index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Defrizante, leave-in ou protetor térmico: quando e como usá-los?

Defrizante, leave-in ou protetor térmico: quando e como usá-los?

Defrizante, antifrizz, leave-in, protetor térmico… são tantas as opções de cosméticos capilares que é difícil entender as funcionalidades de cada um, quando eles são indicados e como devem ser usados.

Essa confusão e o consequente uso incorreto dos produtos pode gerar vários problemas, como por exemplo não trazer o resultado esperado ou até mesmo danificar os fios.

Pronta(o) para desvendar as diferenças entre estes produtos?

Entendendo cada produto

Para começar, vamos explicar o que é cada um destes produtos, pois eles possuem formulações e objetivos diferentes, mas tem um coisa em comum: todos são finalizadores.

Os finalizadores de cabelo são produtos usados na última etapa da rotina de cuidados capilares e são sem enxágue. Existem vários tipos, com texturas, aplicações e finalidades diferentes. Alguns ajudam a desembaraçar os fios, outros a reduzir o frizz, a proteger o cabelo do calor do secador ou chapinha, definir ondas e cachos…

A seguir vamos explicar o que é cada produto.

Defrizante

Mulher olhando frizz no cabelo

O defrizante é um produto que tem como finalidade reduzir o frizz - aqueles fios arrepiados que incomodam muito e deixam todo mundo de cabelo em pé - literalmente. Também é encontrado no mercado como antifrizz.

Justamente por esta função, o defrizante é um dos finalizadores mais usados. Mas a ação antifrizz não é o seu único benefício. O defrizante forma uma película sobre o fio, selando a sua cutícula, deixando o cabelo mais brilhante, macio e maleável, o que facilita na hora de escovar com o secador ou passar a chapinha.

Podemos encontrar defrizantes em creme, mas no geral, este produto tem uma textura mais líquida e fluida, com aplicação em spray.

Leave-in

O leave-in é um produto coringa e queridinho de muita gente.

Sua textura mais comum é em creme, e por isso, é muito comum ele ser confundido com o creme de pentear. Então vamos às diferenças: o creme de pentear tem como finalidade hidratar os fios e facilitar o desembaraço durante o pentear.

Já o leave-in, além de hidratar e também melhorar a penteabilidade, possui ainda outras funções: reduzir o volume, ajudar na definição de cachos e ondas, reduzir o frizz e o aspecto das pontas duplas. Além disso, este produtos costumam contar com proteção UV, o que é essencial para proteger os fios da exposição solar.

Protetor térmico

O protetor térmico é mais uma finalidade do que um produto em si. Sua principal função é proteger o fio do calor durante a finalização com ferramentas térmicas como secador, prancha e babyliss.

Ele pode estar presente no defrizante ou no leave-in. Só é importante não confundir protetor térmico com produto termoativado, pois este não protege os fios do calor e sim é ativado a uma determinada temperatura, ou seja, ele precisa do calor para agir.

Quando e como usar cada produto

Agora que você já conhece os diferentes tipos de finalizadores para cabelo, vem a dúvida… quando e como usar cada um deles?

O defrizante - ou antifrizz - deve ser usado justamente para reduzir aquele aspecto de cabelo arrepiado dos fios. Por ter textura mais fluida, pode ser usado como um produto coringa sempre que você quiser se livrar do frizz, mesmo com os cabelos secos. Mas não é uma regra ok? Sempre confira nas instruções do fabricante, o modo correto de uso.

Ele também é ótimo para usar antes do secador ou da prancha, pois ajuda a chegar naquele efeito de “liso perfeito”. Mas atenção, verifique se o defrizante que você está usando possui protetor térmico. Caso não tenha, use também um produto que tenha esta proteção.

Já o leave-in possui uma ação mais multifuncional. As funções podem variar de acordo com a marca utilizada, mas no geral, o leave-in pode ser utilizado para hidratar, reduzir o volume e o frizz, disfarçar o aspecto das pontas duplas, entre outras.

É um grande aliado para todos os tipos de cabelo: alinha e reduz o frizz em cabelos lisos e pode ser usado para definir melhor ondas, cachos e crespos quando usado com um difusor ou em uma técnica de finalização como o dedoliss, amassadinho, fitagem, etc.

Pode ser aplicado nos fios úmidos, após o banho e também secos, conforme a necessidade. Mas como o leave-in possui textura cremosa, é preciso ficar atenta para não pesar. Use uma quantidade pequena e dê preferência para produtos mais fluidos quando for aplicar no cabelo seco.

Produtos capilares multifuncionais: muitos em um!

Mulher segurando o leave-in e o antifrizz JustForYou

Se você é fã de uma rotina capilar mais minimalista, com poucos produtos e alta performance, a dica é apostar em um produto multifuncional.

É o caso do leave-in JustForYou. Olha algumas das funções desse produtinho:

  • Protetor térmico
  • Proteção solar
  • Antipoluição
  • Antifrizz imediato
  • Controle de volume
  • Proteção da cor
  • Maciez
  • Hidratação
  • Brilho intenso
  • Melhora a penteabilidade

Percebeu? Ele cumpre com todas as funções de um bom leave-in, possui protetor térmico e tem ação antifrizz. E para quem sofre muito com os fiozinhos arrepiados, temos também o nosso Antifrizz, que é um defrizante. Ele potencializa a ação do leave-in e essa dupla é poderosa quando o assunto é combater o frizz.

Também vale lembrar que todos os nossos produtos são personalizados, ou seja, feitos de forma individual para as características e necessidades dos seus fios. Você preenche o nosso quizz sobre cabelo e criamos a fórmula perfeita para você. Que tal experimentar o universo da personalização? Faça sua fórmula!

×