Cabelos crespos: um espetáculo dos fios

Compartilhar
Cabelos crespos: um espetáculo dos fios

Os cabelos crespos são um verdadeiro espetáculo, daqueles majestosos e que deixam todos de queixo caído. Não sabemos se é o balanço, a textura ou o volume,mas a verdade é que eles são de brilhar aos olhos. 

Apesar de achar eles lindos de viver, sabemos que para que esses fiozinhos sejam assumidos há muita luta, né? Se você ainda está em fase de transição, fique tranquila(o) que logo logo teremos um post todinho dedicado a te ajudar nessa. 

Mas para começar essa jornada, que tal entender qual o tipo do seu fio e os cuidados que deve ter com ele? 

Cada um do seu jeitinho 

Mulher de cabelo crespo sorrindo

Todos lindos, mas cada um com o seu jeitinho de ser!

Nós não gostamos de dividir os fios em “tipos” pois acreditamos que só exista um: o que faz com que você se sinta bem consigo mesma(o). Mas essa divisão é necessária para exemplificar a diferença entre eles. 

Sabemos que existe um grande variedade de cabelos por esse mundão afora, e o mais legal de tudo é que você não necessariamente possui um único formato de fio, pois eles podem se misturar. Tá vendo como o eu cabelo é só seu mesmo? 

Vem com a gente para entender as características de cada um e identificar o seu.

 

Vamos falar dos crespos? 

4A: Sabe aquele cabelo bem volumoso e de presença? É disso que estamos falando! Esses fios são mais abertos e definidos e ganham volume com facilidade, mas suas cutículas são bem finas, deixando as pontas mais ressecadas. 

Para cuidá-las vale a pena apostar na umectação dos fios com óleo de coco por exemplo e evitar ao máximo o calor, como o secador. 

Quanto ao seu formato, quando esticado lembra a letra “s” e seu diâmetro geralmente é comparado com o de uma agulha de crochê. 

4B: Os cachos são menores, estreitos e apertadinhos - eles gostam de ficar juntinhos, trazendo um calor humano, só que capilar- e também possuem fios em ziguezague. 

Depois de secos, acabam encolhendo, não falamos que eles gostam de se manter unidos? 

São extremamente ressecados e propensos à quebra, por isso é importante tomar cuidado na hora de desembaraçar viu?  

Para identificar é simples: eles se assemelham ao formato da letra “z”. 

4C: As molinhas em espiral são mais tímidas, por isso tem pouca definição, assim como o 4B adoram ficar unidos e essa é a melhor forma de identificá-los. Também são bem volumosos e crescem para cima. 

Suas cutículas são ainda mais finas, com pouquíssima proteção natural, por isso aposte nos cuidados, hidratações e vale a pena pensar em um cronograma capilar também, caso seu fio precise de um tratamento mais intensivo de imediato.

Alguns segredinhos

Mulher secando os cabelos crespos com secador

Nós sabemos que você já cuida muito bem dos seus crespinhos para deixá-los lindos,  mas queremos te contar alguns segredinhos bem simples, que talvez você ainda não saiba - mas que fazem uma grande diferença. 

Secar sem danificar

Depois do banho a toalha de banho nos serve como abraço, não é? Ela é maravilhosa, mas longe dos seus fiozinhos viu? O problema é que o tecido da toalha comum gera frizz em todos os tipos de cabelo, mas nos crespos isso fica mais evidente. 

Por isso o ideal é trocar por toalhas de algodão e nunca esfregá-la no cabelo, apenas aperte contra o cabelo para retirar o excesso de água, combinado? 

Limpar, não ressecar! 

Precisamos de limpeza, isso é fato! Mas, há muitos shampoos que além de limpar levam por ralo abaixo toda a proteção dos fios, causando ressecamento, quebra e até mesmo queda. 

Quem causa isso são os sulfatos, responsáveis pela espuma. Não, a espuma não significa limpeza e explicamos certinho isso aqui nesse post. 

A boa notícia é que existem várias opções para substituí-los e manter seus cabelos limpos, cheirosos e saudáveis! 

Sono da beleza 

Ah.. o merecido descanso e sono da beleza, esperamos tanto por esse momento. Mas cuidado, muitas vezes ele pode estar causando frizz. Calma, a real responsável por isso é a sua fronha. 

O atrito com as fronhas de algodão são a causa dos seus fiozinhos levantados, para acabar com isso basta substituir por uma fronha de cetim. 

Natural First! 

Umectação é vida e já deve fazer parte da sua rotina, afinal esses óleos vegetais tem um poder gigantesco para nossas madeixas! 

Além do queridinho óleo de coco, há outras opções bastante interessantes:

Extrato de pêssego: o óleo é extraído através da semente da fruta e é excelente para hidratação dos fios mais ressecados. 

Manteiga de manga: ela tem nosso coração, hidrata, nutre e repara. Maravilhosa para os cabelos mais frágeis e quebradiços. 

Já falamos sobre esses e outros produtos naturais incríveis para cabelos mais frágeis, vale a pena conferir! 

Seus fios, suas regras! 

Agora que já sabe identificar qual ou quais fios possui aí vai nossa dica mais valiosa: se joga! Abuse desse cabelo crespo com cortes, penteados e o que mais gostar. E se quiser compartilhar com a gente basta nos marcar (@justforbr) no Instagram, será um prazer te conhecer mais de pertinho.

Shampoo sem sulfato e parabenos: entenda seus impactos

Shampoo sem sulfato e parabenos: entenda seus impactos

Cabelo liso e os cuidados necessários com os fios

Cabelo liso e os cuidados necessários com os fios

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento