Você sabe o que é Scab Hair?

Compartilhar
Você sabe o que é Scab Hair?

O termo scab hair pode não ser tão conhecido ainda, mas o problema sim, principalmente por quem está passando pela transição capilar.

Aderir ao cabelo natural e deixar os alisamentos e progressivas de lado tem sido um movimento cada vez mais comum. A questão é que, durante este processo, podem surgir alguns desafios e um deles é o scab hair, aqueles fiozinhos incômodos que já nascem danificados quando se abandona a química.

Se identificou com o problema? Fique tranquila(o), pois neste conteúdo vamos explicar direitinho o que são estes fios, porque eles surgem e como tratá-los, para que você supere essa fase da transição capilar sem estresse. Confira!

O que é scab hair?

Scab hair é um termo em inglês para identificar aquele cabelo que começa a nascer após a interrupção do uso de químicas alisantes. É um trecho do cabelo que está entre o liso da química e o cacheado natural e costuma apresentar alterações na sua forma e textura.

São fios que já nascem danificados, ressecados, porosos, sem brilho e sem definição, destoando dos outros e trazendo muito desconforto para quem está no processo de transição.

O que faz com que esses fios apareçam?

O principal fator que leva ao aparecimento do scab hair é o histórico de químicas alisantes, que usadas de forma intensa e por longos períodos, danificam a raiz do cabelo. E uma vez que existem danos à raiz, é normal que os fios também sofram prejuízos e eles são sentidos justamente quando você resolver deixar a química de lado e assumir o cabelo em sua curvatura natural.

Aliás, a tradução da palavra scab é crosta, cicatriz… e o scab hair é exatamente isso: um cabelo que ainda traz as marcas e cicatrizes deixadas pelo uso de químicas.

Além do histórico químico, outros fatores podem contribuir para o surgimento destes fios, como o uso excessivo de ferramentas de calor, como o secador, chapinha e babyliss, e até mesmo o uso de tranças e dreads por períodos muito longos.

Como acabar com o scab hair?

A boa notícia é que a presença destes fios danificados é passageira. Eles são apenas uma fase dentro do processo de transição capilar e não duram para sempre. Conforme os fios vão crescendo, a parte danificada vai sendo “empurrada” para as pontas.

Além disso, existem formas de cuidar destes fios danificados a fim de melhorar seu aspecto e textura. Assim, você poderá atravessar esse período de forma mais confortável.

Posso cortar o scab hair?

Essa é uma pergunta bem comum e a resposta é sim. É possível tratar o scab hair a fim de melhorar seu aspecto, textura e saúde geral, mas a melhor forma de eliminá-lo, é através do corte.

A questão é que, no início, este trecho do cabelo fica bem próximo à raiz e ao couro cabeludo, por isso, para eliminá-lo de cara seria necessário um corte radical, bem curtinho. É o que chamamos de Big Chop, um corte em que se remove todo o trecho de cabelo que nasce com a influência de químicas.

Caso não queira cortar o cabelo curtinho, a dica é tratar e texturizar estes fios e ir fazendo cortes regulares a cada 3 meses.

Quanto tempo dura o scab hair?

Não existe uma resposta exata para esta pergunta, pois isso depende do ritmo de crescimento do cabelo, que é influenciado por diferentes fatores, como tipo de fio, alimentação, alterações hormonais, saúde geral e dos fios.

Também depende das escolhas que a pessoa faz durante a transição capilar, como cortar ou não o cabelo. Quanto antes você decidir cortar, mas rápido eliminará o scab hair.

Por isso, não se prenda muito ao tempo, mas sim em tratar esses fios danificados e fortalecer o cabelo como um todo. E sobre isso que falaremos a seguir.

Como tratar o scab hair?

Mulher de perfil com cabelo cacheado em transição e scab hair

Como vimos, o scab hair é um cabelo que já nasce danificado, por isso, exige cuidados especiais.

Mas calma, pois como vimos, é só uma fase e conforme os fios naturais vão crescendo, o visual do scab se torna menos incômodo. Por isso, os cuidados nesta fase se concentram em estimular o crescimento saudável do cabelo e fortalecer os fios para que amenizar o aspecto enfraquecido deles. Olha só.

Aposte em uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada, rica em nutrientes, pode estimular o crescimento dos fios, fazendo com que o scab hair fique no passado mais rápido.

Invista em alimentos ricos em vitaminas C, ferro e zinco e em proteínas como a biotina. Uma dieta que contenha frutas, legumes, hortaliças, sementes e proteínas já dará conta do recado. Alguns alimentos interessantes: laranja, brócolis, feijão, beterraba, peixes e frango.

Faça um cronograma capilar

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados intensivos de 4 semanas que tem como objetivo recuperar a saúde e beleza dos cabelos danificados.

Por isso, apostar em uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução capilar ajudará a minimizar o aspecto do scab hair e permitirá que os fios nasçam mais fortes, nutridos e definidos.

Corte o cabelo regularmente

Tudo bem se você não quiser fazer o Big Chop, mas é recomendado que você corte os cabelos regularmente, nem que seja as pontinhas.

Cortes a cada 3 meses ajudam a estimular o crescimento do cabelo, que nascerá cada vez mais forte e saudável.

Aposte no poder dos óleos vegetais

Os óleos vegetais são grandes aliados da recuperação da saúde dos fios, nutrindo-os profundamente e realizando uma reposição lipídica na fibra capilar.

Eles podem ser usados na umectação capilar, tratamento de nutrição que dá um banho de óleo nos fios. Caso seu cabelo não seja oleoso, você também pode usá-los para massagear o couro cabeludo. Isso faz com que o produto natural penetre com facilidade na região, nutrindo os fios desde a raiz, auxiliando no seu crescimento e fortalecimento.

Também pode ser usado como pré-poo, ou seja, antes do shampoo, protegendo os fios do ressecamento.

Mantenha o couro cabeludo saudável

Uma das melhores formas de estimular o crescimento do cabelo é mantendo o couro cabeludo saudável e a microbiota capilar equilibrada.

A melhor forma de fazer isso é usar produtos naturais e não-agressivos, como por exemplo o shampoo sem sulfato. Além disso, é importante deixar alguns maus hábitos de lado, como o uso excessivo de chapéus, lenços e toucas, dormir ou prender o cabelo molhado, ficar muito tempo com o cabelo preso, entre outros.

Invista em produtos específicos para a transição capilar

Cada fase da vida precisa de cuidados específicos e, se você está passando pela transição capilar, é importante que use os produtos certos para essa fase.

Além disso, vale ressaltar que, como o scab hair é um cabelo já fragilizado e danificado, é importante escolher produtos que sejam os mais naturais possíveis e livres de qualquer química que possa agredir ainda mais estes fios. Então, a dica é ficar bem longe dos sulfatos, silicones insolúveis, petrolatos, parabenos, corantes artificiais, entre outros.

Aqui na JustForYou, as fórmulas dos nossos produtos são feitas de forma individual e totalmente personalizada para as necessidades do seu cabelo, de acordo com as suas respostas no nosso teste online. Então, se você está em transição capilar, é só assinalar esta resposta nas características que você se identifica no momento e sua fórmula considerará esta informação para selecionar os ingredientes naturais que mais beneficiarão os seus fios.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja nosso conteúdo que mostra como os produtos para transição capilar podem te ajudar nesta fase!

Benefícios da tapioca para a saúde e cabelos

Benefícios da tapioca para a saúde e cabelos

Shampoo com sulfato: conheça os perigos dos produtos de prateleira

Shampoo com sulfato: conheça os perigos dos produtos de prateleira

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento