index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Lavagem não-agressiva: tudo sobre low poo, no poo, co-wash e mais!

Lavagem não-agressiva: tudo sobre low poo, no poo, co-wash e mais!

O que você sabe sobre as técnicas de lavagem não-agressiva? Esse assunto tem ganhado bastante espaço com a mudança de comportamento do consumidor no que diz respeito ao uso dos cosméticos, que hoje tende a buscar soluções mais sustentáveis, saudáveis e naturais de cuidado.

Não é novidade que a maioria dos shampoos, condicionadores e outros produtos capilares “de prateleira” nem sempre fazem bem à saúde dos nossos fios. Isso porque o sulfato, os parabenos e os petrolatos, são químicos agressivos muito usados nas formulações dos produtos comuns e podem causar ressecamento, perda da oleosidade natural dos fios, desequilíbrio da microbiota capilar, entre outros problemas, como alterações hormonais e alergias, por exemplo. Sem contar, que muitas destas substâncias são nocivas também ao meio ambiente, impactando todo o ecossistema hídrico.

Diante de todo esse contexto, muitas pessoas vem aderindo à soluções mais saudáveis no hair care, adotando técnicas de cuidados que eliminam o uso de produtos com químicos agressivos, como por exemplo o low poo. Quer saber mais sobre essas técnicas de lavagem não-agressiva? Este conteúdo é um verdadeiro guia que te mostrará cada técnica, como fazer, indicações e benefícios. Vamos lá?

Índice do conteúdo

O que é uma lavagem não-agressiva?
Benefícios da lavagem não-agressiva
Técnicas de lavagem não-agressiva
Low poo: lavagem com shampoo sem sulfato
No poo: lavagem sem shampoo
Co-wash: lavagem com condicionador
Water only: lavagem apenas com água
Conclusão

O que é uma lavagem não-agressiva?

Como dissemos, muitos shampoos acabam ressecando e danificando nossos fios durante a lavagem por causa de seus componentes.

Quando o assunto é shampoo, o principal vilão é o sulfato. Ele é um componente muito utilizado em cosméticos por ser um “desengordurante” bastante eficaz e barato. Porém, o problema é que ele não retira somente os resíduos necessários para a higienização do nosso couro cabeludo. Ou seja, junto com a espuma que produz, o sulfato também limpa toda a nossa proteção natural dos fios, deixando-os mais ressecados, quebradiços e enfraquecidos.

Portanto, na lavagem não-agressiva, você deve substituir ou eliminar o uso do shampoo com sulfato. Assim, o cabelo recebe a limpeza adequada, mas sem sofrer qualquer tipo de dano, como o ressecamento, frizz, quebra, entre outros.

Mas não é só isso. Na lavagem não-agressiva é preciso eliminar também o uso de outros produtos capilares que possuam químicos agressivos, tais como condicionadores, máscaras de hidratação e finalizadores. Os principais químicos que podem estar contidos nestes produtos são os parabenos, os petrolatos e os silicones insolúveis.

Além de serem substâncias nocivas para os fios, saúde e meio ambiente, eles devem ser evitados pois quando eliminamos os shampoos com sulfato estes compostos não são retirados na lavagem e podem se acumular no cabelo, prejudicando-o a médio ou longo prazo. Um exemplo clássico são os silicones insolúveis, que vão se depositando continuamente, uso após uso sobre o fio, impedindo que qualquer tratamento penetre na fibra capilar, tornando-a cada vez mais fraca.

A seguir vamos fazer um resuminho dos principais químicos agressivos que devem ser evitados nas técnicas de lavagem não-agressiva.

Principais químicos agressivos para se evitar

  • Sulfato: esse componente, como dissemos, age como um desengordurante muito eficaz. Porém, o seu problema é que retira não só os resíduos de sujeira de nossos fios, mas também toda a sua proteção natural, o que faz com que nosso cabelo fique mais ressecado, quebradiço e enfraquecido. Atenção: ele pode aparecer em rótulos com os nomes de lauril sulfato de sódio (LSS), sodium lauryl sulphate ou sodium laureth sulphate.
  • Parabenos: esse produto químico costuma ser usado como conservante em muitos produtos de beleza e higiene por causa de seus poderes antifúngicos, antibacterianos, antimicrobianos e solventes. O seu uso pode causar alergias cutâneas, envelhecimento precoce da pele e interferir em nosso sistema endócrino. Por isso, se atente, ele pode aparecer em rótulos como parabenos, metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno ou butilparabeno.
  • Petrolatos: esses componentes são, como o nome indica, derivados do petróleo usados para dar o tão amado efeito de maciez nos cabelos - mas que dura apenas até a próxima lavagem -. Na verdade, eles não hidratam e nem nutrem nossos fios, mas os encapam impedindo que nutrientes os penetrem e sufocam nossa fibra capilar, prejudicando a saúde dos cabelos. Nos rótulos, os petrolatos podem ser encontrados como parafina líquida, óleo mineral, petrolato, isoparafina ou vaselina.
  • Ftalatos: apesar de responsáveis pelo brilho e fixação dos esmaltes, da duração dos perfumes, ou do aspecto líquido ou cremoso dos shampoos e condicionadores, esses componentes podem nos causar problemas como câncer de mama, desregulação hormonal e diminuição da fertilidade masculina, além de interromperem um hormônio chamado pCRH, necessário para uma gravidez saudável. Nos rótulos, conseguimos encontrá-los como phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP) ou diethylphthalate (DEP).
  • Silicones insolúveis: esse tipo de silicone se une às partes danificadas dos fios, dando a impressão de um cabelo saudável. No entanto, ele forma uma película nos cabelos que, ao longo do tempo, vai se acumulando, o que resulta em um cabelo pesado e incapaz de absorver nutrientes. Nos rótulos, esse componente pode aparecer como cyclomethicone, dimethicone stearoxy dimethicone ou phenyl trimethicone 

Benefícios da lavagem não-agressiva

Mulher no chuveiro fazendo lavagem não-agressiva

Além de não ressecar e quebrar os fios, as técnicas de lavagem não-agressiva possuem muitos benefícios para nossos cabelos. Olha só alguns que separamos pra você.

Menor quantidade de lavagens

A menor necessidade de lavagens acontece porque, quanto menos a oleosidade natural dos fios é retirada, menos nosso corpo entende que deve fazer sua reposição, o que diminui, consequentemente, a quantidade de vezes que temos que lavar os cabelos.

Fios naturais

Quando nos livramos de componentes, como sulfato, parabenos e outros que prejudicam nossos cabelos, conseguimos obter resultados ainda mais naturais na hora de finalizá-los. Incrível, né?

Sem oleosidade excessiva e caspa

Quanto menor a quantidade de lavagem dos cabelos, menor se torna a oleosidade dos fios. E ela é um dos fatores que levam à caspa, fazendo com que o problema diminua também.

A lavagem não-agressiva equilibra a produção da oleosidade, ajudando, consequentemente, no tratamento desses problemas capilares.

Melhor resposta ao cronograma capilar

As técnicas de low poo e no poo fazem com que o cabelo responda mais rapidamente aos tratamentos de hidratação presentes nos cronogramas capilares. Isso porque os produtos específicos para esses métodos se caracterizam por serem produzidos de forma natural, com ativos nutritivos e ricos em vitaminas.

Fios e pontas mais saudáveis

Os produtos de lavagem não-agressiva higienizam os fios sem agredi-los, o que permite que os cabelos se tornem mais hidratados e saudáveis - da raiz às pontas.

Isso significa menor propensão a problemas capilares como queda, pontas duplas, frizz, caspa, entre outros.

Técnicas de lavagem não-agressiva

Existem diferentes técnicas de lavagem-não agressiva, cada uma com as suas indicações, benefícios e forma de se aplicar.

As mais comuns são o low poo, o no poo e o co-wash. A escolha da melhor técnica para o seu cabelo dependerá das particularidades do seu fio, seus objetivos e também da sua rotina.

Quando se inicia essa migração da lavagem comum para um cuidado mais natural, é comum que algumas pessoas iniciem pelo low poo, apenas substituindo o uso do shampoo com sulfato por um sem sulfato e demais produtos por escolhas saudáveis e livres de químicos agressivos.

O no poo, pode ser um segundo passo, em que se elimina totalmente o uso do shampoo. Já outras vezes, o cabelo se adapta bem com lavagens intercaladas, algumas vezes usando um shampoo sem sulfato, outras fazendo o co-wash, que é um limpeza que usa apenas o condicionador.

O importante aqui é conhecer cada técnica e ver qual rotina se encaixa melhor no seu hair care e traz mais resultados para o seu cabelo.

Fica tranquila(o), vamos te ajudar a entender melhor este assunto. Veja a seguir mais informações sobre cada técnica de lavagem não-agressiva.

Low poo: lavagem com shampoo sem sulfato

Com certeza você já ouviu esse nome, visto que o termo tem se tornado bem popular nos últimos anos. Mas você sabe o que é low poo? A gente te explica.

O low poo, em sua tradução literal significa pouco shampoo, e é uma técnica de lavagem não-agressiva para os cabelos sem a utilização de shampoos comuns ou com a substituição pelos shampoos sem sulfato.

Ela surgiu quando a empresária americana, Lorraine Massey, se cansou das constantes práticas de alisamentos capilares e da incapacidade dos demais cabeleireiros de enxergar as verdadeiras necessidades e particularidades de um cabelo cacheado. Para isso, ela buscou alertar as pessoas sobre os perigos de alguns componentes dos produtos e cosméticos diários, como o sulfato.

Como citamos antes, o sulfato é uma substância encontrada na maioria dos shampoos comuns e é um poderoso agente de limpeza, que elimina a sujeira e a oleosidade dos fios, mas também pode ressecá-los, agredindo fios já danificados, ressecados e finos.

Por isso, a técnica low poo consiste na utilização de produtos próprios e específicos, como o chamado shampoo low poo, que é um shampoo saudável - indicado para a técnica - totalmente livre de sulfatos. Além disso, o condicionador e outros produtos usados na rotina de cuidados capilares low poo também devem ser livres de químicos agressivos.

Para quem o low poo é indicado?

O método do low poo é super indicado para quem não consegue eliminar totalmente os shampoos da rotina, como pessoas que vivem em cidades mais quentes ou que praticam exercícios físicos regularmente, o que aumenta a oleosidade dos cabelos, necessitando de lavagens com o produto.

Ele foi idealizado para cabelos cacheados e crespos, que são naturalmente mais ressecados, a fim de manter a definição e a saúde dos fios. E por falar em fios ressecados, é claro que os cabelos com química também podem!

Mas isso não quer dizer que cabelos lisos não possam se beneficiar com esse método. Afinal, esses fios, apesar de não sofrerem tanto com o ressecamento, costumam ser muito oleosos, e o shampoo com sulfato pode causar um efeito rebote, fazendo com que o couro cabeludo produza ainda mais sebo para repor a oleosidade perdida.

Como fazer

Se você decidiu que vai adotar uma rotina de cuidados low poo, o passo inicial é se atentar aos rótulos dos produtos que irá comprar para se assegurar de que ele, de fato, não tem sulfato. Feito isso, também é importante fazer uma última lavagem com um shampoo comum ou, até mesmo, antirresíduos para remover possíveis químicos, como os silicones insolúveis.

Agora sim você está pronta(o) para iniciar a sua rotina low poo, olha só como é fácil.

  1. Molhe os cabelos durante o banho - mas nada de água muito quente, ok? Ela pode ressecar seus fios;
  2. Aplique uma quantidade do shampoo sem sulfato de sua escolha e massageie, com os dedos, por todo o couro cabeludo. Não é necessário usar o shampoo no comprimento e pontas dos cabelos;
  3. Enxágue bem para remover todo o produto;
  4. Aplique o condicionador de sua preferência e massageie mecha a mecha com os dedos;
  5. Enxágue o cabelo novamente, removendo todo o produto;
  6. Finalize como preferir.

Observação: Não esqueça que o condicionador e produtos de finalização também devem ser livres de químicos agressivos.

Prós e contras

Essa técnica de lavagem não-agressiva possui diversos benefícios por dispensar produtos mais fortes e utilizar ativos mais suaves. Com o tempo é possível notar diferenças bastante significativas, como:

  • Fios menos ressecados;
  • Diminuição do frizz;
  • Aspecto mais saudável e hidratado dos fios;
  • Melhor definição para cabelos crespos e cacheados.

Além dessas diferenças evidentes, é importante lembrar uma outra grande vantagem do low poo: você evita o efeito rebote, que ocorre quando nosso couro cabeludo produz mais oleosidade com o intuito de se proteger da escassez de óleo causada por shampoos com sulfato.

Já nos contras da técnica, podemos destacar o fato de que uma das principais funções do sulfato é a de produzir espuma e, mesmo que inconscientemente, nós entendemos que quanto mais espuma, maior o potencial de limpeza do produto.

No entanto, isso não é verdade! É possível limpar profundamente o cabelo sem a espuma, mas sabemos que sua ausência nos shampoos sem sulfato pode ser um problema sensorial para algumas pessoas. Afinal, é gostoso sentir a espuma durante o banho, não é?

Mas felizmente, hoje em dia, já existem soluções para esse problema! Isso mesmo, há shampoos sem sulfato com espuma! Inclusive, aqui na JustForYou, nós desenvolvemos uma espuma natural que não tem nada a ver com o sulfato. Que tal conhecê-la?

Produtos liberados para low poo

Para serem liberados para low poo, o shampoo deve ser totalmente livre de sulfatos.

Já os demais produtos não podem conter componentes como óleos minerais, parafinas líquidas e petrolatos, já que os shampoos low poo são mais suaves, então não conseguem retirar essas substâncias. Os silicones solúveis são os únicos permitidos nessa técnica, pois saem com o uso de detergentes mais suaves.

Se quiser saber mais, temos um conteúdo bem bacana em nosso blog que fala mais sobre como fazer low poo e outras curiosidades sobre a técnica.

No poo: lavagem sem shampoo

Mulher lavando o cabelo com a técnica low poo, no poo e co-wash

Agora que você entendeu um pouquinho sobre o low poo, te contaremos o que é o no poo, ok?

Vendo essa expressão em inglês, algumas pessoas podem achar difícil de entender sobre o que se trata, mas seu significado é bem simples. No poo significa, basicamente, “sem shampoo”. É isso mesmo que você leu!

A técnica surgiu, assim como o low poo, quando Lorraine Massey buscou alertar as pessoas sobre os perigos de alguns componentes dos produtos e cosméticos diários, entre eles o sulfato.

Porém, enquanto no low poo o shampoo com sulfato é apenas substituído, nessa técnica de lavagem não-agressiva aos fios não há a utilização do shampoo para higienizar os cabelos. Isso exclui totalmente os sulfatos e parabenos encontrados nos shampoos de prateleira, né?

Apesar de não usar shampoos, o método ainda permite produtos com silicones solúveis em água - já os insolúveis estão vetados.

Para quem o no poo é indicado?

Assim como o low poo, o no poo foi criado e idealizado para os cabelos cacheados e crespos que, naturalmente, já sofrem mais com a quebra e ressecamento dos fios.

No entanto, atualmente a técnica tem caído muito no gosto de pessoas com todos os tipos de cabelo, principalmente as que sofrem com o ressecamento excessivo dos fios, seja por química ou uso constante de ferramentas de calor.

Como fazer

Se você optou por adotar uma rotina de cuidados no poo ou seja, eliminando o uso do shampoo, deve utilizar condicionadores de limpeza para fazer a higienização do couro cabeludo. Essa técnica se chama co-wash e vamos tratar dela logo mais aqui neste conteúdo.

Além da lavagem com um condicionador de limpeza, se desejar mais hidratação aplique um condicionador hidratante sobre o comprimento e pontas dos fios e enxágue removendo todo o produto.

Vale ressaltar que na técnica no poo, todos os produtos usados devem ser livres de químicos agressivos, da lavagem à finalização.

Prós e contras

Entre os benefícios do no poo, podemos citar o fato dessa técnica manter os fios hidratados, bem nutridos e com bastante definição. Além de fazer a limpeza dos cabelos sem ressecar, sem retirar sua proteção natural e preservando a cor dos cabelos com tinturas.

Por outro lado, entre as maiores reclamações da técnica, é possível que o cabelo, no início da técnica, fique com um aspecto de sujo, pesado e opaco. No entanto, isso é apenas a parte de adaptação! O couro cabeludo demora um pouco para balancear a quantidade de oleosidade que produz, então tenha paciência. Com o passar do tempo e com os cuidados adequados, seus cabelos voltarão a ganhar vitalidade e brilho novamente.

Além disso, alguns especialistas alertam que o no poo pode favorecer uma maior proliferação de fungos, o que pode ocasionar coceira e quebra dos fios. Por isso, é importante se certificar de fazer a escolha certa dos produtos utilizados e buscar sempre um acompanhamento profissional para observar os resultados.

Produtos liberados para no poo

Os produtos liberados para o no poo não podem conter óleos minerais, parafinas, petrolatos e, principalmente, os silicones insolúveis. Afinal, os agentes de limpeza dos produtos utilizados nessa técnica são menos agressivos e, por isso, não conseguem remover esses componentes.

Co-wash: lavagem com condicionador

A técnica do co-wash é uma forma de lavagem não-agressiva bastante popular entre pessoas de cabelos crespos e cacheados e que vem ganhando muito espaço nos últimos anos.

A busca por alternativas menos agressivas de limpeza e a maior preocupação com a aparência natural dos fios tem aumentado a curiosidade sobre o que é co-wash, já que essa técnica promete lavar os cabelos sem ressecá-los.

Para promover a limpeza dos fios, o condicionador utilizado na técnica possui agentes emolientes, que limpam os fios sem deixá-los sujos ou duros. Assim, esse método não agride os cabelos e ainda preserva sua oleosidade natural, resultando em um cabelo mais bonito e hidratado.

Para quem o co-wash é indicado?

Assim como o no poo, o co-wash é indicado especialmente para pessoas com cabelos cacheados e crespos, já que esses fios são, naturalmente, mais ressecados e frágeis. Assim como fios que sofrem com químicas ou excesso de uso de ferramentas de calor.

Como fazer

No co-wash deve-se usar um condicionador com agentes de limpeza para higienizar os fios. Esse tipo de lavagem é muito utilizada na técnica no poo e também pode ser feita entre lavagens na técnica low poo ou em rotinas normais de cuidados com os fios, intercalando o uso do shampoo. Olha como é fácil.

  1. Molhe os cabelos com água morna e massageie o couro cabeludo por alguns minutos para retirar a oleosidade em excesso;
  2. Retire o excesso de água com uma toalha de algodão;
  3. Aplique seu condicionador para limpeza favorito na raiz, comprimento e pontas dos cabelos - sempre massageando;
  4. Massageie as mechas de cima para baixo, limpando os fios com o condicionador;
  5. Enxágue o cabelo para remover todo o produto.

Prós e contras

O co-wash, por fazer uma limpeza dos cabelos com o condicionador, tem como beneficio o reequilíbrio da umidade do couro cabeludo e a potencialização da hidratação dos fios, diminuindo as chances do aparecimento do frizz e pontas duplas.

Além disso, nos cabelos cacheados, essa técnica ainda ajuda a deixar os cachos mais definidos. Enquanto nos fios lisos ou com muito volume, o co-wash auxilia no alinhamento dos cabelos, pois o condicionador não deixa que suas cutículas capilares se abram.

Em relação aos contras, podemos dizer que essa técnica é bem parecida com o no poo. Afinal, por utilizar o condicionador para a lavagem, os cabelos podem ficar com um aspecto de sujo, pesado e opaco no início do método. Porém, como dissemos, é tudo uma questão de adaptação! Logo, logo, seus fios estarão ainda mais saudáveis e com muito brilho.

Produtos liberados para co-wash

Para serem liberados para o co-wash, é importante que os produtos utilizados não possuam sulfatos, parabenos, petrolatos, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis em sua composição.

E ai, que tal aprender como fazer co-wash? Nosso post sobre o assunto pode ajudar!

Water only: lavagem apenas com água

Essa última técnica tem sido amplamente discutida por pessoas adeptas a um cuidado o mais natural possível com os fios, no entanto, gera polêmica.

A water only, como o próprio nome diz, se resume à limpeza dos fios apenas com água. Neste método, toda a hidratação do cabelo fica sob a responsabilidade da oleosidade natural que nosso organismo produz.

Ela pode ser feita em qualquer tipo de cabelo e, para segui-la, é fundamental que a lavagem seja feita apenas com água e, para tratamento dos fios, usam-se os óleos vegetais e produtos naturais, livres de químicos agressivos. Nenhuma substância que não seja solúvel em água deve ser utilizado.

Para quem o water only é indicado?

A técnica do water only, como dissemos, pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, dos mais ressecados aos mais oleosos.

No entanto, como essa técnica é relativamente nova e, por mais que algumas pessoas afirmem que pode ser aplicada em qualquer tipo de cabelo, é possível que cabelos oleosos tenham mais dificuldade com esse tipo de cuidado.

Além disso, sabemos que o excesso de oleosidade pode ser um fator desencadeante para diversos problemas capilares, portanto, antes de adotar uma técnica assim radical, que exclui a maioria dos produtos, é importante consultar um tricologista, ok?

Como fazer

Aqui, não fazemos uso de nenhum produto específico para a lavagem dos fios, apenas água.

  1. Ainda com os cabelos secos, massageie bem o couro cabeludo para distribuir a oleosidade natural dos fios por toda a raiz e desprender células mortas e sujeiras do couro;
  2. No banho, com água quente ou morna, molhe todo o cabelo, garantindo que todas as mechas fiquem encharcadas e massageie o couro cabeludo novamente;
  3. Penteie os fios com os dedos ou com uma escova de dentes largos ainda debaixo do chuveiro. A água ajudará a desembaraçar os fios e a distribuir a oleosidade por toda sua extensão.

Prós e contras

Entre os benefícios dessa técnica de lavagem não-agressiva, vale destacar que o water only promete um cabelo muito mais saudável e natural a seus adeptos - apesar de gerar muitas polêmicas.

No water only, há o risco da maior proliferação de fungos, além do acúmulo de resíduos e oleosidade excessiva, que pode favorecer o aparecimento de problemas capilares como caspa, coceira e até queda.

Ah… E ao contrário das outras técnicas, que possuem muitos adeptos, esse método é relativamente novo e não deve ser adotado antes de uma boa conversa com um dermatologista.

Produtos liberados para water only

Como você viu, no water only, a lavagem deve ser feita apenas com água. Já para o tratamento dos cabelos, a indicação é utilizar óleos vegetais ou produtos feitos com extratos naturais, que sejam livres de químicos agressivos.

Por isso, não utilize máscaras ou finalizadores que possuem substâncias que não se diluem em água, como os silicones insolúveis, pois eles se acumularão nos fios.

Conclusão

E ai, o que achou das técnicas de lavagem não-agressiva que te mostramos?

Optar por escolher um cuidado mais natural é um passo muito importante para a saúde dos fios, mas sabemos que nem sempre isso é fácil. Por isso, busque consultar um tricologista sobre o assunto para tirar suas dúvidas e não obter resultados ruins.

É claro que, como tudo, existe um período de adaptação e fique tranquila (o), pois não é uma caminho sem volta. O primeiro passo para a mudança já foi dado: saber que estas técnicas existem e conhecê-las melhor.

O próximo passo é ficar de olho nos rótulos e adquirir seus produtos capilares de marcas que trabalham com ingredientes naturais e que sejam livres de substâncias nocivas.

Quer começar? Conheça a JustForYou e faça sua fórmula personalizada e livre de químicos agressivos.

×