Como lavar o cabelo corretamente: passo a passo!

Compartilhar
Como lavar o cabelo corretamente: passo a passo!

Você sabe como lavar o cabelo corretamente? Esta pode parecer uma pergunta boba, mas não é.

Embora pareça um cuidado capilar simples, é comum cometermos alguns deslizes no passo a passo da lavagem. E advinha só, esses detalhes são importantes e impactam na saúde e beleza dos fios muito mais do que você imagina.

Além de algumas dicas e truques importantes, existem etapas e boas práticas que podem ser seguidas durante a lavagem e que potencializarão a beleza do seu cabelo.

É justamente por entendermos a importância deste cuidado que preparamos este post, em que vamos explicar como lavar o cabelo corretamente em um tutorial bem simples. Vamos lá?

Como lavar o cabelo corretamente passo a passo

Vamos ao tutorial. Aqui, vamos abordar cada etapa da lavagem, da entrada no chuveiro à finalização do cabelo, literalmente!

  1. Molhe os cabelos, agite o shampoo e coloque uma pequena quantidade na palma da mão. Comece a aplicar o produto diretamente no couro cabeludo, conforme vai “abrindo” o cabelo em camadas, massageando com as pontas dos dedos. Esse é o grande segredo para uma lavagem bem feita, então sem pressa!

  2. Uma vez que o shampoo foi aplicado, você pode umedecer mais o cabelo, pois isso ajuda a espalhar melhor o produto e faz com que ele escorra para o comprimento e pontas dos fios. Em seguida, enxague bem para retirar todo o shampoo do cabelo.

  3. Agora é a vez do condicionador. A quantidade do produto depende do comprimento do cabelo, mas o mais importante é que ele só deve ser aplicado no comprimento e pontas, não na raiz. Quem tem cabelo curto tem que tomar cuidado nesta etapa para evitar que o produto seja aplicado na raiz;

  4. Uma vez aplicado, é bom deixar o condicionador agindo nos fios por alguns minutinhos. Depois é só enxaguar;

  5. Retire o excesso de água com uma toalha, mas atenção, nada de esfregar ou torcer o cabelo. Basta apertar delicadamente a toalha contra os fios;

  6. Esta etapa é sem enxágue. Você pode aplicar um finalizador de cabelo, como um leave-in. Coloque um pouco de produto nas mãos e espalhe no cabelo, penteando os fios delicadamente com os dedos ou com um pente. A quantidade de produto também depende do comprimento do cabelo;

  7. Finalize como preferir! Você pode deixar secar naturalmente ou finalizar com secador, chapinha, difusor.

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode assistir um vídeo sobre como lavar o cabelo corretamente, feito com muito carinho pela tricologista Paula Guimarães no nosso perfil do Instagram.

Dicas para uma lavagem perfeita

Mulher lavando o cabelo corretamente

Agora que você já sabe o passo a passo para lavar o cabelo do jeito certo, vamos a algumas dicas importantes que podem potencializar os resultados da lavagem e deixar seus cabelos ainda mais bonitos e saudáveis.

Lave os cabelos com água fria ou morna

Um banho quentinho pode ser uma delícia no inverno, mas a água quente não é benéfica para os cabelos.

A alta temperatura da água pode fazer com que os fios fiquem ressecados, além de estimular a oleosidade no couro cabeludo. Portanto, sempre que possível, lave os cabelos com água fria ou levemente morna.

Use shampoo sem sulfato

Shampoos com sulfatos têm alto poder detergente. Isso faz com que eles limpem profundamente, mas também de forma agressiva, removendo não apenas a sujeira, mas também a oleosidade natural dos fios. O resultado disso é o ressecamento do cabelo e o efeito rebote, em que o couro cabeludo produz mais óleo para tentar repor o que foi perdido.

Por isso, é recomendável o uso de shampoos sem sulfato, que também limpam, mas sem prejudicar a saúde capilar e o meio ambiente.

Muitas pessoas não usam esse tipo de shampoo por ele fazer menos espuma durante a lavagem. Mas não se engane: o que limpa são os ativos de limpeza do shampoo e a forma como você lava o cabelo e não a espuma.

Mas se você faz questão da espuma, tudo bem. Aqui na JustForYou desenvolvemos um shampoo sem sulfato que produz uma espuma natural. Agora não tem mais desculpas, hein?

Não penteie o cabelo durante a lavagem

Quando estão molhados, os fios tendem a ficar mais elásticos e muito suscetíveis à quebra. Portanto, evite pentear o cabelo no banho. Se você tiver essa necessidade, faça delicadamente, com as pontas dos dedos, durante a aplicação do condicionador.

O ideal é que você penteie o cabelo com os fios apenas úmidos ou até secos. Dê preferência a pentes de madeira com dentes largos ou escovas com cerdas naturais, que causam menos atrito com os fios e evitam a quebra.

Não deixe resíduos de produtos

Quem nunca sentiu aquela vontade de deixar um pouquinho de condicionador no cabelo com a falsa sensação de que ele continuará agindo nos fios e o resultado será melhor.

Pois é, a sensação é falsa mesmo. Este produto não foi formulado para permanecer muito tempo nos fios e pode até prejudicar sua saúde capilar se não for removido por completo. Então, só deixe nos fios produtos desenvolvidos para uso sem enxágue.

Não durma com o cabelo molhado

Mulher secando os cabelos delicadamente com a toalha

Como dissemos, o fio molhado é ainda mais frágil do que seco. Por isso, ficar com a toalha enrolada na cabeça muito tempo, prender ou dormir com o cabelo molhado é prejudicial tanto para os fios como para o couro cabeludo.

Prolongar a umidade do cabelo, principalmente se ele for volumoso e difícil de secar, pode trazer diferentes problemas capilares. Se precisar lavar o cabelo a noite, use um secador.

Use um protetor térmico

Lembra que a última etapa do nosso passo a passo sobre como lavar o cabelo corretamente era a finalização?

Então, muitas pessoas gostam de finalizar o cabelo com secador, chapinha, babyliss… Se este é o seu caso, não esqueça de usar um protetor térmico, que nada mais é que um produto sem enxágue com a função de proteger os fios do calor excessivo destas ferramentas.

Se você usa o nosso leave-in personalizado, fique tranquila(o), pois ele já possui proteção térmica e também solar.

Para finalizar, vale dizer que este passo a passo é como um guia com boas práticas para lavar o cabelo de forma saudável, mas nada aqui é regra, ok? Afinal, entendemos que cada cabelo é único. Por exemplo, existe uma técnica de lavagem que nem mesmo utiliza shampoo, apenas condicionador. Ela é conhecida como co-wash e é adotada por muitas pessoas.

Dito isso, queremos saber: como você lava o cabelo? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Leave-in: como usar seu novo melhor amigo

Leave-in: como usar seu novo melhor amigo

Óleo de abacate para o cabelo: umectação passo a passo!

Óleo de abacate para o cabelo: umectação passo a passo!

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento