index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

O que é hidratação capilar e porque ela é importante?

O que é hidratação capilar e porque ela é importante?

Todo mundo sonha em ter cabelos macios e com aquele brilho natural que só os fios saudáveis tem, não é mesmo? Para ter esse desejo realizado, a hidratação capilar é a solução!

Tratamento bastante conhecido na rotina de hair care, a hidratação é um dos cuidados mais importantes que você pode ter, já que influencia diretamente na saúde dos fios e consequentemente, no aspecto do cabelo.

No entanto, é normal deixarmos este cuidado de lado por conta da correria do dia a dia, mesmo sabendo que é possível realizar uma boa hidratação em casa.

Se este é o seu caso, fizemos este artigo justamente para te lembrar de como a hidratação capilar é importante para a manutenção da saúde dos cabelos e porque você deve fazê-la regularmente. Também vamos falar sobre os produtos mais usados na hidratação e dicas para potencializar seus resultados nos diferentes tipos de cabelo. 

Índice do conteúdo

O que é hidratação capilar
Os principais benefícios da hidratação capilar
Principais produtos para hidratação de cabelo
E a hidratação caseira?
A hidratação nos diferentes tipos de cabelo
     Cabelos cacheados e crespos
     Cabelos lisos e ondulados
     Cabelos quimicamente tratados
     Cabelos com coloração
     E quanto a oleosidade?

O que é hidratação capilar

A hidratação é a etapa do cronograma capilar responsável por devolver a água e os nutrientes aos fios.

Diariamente, nosso cabelo perde água e nutrientes importantes por causa da exposição a diferentes fatores externos, como raios solares, vento, ar condicionado, poluição; e também a procedimentos químicos e térmicos que fazemos em nossos cabelos, como alisamentos, progressivas, colorações, finalização com chapinha, secador ou babyliss.

A reposição de água e nutrientes é essencial para restaurar a umidade dos fios, fazendo com que o cabelo se torne mais resistente, maleável e saudável. Essa reposição é feita com o uso de máscaras hidratantes aplicadas diretamente nos fios e pode ser feita tanto no salão como em casa.

Todo cabelo precisa ser hidratado, nem que seja pelo menos uma vez por mês. A hidratação capilar é especialmente indicada quando sentimos o cabelo ressecado, opaco, sem movimento, com pontas duplas e quebradiços. O ideal é que o procedimento já esteja inserido na sua rotina de cuidados capilares, mas ela também pode ser feita quando você sentir que o cabelo está “sem vida”.

Os principais benefícios da hidratação capilar

Ao repor a água e nutrientes perdidos diariamente, a hidratação capilar resolve diversos problemas que enfrentamos no dia a dia com o nosso cabelo. Veja alguns benefícios:

  • Previne o ressecamento;
  • Evita as pontas duplas;
  • Fortifica o fio e ajuda no crescimento do cabelo;
  • Reduz o temido frizz;
  • Revitaliza o cabelo (principalmente os danificados por procedimentos químicos);
  • Melhora a saúde do fio, proporcionando brilho natural;
  • Aumenta a flexibilidade e maleabilidade do fio, evitando que eles quebrem com facilidade;
  • Dá a sensação de toque suave e sedoso.

Principais produtos para hidratação de cabelo

Porção de creme de hidratação para cabeloComo dissemos antes, a hidratação capilar é um procedimento que pode ser feito em casa e seguindo algumas dicas especiais, ela pode ter um resultado excelente!

Os principais produtos utilizados na hidratação de cabelo são o shampoo e a máscara hidratante.

O shampoo tem a função de remover toda a sujeira e resíduos do cabelo e couro cabeludo e preparar os fios para receber a máscara hidratante. O ideal é que seja um shampoo que faça uma limpeza profunda e não agressiva. Por isso, recomendamos o uso de um shampoo sem sulfato e livre de sal e químicos agressivos.

A máscara de hidratação é um produto que combina agentes condicionantes e ativos com potencial hidratante, como proteínas e aminoácidos, capazes de atuar na reposição de nutrientes e retenção hídrica.

Algumas máscaras são multifuncionais, assumindo características nutritivas e reparadoras. Elas podem conter óleos essenciais e ingredientes específicos para realizar uma reposição lipídica nos fios, identificando e reparando danos.

Algumas pessoas também usam ampolas de hidratação profunda. Elas são produtos instantâneos, para aplicação rápida durante o banho, que deixam o cabelo mais bonito e macio. Apesar de apresentarem bons resultados, as ampolas não substituem a hidratação capilar com máscara.

Para quem adota um hair care minimalista, usar uma máscara hidratante multifuncional é a melhor solução. Com apenas um produto é possível hidratar, nutrir e reparar os fios.

E a hidratação caseira?

Além dos produtos cosméticos específicos para hidratação, também é bem comum encontrarmos receitas caseiras para hidratar o cabelo, geralmente com produtos simples e presentes na cozinha da maioria das pessoas, como a tapioca ou o mel.

Aqui na JustForYou somos fãs de ingredientes naturais e usamos eles em nossas fórmulas. Mas caso você prefira fazer sua própria receita caseira, sem problemas!

A maioria das receitas funcionam potencializando a hidratação, misturando ingredientes naturais à sua máscara hidratante.

Por exemplo, a hidratação com babosa é ótima para fortalecer os fios. Existem diferentes receitas, mas a mais comum é misturar o gel da babosa na máscara e aplicar no cabelo. Temos um conteúdo muito legal ensinando 3 receitas de hidratação com babosa.

O amido de milho - a famosa Maisena - também é um velho conhecido de quem ama fazer cuidar do cabelo em casa. Ele é capaz de potencializar o efeito da máscara de hidratação e dar brilho natural. Outro ingrediente muito usado é o abacate, por suas propriedades nutritivas e umectantes, que deixam os fios hidratados e macios.

A hidratação capilar nos diferentes tipos de cabelo

A hidratação é imprescindível para todos os tipos de cabelo: liso, ondulado, cacheado, crespo, naturais, tingidos, com química, secos, normais ou oleosos. Todo cabelo precisa de hidratação!

O que muda são os ativos contidos na máscara, que são específicos para atender as demandas de cada tipo de fio. Por isso, o uso de cosméticos personalizados vem ganhando força no mercado da beleza. Eles contém exatamente o que cada cabelo precisa, de forma individualizada.

Mais uma diferença é na frequência que a hidratação capilar deve ser feita dentro da rotina de cuidados.

Muita informação? Fizemos um resuminho para você!

Cabelos cacheados e crespos

Os cabelos cacheados e crespos costumam ser mais secos no comprimento e nas pontas. Isso acontece por causa da curvatura em espiral do fio, que faz com que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não percorra toda a extensão do fio com facilidade.

Por isso, quem tem este tipo de fio deve usar máscaras de hidratação mais poderosas, com agentes condicionantes capazes de trazer emoliência, desembaraço e o efeito “desmaia cabelo”; e óleos essenciais nutritivos, como o óleo de abacate e o óleo de manketti.

A frequência das hidratações também deve ser maior, de 2 a 3 vezes por semana.

Cabelos lisos e ondulados

Por terem pouca ou nenhuma curvatura, os fios lisos e ondulados não tendem a ressecar tanto como os cacheados e crespos, pois a oleosidade natural consegue se espalhar pelo fio com mais facilidade.

Mas isso não significa que eles não precisam de hidratação! Afinal, esses tipos de fios também estão expostos a agentes externos agressores e sofrem perda de nutrientes e água.

A indicação é escolher máscaras hidratantes mais fluídas para não pesar no cabelo. A frequência também pode ser menor, 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

Cabelos quimicamente tratados

Cabelos que receberam tratamentos químicos como alisamentos e progressivas devem ser acompanhados de perto com hidratações constantes, semanalmente ou mais, pois os fios tendem a sofrer danos durante estes processos. Se hidratações regulares não forem feitas, o cabelo pode ressecar, se tornar quebradiço e áspero.

Nestes casos, as melhores máscaras são as que possuem ação reconstrutora também, com ativos reparadores de danos, capazes de repor o cimento lipídico perdido com a química.

Cabelos com coloração

Assim como os cabelos quimicamente tratados, os tingidos também precisam de uma rotina de hidratação constante, semanalmente.

A coloração também pode sensibilizar os fios, deixando-os mais suscetíveis ao ressecamento, quebra e opacidade da cor.

Nestes casos também é importante apostar em máscaras com ativos nutritivos, ricas em óleos naturais e ativos reparadores. Dica extra: invista nas máscaras matizadoras para manter o cabelo saudável e a cor viva.

E quanto à oleosidade?

Cabelos oleosos também precisam ser hidratados. O que muda é frequência da hidratação capilar e a máscara usada.

Cabelos secos podem precisar do cuidado de 2 a 3 vezes por semana e uma fórmula mais concentrada, rica em óleos, ativos nutritivos e reparadores mais potentes.

Cabelos normais e mistos podem fazer a hidratação semanalmente ou quinzenalmente. Já os oleosos podem ser hidratados a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Por mais que existam dicas para hidratação capilar, entendemos que cada cabelo é único, e por isso, o mais importante é que você estabeleça uma rotina de hair care e torne a hidratação um hábito.

Uma dica de ouro para se organizar melhor é montar o seu próprio cronograma capilar e segui-lo direitinho. Assim, seu cabelo estará sempre hidratado e saudável.

×