index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como cuidar do cabelo cacheado com 8 técnicas inovadoras

Como cuidar do cabelo cacheado com 8 técnicas inovadoras

Você pediu um post sobre como cuidar do cabelo cacheado e nós atendemos! Afinal, sabemos que a definição dos cachos é um dos primeiros objetivos que uma cacheada tenta alcançar - nem sempre com sucesso, né?

Porém, para as recém-cacheadas, temos uma dica muito importante: aceitem o fato de que nem todos os cachos terão a mesma uniformidade de ondulação! Isso vai te ajudar muito nesse processo de cuidados capilares.

Mas sem mais enrolações… Vamos descobrir como cuidar do cabelo cacheado com técnicas inovadoras?

Como cuidar do cabelo cacheado

De fato, a maioria dos cachos, soltos ou apertados, pode ser definida com algumas técnicas e cuidados específicos. Sendo assim, os resultados de cada técnica podem variar de acordo com os produtos utilizados, a porosidade, densidade, comprimento e até a tendência ao frizz dos fios.

Pensando nisso, listamos aqui 8 técnicas e cuidados super inovadores para seus cachos. Com certeza, você verá como cuidar do cabelo cacheado pode ser mais simples do que pensava. Olha só!

1. Low poo

O low poo é uma técnica de lavagem não-agressiva que substitui o uso de shampoos comuns pelos shampoos sem sulfato.

Afinal, o sulfato é uma substância encontrada na maior parte dos shampoos comuns e é um poderoso agente de limpeza. Ele é capaz de eliminar toda a sujeira e oleosidade dos fios, mas também pode ressecá-los, o que acaba agredindo ainda mais o cabelo que já está danificado, ressecado ou fino. E como os cabelos cacheados são, naturalmente, mais secos, a técnica low poo pode ser uma ótima aliada, não acha?

Como dissemos, ela consiste na utilização de produtos próprios e específicos, como os shampoos saudáveis - 100% livres de sulfato. Mas, além disso, os outros produtos utilizados na rotina de cuidados capilares low poo também devem ser livres de químicos agressivos para um melhor resultado.

Ah… Temos um conteúdo super completo sobre o low poo aqui no blog. Dá uma olhadinha!

2. Co-Wash

A técnica do co-wash é uma forma bem bacana de como cuidar do cabelo cacheado e que vem ganhando muito espaço nos últimos anos.

Afinal, a busca por métodos menos agressivos de limpeza dos fios tem aumentado muito e o co-wash promete entregar resultados lindos sem ressecá-los.

Nessa técnica, a limpeza dos cabelos é feita com um condicionador próprio, que não possui emolientes e limpa os fios sem deixá-los sujos ou duros. O co-wash não agride os fios e ainda preserva sua oleosidade natural, o que resulta em um aspecto ainda mais bonito e hidratado para o seu cabelo.

Se quiser saber como fazer o co-wash, a gente te mostra. Temos um conteúdo incrível sobre o assunto por aqui também.

3. Umectação capilar

A umectação capilar é um procedimento que tem como objetivo devolver os nutrientes e a oleosidade natural dos fios - perdidos por causa da exposição diária a fatores externos, como o sol, a poluição, ferramentas de calor ou procedimentos químicos.

Diferente da hidratação, esse procedimento é feito com base em óleos vegetais. Assim, ao “banhar” os fios com esses óleos, eles acabam absorvendo os nutrientes fornecidos e, consequentemente, se tornam mais hidratados, fortes e com brilho. Por causa da tendência ao ressecamento que o cabelo cacheado possui, esse tratamento é super indicado.

Quer saber mais? Dá uma conferida no nosso post sobre a umectação capilar!

4. Cronograma capilar

Mulher de cabelos cacheadosO cronograma capilar é a melhor forma para te mostrar como cuidar do cabelo cacheado pode ser mais fácil do que parece.

Apesar do nome sugerir algo complicado, ele não passa de uma agenda de cuidados com os fios de 4 semanas que intercala três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Tudo vai depender da necessidade do cabelo de cada pessoa.

Seu objetivo principal é suprir as necessidades das fibras capilares, o que resulta em cabelos reconstruídos, com umidade equilibrada e com todos os nutrientes necessários para sua saúde e beleza.

Como dissemos, a ordem e a quantidade de cada tratamento acaba variando de acordo com o tipo e intensidade do dano de seus fios, além dos seus objetivos e necessidades. Totalmente personalizado, hein!

Para saber que tipo de cronograma capilar você está precisando e como fazê-lo, nosso post pode te ajudar!

5. Fitagem

Ah… A nossa queridinha! Temos certeza que você vai amar essa forma de como cuidar do cabelo cacheado.

A fitagem é uma técnica de texturização capilar, capaz de definir os cachos de forma natural. Com ela, você pode moldar os seus cachos sem o uso de ferramentas de calor.

A fitagem funciona com todos os tipos de fios cacheados e deixa os cachos muito mais definidos e disciplinados. Sendo assim, ela também é uma ótima forma de disfarçar a diferença de texturas que o cabelo pode apresentar durante o processo de transição capilar.

Quer aprender a fazer uma fitagem incrível? Dá uma conferida no nosso post sobre o assunto!

6. Day after

O day after corresponde ao período entre as lavagens dos fios e pode variar de acordo com o tempo que conseguimos manter os cachos arrumados sem ter que lavá-los e finalizá-los novamente.

No entanto, sabemos que manter os cachos definidos, volumosos e lindos durante esse período pode ser um desafio. Mas a boa notícia é que existem algumas técnicas bem bacanas e bons hábitos que podem te ajudar a conquistar um day after perfeito e, assim, ficar com um cabelo lindo o tempo todo.

Se quiser entender mais sobre como cuidar do cabelo cacheado para obter bons resultados no seu day after, você pode dar uma olhadinha em um post que temos aqui no blog, lá te ensinamos as melhores técnicas e hábitos para que você nunca mais sofra com seus fios entre as lavagens.

7. Toucas e fronhas de cetim

As toucas e fronhas de cetim são ótimas alternativas para driblar o tão temido frizz - especialmente nos fios cacheados, que sofrem mais com o ressecamento natural. Além de reduzir os fios espetados, esses acessórios também podem te ajudar na melhor finalização do cabelo.

O uso das toucas e fronhas para dormir é fundamental, pois o atrito de alguns tecidos pode deixar os fios mais ressecados. Porém, o cetim, por ser uma superfície mais macia, protege o cabelo da perda de umidade e oleosidade natural do couro cabeludo.

Em nosso post sobre as famosas toucas de cetim, te contamos tudo sobre esse acessório indispensável para uma boa rotina de hair care. Saiba mais!

8. Máscaras ricas em óleos vegetais

É claro que as máscaras hidratantes não ficariam de fora das nossas dicas de como cuidar do cabelo cacheado, né?

Elas são fundamentais para um hair care de respeito e possuem a função de repor a água e os nutrientes perdidos diariamente pelos fios - seja pela exposição a fatores externos ou por procedimentos químicos e ferramentas de calor.

Fazer hidratações regulares evita muitos problemas, como o ressecamento, pontas duplas e o frizz, além de melhorar a elasticidade e a maciez dos fios.

Por isso, na hora de escolher a sua máscara hidratante, opte por aquelas que contém ativos hidratantes e umectantes, como os óleos vegetais. Afinal, eles ajudarão a repor, reter e absorver a água e outros sais minerais e vitaminas importantes para a saúde do seu cabelo.

Não sabe qual máscara escolher? Não tem problema, temos um post sobre como escolher a melhor máscara de hidratação para o seu cabelo que pode te ajudar!

É hora de cachear!

Viu como cuidar do cabelo cacheado pode ser mais fácil do que você imaginava? Mas é claro que a paciência, nesses casos, também é fundamental.

Para obter os cachos dos sonhos é importante entender o tipo do seu cabelo. Busque saber como ele se enrola, se ele fica com pouca umidade, desidratado e etc. Afinal, para cada caso é ideal que você aplique doses específicas de cuidados e, assim, crie uma rotina adequada de cuidados capilares.

Siga estas dicas de como cuidar do cabelo cacheado, dê a atenção que seus fios merecem e mostre seus cachos!

E se quiser uma indicação, experimente os resultados que a nossa máscara hidratante personalizada pode dar aos seus cachos, você não irá se arrepender!

×