index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como fazer escova no cabelo sozinha: tutorial para efeito de salão!

Como fazer escova no cabelo sozinha: tutorial para efeito de salão!

Você comprou uma escova e secador profissional, sabe como fazer escova no cabelo sozinha, mas o resultado nunca fica igual ao do salão?

Aquele efeito maravilhoso de liso perfeito com o volume certo pode parecer impossível de se conseguir em casa, mas não é! E nem é um bicho de sete cabeças. Basta ficar atenta(o) e seguir algumas dicas e cuidados com os fios antes, durante e depois da escova.

Quer saber quais são essas dicas e segredinhos? Vamos contar todos eles neste tutorial de como fazer escova no cabelo, vamos lá?

Preparando os fios para fazer escova no cabelo sozinha

Antes pegar o secador e partir para a escova, há uma etapa de preparação dos fios. E não se engane, ela é muito importante para um bom resultado final. Olha só.

Lave o cabelo corretamente

A lavagem é um ponto crucial no passo a passo de como fazer escova no cabelo. Lavar os fios corretamente evitará que eles fiquem pesados e opacos depois da escovação.

Lave os fios com shampoo e condicionador específicos para o seu tipo de cabelo, lembrando que o shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos e o condicionador apenas no comprimento e pontas.

Aproveite o banho e desembarace os fios cuidadosamente com os dedos após a aplicação do condicionador. Enxágue bem, removendo todo o produto.

Retire o excesso de umidade

Antes de pegar o secador, retire o excesso de água dos fios usando uma toalha de algodão ou microfibra.

A dica aqui é não esfregar os fios e nem enrolá-los na toalha de forma muito apertada. O atrito e fricção causados por estas ações são prejudiciais para o cabelo e podem danificá-lo. É preciso ter delicadeza e cuidado, pois os fios, quando úmidos, tendem a ficar mais frágeis e elásticos, suscetíveis ao dano.

Apenas pressionar suavemente a toalha contra os fios já é suficiente. Depois, use um pente de cerdas largas para deixar os fios soltos e sem nó.

Aplique um protetor térmico

Leave-in com protetor solar personalizado

Já dissemos algumas vezes aqui no blog o quanto o calor dos modeladores térmicos podem agredir e danificar os fios e a importância de usar um protetor térmico antes de usar essas ferramentas.

Por isso, o próximo passo é aplicar um bom leave-in com proteção térmica. Esse produto é sem enxágue e deve ser aplicado apenas no comprimento e pontas do cabelo.

Escolha um leave-in com formulação e textura leve, para não deixar os fios pesados após a escovação.

Escolha uma boa escova

Se você quer aprender como fazer escova no cabelo, deve começar escolhendo as ferramentas certas.

A escova usada faz toda diferença no resultado. Prefira as que possuem base de cerâmica e não as de metal, pois este último material esquenta demais e muito rápido, o que dificulta a modelagem e ainda pode queimar os fios.

Como fazer escova sozinha passo a passo

Chegou a hora do show! É o momento de pegar o secador e fazer a escova. Vamos compartilhar alguns truquezinhos simples, mas que vão fazer toda diferença no resultado.

Secando o cabelo

Com o cabelo úmido e com o protetor térmico é hora de secar o cabelo com o secador e a ajuda das mãos, tomando bastante cuidado para não embaraçar.

A dica aqui é a posição do secador: ele deve estar com o bico na diagonal e o jato de ar deve estar direcionado de cima para baixo, no sentido de crescimento dos fios, para não danificar as cutículas e evitar aquele efeito arrepiado.

Quando o cabelo estiver levemente úmido (quase seco), divida-o em partes: a franja, as laterais em duas mechas cada lado e a parte de trás também em duas mechas. Quanto melhor você dividir o cabelo, mais fácil será fazer a escova.

Fazendo a escova

Pegue a escova e uma mecha de cabelo e comece a escovar pela raiz, alisando bem.

Em seguida, passe para o comprimento e por último, modele as pontas. Esses 3 passos são o segredo para uma escova bem feita e com bastante movimento.

