Cabelos grisalhos e os cuidados necessários com esses fios

Compartilhar
Cabelos grisalhos e os cuidados necessários com esses fios

A era dos cabelos grisalhos chegou, e isso é INCRÍVEL! Nós somos fãs da beleza natural e assumir os grisalhos com certeza é um ato revolucionário e de amor próprio.

Se antes o cabelo branco era sinônimo de desleixo e envelhecimento, hoje ele é uma forma de levantar a bandeira da autoestima e aceitação e uma forma de se libertar da obrigação de tingir os fios periodicamente.

No entanto, isso não significa que esses fios cheios de personalidade não precisam de cuidados. Pelo contrário! Os cabelos grisalhos precisam - e merecem - atenção especial e é sobre isso que vamos falar hoje. 

Como se formam os cabelos grisalhos?

Ok… sabemos que os cabelos grisalhos chegam para todas(os), mas e como eles se formam? 

Os cabelos grisalhos surgem devido a redução de produção de melanina, que é o pigmento que dá cor aos fios. Esse processo de perda de pigmento é conhecido como “encanecimento” e é gradual, os fios vão perdendo a cor, ficando grisalhos até que a produção de melanina é totalmente cessada e eles se tornam brancos. 

Os cabelos grisalhos costumam aparecer por volta dos 35 anos - de forma natural, mas podem aparecer antes caso haja pré-disposição genética para isso. Em alguns casos, a pessoa pode se tornar totalmente grisalha com vinte e poucos anos.

Além disso, o estresse, uso de determinados medicamentos e algumas doenças como a anemia perniciosa e disfunções da tireoide são capazes de agravar a perda de melanina e acelerar o branqueamento dos fios.

A questão é que a redução na produção de melanina não afeta apenas a cor. No início do encanecimento, o cabelo tende a nascer mais áspero, grosso, ressecado e suscetível à quebra. Além disso, a melanina também ajuda a formar uma camada protetora no fio contra agentes externos como o sol e a poluição. Com a redução do pigmento, o fio fica mais fragilizado e vulnerável a estes agressores.

Como cuidar dos fios grisalhos?

Mulher com cabelo grisalho

Como falamos, os cabelos grisalhos surgem devido à falta de melanina e isso também deixa os fios mais frágeis, por isso é importante tomar alguns cuidados especiais para que além de lindos, esses fios estejam saudáveis também.  

Não utilize shampoo com sulfatos

Os sulfatos são um tipo de “detergente” extremamente potente, que além de retirar a sujeira dos fios também retira toda a proteção deles. Dessa forma, o cabelo fica ainda mais frágil, propenso a quebra e queda. Por isso utilize shampoo sem sulfato e com ingredientes que visem a saúde dos seus fios.

Para realçar o brilho prateado que só os cabelos grisalhos têm, a dica é usar um shampoo neutralizador ou matizador, com coloração violeta ou acinzentada. Isso ajuda a eliminar o tom amarelo que pode ocorrer nos fios devido à exposição solar. Mas use com moderação, pois o uso excessivo deste tipo de shampoo pode acabar deixando o cabelo roxo ou ressecado.

Cuidado com a temperatura da água durante a lavagem

Sim, a temperatura da água que você lava o cabelo faz uma grande diferença para a saúde dos fios!

Isso porque a água muito quente retira parte da proteção natural dos fios e couro cabeludo, resultando em ressecamento, prejudicando ainda mais os fios grisalhos, que já estão fragilizados.

Proteja os fios

Muitos agentes podem danificar ainda mais os cabelos grisalhos, por isso, é importante proteger esses fios.

A exposição diária ao sol e poluição faz com que o cabelo perca água e nutrientes. Os raios solares, especialmente, podem fazer com que os fios grisalhos ganhem um tom amarelado. Para evitar, proteja-se com chapéus, bonés, lenços e sempre use um leave-in com proteção solar nos fios.

Procedimentos químicos devem ser evitados, pois podem fragilizar ainda mais os fios. Além disso, é bom não finalizar o cabelo com secador, chapinha e babyliss, mas caso seja necessário, não deixe de usar um finalizador com proteção térmica.

Faça hidratação regularmente

Já te contamos o que evitar, mas agora… que tal fortalecer seus fios?

A hidratação é uma forma de devolver a água e os nutrientes para o cabelo e é um cuidado importante para qualquer tipo de fio, especialmente para os cabelos grisalhos, mais fragilizados pela perda de melanina.

Para manter a saúde capilar em dia e o cabelo macio e sedoso, faça hidratações semanais com uma máscara hidratante rica em óleos vegetais, capaz de devolver a água e nutrientes perdidos pelos fios.

A umectação com óleos vegetais também é um boa opção de tratamento para cabelos grisalhos, pois é capaz de repor os nutrientes e lipídios dos fios. E é bem simples de fazer viu? Olha só esse passo a passo: 

  1. Escolha o óleo vegetal que preferir (temos um artigo que te ajuda bem aqui);
  2. Separe o cabelo em partes iguais, para facilitar a aplicação; 
  3. Aplique o óleo por todo o cabelo – da raiz às pontas;
  4. Deixe agir pelo tempo desejado – no mínimo por duas horas;
  5. Lave bem o cabelo para retirar todo o óleo;
  6. Passe condicionador e finalize como de costume.

Como assumir os grisalhos

Sabemos que existem muitas dicas na internet sobre como você deve assumir os grisalhos, mas vem cá, deixa a gente te contar: na verdade você tem que fazer o que te faz bem. 

Afinal, assumir os cabelos grisalhos é uma grande transformação visual que passa por um processo de aceitação interna. Mas olha só… nada é eterno nesta vida. Se você gosta da ideia, tente e arrisque. Se no meio do caminho achar que não é pra você, tudo bem, é só retomar a tintura.

Os cabelos grisalhos são lindos e cheios de personalidade e se você também acha isso incrível, temos certeza que você estará linda com eles livres, leves e soltos. Porém, caso você prefira seu cabelo com alguma outra cor que gosta, tá tudo bem também. No final de tudo isso, o importante mesmo é se cuidar e se admirar a cada dia.

Você usa os cabelos grisalhos? Como foi o processo de assumir os fios brancos? Conta pra gente nos comentários!

Caspa: como identificar as causas e tratá-las?

Caspa: como identificar as causas e tratá-las?

Microbiota capilar - o que é e qual sua importância

Microbiota capilar - o que é e qual sua importância

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento