{% comment %}Default{% endcomment %}

Cabelo com frizz: truques para se livrar deste problema

Compartilhar
Cabelo com frizz: truques para se livrar deste problema

Está aí um problema que é de arrepiar os cabelos - literalmente! Um cabelo com frizz é capaz de tirar qualquer um do sério…

Mas você sabia que esses fiozinhos rebeldes que teimam em ficar eriçados independente do quanto você ajeite o cabelo podem ser sinal de que algo não vai bem com a saúde capilar e também um reflexo de hábitos e escolhas não tão saudáveis na hora de cuidar dos fios?

Pois é! Neste conteúdo vamos entender melhor as causas que levam ao cabelo com frizz, como evitar esse problema e também dar dicas de produtinhos que te ajudarão a colocar os fios arrepiados no lugar. Confira!

O que é o frizz no cabelo e por que ele acontece?

O frizz é um problema relacionado à eletricidade estática dos fios e para entendê-lo melhor, vamos ter que relembrar as aulas de física que tivemos na escola.

Nosso cabelo é eletricamente carregado com a carga de íons negativa. Não sei se você se lembra, mas aprendemos lá no passado que cargas elétricas iguais se repelem, enquanto cargas diferentes se atraem. Certo, mas o que isso tem a ver com o cabelo com frizz?

Olha só: quando o cabelo está muito carregado eletricamente negativo, a tendência é que os fios fiquem se repelindo, ficando mais separados e dando aquele aspecto de arrepiado. E advinha só… quando o cabelo está ressecado ou danificado, os fios tendem a ficar mais eletricamente negativos do que o normal, aumentando ainda mais o frizz. Interessante né?

A tricologista Paula Guimarães fez um vídeo bem legal sobre esse assunto lá no IGTV da JustForYou. Dá só uma olhadinha:

 

O que deixa o cabelo com frizz e como evitar?

Bom, já sabemos que o frizz é causado pela excesso de carga elétrica da mesma polaridade nos fios e que cabelos danificados tendem a ser mais eletricamente negativos que o normal, o que faz com que os fios fiquem se repelindo e dando o temido aspecto arrepiado.

Dito isso, não é difícil entender que tudo que danifica os fios de alguma forma pode contribuir indiretamente para o problema. A seguir, vamos falar sobre os principais fatores que podem deixar o cabelo “frisado” e como contorná-los.

Ressecamento e falta de nutrientes

Se o seu cabelo está ressecado, desidratado ou desnutrido, é bem comum que ele apresente frizz.

Quando o fio apresenta estas características, ele já está sem a sua proteção natural e com as cutículas entreabertas, ou seja, mais suscetível à perda de água e nutrientes e à interação com o ambiente externo, o que deixa sua carga elétrica ainda mais negativa e leva ao aspecto arrepiado.

Para evitar que isso aconteça, não tem jeito: é preciso recuperar a saúde dos fios com tratamentos. A hidratação capilar é ideal para devolver a água perdida pelos fios e hidratar profundamente a fibra capilar. Ela pode ser feita semanalmente, com uma boa máscara hidratante. Já a umectação é o tratamento ideal para devolver os nutrientes e lipídios perdidos pelo fio e é feita com óleos vegetais puros.

Para recuperar cabelos danificados, talvez seja necessário uma agenda de cuidados intensivos. Neste caso, o melhor é investir em um cronograma capilar, de acordo com a necessidade do seu fio.

Clima úmido

Já reparou que em dias chuvosos ou em regiões muito úmidas, como na praia, por exemplo, o cabelo com frizz fica ainda mais arrepiado?

Isso acontece porque, quando o cabelo está danificado, ele pode ficar com as cutículas entreabertas e é mais fácil reagir com a umidade do ambiente, ficando mais eriçado.

Aqui a dica para evitar o frizz é usar um bom leave-in antifrizz, pois estes produtos costumam ter carga positiva e ajudam a equilibrar a estática do cabelo. Além disso, ele cria uma película protetora que vai minimizar a interação do fio com a umidade do ambiente, reduzindo o aspecto de cabelo com frizz.

Uso excessivo de chapinha e secador

O uso excessivo dos modeladores de calor - como secador, chapinha e babyliss - sem proteção térmica, pode deixar a fibra capilar mais fragilizada, facilitando a quebra e o aparecimento do frizz.

Se você gosta de usar essas ferramentas para finalizar o cabelo, a dica é que você use um creme finalizador com protetor térmico, pois ele vai proteger o fio dos danos causados pelo calor.

Procedimentos químicos

Alisamentos, colorações e outras químicas usadas nos cabelos podem deixar os fios fragilizados e fazer com que a cutícula capilar abra, causando o aspecto arrepiado.

Se cabelos quimicamente tratados não receberem os cuidados que precisam para recuperar a hidratação e nutrição, podem perder queratina, ficando quebradiços e porosos, o que só piora o frizz e até pode levar ao corte químico.

Por isso, se você faz química frequente nos fios e eles estão com muito frizz, talvez esse seja o principal motivo. É hora de aumentar o intervalo entre os procedimentos e investir em tratamentos que recuperem a saúde do cabelo.

Uso de shampoo com sulfato

O uso de shampoos fortes e agressivos é um dos principais causadores do cabelo com frizz.

Vamos explicar: este tipo de produto é cheio de sulfato, um tensoativo aniônico que deixa a carga do cabelo ainda mais negativa, fazendo com que ele fique mais eriçado.

Além disso, o sulfato retira toda a proteção natural do fio, deixando-o suscetível a danos, o que já vimos, torna o fio mais frágil e propenso a ficar arrepiado.

Por isso, para evitar o frizz a dica é: deixe os shampoos com sulfatos de lado e invista em um shampoo saudável.

Lavar o cabelo com água quente

Sabemos que é duro tomar banho frio, mas a verdade é que a água quente é prejudicial para o cabelo.

O que acontece é que a água quente retira toda a oleosidade natural, produzida pelo couro cabeludo e que é a proteção lipídica do fio. Com isso, a fibra capilar fica mais exposta a danos, ficando fragilizada e quebradiça. O resultado você já sabe: cabelo com frizz.

Então a dica aqui é que você lave o cabelo com água fria ou, no máximo, morna.

Esfregar o cabelo durante ou depois do banho

Você costuma esfregar o cabelo durante a lavagem com shampoo, com a intenção de deixar os fios bem limpinhos?

Se a resposta foi sim, queremos te avisar que este hábito pode estimular o aparecimento do frizz, tanto pelo aumento do atrito entre os fios, como também pela quebra ocasionada pela fricção. O mesmo ocorre ao esfregar o cabelo com a toalha na hora de secar.

O ideal é que você seque o cabelo delicadamente com a toalha, apertando-a suavemente contra os fios. Para a lavagem, o shampoo só precisa ser aplicado no couro cabeludo, massageando com os dedos. Você pode saber mais detalhes em um dos nossos conteúdos, onde mostramos como lavar o cabelo do jeito certo.

Escovar de forma incorreta

Escovar os fios de qualquer jeito, principalmente quando está desembaraçando, e com qualquer escova pode ser um dos causadores do cabelo com frizz.

No geral, o cabelo deve ser escovado seco, pois quando está úmido o fio tende a ficar mais elástico e quebrar com mais facilidade. Exceção para as cacheadas e crespas, que muitas vezes usam as escovas para desembaraçar o cabelo no banho ou fazer a fitagem. Aqui a dica é sempre usar a escova junto com o condicionador ou leave-in, dependendo da situação.

Outras dicas importantes: sempre desembarace o cabelo das pontas para o comprimento e evite escovas com aquelas bolinhas nas pontas das cerdas, pois elas enroscam com facilidade nos fios e podem quebrá-los. Se for usar pente, prefira os de madeira, pois este material diminui a estática no cabelo, reduzindo o frizz.

Dormir de qualquer jeito

Pode parecer brincadeira, mas você sabia que até o jeito que você dorme impacta na propensão do seu cabelo ficar com frizz?

Isso porque a fricção dos fios com o travesseiro gera atrito, deixando os fios eletricamente instáveis. O resultado? Cabelo com frizz!

Mas o que fazer? A dica é usar uma fronha de cetim ou seda ou proteger os cabelos com um touca destes mesmos materiais. Isso porque este tipo de tecido diminui o atrito com fios.

Produtos para controlar o cabelo com frizz

Mulher negra com cabelo crespo

Agora que você já sabe os principais fatores que levam ao cabelo com frizz, temos um bônus: uma lista com produtos que podem te ajudar a contornar o problema e o que eles devem - ou não - conter.

Shampoo

O shampoo é parte essencial da higienização dos fios. Mas não se engane, espuma nem sempre é sinal de limpeza.

O que gera a espuma dos shampoos convencionais é o sulfato - aquela substância tensoativa aniônica que mencionamos no início deste conteúdo e que contribui para um cabelo com frizz.

Então, cuidado: evite o uso de shampoos com sulfato e prefira as formulações mais naturais, livres deste composto e também de parabenos, corantes, etc. E se você ama espuma, não fique triste: aqui na JustForYou, temos a Espuma Natural, que limpa sem agredir seu cabelo.

Condicionador

O uso do condicionador é importante após o shampoo, pois ajuda a selar as cutículas do fio. E como vimos, uma das causas do frizz é justamente o fato das cutículas do fio ficarem entreabertas.

A dica é usar um condicionador liberado, ou seja, que seja livre de substâncias agressivas como os silicones insolúveis, parabenos, corantes artificiais, etc. Quanto mais natural, melhor!

Máscaras hidratantes

Elas são grande aliadas de um cabelo mais saudável. Afinal, manter os fios hidratados e nutridos evita problemas de ressecamento, porosidade, quebra e pontas duplas, fatores que favorecem o aspecto arrepiado do cabelo.

Os tratamentos com máscaras podem ser feitos semanalmente ou seguindo um cronograma capilar. Na hora de comprar o produto, invista em formulações ricas em ativos hidrantes e reparadores e também com uma alta concentração de óleos vegetais naturais.

Leave-in finalizador

Um leave-in antifrizz é um verdadeiro coringa para controlar os fios arrepiados. Ele pode ser aplicado nos cabelos secos, só para dar uma baixada nos fios rebeldes mesmo.

Além de ajudar no controle do frizz, o leave-in dá brilho intenso e hidratação extra, forma uma película no fio que o protege dos danos externos e ainda pode oferecer proteção solar e térmica. Tudo que você precisa para tratar do cabelo com frizz!

Animada(o) para cuidar do seu cabelo e deixar os fios arrepiados no passado? Então conheça o nosso leave-in personalizado. Ele tem ação antifrizz, proteção térmica, solar e ainda possui uma formulação única, rica em óleos vegetais e feita de acordo com as necessidades do seu cabelo. Demais né? Experimente!

Day after: dicas para revitalizar o cabelo cacheado nestes dias!

Day after: dicas para revitalizar o cabelo cacheado nestes dias!

Como fazer o cabelo crescer? O guia que você precisa!

Como fazer o cabelo crescer? O guia que você precisa!

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}