{% comment %}Default{% endcomment %}

Benefícios da tapioca para a saúde e cabelos

Compartilhar
Benefícios da tapioca para a saúde e cabelos

Os benefícios da tapioca podem ir muito além de sua praticidade e poucas calorias. Por ser feita à base de mandioca, ela conquistou o coração de muitas pessoas e se tornou a “queridinha” das dietas nutricionais como uma alternativa na substituição dos pães.

Mas e se eu te dissesse que a tapioca pode ser benéfica também para o seu cabelo? É isso mesmo que você leu! A tapioca, além de ser boa para nossa saúde, tem sido usada por muitas pessoas para hidratar os fios. Afinal, além de nutrir, a tapioca também dá o efeito de "fios desmaiados", ajudando a alinhar o cabelo e deixá-lo com volume controlado, sem frizz e suaves ao toque.

Sempre procuramos novos produtos e formas de deixar nossos fios cada vez mais bonitos. E foi pensando nisso que trouxemos para vocês um conteúdo mostrando o que a tapioca pode fazer pelo seu cabelo e uma dica de como usá-la para deixar os fios ressecados e opacos mais saudáveis e cheios de vida.

Vamos lá?

Benefícios da tapioca para a saúde

Antes de te contarmos os benefícios da tapioca para o seu cabelo, queremos te mostrar como ela pode ser boa para a sua saúde. Afinal, como já falamos, esse alimento se tornou um dos favorito nas dietas nutricionais. Mas você sabe qual o motivo disso tudo?

Emagrecimento saudável

Devido ao seu baixo nível de calorias, a tapioca é perfeita para compor as mais variadas dietas. Além disso, por ser uma grande fonte de proteínas, ela ainda nos proporciona sensação de saciedade e impede que comamos mais do que o necessário para nosso organismo.

Por não conter gorduras, glúten, sódio e não necessitar de óleo para o seu preparo, a tapioca é muito eficaz na estabilização do pH do nosso corpo, além de auxiliar no tratamento da acidez do intestino e na melhora da flora intestinal. Incrível, né?

Reduz a pressão arterial

Um dos minerais mais encontrados nesse alimento é o potássio - responsável por reduzir os níveis de pressão arterial e aumentar o fluxo sanguíneo. O consumo desse mineral favorece a nossa saúde cardiovascular e ainda ajuda a manter nossos ossos e músculos saudáveis.

Que tal um cérebro ativo?

A tapioca é rica em vitamina K e, por isso, atua diretamente em nossas funções neurológicas, beneficiando o funcionamento do cérebro e prevenindo doenças cerebrais, como por exemplo, o Alzheimer.

Viu só? Você nem imaginava o quanto a tapioca poderia melhorar sua saúde né?

Melhora o humor e aumenta a energia

Por ser rica em carboidratos, a tapioca pode aumentar nossa produção de serotonina - hormônio responsável por sensações de bem-estar e prazer - se consumida regularmente, influenciando diretamente no nosso humor.

Além disso, por possuir esse alto teor de carboidratos - a maior fonte de energia do corpo - esse alimento também nos dá mais ânimo para enfrentar o dia.

Faz bem para a saúde dos ossos

Os benefícios da tapioca em relação à saúde dos ossos se dá por este alimento ser rico em ferro, cálcio e vitamina K - substâncias responsáveis por garantir um bom crescimento e desenvolvimento dos nossos ossos.

Além disso, ela pode prevenir doenças como a osteoporose, artrite e artrose, que estão diretamente ligadas à falta desses nutrientes no organismo. No entanto, é importante lembrar que a tapioca não deve ser a única fonte de cálcio de uma dieta, ela deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Benefícios da tapioca para o cabelo

Fundo mostrando a textura dos flocos de tapioca

Os benefícios da tapioca para nossos cabelos estão ligados ao fato de ela ser um alimento rico em vitamina B9, vitamina C e carboidratos, compostos com ação hidratante e umectante nos fios.

Por possuir um alto teor destes componentes, a hidratação com tapioca é altamente hidratante, perfeita para repor a água e nutrientes do nosso cabelo, deixando-o mais brilhantes e macios. Por isso, é conhecida como hidronutrição, já que devolve nutrientes da nossa fibra capilar enquanto hidrata nosso cabelo.

Esse tratamento tem efeito parecido com a hidratação feita com amido de milho, mas se adequa a todos os tipos de fios. Portanto, se você conseguiu ótimos resultados com receitas de hidratação com maizena, a probabilidade de alcançar um efeito parecido com a tapioca é muito grande. Além disso, mesmo sendo uma receita caseira, essa hidratação não possui cheiro. Perfeita, não acha?

Nos cabelos lisos, por exemplo, seu efeito é o de fios desmaiados. Enquanto nos cabelos cacheados, a tapioca consegue trazer uma hidratação ainda mais profunda - além de dar aquele “up” na definição.

Por isso, independente do seu tipo de fio, essa receita é perfeita para tirar o aspecto opaco e ressecado do seu cabelo! Quer aprender? Dá só uma olhadinha:

Você vai precisar de:

  • 1 copo de água;
  • 2 colheres de goma de tapioca.

Passo a Passo

  1. Adicione em um recipiente a goma de tapioca, a água e mexa bem;
  2. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa até engrossar - ficando transparente e mais consistente;
  3. Desligue o fogo e deixe esfriar;
  4. Aplique a mistura nos fios limpos e úmidos, mecha a mecha, e coloque uma touca de banho;
  5. Deixe agir por cerca de 20 minutos;
  6. Enxágue bem (preferencialmente com água fria), removendo toda a mistura dos fios;
  7. Aplique um condicionador e enxágue novamente;
  8. Finalize como de costume.

E pronto! Você com certeza sentirá o seu cabelo com muito mais brilho e maciez. Tudo isso sem sair de casa e sem gastar muito!

O melhor para você - e para seus fios!

Viu como existem vários benefícios da tapioca para a sua saúde e cabelos?

E tem mais… Ela ainda pode entrar na etapa de hidratação do seu cronograma capilar, repondo a água dos fios e os deixando ainda mais brilhantes e macios.

Aqui, na JustForYou, nós também usamos o Amido de Tapioca em nossas fórmulas. Além de hidratar e umectar os fios, este ingrediente ajuda no controle da oleosidade dos cabelos e facilita a sua penteabilidade, acabando com as pontas duplas e reduzindo o volume! Assim, com nossos produtos, você pode desfrutar dos benefícios da tapioca sem ter qualquer tipo de trabalho, basta aplicá-los.

Quer saber mais sobre nossos ingredientes naturais e os benefícios que eles podem trazer para você e para os seus fios? Nós temos uma página em nosso site explicando tudo sobre eles! Fica a dica!

Cabelo quebrado: como recuperar estes fios?

Cabelo quebrado: como recuperar estes fios?

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}