index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Cabelo cai mais no outono? Mito ou verdade?

Cabelo cai mais no outono? Mito ou verdade?

Provavelmente você já ouviu a informação de que o cabelo cai mais no outono, mas será que é verdade?

A queda é uma das principais queixas quando o assunto é cabelo. É comum bater uma insegurança quando começamos a perceber um número cada vez maior de fios no ralo do chuveiro ou na hora de pentear. E coincidência ou não, essa percepção sempre acontece com a chegada das estações mais frias.

Será só impressão? Ou de fato a queda de cabelo se intensifica nos períodos mais frios? Vem que vamos desvendar este mistério com você!

Afinal, o cabelo cai mais no outono?

Sim, é real: o cabelo cai mais no outono. E a explicação para isso é a mudança brusca de temperatura, do verão, com sol forte, umidade e altas temperaturas; para o outono, com seus dias mais nublados, ar seco e temperaturas amenas.

Vamos explicar melhor: o couro cabeludo é uma área muito exposta e as células do folículo piloso são bem sensíveis às mudanças de clima, em especial nas mudanças de sazonalidade quente e fria.

Durante o verão, os fios são beneficiados pela exposição solar e isso mantém as fases de nascimento e crescimento do bulbo capilar em atividade. Quando chega o outono, os dias ficam mais curtos e não há mais a mesma incidência solar sobre os fios, que acabam sofrendo uma maturação e saindo da fase de crescimento para a fase de queda.

Além disso, sabemos que as mudanças bruscas de temperatura causam danos tanto nos fios como no couro cabeludo. Isso acontece porque o organismo busca manter o equilíbrio da temperatura interna do corpo, aumentando a transpiração e a produção de sebo, uma proteção importante tanto para a pele como para os fios. A questão é que esse aumento pode gerar uma oleosidade excessiva, o que também deixa o cabelo mais propenso à queda.

De certa forma, este processo é normal. No verão, perdemos uma média de 70 fios por dia e no outono, esse número pode chegar a 100 ou até um pouco mais e está dentro da normalidade. Mas é claro que esse aumento na queda assusta. A boa notícia é que dá para adotar boas práticas na hora de cuidar do cabelo nesta estação e que ajudarão a reduzir a queda capilar.

Como cuidar do cabelo no outono e evitar a temida queda!

Mulher mostrando uma escova com fios de cabelo

Agora que você já sabe que o cabelo cai mais no outono, que tal adotar uma rotina de cuidados que ajude seus fios a passar pelo frio sem estresse?

Separamos algumas dicas para te ajudar!

Mantenha o couro cabeludo limpo

Quem nunca ficou com aquela preguicinha de lavar o cabelo em um dia frio que atire a primeira pedra… Nas estações frias é normal a gente acabar espaçando mais as lavagens.

Mas… é importante ajustar a frequência de lavagem para manter o couro cabeludo limpo. Afinal, o excesso de oleosidade é uma das causas do aumento da queda de cabelo. O ideal é o equilíbrio, lavar demais também pode causar o efeito rebote e aumentar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Outra dica é usar um shampoo sem sulfato e com ingredientes naturais que favoreçam o equilíbrio da microbiota capilar, mantendo o couro cabeludo sempre saudável.

Evite lavar com água quente

Como está a temperatura da água do seu chuveiro? No outono e inverno, tomar um banho quentinho é sinônimo de conforto e relaxamento.

No entanto, este hábito é nocivo para o cabelo. A água quente irrita o couro cabeludo, resseca a fibra capilar e pode desencadear o efeito rebote, fazendo as glândulas sebáceas produzirem mais sebo, causando uma oleosidade excessiva e aumentando a queda capilar, em especial em pessoas que já tem propensão ao problema.

Se tomar um banho morno está fora de cogitação para você, a dica é lavar os fios primeiro com uma água mais morninha e tomar a ducha final com a água mais quente, apenas no corpo.

Tenha cuidado com o secador

O calor excessivo gerado por ferramentas térmicas como secador, chapinha, babyliss e outros pode danificar a fibra capilar, deixando os fios mais ressecados e quebradiços.

Por isso é importante tomar alguns cuidados. Sempre passe um bom protetor térmico no cabelo antes de pranchar ou fazer uma escova.

E quando for secar os fios, é importante se atentar também ao posicionamento e distância adequada do secador para não queimar os fios e lesionar o couro cabeludo. Além disso, o ar quente muito próximo à pele aumenta a produção de sebo, causando uma oleosidade excessiva, que também pode aumentar a queda de cabelo. O ideal é deixar o secador a pelo menos 25 cm de distância da cabeça.

Reforce a rotina de cuidados

Como já sabemos que o cabelo cai mais no outono, a dica é se preparar para a estações frias reforçando a sua rotina de hair care. Com o cabelo saudável, a queda de cabelo causada pela mudança de temperatura, pode ser mais amena.

Se você está sentindo o seu cabelo ressecado ou danificado, a dica é apostar em um cronograma capilar para recuperar os fios.

Durante o outono, como a umidade do ar cai bastante, é válido manter hidratações regulares nos fios. Use uma boa máscara hidratante e se achar necessário, intercale com uma umectação capilar com óleos vegetais. Use um bom finalizador sem enxágue para proteger os fios dos agentes danosos externos e não esqueça do protetor térmico antes da prancha ou secador.

De olho na alimentação

Já ouviu aquele ditado “A beleza vem de dentro”? É super real. Para se manter forte e saudável, os fios necessitam de nutrientes que vem de uma dieta equilibrada.

Manter uma dieta rica e variada é tão importante como evitar o consumo exagerado de alimentos ultraprocessados e com elevado teor de açúcares simples. Isso porque estes alimentos estimulam a produção de gordura no couro cabeludo, estimulando a proliferação de microrganismos e inflamações que tornam os fios mais propensos à queda.

Alguns nutrientes são essenciais para a manutenção da saúde dos fios, como a vitamina C e do Complexo B, Ômega 3, ferro, zinco… por isso, o consumo de ovos, peixes, feijão e folhas verdes escuras são essenciais para quem quer evitar a queda capilar. E também não esqueça de beber pelo menos dois litros de água por dia.

Produtos que se adequam ao momento e ao seu cabelo

Mulher crespa olhando seu cabelo no espelho

Assim como o cabelo cai mais no outono, os fios também sofrem outras agressões durante a estação, como o ressecamento, aumento do frizz

Por isso, é importante usar produtos adequados não somente ao seu tipo de cabelo, mas que também atenda às suas necessidades momentâneas.

Na JustForYou, os seus produtos são criados individualmente. A cada vez que você faz uma compra, pode escolher a mesma fórmula ou criar uma nova, especificando os problemas capilares que está enfrentando no momento e os efeitos desejados. Por exemplo, como no outono a queda se intensifica, vale fazer uma fórmula com prevenção à queda e quebra, assinalando esta opção no nosso teste online. Experimente e faça sua fórmula!

Aproveite e veja nosso conteúdo completo com tudo que você precisa saber para evitar a queda de cabelo.

×