Entenda o que é efeito rebote e como revertê-lo!
Você sabe o que é efeito rebote? Este tipo de problema com a oleosidade, assim como ocorre na pele, também pode surgir nos cabelos, trazendo para os nossos fios aquele aspecto pesado que tanto tememos!
Infelizmente, esta é uma reclamação muito comum entre a maioria das pessoas que já sofrem com os fios oleosos diariamente. Afinal, nós sabemos o quão desgastante pode ser o processo de lidar com a oleosidade excessiva no couro cabeludo, trazendo impactos inclusive para a autoestima.
Pensando nisso, resolvemos te explicar tudo sobre o efeito rebote em um post mais que especial, recheado de dicas únicas para lidar com este problema da melhor forma. Confira o nosso conteúdo completo e deixe essa dor de cabeça para trás!
O que é efeito rebote?
De um modo geral, na hora de tentar solucionar o problema da oleosidade nos fios, muitas pessoas acabam piorando este problema, causando o chamado efeito rebote.
Quando retiramos toda a oleosidade das raízes dos cabelos e couro cabeludo com muita frequência, a nossa pele da região começa a entender que o sebo produzido está indo embora mais rápido do que deveria e, assim, passa a aumentar os níveis de óleo produzido no local.
Ou seja, ao invés de solucionar o incômodo gerado pela oleosidade natural dos fios, acabamos colaborando para o seu aumento com o efeito rebote, gerando frustrações ainda maiores.
O que pode causar este problema capilar?
Como dissemos, o efeito rebote ocorre quando tomamos algumas medidas para solucionar a oleosidade excessiva presente em nossos cabelos. Desse modo, o uso inadequado de alguns produtos, como o shampoo, condicionador e até mesmo máscaras hidratantes pode levar a este problema, assim como a lavagem frequente dos fios em altas temperaturas.
Estes hábitos podem dilatar nossas cutículas capilares, retirando o manto hidrolipídico natural do couro cabeludo - responsável pela camada de hidratação natural da região. Quando esta camada se torna ausente, nosso organismo acaba trabalhando ainda mais para repor o sebo perdido no local, aumentando seus níveis de oleosidade.
Por isso, é essencial conhecer o aspecto real e as necessidades individuais do seu cabelo. Afinal, isso te auxiliará a encontrar a melhor forma de tratá-lo e cuidá-lo, repondo tudo aquilo que ele precisa e respeitando suas particularidades.
5 dicas para combater o efeito rebote no cabelo
Algumas dicas podem te ajudar a combater ou reverter os sinais do efeito rebote nos cabelos. No entanto, se os sintomas persistirem, não hesite em procurar um tricologista ou dermatologista para encontrar o tratamento ideal, ok?
Olha só as 5 dicas que reunimos por aqui!
Faça massagens durante o banho
Na hora de lavar os cabelos, evite esfregar o seu couro cabeludo com as unhas. Isso pode acabar retirando a camada natural de hidratação dos fios, contribuindo para que o seu organismo produza maiores níveis de óleo na região, ou seja, levando ao surgimento do efeito rebote. Para prevenir que este problema ocorra, prefira fazer massagens no seu couro cabeludo durante o banho.
Evite, também, utilizar a água quente para lavar os cabelos. Ela também é capaz de acabar com todo o sebo natural dos fios, causando o temido efeito rebote. Prefira usar água fria ou morna durante as lavagens, o seu cabelo irá te agradecer!
Atente-se aos acessórios e produtos utilizados
O surgimento do efeito rebote nos cabelos também pode acontecer por causa do uso excessivo de alguns acessórios, como bonés, chapéus, capacetes e muitos outros que podem abafar a região do couro cabeludo, contribuindo para a maior produção de oleosidade na região.
Além disso, o uso inadequado de alguns produtos, como os famosos shampoos antirresíduos, também pode contribuir para este problema. Afinal, quando utilizados sem a real necessidade, ou com a frequência e aplicação incorretas, nossos fios podem acabar extremamente danificados.
Lave o cabelo corretamente
Uma dica muito importante para evitar o efeito rebote nos cabelos é aplicar o shampoo apenas uma vez durante a lavagem. Nós sabemos que, muitas vezes, acabamos aplicando o produto uma segunda vez para “garantir” uma higienização maior dos fios, mas isso é muito prejudicial!
Lavar o cabelo corretamente é a melhor forma de evitar este problema capilar. Para isso, aplique o shampoo apenas na raiz dos cabelos, massageando com as pontas dos dedos. Depois de enxaguar, aplique o condicionador apenas no comprimento e pontas dos fios - evite a raiz para não aumentar a oleosidade naquela região!
Invista no shampoo a seco
O shampoo a seco pode se tornar um grande aliado no combate ao efeito rebote no cabelo. Isso porque, ele promove uma limpeza superficial e aparente, sendo muito indicado para espaçar as lavagens e disfarçar a oleosidade em excesso quando necessário.
É claro que isso não quer dizer que somente o seu uso é o bastante. O shampoo a seco não substitui a lavagem tradicional dos fios, hein! Mas ele é uma opção bem bacana para os dias em que a higienização dos cabelos não foi possível.
Evite o uso do sulfato
Prefira utilizar produtos sem químicos agressivos em suas formulações. Isso porque, o sulfato é um tipo de detergente presente nas composições de diversos shampoos e finalizadores convencionais, que não age apenas na limpeza profunda das fibras capilares, mas também é capaz de retirar toda a oleosidade natural do couro cabeludo, contribuindo para o aparecimento do efeito rebote nos fios.
Aqui, na JustForYou, evitamos utilizar qualquer tipo de químico agressivo em nossas fórmulas personalizadas. Afinal, nossos produtos são feitos com ingredientes naturais escolhidos especialmente para a necessidade de cada um(a) de nossos(as) clientes.
E se quiser saber mais sobre as diferenças entre os nossos produtos e os convencionais, confira o nosso post comparativo e perceba as vantagens do shampoo JustForYou x shampoo de prateleira!