index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

O que é a famosa escova polvo?

O que é a famosa escova polvo?

Sensação entre as cacheadas e crespas, a escova polvo é a nova onda do momento.

Com um design meio diferente do convencional, esta escova gringa está fazendo o maior sucesso por facilitar o desembaraço, a fitagem e finalização de cacheadas e crespas. Ela promete reduzir em 90% a quebra dos fios e desembaraçar o cabelo em metade do tempo.

Se você é desta turma e está louca para testar, vamos te dar uma mãozinha. Preparamos este conteúdo com as principais características e diferenciais da escova polvo e também algumas dicas de uso. Curiosa? Vamos lá!

O que é e pra que serve a escova polvo?

A escova polvo é uma escova gringa que tem como principal característica o design inovador com as fileiras de cerdas individuais, separadas e vazadas, o que confere uma flexibilidade diferente das outras escovas. Ela possui uma presilha na parte de trás que permite que você regule o espaçamento entre as fileiras de cerdas em dois níveis, deixando a escova mais firme ou flexível.

Ela é ideal para desembaraçar os cabelos e, se você é encaracolada ou crespa, provavelmente já sofreu com os embaraço dos fios em algum momento e sabe que a escova certa pode ser a salvação nestes momentos de sufoco.

Além disso, ela também serve para fazer a fitagem no cabelo - técnica de finalização para definição de cabelos cacheados e crespos.

Escova polvo x escova tradicional

Graças ao seu design de fileiras de cerdas soltas, a escova polvo traz vários diferenciais em relação às escovas tradicionais. Veja alguns deles:

  • Por ser flexível, a escova polvo acompanha o movimento dos fios, evitando a quebra. Também não tem aquelas “bolinhas” nas pontas das cerdas que vivem enroscando no cabelo e quebrando os fios;
  • Por ser solta, ela não acumula fios e restos de creme de cabelo no fundo, o que é anti-higiênico e pode facilitar a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais à microbiota capilar. A escova polvo pode ser molhada e é bem fácil de limpar;
  • A flexibilidade da escova polvo permite que você desembarace os fios respeitando a sua curvatura, o que torna o pentear mais fácil;
  • A escova polvo acompanha a curvatura do couro cabeludo com mais eficiência que as escovas tradicionais, o que melhora a circulação sanguínea na região, ajudando a fortalecer os fios e estimular o crescimento;
  • Tende a puxar menos o cabelo do que as escovas tradicionais, o que significa menos dor e quebra ao pentear.

Para quem esta escova é recomendada?

Características da escova polvo Apesar de poder ser usada em qualquer tipo de cabelo, o uso mais adequado é para as cacheadas e crespas.

Isso porque quem tem essas curvaturas sofre mais com o embaraço dos fios e ainda pode usar a escova na fitagem e finalização.

A escova polvo é recomendada para os diferentes tipos de cabelos cacheados (3A, 3B e 3C) e crespos (4A, 4B e 4C). Ela tende a funcionar bem em qualquer uma destas curvaturas graças às suas cerdas separadas e flexíveis.

Como usar a escova polvo no cabelo cacheado?

A escova polvo deve ser usada com o cabelo úmido, mas junto com um creme de pentear ou leave-in. Nunca sem creme, pois o fio fica mais frágil e suscetível à quebra quando está molhado.

Apesar desta fragilidade, há quem goste de desembaraçar o cabelo com a escova polvo durante o banho. Se este é o seu caso, não economize no condicionador, pois ele ajudará a deixar o pentear mais fácil.

Separe o cabelo em partes e comece a desembaraçar das pontas para as raízes. Deixe a mão leve, não force o pentear e deixe que as cerdas deslizem pelo seu cabelo. E flexibilidade da escova fará com que ela respeite as curvas do seu fio para um desembaraçar sem quebra e sem dor. Depois é só enxaguar e finalizar como de costume.

Ela é a melhor escova para fitagem?

E falando sobre finalização, e a fitagem? A escova polvo também pode te ajudar!

A fitagem é uma técnica de finalização para cabelos cacheados e crespos que tem como objetivo definir melhor os cachos, reduzir o frizz e dar volume na medida certa. Com os cabelos ainda úmidos e um creme finalizador de sua preferência, você separa os cabelo em “fitas” com a ajuda de uma escova e quando o cabelo secar, cada uma destas fitas será um cacho.

E onde a escova polvo entra nesta história? Pela forma como as cerdas estão dispostas, esse tipo de escova consegue separar o cabelo em fitas com mais eficiência.

Além disso, lembra que falamos que é possível deixar as fileiras de cerdas mais ou mens espaçadas? Então, conforme você usa esse regulador, as fitas podem ser mais ou menos finas.

No entanto, de uma forma geral, a fitagem com a escova polvo tende a formar mais fitas (e mais finas) do que as escovas tradicionais. Isso é ótimo para quem quer cachos menores, bem definidos e cabelo com volumão. Mas pode não ser muito interessante para quem prefere cachos maiores e menos encolhidos. Portanto, vale avaliar.

Para fazer a fitagem com a escova polvo é bem simples:

  1. Lave, condicione e desembarace os fios;
  2. Com o cabelo ainda úmido, aplique o seu leave-in finalizador e separe os fios em mechas;
  3. Pegue uma mecha, começando pela região da nuca e passe a escova polvo cuidadosamente, da raiz para as pontas. Você verá que a mecha se dividirá em fitas cacheadas;
  4. Solte a mecha e passe para a próxima. Se sentir necessidade, pode aplicar um pouco mais de leave-in na mecha antes de passar a escova;
  5. Repita este procedimento mecha e mecha;
  6. Deixe o cabelo secar naturalmente.

Afinal, vale a pena investir na escova polvo?

Como sempre costumamos dizer por aqui, cada cabelo é único e nem tudo que funciona pra um, funciona perfeitamente para outro. A dica é testar e ver se ela é a escova adequada para você.

De fato, ela tem tudo para facilitar o desembaraço, deixando o pentear menos agressivo e ser uma boa escolha na hora da fitagem, desde que você goste de fitas mais finas, bem definidas e volume.

Fazendo uma rápida pesquisa na data de publicação deste artigo, encontramos a escova polvo de R$19,90 a R$89,90. É claro que nem sempre maior preço significa maior qualidade, mas se você for investir neste produto, é bom ficar atento a alguns detalhes.

Por exemplo, certifique-se de que o cabo da escova é emborrachado, pois tanto no desembaraço como na fitagem, é bem provável que você esteja com as mãos cheias de creme e se o cabo não for emborrachado, a escova vai escorregar, atrapalhando o manuseio.

Outro ponto de atenção é a presilha que fica na parte posterior da escova e que prende as fileiras de cerdas. Olhe bem a qualidade do encaixe, se não for bom, ela vai soltar na hora que você tentar desembaraçar os fios. Aí é só raiva né? Imagina a escova soltar inteira a cada vez que você passá-la pelos fios!

Enfim, a dica é testar! Ah e não esquece de contar aqui nos comentários o que você achou da escova polvo, afinal, adoramos trocar experiências e opiniões sobre cabelo. E se você tem cachos, não deixe de ver nosso artigo com as melhores técnicas de finalização para cabelos cacheados!

×