index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Queda de cabelo e alimentação: dicas para colocar em prática na dieta!

Queda de cabelo e alimentação: dicas para colocar em prática na dieta!

Se você é do time que sofre com a queda capliar, vem cá! Descobrimos que queda de cabelo e alimentação estão ligadas, o que pode dar uma força imensa na batalha contra os fios que caem e para os fios que ficam!

E é simples fechar essa conta: muitos alimentos fornecem os nutrientes necessários para a preservação capilar, impedindo a queda fora do considerado normal (50-100 fios por dia em média). É comum perder alguns fios diariamente durante a lavagem ou styling. Mas se você consegue contar mais de 100 fios soltos pelo box do banheiro, sofá e travesseiro, é o caso de perda de cabelo excessiva ou prematura.

E se a causa não estiver ligada a doenças propriamente ditas, os alimentos podem sim fazer muito por você! Até porque, o que muita gente não sabe, é que uma das causas da perda de fios é a má alimentação. E, mesmo quando o motivo não é esse, a melhora na alimentação pode fazer parte do tratamento. Então, que tal entender o que pode ser feito - ou melhor - colocado na mesa?

A relação entre queda de cabelo e alimentação

Como dissemos, a má alimentação pode trazer vários malefícios à nossa saúde. Afinal, um organismo com carência de nutrientes não realiza suas funções da melhor maneira e isso pode influenciar, inclusive, nos cabelos.

Pensando nisso, reunimos alguns nutrientes que podem beneficiar ou prejudicar nossos fios para te ajudar. Olha só.

Podem resultar na queda

O consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, com elevado teor de açúcares simples, estimula a produção de sebo que, em excesso, promove a proliferação de microrganismos que irritam o couro cabeludo, causando inflamações e, consequentemente, o desprendimento dos fios.

A ingestão insuficiente de vitaminas, como a C, B e A, tem sido considerada uma grande causadora da calvície telogênica e do baixo nível de crescimento dos cabelos, além de deixá-los grisalhos precocemente e ressecá-los.

A falta de zinco também pode influenciar na queda de cabelo, pois prejudica a síntese proteica e o metabolismo que controla a formação dos folículos pilosos. Assim como a falta de ferro, que pode causar a anemia, uma das principais causas da queda de cabelo em mulheres.

O selênio é outro micronutriente também associado à queda capilar quando em falta, pois isso pode resultar em um crescimento capilar espaçado e na queda progressiva dos fios.

Ajudam a combatê-la

Assim como a insuficiência de alguns nutrientes pode colaborar para a queda capilar, seu consumo também pode ajudar a combatê-la.

A vitamina C, citada anteriormente, além de ser uma das principais vitaminas para o combate à queda de cabelo, também fornece brilho e força aos fios. Enquanto a vitamina A, auxilia no crescimento do cabelo e no combate à queda (desde que seja consumida e não adicionada a shampoos e condicionadores).

Já as vitaminas do complexo B, além de prevenirem e retardarem a queda, também melhoram nossa circulação sanguínea, reduzindo o aparecimento dos fios brancos precocemente.

O ferro também é um ótimo exemplo da relação entre queda de cabelo e alimentação. Afinal, ele é fundamental na prevenção capilar justamente por auxiliar no transporte de oxigênio para os folículos capilares.

O zinco, por sua vez, é extremamente importante na formação da queratina, produção de colágeno e na multiplicação celular - fatores essenciais para a saúde e beleza dos fios.

A metionina, arginina, lisina e cisteína são aminoácidos essenciais para a boa saúde dos fios e combate à queda, além de fazerem parte de 90% da estrutura dos cabelos.

O ômega 3, assim como os outros nutrientes, é essencial para a saúde das células do couro cabeludo, além de equilibrar a oleosidade natural dos fios.

Além de uma alimentação equilibrada com os nutrientes acima, também é importante o consumo de 2 litros de água por dia, dormir bem, evitar banhos muito quentes e tratar corretamente possíveis desequilíbrios hormonais.

Mas… Quais alimentos?

Alguns alimentos para queda de cabelo podem ser simplesmente aplicados no couro cabeludo - como o vinagre de maçã -, enquanto outros devem ser consumidos regularmente para que alcancem o efeito desejado.

A queda de cabelo pode estar relacionada a diversas causas, como alterações hormonais, estresse ou falta de vitaminas. Por isso, pessoas que não se alimentam adequadamente, principalmente com uma dieta pobre em proteína, têm grande probabilidade de sofrer com a queda capilar.

Alguns alimentos podem te ajudar no combate dessa situação. Olha só.

Peixe

Peixes, como salmão, sardinha e atum, são excelentes fontes de ômega 3 e, por isso, ajudam a prevenir a queda de cabelo. O consumo de peixe de forma regular pode ajudar a aumentar a densidade dos fios.

Além disso, esses peixes também são ricos em proteínas, selênio e vitamina B que, como já dissemos, promovem o crescimento de cabelos mais fortes e saudáveis - combatendo a queda.

Os peixes podem ser consumidos assados, defumados, marinados ou grelhados, pelo menos por 3 vezes na semana.

Ovo

O ovo também é muito importante na relação entre a queda de cabelo e alimentação. Afinal, é uma grande fonte de proteínas e biotina - nutrientes essenciais para a produção de queratina.

Além disso, o ovo ainda é rico em selênio e zinco, nutrientes que ajudam a promover o crescimento saudável dos fios.

Seu consumo pode ser diariamente, seja cozido ou em omelete.

Folhas verde-escuras

Os vegetais de folhas verde escuras - espinafre, couve e rúcula - são ricos em vitaminas A e C, além de ferro, ácido fólico e biotina, que melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulam a produção de proteínas essenciais para os fios e aumentam a hidratação na raiz, o que ajuda a evitar a queda de cabelo.

Uma boa forma de aumentar o consumo desses vegetais é através de saladas, sopas e até mesmo sucos.

Arroz com feijão

A boa e velha combinação do arroz com feijão é perfeita para promover a saúde dos cabelos, pois possuem aminoácidos que dão origem às proteínas que formam o colágeno e a queratina - componentes que fortalecem os fios e os protegem da queda.

Uma boa opção para substituir o feijão, que também é muito nutritiva, é a lentilha. Afinal, ela possui ferro, vitamina C, manganês e ácido fólico - nutrientes que permitem o crescimento de um cabelo mais forte e sem quebras.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é rico em vitaminas e minerais ótimos para o cabelo, como a vitamina C e B, além do alfa-hidroxiácido, que tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a esfoliar a pele do couro cabeludo - controlando a caspa, que pode ser um dos motivos para a queda de cabelo.

Além disso, o vinagre tem um pH ácido, o que ajuda a balancear a acidez do couro cabeludo, ajudando a manter o equilíbrio da microbiota capilar e o controle de bactérias e fungos que podem causar problemas nos fios, como a queda.

Como dissemos, esse alimento deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo - mas também pode ser consumido regularmente como os outros.

Entenda como a má alimentação pode causar o enfraquecimento dos fios

Escova com fios retratando a queda de cabelo

Uma boa alimentação é essencial não apenas para evitar a queda dos fios, mas para garantir brilho, força, hidratação e tudo mais. Aliás, temos um conteúdo bem bacana em nosso blog sobre os melhores alimentos para o cabelo. Dá uma olhadinha!

Por isso, a falta de nutrientes no organismo, como as vitaminas, proteínas e minerais que citamos, pode causar várias consequências nos fios, incluindo o enfraquecimento deles e sua perda além do considerado normal.

Dessa forma, a questão aqui não é comer apenas para evitar ou tratar a queda de cabelo, mas sim comer para manter a saúde capilar em dia, bem como a saúde de todo o seu organismo, ok?

Outros fatores podem influenciar?

De uma forma tão impactante quanto a relação entre queda de cabelo e alimentação, outros fatores podem influenciar na queda capilar, como o estresse, algumas alterações hormonais, medicamentos, doenças, etc.

A boa notícia é que esse tipo de queda pode ser revertida, assim como quando ela é causada pela falta de nutrientes no organismo.

Porém, é importante ressaltar que - independente do caso - o essencial é sempre procurar um médico especializado, como dermatologistas, para buscar a causa correta da sua queda de cabelo e, assim, encontrar o tratamento mais indicado.

E já que estamos falando de queda, que tal descobrir mais sobre os produtos naturais para queda de cabelo? Eles poderão te ajudar muito a controlar os efeitos da queda até sua consulta com um médico.

×