index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como usar condicionador: esse produto é mesmo necessário?

Como usar condicionador: esse produto é mesmo necessário?

Se você ainda questiona como usar condicionador e se ele é mesmo necessário, eu te digo que ele é essencial!

Afinal, ao limpar, o shampoo abre as cutículas do cabelo e retira a sua oleosidade. E o condicionador tem a função de devolver a hidratação dos fios que foi retirada, deixando-os mais próximos do natural, além de proporcionar uma camada protetora invisível que facilita o pentear. Além disso, ele proporciona nutrição e brilho aos cabelos enquanto eles secam. Isso porque, quando o produto fecha nossas cutículas capilares, ele reduz a eletricidade estática que havia nos cabelos, protegendo-os e reduzindo o temido frizz.

O condicionador possui diversos componentes, como as proteínas, capazes de condicionar, hidratar e proteger os fios, minimizando o impacto de fatores externos - como poluição, vento, sol, piscina, alisamentos, uso contínuo de fontes de calor excessivo, como a chapinha e o secador -, o que deixa os cabelos mais fortes e resistentes.

E foi pensando na importância do condicionador para a saúde e aparência dos fios que decidimos trazer esse assunto aqui para o blog. Afinal… Como usar condicionador e saber se esse produto é mesmo necessário?

Escolhendo o condicionador

Antes de te mostrarmos como usar condicionador, é primordial que você saiba escolhê-lo de acordo com as características do seu cabelo.

Afinal, cabelos secos, que não abrem mão do uso de chapinha ou babyliss, ou que possuem os fios visivelmente danificados, devem investir em produtos com uma dose extra de hidratante e que tenha uma consistência mais espessa. Por isso, procure por produtos que contenham no rótulo a indicação “para cabelos secos ou danificados”.

Já no caso das pessoas que possuem o cabelo fino e liso, é bacana procurar pela descrição do rótulo que contenha “para cabelos finos e sem volume”. Pois sua hidratação será na medida certa, uma vez que esses cabelos tendem a ser mais oleosos. Além disso, esse tipo de condicionador contêm substâncias que ajudam a dar volume a eles.

Mas se você tem cabelos com a aparência mais saudável e naturalmente com brilho e usa apetrechos como chapinha e babyliss raramente, é recomendado dar preferência aos condicionadores “para cabelos normais”, pois eles contêm o essencial para manter a qualidade dos fios, sem pesar ou deixar oleoso.

Caso você tenha cabelo tingido ou faz escova progressiva, a indicação é optar pelos condicionadores com rótulo “para cabelos quimicamente tratados”, pois seu uso ajudará a devolver a saúde dos fios, trazendo sua vida de volta.

Para os cabelos cacheados e crespos, que - devido a suas curvaturas - são naturalmente mais ressecados, é importante buscar condicionadores com ativos hidratantes potentes e óleos vegetais capazes de devolver a umidade e os nutrientes perdidos para os fios, deixando-os macios, sedosos e mais definidos.

Ah… E vale lembrar que para um cuidado mais saudável com seus cabelos, além de saber como usar condicionador, é importante escolher uma fórmula que priorize ingredientes naturais e que seja livre de químicos agressivos, como os petrolatos, silicones insolúveis e parabenos.

Como usar condicionador corretamente

Mulher mostrando como usar condicionador no cabelo durante o banho

Para que você entenda como usar condicionador da maneira certa, te passaremos um passo a passo bem simples de como lavar o cabelo corretamente. Dá uma olhadinha.

  1. Quando for lavar os cabelos, molhe bem seus fios e aplique o shampoo somente no couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos, sem usar as unhas;
  2. Enxágue e remova todos os resíduos com água corrente;
  3. Em seguida, retire toda a água em excesso, deixando o cabelo úmido e aplique o condicionador nos fios, da altura da orelha para baixo, sem encostar na raiz;
  4. Massageie bem o produto no comprimento do cabelo e o deixe agir por alguns minutos - a embalagem costuma ter o tempo especifico que deve ser respeitado;
  5. Passado o tempo, enxágue o cabelo até todo o condicionador ser removido e pronto!

4 Erros que você comete ao usar o condicionador

Como deu para perceber, o condicionador é um produto essencial para a hora do banho, né? Porém, alguns erros durante a escolha e aplicação desse produto podem danificar os fios. Olha só quais são eles e evite-os!

1.Usar o condicionador sem o shampoo da mesma linha

Seguindo a lógica das nossas fórmulas, é sempre indicado utilizar o condicionador com outros itens da mesma linha. Afinal, eles foram desenvolvidos para atuarem em conjunto e, por isso, os resultados prometidos serão mais efetivos quando usados simultaneamente.

2.Passar condicionador na raiz do cabelo

“Pode aplicar condicionador na raiz?” Essa é uma das principais dúvidas quando o assunto é como usar condicionador.

E a resposta é não. A raiz do cabelo já é naturalmente hidratada, pois recebe a oleosidade proveniente do nosso couro cabeludo. Sendo assim, mesmo que seus fios estejam ressecados, jamais aplique o condicionador da raiz às pontas.

Por isso, se quiser saber como usar condicionador corretamente, lembre-se: o ideal é sempre da altura das orelhas para baixo.

3.Deixar por muito tempo ou exagerar na quantidade

O tempo estabelecido pelo fabricante é para ser respeitado, ok? Assim você não sobrecarrega suas mechas.

Lembre-se: a quantidade ideal de produto para ser aplicada é aquela que cobre todos os fios sem escorrer. Por isso, não exagere.

Ah, e não se esqueça de massagear durante a aplicação para que o condicionador seja absorvido e seu resultado seja ainda mais intenso.

4.Usar o condicionador como creme para pentear

Não, o condicionador não substitui o creme para pentear!

Isso porque ele não dispensa o enxágue e mantê-lo nos cabelos pode ocasionar a quebra dos fios, já que eles tendem a se partir com mais facilidade quando estão úmidos.

Por isso, é muito importante usar os produtos certos para suas respectivas finalidades. Mas que tal experimentar alguns cosméticos sem enxágue, que hidratem e protejam os fios, como o leave-In? Ele pode ser a solução dos seus problemas.

Condicionador x máscara de hidratação: dá para trocar?

Há quem faça essa substituição e goste do resultado, e outras pessoas não…

máscara hidratante possui um potencial de hidratação mais intenso do que o do condicionador, o que pode tornar essa troca interessante para quem tem cabelos cacheados e crespos, ou que estejam danificados ou ressecados demais.

No entanto, essa troca pede atenção, pois algumas máscaras possuem em sua fórmula componentes que exigem cautela ao serem usados, como a queratina, que, quando usada em excesso, pode ressecar e quebrar os cabelos.

Por isso, não é muito recomendado trocar a máscara pelo condicionador continuamente, pois ela foi idealizada para que se usasse semanalmente ou quinzenalmente. Enquanto o condicionador foi desenvolvido, especificamente, para o uso diário, sendo usado sem comprometer a estrutura dos fios.

Mas se mesmo assim você optar por fazer essa substituição, não elimine o condicionador totalmente -especialmente se seus cabelos estiverem danificados por processos químicos -. Busque sempre intercalar as lavagens com a máscara de tratamento.

Outra opção bem bacana é utilizar máscaras condicionantes, elas possuem uma formulação bem parecida com a de um condicionador, mas são mais intensas e com uma concentração maior de agentes condicionantes. Por causa de seus ativos, as máscaras condicionantes conseguem desembaraçar os fios, proporcionar mais maciez e brilho a eles, além de deixar o cabelo sedoso ao toque. Este produto pode ser utilizado diariamente, especialmente após o shampoo em todas as lavagens.

Aliás, você sabia que o nosso condicionador também funciona como uma máscara condicionante? Pois é, se você deixar o produto nos fios de 5 a 15 minutos, seu efeito será ainda maior, como o de uma máscara condicionante.

Co-wash: lavagem com condicionador

Vamos te mostrar um método diferente de como usar condicionador… O co-wash!

Essa técnica se popularizou de uns tempos para cá e tem feito um grande sucesso - principalmente entre as cacheadas e crespas. Ela consiste na lavagem dos fios utilizando apenas o condicionador, ou seja, ZERO shampoos. Mas calma... Ele não pode ser feito com qualquer condicionador, hein! Existem condicionadores para limpeza que são específicos para esse tipo de tratamento.

Seu principal benefício é limpar os fios sem causar o ressecamento dos cabelos. Sendo assim, o uso do co-wash reduz as chances de que os fios crespos e cacheados se ressequem ainda mais, além de preservar sua hidratação e manter seus cachos muito mais definidos - e sem frizz!

Interessante né? Se quiser saber mais sobre o co-wash e como fazer lavagem só com condicionador, dá uma conferida no nosso post sobre o assunto. Tiramos todas as dúvidas sobre ele lá.

×