar o problema.

Se você está passando por isso agora, vem com a gente que vamos explicar tudo que você precisa saber para restaurar a saúde e beleza dos seus fios!

Como identificar o cabelo quebradiço

Ao pentear ou passar a mão no cabelo você já percebeu que alguns fios se soltaram da cabeça? Bom, na verdade, isso é bem comum e não é motivo para preocupação, pois uma pessoa saudável pode perder cerca de 100 fios de cabelo por dia e isso é perfeitamente normal, devido à regeneração capilar.

No entanto, se você começa a perceber que o volume de fios soltos têm aumentado, que o seu cabelo anda menos encorpado ou com falhas, você pode estar sofrendo com a queda ou quebra de cabelo.

Vale também observar a saúde geral dos fios: ressecamento, frizz excessivo, aparência espigada e pontas curtas e rígidas também são sinais de quebra.

Diferença entre queda e quebra de cabelo

Na teoria, a diferença entre queda de cabelo e quebra pode parecer óbvia, mas na prática, nem sempre conseguimos identificar a verdadeira causa, o que pode retardar o tratamento e recuperação dos fios, pois cada problema exige um tipo de cuidado.

Quando a perda dos fios está relacionada à queda de cabelo, o bulbo capilar se solta do couro cabeludo e o fio cai inteiro. Podemos identificar a queda pela presença do bulbo capilar (bolinha branca) em uma das extremidades do fio.

A queda de cabelo pode ser causada por diversos fatores, como estresse, alimentação pobre em nutrientes, desequilíbrios hormonais e até mesmo algumas doenças. Neste caso, os fios soltos aumentam consideravelmente, podendo aparecer falhas no couro cabeludo. A recomendação é procurar a ajuda profissional de um tricologista.

Já se o o problema for a quebra, o fio não cai inteiro e sim, se parte em dois. Você perceberá que as pontas do cabelo estão mais espessas ao toque.

O cabelo quebrado pode ser causado por diversos fatores, como falta de hidratação e nutrição, uso de ferramentas térmicas sem proteção, uso de produtos capilares agressivos e procedimentos químicos. Este último, quando feito de forma incorreta ou sem respeitar os intervalos, pode inclusive, levar a uma quebra severa, chamada corte químico.

O que causa a quebra do cabelo e como evitar

Se você está sofrendo com a quebra de cabelo, é importante entender as causas que levam a este problema, pois pequenas atitudes, como a troca de produtos, tratamentos regulares, entre outros, podem reverter o quadro.

Procedimentos químicos

Progressivas, colorações, descolorações e outras químicas podem favorecer o surgimento do cabelo quebrado.

Isso acontece porque estes procedimentos alteram a estrutura da fibra capilar, abrindo as escamas do fio para que a química possa penetrar, fazendo com o que o cabelo perca muita água e nutrientes, ficando fragilizado e mais suscetível à quebra.

Se você é fã de alisamentos e cabelo tingido, tudo bem também. A dica é fazer esses procedimentos com um profissional de confiança, bons produtos e respeitar as pausas entre químicas. Também não vale descuidar da hidratação e nutrição dos fios.

Uso excessivo de modeladores térmicos

Ferramentas térmicas como secadores, chapinhas e babyliss também podem deixar o cabelo quebrado.

O calor excessivo fragiliza os fios, deixando-os mais suscetíveis à quebra. Mas se você gosta de finalizar seu cabelo com estes modeladores, fique tranquila, é só aplicar um leave-in com protetor térmico antes de usá-los para evitar danos ao cabelo.

Uso de produtos agressivos

Já deu para perceber que tudo que deixa o cabelo mais fragilizado acaba contribuindo para a quebra dos fios, certo?

Isso vale também para os seus produtos de uso contínuo. Um exemplo são os shampoos de limpeza profunda, muito detergentes e e cheios de sulfatos. Eles podem até remover a sujeira, mas tiram também a proteção natural do fio, deixando-o mais frágil e suscetível a danos.

O mesmo vale para condicionadores, máscaras e leave-in com parabenos e silicones insolúveis. Este último forma uma película no fio que impede que nutrientes e ativos hidratantes penetrem o fio, deixando-o mais fraco a cada uso.

Por isso, que tal ler os rótulos dos produtos que você tem no box do banheiro? Talvez eles estejam contribuindo para o seu cabelo quebradiço.

Falta de tratamento

Você sabia que a exposição ao sol, poluição, vento, ar-condicionado, modeladores térmicos, entre outros agentes externos, vai fragilizando os fios diariamente?

Essa exposição faz com os fios percam água e nutrientes, e por isso, mesmo que o seu cabelo seja natural, é necessário fazer hidratações e nutrições regularmente, caso contrário, os fios podem ficar ressecados e quebradiços.

Banho muito quente

Já falamos sobre isso diversas vezes aqui no blog. Lavar o cabelo com água quente, apesar de relaxante não faz bem para a saúde dos fios.

A temperatura alta faz com que a proteção natural dos fios seja retirada, favorecendo o ressecamento e deixando o cabelo quebrado. Além disso, ela estimula o efeito rebote, em que o couro cabeludo começa a produzir mais óleo, o que é péssimo para cabelos oleosos.

Por isso, pode parecer difícil, mas lave os fios com água fria, ou no máximo morninha.

Escova e pente errados

O uso de pentes e escovas incorretos também podem favorecer o aparecimento do cabelo quebrado, em especial aquelas com cerdas metálicas ou com bolinhas nas pontas - elas tendem a enroscar nos fios e quebrá-los. Então, quando for comprar, prefira sempre as escovas com cerdas mistas ou naturais.

A forma de pentear também influencia. Sempre desembarace os fios das pontas para as raízes e evite fazer isso com o cabelo úmido, pois nestas condições, o fio tende a se tornar mais elástico e quebrar com maior facilidade. Exceção para as cacheadas e crespas que desembaraçam os fios no banho com a ajuda do condicionador.

Se você tem cachos, pode conferir nosso conteúdo sobre escovas para cabelo cacheado.

Prender o cabelo molhado

Um veneno para os fios! E por vários motivos.

Como dissemos, o cabelo úmido fica mais frágil e os fios podem se quebrar com o elástico se você prendê-lo nestas condições.

Além disso, preso, ele demora mais para secar e essa umidade retida pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias prejudiciais para a saúde da microbiota capilar, contribuindo para o surgimento de doenças como por exemplo, a dermatite seborreica.

Como recuperar o cabelo quebrado

Mulher tratando o cabelo quebrado

Se o seu cabelo já está quebrado - seja por qualquer uma das causas que falamos - fique calma(o), pois é possível recuperá-lo. Veja algumas dicas para restaurar a saúde e beleza dos seus fios.

Use shampoos sem sal e sem sulfatos

Como explicamos antes, o uso de shampoos agressivos fragilizam a fibra capilar, deixando-a mais suscetível à quebra.

Por isso, para recuperar o cabelo quebrado, é importante investir em shampoos mais naturais, livres de sal, sulfato, parabenos e outros químicos agressivos. Afinal, é possível limpar sem agredir!

Aposte no cronograma capilar

Para recuperar o cabelo quebrado ou danificado, vale apostar em uma agenda de tratamentos intensivos, como o cronograma capilar.

Ele dura 4 semanas e intercala tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Assim, os fios recuperam a água e nutrientes perdidos, assim como as proteínas e aminoácidos essenciais que fazem parte da fibra capilar.

Você pode entender melhor no nosso conteúdo sobre como montar um cronograma capilar.

Invista em alimentos com vitamina E

A vitamina E é um importante aliado na recuperação do cabelo quebrado, pois age fortalecendo o fio.

Por isso, ingerir alimentos com essa vitamina pode ajudar a restaurar a saúde dos fios de dentro para fora. Insira na sua dieta alimentos como avelã. azeite, abacate, manga, uva, óleo de girassol, entre outros.

Além disso, vale apostar na suplementação e também no uso de cosméticos capilares com ingredientes ricos nesta vitamina.

Use óleos vegetais

Os óleos vegetais são grandes aliados na recuperação do cabelo quebrado, pois realizam uma reposição lipídica nos fios, essencial para um cabelo saudável e cheio de vida.

Eles podem ser usados no tratamento de umectação capilar, em que se dá um banho de óleo vegetal nos fios. Muitos óleos pode ser usados, como o óleo de coco, óleo de abacate, de linhaça, de amêndoas doces…

Se quiser saber mais, veja nosso conteúdo com os melhores óleos para umectação capilar.

Ingredientes naturais que podem ajudar

Não é segredo que aqui na JustForYou somos Natural First e apaixonados por ingredientes naturais. Mas você sabia que muitos deles podem ajudar no fortalecimento da fibra capilar, evitando a quebra?

O concentrado de quinoa é um deles. Ele é um ativo biotecnológico obtido das sementes de quinoa e é rico em aminoácidos essenciais para restauração capilar. Inteligente, este ativo identifica bordas e fragmentos na fibra capilar, fazendo uma restruturação e regeneração completa dos cabelos danificados.

Outro ingrediente importante para a recuperação do cabelo quebrado é o extrato de babosa, rico em aminoácidos, vitaminas B, C e E e sais minerais. Ele tem alto pode hidratante, dá mais brilho e força para os fios.

Entre os óleos vegetais, podemos destacar o óleo de gérmen de trigo. Ele possui ação fortificante, revitalizante, emoliente e nutritiva. É indicado para cabelos que necessitam regeneração, nutrição e elasticidade.

E esses são apenas alguns dos nossos ingredientes. Que tal saber mais e conhecer toda a nossa seleção de ingredientes naturais nobres e tudo que eles podem fazer pelo seu cabelo?

×