index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Shampoo para cada tipo de cabelo: saiba a importância dessa escolha

Shampoo para cada tipo de cabelo: saiba a importância dessa escolha

Se você está com dúvida, estamos aqui para te confirmar - sim, há um shampoo para cada tipo de cabelo. Veja se essa situação é familiar a você: comprar um shampoo que todo mundo elogia, usar e seus fios não reagirem da forma esperada. 

Se seus fios estão pesados e sem vida, temos uma notícia: eles não estão recebendo o tratamento adequado. Sabe aquilo de “quem quer agradar a todos, não agrada ninguém”? É exatamente isso que acontece quando você usa um produto convencional, para todo mundo. 

Por isso, é importante conhecer as necessidades dos seus fios, assim você saberá qual o melhor shampoo para cada tipo de cabelo e poderá escolher o que deixará seus fios ainda mais maravilhosos. Pensando nisso, trouxemos um conteúdo incrível sobre os shampoos ideais para você, quer ver? Vamos lá.

Importância do shampoo para cada tipo de cabelo

O shampoo proporciona a limpeza dos fios, eliminando a oleosidade em excesso e retirando resíduos de produtos que você utiliza ao longo do dia e que vão se acumulando no couro cabeludo e na haste capilar.

Mas como você pode perceber, o shampoo para cada tipo de cabelo ideal é aquele que limpa com eficácia e não resseca os fios. Por isso escolha um produto de qualidade, que além de tratar, também hidrate, e tenha todos os princípios ativos indispensáveis para o seu tipo de fio. 

Resumidamente, cada fio exige um tipo de cuidado diferente por possuir características próprias e por isso é importante escolher produtos realmente específicos para suas necessidades.

Liso

A estrutura capilar do cabelo liso permite que sua oleosidade natural chegue até as pontas e deixe todo o comprimento hidratado. Por isso, ele não precisa de tanta reposição de nutrientes como os outros tipos de cabelo. O recomendado é que você observe no rótulo se o shampoo é indicado para fios grossos ou finos, pois essas especificações podem gerar resultados diferentes.

O shampoo para cada tipo de cabelo mais indicado para os fios lisos é aquele com mentol, extrato de gengibre e amido de tapioca em suas composições, pois eles aumentam a circulação, controlando melhor a oleosidade, e também hidratam o cabelo sem pesar, influenciando em sua penteabilidade. Outra dica que auxiliará na prevenção contra a oleosidade é não lavar os cabelos em água quente. Se não for possível lavar com água gelada que seja pelo menos morna.

Crespo

Por conta de sua curvatura, uma característica comum dos cabelos crespos é possuir a raiz mais oleosa e as pontas mais secas. Isso acontece porque a oleosidade tem mais dificuldade em se distribuir por toda extensão do fio.

Lavar esse  tipo de cabelo com o shampoo errado pode atrapalhar a sua definição e gerar bastante frizz. Esses fios precisam de produtos que sejam realmente hidratantes, com efeito antifrizz e que reforcem sua beleza natural, como shampoos com óleo de oliva, abacate, baobá ou quinoa por suas características emolientes aos fios.

O uso de shampoo sem sulfato também é super indicado, pois limpa os fios profundamente, sem ressecar os fios crespos, que já sofrem naturalmente com este problema.

Cacheado

Os cabelos cacheados sofrem com problemas semelhantes aos crespos. Eles também são secos nas pontas e acumulam oleosidade na raiz. No entanto, esse problema é mais ameno nas cacheadas.

Para tratar e cuidar dos fios, é aconselhável optar por shampoos que contenham óleo de macadâmia, abacate, oliva ou manketti, de modo a complementar a ação da máscara hidratante. Em caso de pontas duplas, procure por produtos que promovam a selagem das pontas e tratem os danos.

Oleoso

Textura shampoo para cada tipo de cabelo

No mercado já existem shampoos antirresíduos que promovem uma limpeza profunda e controlam a oleosidade do couro cabeludo. No entanto, esses shampoos podem conter muito sulfato, o que acaba agredindo os fios ao remover as impurezas mais profundamente. Por isso, esse tipo de shampoo não deve ser usado em todas as lavagens.

Para quem procura opções mais naturais, os shampoos com mentol, Prelliance ou extrato de gengibre em suas composições são os mais recomendados para tratar e prevenir o problema de oleosidade excessiva.

É importante ressaltar que o condicionador só deve ser aplicado nas pontas dos fios e nunca no couro cabeludo. Senão, mesmo usando o shampoo certo, seu cabelo poderá continuar oleoso.

Secos

Cabelos secos tendem a ser mais porosos, sendo mais propícios a perder seus nutrientes facilmente. Por isso, eles precisam ser hidratados e nutridos constantemente.

Entre as diversas opções de shampoo para cada tipo de cabelo, prefira os que possuam na composição óleos vegetais - oliva, abacate, quinoa -, além de ativos reparadores e reconstrutores como o Prelliance, o Resistance e o Rep Hair.

Tingido

Os fios tingidos pedem atenção mais que redobrada. Afinal, os processos químicos danificam a estrutura capilar, que fica mais sensível, elástica e quebradiça. Por exemplo, para descolori-lo com água oxigenada, é removida uma camada de proteção, o que deixa o cabelo mais exposto.  

Além do mais, a escolha adequada do shampoo garantirá a manutenção da cor e contribuirá para que o tom se mantenha vivo por mais tempo, retardando o desbotamento.

Por isso, opte por produtos com aminoácidos, Rep Hair, Resistance ou extrato de algas vermelhas na fórmula, eles ajudam a repor todas as proteínas perdidas e renovam a fibra capilar e celular, formando uma camada protetora ao redor do fio.

Além disso, o uso de um leave-in com proteção térmica e solar também é essencial para proteger a cor e fazê-la durar por mais tempo.

Quimicamente tratados

Escolher corretamente o shampoo para cada tipo de cabelo é essencial, também, quando falamos de fios quimicamente tratados. Afinal, cabelos que passaram por processo de alisamento também merecem cuidados especiais, já que esse tipo de química danifica os cabelos.

Nesse caso os shampoos indicados são aqueles formulados com ceramidas, Rep Hair, Resistance ou aminoácidos para fortalecer os fios e reduzir o impacto da química dos alisantes sobre a pele do couro cabeludo e fibra capilar.

Ah… A personalização

E então, o que achou das nossas dicas sobre o shampoo para cada tipo de cabelo?

Elas não acabaram… Para finalizar esse conteúdo, temos uma outra dica bem bacana. Você sabia que a personalização também é uma forma de acertar no tipo de shampoo que você aplicará em seus fios? Afinal, ela permite que o seu produto seja formulado especificamente para as necessidades e características do seu cabelo.

Aqui na JustForYou, nossas fórmulas personalizadas consideram não somente a curvatura dos seus fios, mas também os seus hábitos diários, alimentação, nível de estresse, entre muitos outros fatores que podem influenciar diretamente na aparência e saúde dos cabelos.

Que tal experimentar os resultados que somente um produto personalizado pode te proporcionar? Faça sua fórmula de shampoo personalizado e depois conta pra gente o que achou!

×