Escove sempre no sentido de crescimento dos fios, com o secador acompanhando o movimento, próximo aos fios, mas sem encostar neles, mantendo uma distância de aproximadamente 15 cm e sem ultrapassar o tempo de 5 segundos sobre uma mesma mecha. Todas as mechas devem receber esse mesmo tratamento.

Finalizando a escova em casa

Depois de escovar todo o cabelo, a dica é investir em uma boa finalização para conseguir o efeito desejado e também para que a sua escova dure mais.

Jato frio ou chapinha?

Depende! Se o seu cabelo é liso e com pouco volume, o melhor é finalizar com um jato de ar frio, pois ele dará mais movimento aos fios, deixando-os mais soltinhos. Uma dica extra para quem tem esse tipo de cabelo é escovar a parte mais próxima da raiz para cima, enquanto faz a escova. Isso levanta a raiz e dá aquele volumão de capa de revista.

Agora, se você tem cabelo ondulado, cacheado ou crespo e fez a escova para mudar o visual durante alguns dias, o melhor é investir em uma finalização com chapinha. Ela reforça o liso, elimina o frizz e dá mais alinhamento e brilho aos fios.

Use um finalizador para cabelo

Usar um bom produto finalizador pode ajudar a sua escova a durar mais, além de deixar os fios mais bonitos, com mais brilho e movimento.

A dica é fugir dos produtos que contenham silicones insolúveis, pois eles tendem a se acumular nos fios e deixar o cabelo com aspecto de pesado, além de ser um químico prejudicial à saúde capilar.

Você também pode optar por finalizar com óleos vegetais, como o óleo de coco, argan ou linhaça, que dão brilho sem pesar e evitam o embaraço.

Para dias úmidos, a dica é apostar nos fixadores. Existem vários tipos no mercado, prefira os em spray seco e com fixação média, para que o cabelo não fique com aspecto de duro.

Dicas e segredos para fazer a escova perfeita em casa

Aqui tem um bônus. Além das dicas que demos acima, outros pequenos detalhes podem influenciar o bom resultado de uma escova.

Então, se você quer aprender como fazer escova no cabelo sozinha, mas com efeito de salão, anota esses segredinhos extras.

Use um shampoo sem sulfato

Lembra que falamos que a lavagem é um passo importante? Pois é, mas você sabia que os produtos que você escolhe para lavar o cabelo também impactam na saúde e visual dele?

A dica é evitar o uso de shampoos que tenham sulfato em sua fórmula. Esta substância possui ação detergente que limpa removendo não só a sujeira, mas também toda a proteção natural dos fios. Isso deixa o cabelo ressecado e mais suscetível a danos. E tudo que não precisamos é uma cabelo fragilizado antes da escova, certo?

Se o seu cabelo é cacheado ou crespo, com tendência ao ressecamento ou seco, você também pode usar um pré-poo antes da lavagem. Existem diversos produtos do tipo no mercado, como máscaras e óleos vegetais.

Mantenha a hidratação em dia

Para uma escova caseira com resultado de salão, o seu cabelo deve estar saudável.

Não importa a técnica, se o seu cabelo está danificado, ele dificilmente terá um aspecto bonito. Além disso, não é uma boa ideia expor o cabelo fragilizado ao calor do secador.

Por isso, é importante manter o hair care em dia. Faça hidratações regularmente, 1 x por semana, pois mesmo que o seu cabelo não tenha química, coloração e outros agressores, os fios perdem água e nutrientes naturalmente no dia a dia pela exposição ao sol, poluição, ar condicionado, etc e essa perda precisa ser reposta.

Se o seu cabelo está danificado, foque primeiro em recuperar a sua saúde dos fios com um cronograma capilar.

Para a escova durar mais

Você fez aquela escova MA-RA-VI-LHO-SA e quer que ela dure por uns dias?

A dica aqui é usar uma touca no banho para não molhar o cabelo e para proteger os fios da umidade e vapor.

Para evitar odores e a oleosidade, a dica é o uso de shampoos secos durante esse período. Eles dão um cheirinho gostoso aos fios e ainda reduzem o aspecto de “cabelo sujo”.

E então? Curtiu nossas dicas e passo a passo de como fazer escova no cabelo? Pronta para fazer em casa? Antes de testar não esqueça de passar um protetor térmico nos fios, como falamos antes, tá bom?

×