Óleo de abacate para o cabelo: umectação passo a passo!

Compartilhar
Óleo de abacate para o cabelo: umectação passo a passo!

Você provavelmente já viu diversos cosméticos e receitas caseiras com óleo de abacate para o cabelo. E não é de se estranhar, já que este óleo vegetal é conhecido pelos inúmeros benefícios que traz para a saúde capilar.

E quando o assunto é óleo vegetal, logo vem à mente a umectação capilar, tratamento simples, acessível e que pode ser feito em casa. A umectação tem a função de nutrir o fio, realizando a reposição de nutrientes e lipídios perdidos diariamente com a exposição ao sol, poluição, procedimentos químicos e uso de ferramentas térmicas, como por exemplo, o secador e a chapinha.

O óleo de abacate é um dos principais óleos escolhidos para este tipo de tratamento, por ser rico em vitaminas, aminoácidos e outros nutrientes com alto potencial de hidratação e nutrição, capazes de deixar os cabelos com mais brilho e maciez.

Neste post vamos ensinar como fazer uma umectação com óleo de abacate para o cabelo, em um tutorial bem simples e fácil de fazer em casa. Confira!

Benefícios do óleo de abacate para o cabelo

Antes do tutorial, vale a pena conhecer melhor este grande aliado dos cabelos: o óleo de abacate.

Ele é uma substância extraída do abacate, fruto do abacateiro (Persea americana), uma árvore originária da região da América Central e do México muito encontrada no Brasil.

O óleo de abacate é extraído dos frutos maduros, pois é nesse momento que e apresenta o maior teor oleoso. Possui cor variando do amarelo esverdeado ao avermelhado, com odor e sabor suave característico. Após o refino obtém-se um óleo amarelo claro, transparente e praticamente inodoro.

Rico em vitaminas A, B1, B2, C e D, aminoácidos e lecitina, o óleo de abacate traz diversos benefícios para os cabelos:

  • Reposição lipídica e de vitaminas;

  • Fortalecimento e crescimento dos fios;

  • Hidratação e nutrição;

  • Redução da queda de cabelo e da quebra dos fios;

  • Redução do frizz.

Já deu para perceber que o óleo de abacate é perfeito para quem está com os cabelos sem vida, né? Se seus fios andam secos, quebradiços e danificados, veja como fazer a umectação com óleos de abacate a seguir.

Como fazer a umectação com óleo de abacate no cabelo

Mulher loira aplicando óleo de abacate no cabelo

A umectação capilar é um tratamento de nutrição dos fios realizado com óleos vegetais. Então, pegue o seu óleo de abacate e anote o passo a passo:

  1. Separe os cabelos em mechas para facilitar a aplicação do produto. Não é necessário lavar o cabelo antes, a umectação pode ser feita com os fios secos;

  2. Passe o óleo de abacate mecha a mecha, espalhando o produto pelo comprimento e pontas dos fios, evitando a raiz. Não tenha pressa e garanta que todas as mechas estejam cobertas pelo óleo;

  3. Então é hora de esperar! Deixe o óleo agir nos fios por pelo menos duas horas;

  4. Lave os cabelos com o seu shampoo de preferência. Recomendamos o uso de shampoos sem sulfatos, pois eles limpam profundamente sem agredir o couro cabeludo e sem remover a oleosidade natural dos fios;

  5. Finalize como preferir, deixando secar naturalmente ou com secador.

Dica Extra

Se o seu cabelo está muito ressecado, você pode fazer uma umectação noturna.

As etapas são praticamente as mesmas, mas ao invés de deixar o óleo de abacate nos cabelos por apenas duas horas, você vai dormir com o produto nos fios. É isso mesmo, ele vai nutrir e hidratar seu cabelo durante o seu sono de beleza!

Aplique o óleo nas mechas, faça um coque, envolva com uma toalha ou touca de banho e durma. No dia seguinte é só lavar o cabelo e finalizar como de costume.

Como usar óleo de abacate no cabelo

Certamente, a umectação é a forma mais comum de aproveitar os benefícios do óleo de abacate para o cabelo. Mas você sabia que existem outras formas de usar este produto na sua rotina de hair care? Veja outras opções a seguir.

Combinado com outros óleos vegetais

Você sabia que pode combinar o óleo de abacate com outros óleos vegetais para potencializar o efeito da umectação capilar?

Alguns óleos excelentes para o cabelo e que podem ser usados: óleo de coco, de amêndoas, de linhaça… Veja este post em que falamos quais os melhores óleos para umectação capilar.

Como pré-shampoo

Essa é uma dica para quem tem cabelo com pontas ressecadas: aplique um pouco de óleo de abacate nas pontas do cabelo, deixe agir por 20 minutos e depois lave normalmente.

Esse cuidado ajuda a evitar as temidas pontas duplas.

Misturado na máscara de tratamento

Que tal potencializar o efeito da sua hidratação de rotina? É só misturar de 1 a 2 colheres de óleo de abacate na sua máscara preferida!

Aplique o produto, deixe descansar o tempo recomendado pelo fabricante, enxágue e finalize como de costume. Você vai sentir a diferença no toque e na maciez dos fios.

Na fórmula de produtos para cabelo

Outra forma de aproveitar os benefícios do óleo de abacate para o cabelo é usando produtos que já contenham este ingrediente na sua fórmula.

Essa é a maneira mais prática de se consumir este óleo, já que estes produtos foram desenvolvidos e testados para trazer resultados de forma segura.

Aqui na JustForYou somos apaixonados por óleos vegetais e o óleo de abacate faz parte de algumas fórmulas de condicionador e máscara hidratante. É só preencher o nosso teste online e se nossa inteligência artificial identificar que o seu cabelo precisa de óleo de abacate, ele estará na sua fórmula!

Caso outros óleos ou ativos forem mais adequados para as necessidades do seu cabelo neste momento, não se preocupe, pois trabalhamos com a melhor seleção de ingredientes naturais para garantir resultados reais para o seu cabelo. Experimente e faça sua fórmula!

Se fizer a umectação com óleo de abacate, não esqueça de contar como foi o resultado aqui nos comentários!

Como lavar o cabelo corretamente: passo a passo!

Como lavar o cabelo corretamente: passo a passo!

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento