5 cuidados com o cabelo tingido
Tingir os cabelos é uma prática super comum, quem nunca quis dar uma repaginada no visual e ao menos pensou em mudar a cor dos fios? Nós achamos isso incrível e aqui na JustForYou somos fãs de cabelo tingido. Afinal, amamos mudanças e transformações!
Mas, o fato é que a tintura usada na transformação pode fragilizar os fios e causar alguns probleminhas capilares. É justamente por isso que o cabelo tingido necessita de alguns cuidados especiais e é sobre isso que vamos falar nesse post.
Não é de hoje…
Engana-se quem pensa que pintar os cabelos é algo moderno ou uma “moda” recente. Na verdade, essa técnica tem história: ela já é conhecida há mais de 2.000 anos!
E se antes a tintura era usada só para esconder os cabelos grisalhos que aparecem com o tempo, hoje ela é sinônimo de transformações no visual. E a revolução veio inclusive nas cores. Se antes tudo se encaixava nos tons de preto, castanhos, ruivos e loiros, hoje é muito comum (e lindo!) encontrarmos pessoas com o cabelo tingido de todas as cores possíveis, do rosa ao azul!
A tintura e como ela afeta os fios
Para entender quais os cuidados com o cabelo tingido, precisamos pensar na ação da tintura nos fios. Apesar dos produtos e técnicas de coloração terem evoluído com o tempo a fim de minimizar os danos, ainda assim, eles interferem na estrutura do fio.
As tinturas mais utilizadas hoje são as permanentes, aquelas que você compra em farmácias e perfumarias e usa-se em salões de beleza.
Essa tinta possui substâncias específicas que penetram na fibra capilar e alteram a cor dos fios de “dentro para fora”, substituindo a cor antiga por uma nova pigmentação e por isso seu efeito é permanente. Como você deve imaginar, essa mudança drástica na estrutura dos fios tem algumas consequências, como:
- Fios fragilizados;
- Ressecamento;
- Pontas duplas;
- Quebra frequente;
- Propensão a queda.
Entre outras consequências que os procedimentos químicos agressivos podem causar.
Cuidados com o cabelo tingido
Hey.. relax! Não precisa se preocupar, apesar da tintura causar tudo isso, se você tomar alguns cuidados especiais, seus fios ainda podem ser lindos, macios e o mais importante: saudáveis.
Então, nada de desespero e vamos aprender a cuidar com carinho do seu cabelo tingido com essas 5 dicas. Confira!
Lavagem com água fria ou morna
A lavagem dos fios é extremamente importante, mas você se atenta à temperatura da água?
A água quente é capaz de retirar a proteção do nosso couro cabeludo e fios, e isso por si só já é extremamente prejudicial. Quando estamos falando de um cabelo tingido isso se torna ainda pior.
Se seus fios já estão fragilizados por conta da química, eles ficarão ainda mais frágeis sem a proteção natural do fio, intensificando todos os problemas que mencionamos acima e facilitando o desbotamento da cor.
Por isso, o ideal é que você lave os cabelos com a temperatura da água entre morna e fria.
Uso de shampoo sem sulfatos
Busque por shampoos sem sulfatos, afinal, esse componente é extremamente agressivo aos fios e também retira a proteção natural do nosso couro cabeludo.
Aqui na JustForYou nós criamos a Espuma Natural - ela limpa sem agredir. Dessa forma, você pode fazer a lavagem regular do cabelo, sem danificá-los.
Proteção térmica para os fios
Costuma utilizar secador, chapinha e/ou babyliss?
É… nós precisamos conversar sobre isso! Essas ferramentas de calor tiram a umidade dos seus fios, por isso seria legal que os evitasse. Que tal experimentar usar o cabelo assim: livre, leve e natural?
Mas se você não se sente bem com seu cabelo “in natura”, sem problemas. Uma opção para proteger o cabelo tingido de danos relacionados ao calor excessivo é usar um leave-in com proteção térmica.
Prevenção à exposição solar
Os raios UVA e UVB desbotam a cor dos fios, por isso vale o uso de bonés e chapéus que podem super compor um look moderno, não é? Principalmente no verão!
O uso do leave-in também é muito importante. Escolha um produto que garanta também proteção solar para os fios.
Maior frequência de hidratação e umectação capilar
Essa é uma daquelas dicas de amiga: a hidratação e a umectação capilar são grandes aliadas do cabelo tingido.
Justamente pelos danos sofridos na estrutura do fio, os cabelos tingidos podem se tornar mais ressecados, quebradiços e sem vida. A hidratação ajuda a recuperar a água perdida pelos fios e a umectação é simplesmente incrível para a reposição dos lipídios e nutrientes.
Você pode saber mais sobre estes cuidados lendo este post com 10 dicas para potencializar a sua hidratação de cabelo e este tutorial passo a passo para fazer uma umectação capilar com óleo de abacate. Vale a pena conferir!
Você e seu cabelo merecem serem felizes
A verdade é que... se você gosta dos seus fios coloridos, é assim que eles devem ser!
Se você tem o cabelo tingido, fique tranquila(o), pois como você viu, o cuidado necessário não é nenhum bicho de sete cabeças.
No começo pode ser difícil, mas logo os cuidados entram na rotina e ter o cabelo tingido vai ser só amor. Um cronograma capilar pode te ajudar a organizar estes cuidados e ser feliz com seus fios coloridos.