Os melhores óleos para umectação capilar

Compartilhar
Os melhores óleos para umectação capilar

Quem nunca ficou na dúvida na hora de escolher os óleos para umectação capilar, não é mesmo? São tantas opções que é normal não saber de cara qual a melhor escolha para o seu cabelo.

Tratamento muito conhecido por quem gosta de cuidar dos fios, a umectação capilar tem como objetivo nutrir o cabelo com um banho de óleo vegetal. Ela é perfeita para quem está com o cabelo ressecado, opaco e sem vida, pois hidrata e nutri os fios, deixando-os mais saudáveis e bonitos.

Neste conteúdo vamos te contar quais são os melhores óleos para umectação capilar, quais seus principais benefícios e os resultados que cada um pode trazer para o seu cabelo. Vamos lá?

A umectação capilar

A umectação capilar repõe a oleosidade natural dos fios, mantendo-os cheios de vida, hidratados e com muito brilho.

Muitas pessoas acreditam que ela é recomendada apenas para quem possui a curvatura dos cabelos cacheados ou crespos, mas na verdade isso é um equívoco. A umectação pode ajudar a recuperar a saúde de todos os fios que estão com o aspecto ressecado e até mesmo manter a saúde deles.

Compre e ganhe

 

Diariamente nossos cabelos sofrem danos, devido aos agentes externos: procedimentos químicos, exposição ao sol, secadores, chapinhas, babyliss e até mesmo shampoos com sulfatos podem fazer com que eles percam a oleosidade natural, que protege nossos fios. 

Com a umectação os cabelos recebem uma reposição de nutrientes, o que os torna mais fortes e saudáveis para enfrentar tudo isso que citamos acima, além de outros benefícios como:

  • Diminuir o frizz;
  • Reduzir a quebra;
  • Dar mais maciez;
  • Proporcionar brilho.

Como escolher os óleos para umectação

Os óleos para umectação são os óleos vegetais, ou seja, aqueles extraídos de plantas. Apesar de poderem ser retirados da folha, caule, raízes e outras partes das plantas, quase sempre eles são extraídos das sementes.

Livres de substâncias químicas e tóxicas para a saúde - como os sulfatos, silicones e parabenos - os óleos vegetais são uma alternativa natural de cuidado com os cabelos, capaz de trazer hidratação, nutrição e fortalecimento dos fios.

Seu uso é simples, acessível e sustentável: os óleos para umectação não são caros e podem ser encontrados facilmente em casas de essências, de produtos naturais e farmácias de manipulação.

A escolha do óleo influencia diretamente no efeito que a umectação fará em seus fios, então, de início é importante se atentar se o óleo é:

  • 100% vegetal;
  • puro ou extravirgem.

Para ter certeza de que o óleo vegetal que você está comprando atende essas duas regrinhas, a dica é: leia os ingredientes informados no rótulo do produto.

Os melhores óleos para umectação capilar

Entre os óleos vegetais, existem alguns que se destacam por serem incríveis para nossos fios. A seguir, vamos falar um pouco sobre os que consideramos como os 7 melhores. Olha só!

Óleo de abacate

Esse é um dos melhores e mais conhecidos óleos para umectação. Ele é extraído do abacate maduro, quando este apresenta o maior teor oleoso, tem cor amarelo claro e praticamente não tem cheiro.

Possui grande quantidade de vitamina A, B1, B2, C e D, aminoácidos e lecitina, por isso, é capaz de fornecer hidratação e nutrição, proporcionando brilho e maciez. Também propicia a cobertura do fio, protegendo-o contra danos externos (raios solares, suor e poluição).

O óleo de abacate é super indicado para tratar fios ressecados e fragilizados por procedimentos químicos.

Fizemos um tutorial ensinando o passo a passo para fazer uma umectação com óleo de abacate.

Óleo de linhaça 

O óleo de linhaça é um produto obtido a partir da prensagem das sementes de linhaça. Ele é rico em ômega 3 e 6, fibras solúveis, vitaminas e minerais.

O ômega 3 e 6 são substâncias importantes para repor a oleosidade natural dos fios, deixando-os mais macios e com brilho. Também contém ceramidas, um lipídio muito conhecido em produtos para cabelos que ajuda a formar uma capa protetora nas fibras capilares, mantendo as cutículas seladas.

A vitamina E também está presente e tem uma ação poderosa contra a quebra dos fios.

O óleo de linhaça reduz a queda do cabelo, fortalece os fios, ajuda no crescimento, hidrata, dá brilho e controla o frizz. Ou seja, perfeito para umectação!

Óleo de Oliva

Esse óleo tem características similares ao azeite e possui alta concentração de ômega 9, o que garante hidratação e nutrição profunda.

A alta absorção dos lipídios do óleo de oliva pela fibra capilar deixa o cabelo mais forte e forma uma barreira de proteção no fio. Também possui ação antioxidante, evitando o envelhecimento capilar.

A umectação com óleo de oliva deixa o cabelo com brilho e toque aveludado sem aspecto de pesado.

Óleo de amêndoas

Esse é um dos melhores óleos para umectação capilar. É um excelente emoliente e conhecido por suas propriedades hidratantes, que são facilmente absorvidas pelas fibras capilares.

Além disso, ele é rico em vitaminas E, B1, B2, B5, B6, pró-vitamina A e substâncias minerais. O óleo de amêndoas ajuda na recuperação de fios danificados, reduz o volume, o frizz e as pontas duplas. É uma boa opção para umectação de cabelos cacheados, pois ajuda na definição dos cachos.

Óleo de gérmen de trigo

O óleo de gérmen de trigo possui alta concentração de vitamina E, sais minerais e ácidos graxos, que dão a ele propriedades fortificantes, nutritivas e revitalizantes.

É indicado para cabelos que necessitam regeneração, nutrição e elasticidade. A umectação com óleo de gérmen de trigo é recomendada para fios tingidos ou que passaram por química.

Óleo de Macadâmia

O óleo de macadâmia é rico em ácido palmitoléico, antioxidantes, ácidos graxos, vitaminas e minerais que ajudam a hidratar, nutrir, proteger o cabelo de desgastes químicos e evitar o envelhecimento precoce dos fios.

É um dos óleos queridinhos das cacheadas e crespas, pois ajuda a controlar o volume do cabelo e a definir os cachos.

Possui ação emoliente, auxiliando na hidratação e diminuição do frizz, dando brilho e maciez aos fios ressecados e danificados. Propicia a cobertura do fio, protegendo-o contra danos externos (raios solares, suor e poluição).

Óleo de coco 

Esse é sem dúvida uma dos mais conhecidos e melhores óleos para umectação capilar, pois promove hidratação profunda aos fios.

É rico em vitaminas K, E, ferro e ácidos graxos, que penetram facilmente no fio, atuando na fibra capilar e agindo no combate a caspa, ressecamento e perda de proteína nos fios. Além disso, a umectação com óleo de coco ajuda a proteger os fios, reter a umidade, reduzir o frizz e as pontas duplas, deixa o toque mais suave e proporciona brilho! Demais né?

Passo a passo da umectação 

Mulher usando óleos para umectação capilar

Depois da escolha do óleo vegetal para umectação, o passo a passo é bem simples:

  1. Separe o cabelo em partes iguais, para facilitar a aplicação;
  2. Aplique o óleo por todo o cabelo - da raiz às pontas;
  3. Deixe agir pelo tempo desejado - no mínimo por duas horas;
  4. Lave bem o cabelo para retirar todo o óleo;
  5. Passe condicionador e finalize como de costume.

Para um resultado ainda melhor você pode dormir com a umectação no cabelo, e deixar o óleo agir durante toda a noite. Essa é a umectação noturna.

A importância da saúde dos fios 

Como citamos a umectação é incrível para deixar seu cabelo ainda mais lindo, mas o mais importante é a recuperação da saúde dos fios, que ficam fortes e nutridos. 

Com isso é possível até obter crescimento mais acelerado dos fios, pois eles tem condições para crescer de forma saudável, sem estarem quebradiços e porosos. 

Se você não tem tempo para fazer a umectação, ou não se sente a vontade de aplicar o óleo diretamente nos fios, pode investir em produtos que tenham esses óleos para umectação em sua composição. As fórmulas da nossa máscara hidratante possuem 4% de óleo (muito mais do que outros produtos do mercado) e os óleos são escolhidos especialmente para o seu cabelo, de acordo com as suas respostas no nosso teste online. Conheça nossa máscara hidratante personalizada.

 

O que é hidratação capilar e porque ela é importante?

O que é hidratação capilar e porque ela é importante?

Produtos para transição capilar: como eles te ajudam nessa fase

Produtos para transição capilar: como eles te ajudam nessa fase

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento