O que é a famosa escova polvo?

Compartilhar
O que é a famosa escova polvo?

Sensação entre as cacheadas e crespas, a escova polvo é a nova onda do momento.

Com um design meio diferente do convencional, esta escova gringa está fazendo o maior sucesso por facilitar o desembaraço, a fitagem e finalização de cacheadas e crespas. Ela promete reduzir em 90% a quebra dos fios e desembaraçar o cabelo em metade do tempo.

Se você é desta turma e está louca para testar, vamos te dar uma mãozinha. Preparamos este conteúdo com as principais características e diferenciais da escova polvo e também algumas dicas de uso. Curiosa? Vamos lá!

O que é e pra que serve a escova polvo?

A escova polvo é uma escova gringa que tem como principal característica o design inovador com as fileiras de cerdas individuais, separadas e vazadas, o que confere uma flexibilidade diferente das outras escovas. Ela possui uma presilha na parte de trás que permite que você regule o espaçamento entre as fileiras de cerdas em dois níveis, deixando a escova mais firme ou flexível.

Ela é ideal para desembaraçar os cabelos e, se você é encaracolada ou crespa, provavelmente já sofreu com os embaraço dos fios em algum momento e sabe que a escova certa pode ser a salvação nestes momentos de sufoco.

Além disso, ela também serve para fazer a fitagem no cabelo - técnica de finalização para definição de cabelos cacheados e crespos.

Escova polvo x escova tradicional

Graças ao seu design de fileiras de cerdas soltas, a escova polvo traz vários diferenciais em relação às escovas tradicionais. Veja alguns deles:

  • Por ser flexível, a escova polvo acompanha o movimento dos fios, evitando a quebra. Também não tem aquelas “bolinhas” nas pontas das cerdas que vivem enroscando no cabelo e quebrando os fios;
  • Por ser solta, ela não acumula fios e restos de creme de cabelo no fundo, o que é anti-higiênico e pode facilitar a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais à microbiota capilar. A escova polvo pode ser molhada e é bem fácil de limpar;
  • A flexibilidade da escova polvo permite que você desembarace os fios respeitando a sua curvatura, o que torna o pentear mais fácil;
  • A escova polvo acompanha a curvatura do couro cabeludo com mais eficiência que as escovas tradicionais, o que melhora a circulação sanguínea na região, ajudando a fortalecer os fios e estimular o crescimento;
  • Tende a puxar menos o cabelo do que as escovas tradicionais, o que significa menos dor e quebra ao pentear.

Para quem esta escova é recomendada?

Características da escova polvo

 Apesar de poder ser usada em qualquer tipo de cabelo, o uso mais adequado é para as cacheadas e crespas.

Isso porque quem tem essas curvaturas sofre mais com o embaraço dos fios e ainda pode usar a escova na fitagem e finalização.

A escova polvo é recomendada para os diferentes tipos de cabelos cacheados (3A, 3B e 3C) e crespos (4A, 4B e 4C). Ela tende a funcionar bem em qualquer uma destas curvaturas graças às suas cerdas separadas e flexíveis.

Como usar a escova polvo no cabelo cacheado?

A escova polvo deve ser usada com o cabelo úmido, mas junto com um creme de pentear ou leave-in. Nunca sem creme, pois o fio fica mais frágil e suscetível à quebra quando está molhado.

Apesar desta fragilidade, há quem goste de desembaraçar o cabelo com a escova polvo durante o banho. Se este é o seu caso, não economize no condicionador, pois ele ajudará a deixar o pentear mais fácil.

Separe o cabelo em partes e comece a desembaraçar das pontas para as raízes. Deixe a mão leve, não force o pentear e deixe que as cerdas deslizem pelo seu cabelo. E flexibilidade da escova fará com que ela respeite as curvas do seu fio para um desembaraçar sem quebra e sem dor. Depois é só enxaguar e finalizar como de costume.

Ela é a melhor escova para fitagem?

E falando sobre finalização, e a fitagem? A escova polvo também pode te ajudar!

A fitagem é uma técnica de finalização para cabelos cacheados e crespos que tem como objetivo definir melhor os cachos, reduzir o frizz e dar volume na medida certa. Com os cabelos ainda úmidos e um creme finalizador de sua preferência, você separa os cabelo em “fitas” com a ajuda de uma escova e quando o cabelo secar, cada uma destas fitas será um cacho.

E onde a escova polvo entra nesta história? Pela forma como as cerdas estão dispostas, esse tipo de escova consegue separar o cabelo em fitas com mais eficiência.

Além disso, lembra que falamos que é possível deixar as fileiras de cerdas mais ou mens espaçadas? Então, conforme você usa esse regulador, as fitas podem ser mais ou menos finas.

No entanto, de uma forma geral, a fitagem com a escova polvo tende a formar mais fitas (e mais finas) do que as escovas tradicionais. Isso é ótimo para quem quer cachos menores, bem definidos e cabelo com volumão. Mas pode não ser muito interessante para quem prefere cachos maiores e menos encolhidos. Portanto, vale avaliar.

Para fazer a fitagem com a escova polvo é bem simples:

  1. Lave, condicione e desembarace os fios;
  2. Com o cabelo ainda úmido, aplique o seu leave-in finalizador e separe os fios em mechas;
  3. Pegue uma mecha, começando pela região da nuca e passe a escova polvo cuidadosamente, da raiz para as pontas. Você verá que a mecha se dividirá em fitas cacheadas;
  4. Solte a mecha e passe para a próxima. Se sentir necessidade, pode aplicar um pouco mais de leave-in na mecha antes de passar a escova;
  5. Repita este procedimento mecha e mecha;
  6. Deixe o cabelo secar naturalmente.

Afinal, vale a pena investir na escova polvo?

Como sempre costumamos dizer por aqui, cada cabelo é único e nem tudo que funciona pra um, funciona perfeitamente para outro. A dica é testar e ver se ela é a escova adequada para você.

De fato, ela tem tudo para facilitar o desembaraço, deixando o pentear menos agressivo e ser uma boa escolha na hora da fitagem, desde que você goste de fitas mais finas, bem definidas e volume.

Fazendo uma rápida pesquisa na data de publicação deste artigo, encontramos a escova polvo de R$19,90 a R$89,90. É claro que nem sempre maior preço significa maior qualidade, mas se você for investir neste produto, é bom ficar atento a alguns detalhes.

Por exemplo, certifique-se de que o cabo da escova é emborrachado, pois tanto no desembaraço como na fitagem, é bem provável que você esteja com as mãos cheias de creme e se o cabo não for emborrachado, a escova vai escorregar, atrapalhando o manuseio.

Outro ponto de atenção é a presilha que fica na parte posterior da escova e que prende as fileiras de cerdas. Olhe bem a qualidade do encaixe, se não for bom, ela vai soltar na hora que você tentar desembaraçar os fios. Aí é só raiva né? Imagina a escova soltar inteira a cada vez que você passá-la pelos fios!

Enfim, a dica é testar! Ah e não esquece de contar aqui nos comentários o que você achou da escova polvo, afinal, adoramos trocar experiências e opiniões sobre cabelo. E se você tem cachos, não deixe de ver nosso artigo com as melhores técnicas de finalização para cabelos cacheados!

Tipos de coque e como fazer cada um deles!

Tipos de coque e como fazer cada um deles!

Aprenda como cuidar de cabelos crespos sem ter trabalho

Aprenda como cuidar de cabelos crespos sem ter trabalho

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento