index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Saiba como matizar o cabelo de forma prática

Saiba como matizar o cabelo de forma prática

Saber como matizar o cabelo corretamente é um conhecimento fundamental para quem tem o cabelo tingido ou com luzes. Afinal, nós sabemos o quanto o aspecto alaranjado, amarelado ou avermelhado dos fios pode ser de grande incômodo!

Para acabar com esta aparência, é preciso apostar em uma boa matização e corrigir o tom dos seus cabelos. No entanto, com a rotina corrida, muitas vezes não conseguimos tirar um tempinho para ir até um salão de beleza, não é mesmo?

E é exatamente sobre isso que iremos falar no nosso post de hoje! Trouxemos dicas sobre o assunto e um tutorial super prático de como matizar o cabelo em casa, sem nenhum tipo de esforço. Se interessou? Então vamos lá!

O que é matização?

Antes de te ensinar como matizar o cabelo no conforto da sua casa, que tal entendermos um pouco mais sobre esse procedimento?

A matização é uma técnica bem bacana, muito utilizada para corrigir a cor ou recuperar os fios daquele temido efeito alaranjado, avermelhado ou amarelado que tanto evitamos.

Este procedimento é feito com um produto específico, para essa determinada finalidade, mas ele nada mais é do que a neutralização, o acréscimo ou a intensificação da cor dos nossos cabelos, trazendo de volta o tom de loiro repleto de vitalidade que desejamos.

Além disso, a matização também contribui para a maior durabilidade da cor dos fios, devolvendo sua hidratação e deixando para trás seu aspecto desbotado. E o melhor? Ela pode ser feita através de tonalizantes, shampoos desamareladores, tintas e muitos outros produtos… Tudo isso em casa!

Para que a matização serve?

Cabeleireiro retocando a cor da clienteComo dissemos, a matização é um dos vários segredos que o cabelo tingido, ou com mechas, possui. Isso porque, além de contribuir para a correção da cor e alguns dos benefícios que citamos acima, ela também possui algumas vantagens bem bacanas, que podem facilitar - e muito - a vida de quem adere a esse procedimento.

Matizar os cabelos permite que os fios coloridos - independentemente da cor utilizada - sejam realçados, conquistando um tom muito mais brilhante, luminoso e vivo. Tudo o que sempre sonhamos, né?

No caso do cabelo loiro, é muito comum que a ação de alguns agentes externos acabe colaborando para o aparecimento do aspecto amarelado ou até esverdeado dos fios. Nesses momentos, a matização ajuda a recuperar o tom original da coloração, retirando a aparência antiga e fazendo com que você não tenha que passar novamente a tintura nos cabelos, evitando danos capilares futuros.

Além disso, essa técnica também é muito utilizada para acertar um novo tom de cabelo. Por exemplo, quando fazemos mechas nos fios, nem sempre a cor fica do jeito que gostaríamos, não é? Para isso é feita a matização, pois é um procedimento bem mais rápido do que a coloração, capaz de deixar o tom dos cabelos mais brilhante e realçado, além de ajudar na preservação dos fios.

Deu para perceber como matizar o cabelo é fundamental para manter o aspecto bonito e saudável dos seus fios por mais tempo, não deu?

Entenda o efeito das cores na matização

O modo como você irá matizar os seus cabelos vai depender muito do tom de fundo dos seus fios, da cor que ele apresenta no momento e o resultado que você deseja obter.

Normalmente, os tons mais acinzentados e roxos são os mais utilizados para neutralizar aspectos amarelados e alaranjados. Por isso, entender um pouco sobre as regras da colorimetria capilar é essencial para conquistar o visual que você tanto sonha.

É muito importante saber como cada cor irá agir no seu tom capilar atual e, assim, escolher a cor ideal para matizá-lo. Pensando nisso, trouxemos uma dica bem simples para te ajudar a arrasar na escolha do seu produto matizador. Olha só:

  • Se o seu cabelo loiro está com uma aparência alaranjada ou avermelhada, aposte em produtos matizadores azuis;
  • Já para os tons de loiro frio, prefira utilizar um matizador roxo, mas não exagere na quantidade para não acabar com os cabelos acinzentados, hein!

Qual a frequência ideal para matizar o cabelo?

Como matizar o cabelo é um procedimento fundamental para devolver a cor e o brilho aos fios tingidos e com luzes, realizar esta técnica com a frequência ideal é um grande passo para obter resultados incríveis.

A matização vai perdendo o seu efeito conforme lavamos os cabelos. Por isso, o recomendado é realizar esta técnica a cada 15 dias, mas não deixe de conversar com o seu cabeleireiro de confiança para entender qual é a frequência indicada para o seu tom de cabelo.

Matizador x Desamarelador de cabelo

Quando falamos de matização, é super comum que as pessoas tenham dúvidas entre esta técnica e o uso de produtos desamareladores de cabelo, podendo confundi-las.

De um modo geral, a principal diferença é que o desamarelador de cabelo serve, especificamente, para ser utilizado em fios loiros e grisalhos que começaram a apresentar uma tonalidade mais amarelada. Ou seja, é o famoso “shampoo roxo”, que ajuda a tirar o tom amarelo dos cabelos conforme a lavagens.

Já os produtos matizadores possuem efeito imediato e podem ser encontrados em diversas cores e tons. Por causa disso, é muito importante sempre consultar um profissional para entender o melhor produto a se comprar e a quantidade ideal para ser utilizada, ok?

Como matizar o cabelo em casa

Mulher com tom iluminado no cabeloMas então… Como matizar o cabelo de forma prática e fácil em casa?

É muito importante lembrar que o mais indicado é que esta técnica seja feita por um profissional qualificado no salão, mas com muito cuidado e paciência, você vai perceber como matizar o cabelo em casa pode ser mais fácil do que imaginava. Basta ler atentamente todas as instruções presentes no rótulo do seu produto para saber exatamente a melhor forma de utilizá-lo e outras particularidades de sua aplicação!

Para isso, você vai precisar de:

Passo a passo:

  1. Com os cabelos lavados - apenas com shampoo - e ainda úmidos, aplique uma boa quantidade de máscara hidratante em seus fios;
  2. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, aplique a quantidade indicada do produto matizador escolhido por todo o cabelo;
  3. Enluve bem o produto nos fios, com o auxílio de um pente fino;
  4. Após enluvar todo o seu cabelo, deixe o produto agir por 10 minutos;
  5. Enxágue bem;
  6. Aplique um leave-in com proteção térmica por todo o comprimento e pontas dos cabelos;
  7. Seque com um secador de cabelo.

E pronto! Fios matizados, brilhantes e muito mais bonitos!

Ah… E caso queira manter a sua cor intacta por mais tempo, nós temos uma dica mais que especial para te dar: faça a sua fórmula personalizada e escolha a blindagem de cor como um dos seus efeitos desejados. Você vai perceber como o seu cabelo possuirá uma cor mais viva e brilho por mais tempo!

×
chatsimple