Queda de cabelo e alimentação: dicas para colocar em prática na dieta!

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Queda de cabelo e alimentação: dicas para colocar em prática na dieta!

Se você é do time que sofre com a queda de cabelo vem cá! Descobrimos que certos alimentos (como a soja) e até temperos (como o alecrim) podem dar uma força imensa na batalha contra os fios que caem e para os fios que ficam! E é simples fechar essa conta: muitos alimentos fornecem os nutrientes necessários para a preservação capilar, impedindo a queda fora do considerado normal (50-100 fios por dia em média). Ou seja, queda de cabelo e alimentação estão super ligadas.

É comum perder alguns fios diariamente durante a lavagem ou styling. Mas se você consegue contar mais de 100 fios soltos pelo box do banheiro, sofá e travesseiro, é o caso de perda de cabelo excessiva ou prematura. E se a causa não estiver ligada a doenças propriamente ditas, os alimentos podem sim fazer muito por você! Até porque, o que muita gente não sabe, é que uma das causas da perda de fios é a má alimentação. E, mesmo quando o motivo não é esse, a melhora na alimentação pode fazer parte do tratamento. Então, que tal entender o que pode ser feito, ou melhor, colocado na mesa?

A relação entre alimentação e queda de cabelo

Certos alimentos bacanas para enfrentar a queda de cabelo podem ser simplesmente aplicados no cabelo como o vinagre de maçã. No entanto, muitos outros – como a lentilha – devem ser consumidos regularmente: só assim você sentirá o efeito esperado. Veja quais alimentos incluir na sua dieta para combater a queda.

  • Tudo o que for rico em ferro, como carnes vermelhas, fígado e leguminosas, como feijão. A falta de ferro é uma das principais causas da queda, pois este mineral faz parte da formação dos glóbulos vermelhos, e nutre os folículos capilares, o que deixa os fios mais fortes.
  • Arroz e lentilhas: têm aminoácidos que, quando combinados, dão origem a proteínas que formam o colágeno e a queratina, componentes que fortalecem os cabelos. Se consumidos regularmente, este alimentos protegem os fios da queda;
  • Soja: melhora a circulação no couro cabeludo, diminuindo o risco da queda.
  • Minerais, como zinco e cálcio (além do ferro) e vitaminas (como a vitamina E e o complexo B) podem ser encontrados em produtos para o cabelo, assim coo outros ingredientes naturais super bem-vindos, mas a ingestão de alimentos que são fontes desses nutrientes faz muito mais efeito. Exemplos: semente de linhaça, castanha de caju, amendoim…
  • Leite e derivados: por falar em cálcio, estes são os campeões, e tê-los na dieta evita que os cabelos fiquem opacos e quebradiços.
  • Vinagre de maçã: pode ser utilizado de forma tópica, ou seja, sendo aplicado diretamente no couro cabeludo. Ou pode ser ingerido, temperando saladas e legumes. Ambas as formas evitam a queda de cabelo, pois este ingrediente auxilia faz com que a proteína seja melhor aproveitada pelo organismo.
  • Frutos do mar: ricos em magnésio, que é essencial para a formação das proteínas que fortalecem os fios;
  • Alecrim: se aplicado no couro cabeludo, ele melhora a circulação prevenindo a queda de cabelo, mas vale a ingestão também;

Entenda como a má alimentação pode causar o enfraquecimento dos fios

Escova com fios retratando a queda de cabelo

Uma boa alimentação é essencial não apenas para evitar a queda dos fios, mas para garantir brilho, força, hidratação e tudo mais (confira a lista do que comer e pra quê). E por isso, a falta de nutrientes no organismo, como vitaminas, proteínas e minerais podem causar várias consequências nos fios, incluindo o enfraquecimento deles e a perda deles além do considerado normal. Então a questão aqui não é comer apenas para evitar ou tratar, mas sim comer para manter a saúde capilar em dia, bem como a saúde de todo o seu organismo. =)

E o estresse, como ele influencia na queda capilar?

De forma tão impactante quanto à alimentação. Esse desequilíbrio emocional atrapalha o ciclo de vida dos folículos pilosos, e antecipa o estágio de queda. Vamos falar disso em um próximo post, mas não custa adiantar o assunto: neste caso, é comum que caia uma grande quantidade de fios.

A boa notícia é que esse tipo de queda pode ser revertida, assim como quando ela é causada pela falta de nutrientes no organismo. Aliás, você sabia que existem alimentos que ajudam a evitar também o estresse, a depressão e a ansiedade? Está aí mais um conteúdo que em breve estará no nosso blog!

Alimentos para o cabelo

Alimentos para o cabelo

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