index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como usar o difusor de cachos

Como usar o difusor de cachos

O difusor de cachos é um acessório indispensável na hora de secar os fios cacheados e crespos. Isso porque, ele facilita a distribuição do ar do secador, garantindo maior definição na hora de finalizar o cabelo. Bem bacana, não acha?

Ele também é um grande aliado para quem está passando pela transição capilar no momento. Afinal, ele permite que os cabelos fiquem livres do temido frizz e que os seus cachos não percam o formato rapidamente, mantendo um visual lindo por mais tempo.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre como usar o difusor de cachos em sua rotina de cuidados capilares, saiba que hoje é o seu dia de sorte! Reunimos tudo o que você precisa saber sobre este assunto em um post mais que especial!

Ficou curiosa(o)? Então vamos lá!

O que é o difusor de cachos?

De forma bem simples, o difusor de cachos é um acessório muito utilizado para trazer mais definição aos fios cacheados e crespos.

Por possuir um formato de cesta, justamente para se acoplar ao secador de cabelo, ele possibilita que utilizemos esta ferramenta de calor para definir os cachos, difundindo o ar quente do secador por todas as mechas - de forma proporcional.

Além disso, o difusor de cachos é capaz de “amassar” os fios em seu interior durante a secagem. Assim, seus furos e dentes fazem com que os cabelos saiam de dentro do acessório no formato ideal, evitando o aparecimento do frizz.

Benefícios do difusor de cachos

Os benefícios que o difusor de cachos pode proporcionar aos seus cabelos são inúmeros. Isso porque, ao distribuir o ar por todas as mechas, esse acessório acaba protegendo os fios de danos ainda maiores. Sabia disso?

Ele também proporciona uma secagem mais rápida do cabelo e maior definição dos cachos, evitando que eles desmanchem facilmente. Além disso, como já falamos anteriormente, o difusor é capaz de diminuir os níveis de frizz dos fios, proporcionando um resultado natural e saudável.

Dependendo da forma como for utilizado, este acessório também pode criar diferentes texturas e níveis de definição aos cabelos. Suas posições de secagem também podem contribuir para mais - ou menos - volume aos fios, o que acaba tornando o difusor de cachos essencial para acelerar o processo de secagem do cabelo no dia a dia.

Qual a importância deste acessório para finalizar o cabelo?

Utilizar o secador de cabelo com o bico comum - em formato chapado - é uma das piores coisas para quem tem os fios crespos ou cacheados. Isso porque, o vento, somado com a secagem desigual proporcionada pela ferramenta, faz com que os cabelos armem e os cachos percam sua definição.

Sendo assim, a importância do difusor de cachos se dá, justamente, por ele diminuir o impacto do vento causado pelo secador e colaborar para que o seu cabelo cacheado - ou crespo - se torne mais saudável, permitindo que o aspecto dos fios seja ainda mais belo, além de evitar qualquer tipo de dano futuro a eles.

Tipos de difusor de cachos

Para escolher o melhor difusor de cachos para o seu cabelo, é importante entender as principais diferenças entre os seus principais tipos, não acha?

Por isso, separamos as características únicas que cada modelo de difusor possui para te mostrar e, assim, auxiliar na escolha do seu mais novo aliado. Olha só!

Difusor de cachos tradicional

O difusor de cachos tradicional é o mais pedido e encontrado no mercado. Afinal, ele pode ser utilizado em todas as curvaturas de cabelo, além de se adaptar muito bem nos fios médios e longos.

Geralmente, o seu encaixe dá certo em qualquer tipo de secador e o seu tamanho é, aproximadamente, o de uma mão. Isso é uma grande vantagem, pois possibilita a secagem individual de cada mecha, proporcionando ainda mais definição aos seus cachos.

Difusor de cachos extra-grande

O difusor de cachos extra-grande é indicado para dois tipos de pessoa: quem tem um cabelo super longo e quem normalmente está com pressa.

Isso porque, como o seu nome já nos adianta, ele é bem maior do que o difusor tradicional, o que possibilita que encaixemos todo o nosso cabelo de uma vez dentro dele. Desse modo, se você precisa de uma secagem mais rápida, essa é uma boa opção.

Difusor de cachos “mãozinha”

O “queridinho” entre crespas e cacheadas, este tipo de difusor de cachos possui - literalmente - o formato de uma mão, com extremidades mais finas que imitam os dedos.

Ele é muito indicado para quem tem problemas para definir a raiz. Afinal, essas extremidades finas facilitam este momento. E o melhor é que ele permite uma super definição para todas as curvaturas de cachos! Incrível, né?

Como usar o difusor de cachos

Secador de cabelo ao lado de um difusor de cachosAgora que já te explicamos as diferenças entre os diversos tipos de difusor de cachos, que tal aprender a melhor forma de utilizar este acessório para definir os seus fios? Trouxemos um passo a passo bem bacana para te ajudar. Dá só uma olhadinha!

  1. Após a lavagem, retire todo o excesso de água dos cabelos com a ajuda de uma toalha de microfibra, apertando de baixo para cima;
  2. Aplique um leave-in com proteção térmica por todo o comprimento e pontas dos fios e finalize como de costume;
  3. Ajuste o calor do seu secador na temperatura média. Ela é o suficiente para secar os seus cabelos sem danificá-los;
  4. Encontre a posição de secagem ideal para o seu objetivo. Se você prefere mais definição, aproxime o difusor dos cachos, fazendo um movimento de baixo para cima. Mas se você deseja mais volume, jogue todo o seu cabelo para frente e seque de baixo para cima também;
  5. Vá revezando o local em que o jato está sendo direcionado para evitar que o seu difusor de cachos fique parado tempo demais em uma mesma região;
  6. Com os cabelos já secos, retire o difusor do secador e jogue um jato frio em direção ao seu couro cabeludo para resfriar os fios e dar um volume extra na raiz.

E pronto! Um cabelo belo, saudável e do jeitinho que você gosta!

Para resultados ainda melhores…

Algumas dicas extras sobre o difusor de cachos também podem te ajudar a conquistar um aspecto ainda mais bonito para os seus fios, além de proteger toda a sua saúde capilar. Sendo assim, reunimos as nossas favoritas para te mostrar:

Antes da secagem, tire todo o excesso de água

Não queremos danificar os seus fios antes mesmo de estarem secos, não é mesmo? Utilize uma camiseta de algodão ou uma toalha de microfibra e aperte os cabelos com delicadeza, deixando que toda a água saia no processo.

Não deixe a proteção térmica de lado

O calor é capaz de danificar seriamente a nossa saúde capilar e couro cabeludo. Por isso, antes de utilizar o secador, ou qualquer outra ferramenta de calor, não se esqueça de aplicar um bom finalizador com proteção térmica. Assim, você conquista um belo visual e ainda cuida dos seus fios!

Tenha calma

Se você deseja que os seus cachos fiquem bonitos, tenha bastante paciência! Separe os seus cabelos por mechas e vá secando aos poucos. Assim, a secagem será mais efetiva e a finalização ficará ainda melhor!

Eu sei que parece clichê… Mas, nesses casos, a pressa é a maior inimiga da perfeição - rs

E aí, o que achou do nosso conteúdo sobre o difusor de cachos?

Se quiser saber mais sobre diferentes formas de finalizar o cabelo cacheado, não deixe de conferir o nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto. Afinal, nós sabemos o quanto este tipo de fio precisa de cuidados especiais!

×