index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como platinar o cabelo em casa: passo a passo para um resultado perfeito

Como platinar o cabelo em casa: passo a passo para um resultado perfeito

Bateu aquela vontade de mudar o visual e apostar em fios platinados? É aí que vem a dúvida: como platinar o cabelo? Dá pra fazer em casa?

Bom, sim, é possível platinar o cabelo em casa. No entanto, se você não tem experiência com tintura e com o processo de coloração, é recomendado ir ao salão e deixar os fios nas mãos de um profissional, pois um erro pode danificar profundamente os fios, levando inclusive ao corte químico.

No entanto, sabemos que muitas pessoas fazem este procedimento em casa, por isso, fizemos este conteúdo com um passo a passo para platinar o cabelo com segurança e dicas que te ajudarão a alcançar o tom desejado e obter um resultado perfeito. Vem saber tudo e ter um visual deslumbrante!

Por onde começo?

Vamos explicar em poucas linhas como platinar o cabelo para que você entenda o processo.

Primeiro, é necessário fazer a descoloração dos fios, que remove os pigmentos da fibra capilar. Esse processo é feito com um pó descolorante. Dependendo do tom, é necessário descolorir mais de uma vez, principalmente se o seu cabelo já é tingido, o que pode causar danos aos fios.

Depois da descoloração, é hora de platinar o cabelo efetivamente, adicionando um tonalizante prata, cinza, grafite ou pérola de acordo com o grau de clareamento atingido.

O ponto aqui é que este procedimento - em especial o processo de descoloração - agride os fios. Ao remover a cor, a química do pó descolorante remove também alguns nutrientes essenciais, alterando a sua estrutura capilar e fragilizando o fio. Se aplicado de forma incorreta, pode trazer danos severos, levando o cabelo ao temido corte químico.

Muito cuidado com o corte químico!

O corte químico acontece quando os produtos usados no cabelo causam danos severos à sua estrutura, levando à quebra e ao enfraquecimento dos fios. Isso pode acontecer por erros na aplicação, escolha inadequada dos produtos, tempo de exposição excessivo a química ou incompatibilidade entre diferentes procedimentos.

Se você não tiver experiência com química capilar, contar com a ajuda de profissionais qualificados será crucial para a saúde dos seus fios. Eles têm conhecimento técnico e prático para realizar procedimentos com segurança, avaliar a condição do seu cabelo, escolher os produtos adequados e controlar o tempo de exposição. Além disso, estão preparados para lidar com qualquer eventualidade durante o processo.

Os profissionais também podem personalizar o tratamento conforme as necessidades específicas do seu cabelo, garantindo resultados mais satisfatórios e minimizando os riscos de danos irreparáveis. Além de ter acesso a técnicas avançadas que podem proteger e cuidar dos seus fios durante a descoloração.

Afinal, a saúde e a integridade do seu cabelo vem em primeiro lugar, não é?

Dito isto, vamos entender melhor o que fazer antes de platinar os fios, para que o seu cabelo esteja saudável e forte para resistir à descoloração.

Pré-coloração

Recipiente com mistura para platinar o cabelo

A preparação dos fios ou pré-coloração é essencial para garantir um bom resultado no processo de platinar os seus fios e também para que o cabelo suporte a química sem sofrer muitos danos.

Cronograma capilar

Lembra que dissemos que o cabelo deve estar saudável para suportar a química que será aplicada para platinar o cabelo?

Pois bem, para deixar a saúde dos fios em dia, vale investir em um cronograma capilar para restaurá-los de possíveis danos e fortalecê-los. Inicie o cronograma um mês antes de platinar, pois ele é uma agenda de cuidado intensivo de 4 semanas que intercala os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução.

Estes tratamentos tem como objetivo repor a água, vitaminas, queratina e lipídios perdidos pelo fio devido à exposição diária à fatores externos ou por químicas e danos anteriores. Assim, ao final do cronograma, seu cabelo estará recuperado de possíveis problemas e mais forte para suportar a descoloração.

Teste de mechas

O teste de mechas é uma parte importantíssima da pré-coloração, pois com ele é possível saber como seus fios se comportam com a química antes de aplicá-la em todo o cabelo.

Escolha uma pequena seção do cabelo - o ideal é que seja mais escondida ou próxima da nuca - e aplique o produto descolorante conforme as instruções da embalagem. Isso permitirá que você veja como o seu cabelo reage à descoloração e evita surpresas desagradáveis.

Dependendo do resultado, é indicado trocar o produto usado e reforçar os tratamentos para restaurar a saúde dos fios antes do procedimento. Também é indicado consultar um profissional e platinar o cabelo no salão.

Como platinar o cabelo passo a passo

Com o cabelo saudável e se o teste de mecha deu certo, é hora de platinar os fios e mudar de visual.

Algumas dicas antes de começar:

  • Compre um kit de descoloração de qualidade, que inclua o pó descolorante e o desenvolvedor. Hoje já temos algumas tecnologias que conseguem descolorir o fio sem danificar tanto quanto com água oxigenada.
  • Fique sem lavar o cabelo de 2 a 3 dias antes do procedimento. A oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo durante estes dias será uma grande aliada na proteção dos seus fios, tornando-os mais fortes para suportar a química da descoloração;
  • 48 horas antes, dê uma pausa nos produtos para finalização como: creme de pentear, leave-in, spray, mousse, etc. Isso porque estes produtos podem dificultar o clareamento do fio.

Vamos ao passo a passo?

  1. Prepare o kit descoloração ou a misturinha de pó descolorante e água oxigenada seguindo as instruções do fabricante;
  2. Separe o cabelo em 4 partes: de orelha a orelha, depois nuca até a sua testa. Separe mechas menores, mais finas e comece pela parte de trás do cabelo. Aproveite para proteger a pele ao redor do rosto, nuca e orelhas aplicando um creme hidratante da sua preferência nestas áreas;
  3. Agora é hora de aplicar. Use um recipiente plástico e um pincel para aplicar a mistura no cabelo. Comece pela raiz e siga até as pontas, cobrindo todo o cabelo uniformemente, parte por parte. Evite aplicar diretamente no couro cabeludo para prevenir irritações, principalmente se já tiver sensibilidade nesta região.
  4. O tempo de ação depende do tom da sua raiz, sempre respeitando o indicado pelo fabricante do descolorante que você escolheu. Geralmente, varia entre 20 e 40 minutos e quanto mais escura for a sua raiz, mais tempo a mistura precisa ficar para remover a pigmentação do fio, mas nunca ultrapassando o orientado nas instruções do produto. Em alguns casos, é necessário descolorir mais de uma vez, sempre respeitando o intervalo entre químicas.
  5. Ao fim do tempo indicado, enxágue o cabelo abundantemente com água morna para remover completamente o descolorante. Lave o cabelo com um shampoo natural.
  6. A próxima etapa é aplicar o tonalizante escolhido. Aplique o produto conforme as orientações do fabricante para encontrar o tom platinado desejado.
  7. O último passo é uma segunda lavagem para remover o tonalizante. Opte por um shampoo hidratante e cuide para remover todo o produto dos fios. Na sequência, aplique um condicionador ou uma máscara hidratante para hidratar e nutrir o cabelo. Finalize como de costume, lembrando de usar um protetor térmico caso vá finalizar com secador.

Dicas para o pós e como manter os fios platinados

Mulher aplicando química para platinar o cabelo

Você já sabe como platinar o cabelo, mas e agora? Como manter seu novo visual e os fios bonitos e saudáveis?

A dica é adotar uma rotina de cuidados capaz de manter o tom e a saúde dos fios. Separamos algumas dicas para você!

Use produtos específicos para cabelo tingido

Escolha um shampoo e condicionador específico para o seu novo cabelo. Melhor ainda se for um cuidado personalizado, que irá nutrir e hidratar os fios após a química, respeitando as suas características capilares únicas.

Cronograma capilar

Da mesma forma que o cronograma capilar é importante na fase pré-coloração, ela também é essencial no pós, para recuperar os fios, que tendem a estar mais sensíveis e fragilizados depois do procedimento.

Além do cronograma, também é importante manter uma rotina de hidratações semanais com uma boa máscara de hidratação.

Retoque a raiz

Para manter o visual em dia, o retoque da raiz é inevitável.

O ideal é não esperar muito tempo entre um retoque e outro. Normalmente, com 30 dias, a raiz está com mais ou menos 1 cm de crescimento. Também é aconselhável usar o pó descolorante e emulsão reveladora da mesma marca e na medida correta para evitar danos.

Sabemos que nem sempre é possível retocar a raiz do cabelo platinado no salão, mas é altamente recomendado para evitar problemas com a química.

Não esqueça o protetor térmico

Se você usa secador, chapinha e outras ferramentas térmicas nos fios, não esqueça de passar um protetor térmico antes.

O calor em contato com o cabelo tende a queimar os pigmentos, desbotando e deixando-o com um aspecto amarelado. Além disso, o calor diretamente nos fios pode causar outros danos à fibra capilar, tornando-os mais ressecados, quebrados e porosos, intensificando problemas como frizz e pontas duplas.

Cuidado com a exposição solar

Sempre que sair ao ar livre, use um leave-in com proteção solar para evitar danos. A exposição ao calor e ao sol também podem desbotar o cabelo platinado, pois os raios UV oxidam os pigmentos, resultando em manchas amarelas nos fios.

Por isso, prefira produtos que ofereçam proteção solar para evitar este efeito.

Use produtos matizadores

Outro cuidado que ajuda a evitar o temido efeito amarelado é o uso de produtos matizadores.

Essa manutenção pode ser feita periodicamente em salão, mas também na rotina, com o uso de produtos matizadores de uso diário como shampoo e condicionador.

Agora que você sabe como platinar o cabelo com segurança, pode decidir como fará esta mudança. Vale reforçar que não recomendamos fazer essa mudança em casa, principalmente se é a primeira vez que você faz o procedimento, pois o “barato” pode sair caro.

Depois que você estiver com os fios platinados, não deixe de fazer a sua fórmula personalizada. Ao preencher o teste online, não esqueça de assinalar que seus fios passaram por uma descoloração e tingimento e que escolha a blindagem de cor como um dos efeitos desejados. Assim, a fórmula dos seus produtos atenderá as necessidades do seu cabelo neste momento, mantendo-o saudável, com brilho e uma cor mais viva por mais tempo.

E já que você está considerando mudar o look, que tal saber mais sobre a matização dos fios tingidos ou com luzes? Ela irá te ajudar a corrigir a cor e os tons amarelados do seu fio. Saiba como matizar o cabelo de forma prática!

×