index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

5 cuidados com o cabelo tingido

5 cuidados com o cabelo tingido

Tingir os cabelos é uma prática super comum, quem nunca quis dar uma repaginada no visual e ao menos pensou em mudar a cor dos fios? Nós achamos isso incrível e aqui na JustForYou somos fãs de cabelo tingido. Afinal, amamos mudanças e transformações!

Mas, o fato é que a tintura usada na transformação pode fragilizar os fios e causar alguns probleminhas capilares. É justamente por isso que o cabelo tingido necessita de alguns cuidados especiais e é sobre isso que vamos falar nesse post. 

Não é de hoje… 

Engana-se quem pensa que pintar os cabelos é algo moderno ou uma “moda” recente. Na verdade, essa técnica tem história: ela já é conhecida há mais de 2.000 anos!

E se antes a tintura era usada só para esconder os cabelos grisalhos que aparecem com o tempo, hoje ela é sinônimo de transformações no visual. E a revolução veio inclusive nas cores. Se antes tudo se encaixava nos tons de preto, castanhos, ruivos e loiros, hoje é muito comum (e lindo!) encontrarmos pessoas com o cabelo tingido de todas as cores possíveis, do rosa ao azul!

A tintura e como ela afeta os fios

Para entender quais os cuidados com o cabelo tingido, precisamos pensar na ação da tintura nos fios. Apesar dos produtos e técnicas de coloração terem evoluído com o tempo a fim de minimizar os danos, ainda assim, eles interferem na estrutura do fio.

As tinturas mais utilizadas hoje são as permanentes, aquelas que você compra em farmácias e perfumarias e usa-se em salões de beleza. 

Essa tinta possui substâncias específicas que penetram na fibra capilar e alteram a cor dos fios de “dentro para fora”, substituindo a cor antiga por uma nova pigmentação e por isso seu efeito é permanente. Como você deve imaginar, essa mudança drástica na estrutura dos fios tem algumas consequências, como:

    Entre outras consequências que os procedimentos químicos agressivos podem causar. 

    Cuidados com o cabelo tingido

    mulher com cabelo tingido de rosaHey.. relax! Não precisa se preocupar, apesar da tintura causar tudo isso, se você tomar alguns cuidados especiais, seus fios ainda podem ser lindos, macios e o mais importante: saudáveis.

    Então, nada de desespero e vamos aprender a cuidar com carinho do seu cabelo tingido com essas 5 dicas. Confira!

    Lavagem com água fria ou morna

    A lavagem dos fios é extremamente importante, mas você se atenta à temperatura da água?

    A água quente é capaz de retirar a proteção do nosso couro cabeludo e fios, e isso por si só já é extremamente prejudicial. Quando estamos falando de um cabelo tingido isso se torna ainda pior. 

    Se seus fios já estão fragilizados por conta da química, eles ficarão ainda mais frágeis sem a proteção natural do fio, intensificando todos os problemas que mencionamos acima e facilitando o desbotamento da cor.

    Por isso, o ideal é que você lave os cabelos com a temperatura da água entre morna e fria. 

    Uso de shampoo sem sulfatos

    Busque por shampoos sem sulfatos, afinal, esse componente é extremamente agressivo aos fios e também retira a proteção natural do nosso couro cabeludo.

    Aqui na JustForYou nós criamos a Espuma Natural - ela limpa sem agredir. Dessa forma, você pode fazer a lavagem regular do cabelo, sem danificá-los. 

    Proteção térmica para os fios

    Costuma utilizar secador, chapinha e/ou babyliss?

    É… nós precisamos conversar sobre isso! Essas ferramentas de calor tiram a umidade dos seus fios, por isso seria legal que os evitasse. Que tal experimentar usar o cabelo assim: livre, leve e natural?

    Mas se você não se sente bem com seu cabelo “in natura”, sem problemas. Uma opção para proteger o cabelo tingido de danos relacionados ao calor excessivo é usar um leave-in com proteção térmica.

    Prevenção à exposição solar

    Os raios UVA e UVB desbotam a cor dos fios, por isso vale o uso de bonés e chapéus que podem super compor um look moderno, não é? Principalmente no verão!

    O uso do leave-in também é muito importante. Escolha um produto que garanta também proteção solar para os fios. 

    Maior frequência de hidratação e umectação capilar

    Essa é uma daquelas dicas de amiga: a hidratação e a umectação capilar são grandes aliadas do cabelo tingido.

    Justamente pelos danos sofridos na estrutura do fio, os cabelos tingidos podem se tornar mais ressecados, quebradiços e sem vida. A hidratação ajuda a recuperar a água perdida pelos fios e a umectação é simplesmente incrível para a reposição dos lipídios e nutrientes.

    Você pode saber mais sobre estes cuidados lendo este post com 10 dicas para potencializar a sua hidratação de cabelo e este tutorial passo a passo para fazer uma umectação capilar com óleo de abacate. Vale a pena conferir!

    Você e seu cabelo merecem serem felizes 

    A verdade é que... se você gosta dos seus fios coloridos, é assim que eles devem ser!

    Se você tem o cabelo tingido, fique tranquila(o), pois como você viu, o cuidado necessário não é nenhum bicho de sete cabeças.

    No começo pode ser difícil, mas logo os cuidados entram na rotina e ter o cabelo tingido vai ser só amor. Um cronograma capilar pode te ajudar a organizar estes cuidados e ser feliz com seus fios coloridos.

    ×