{% comment %}Default{% endcomment %}

Cabelo ressecado: como recuperar esses fios?

Compartilhar
Cabelo ressecado: como recuperar esses fios?

O cabelo ressecado pode se tornar um verdadeiro pesadelo, pois seu aspecto não é nada agradável: nem aos olhos, ao toque e muito menos para a sua saúde capilar.

E esse problema é mais comum do que se imagina, pois diversos aspectos podem deixar os fios ressecados. Mas fique tranquila(o)! Nós vamos te contar como é possível trazer brilho, saúde e hidratação a eles. Confira!

Cabelo ressecado ou cabelo seco?

Muitas vezes, cabelo ressecado e cabelo seco são usados como sinônimos. Mas você sabia que são coisas diferentes?

Essa confusão é comum. Por isso, antes de falarmos sobre o que é bom para cabelo ressecado, queremos que você entenda qual é o seu caso. 

Cabelo seco

O cabelo seco está ligado ao tipo de couro cabeludo e a falta de oleosidade natural.

O couro cabeludo produz menos óleo do que o necessário, por isso, a oleosidade não consegue chegar no comprimento e pontas dos fios, deixando seu aspecto opaco e menos brilhante quando comparados aos outros tipos de cabelo. É uma característica capilar.

Cabelo ressecado 

Já o cabelo ressecado é uma condição que o fio apresenta e não está relacionada à uma característica do couro cabeludo. 

É um estado adquirido por condições externas que desequilibram a estrutura dos fios. Não é um tipo capilar, tanto que um cabelo oleoso, normal ou misto pode estar ressecado em determinado momento.

Por que o cabelo fica ressecado?

O ressecamento acontece porque o ph do cabelo foi alterado, as cutículas dos fios estão dilatadas e desprotegidas, pois ele perdeu a proteção natural de gordura.

E como a proteção é perdida?

A exposição aos agentes externos são os responsáveis por retirar a proteção natural dos nossos fios. Podemos considerar como agentes externos: exposição ao sol, cloro, poluição, chapinha, babyliss, secador, cloro e procedimentos químicos. 

Mas não é só isso… Os sulfatos também podem ter grande participação na “culpa” dos fios ressecados. 

Esse composto, muito utilizado em shampoos convencionais, é um ativo com ação detergente muito forte, que limpa o couro cabeludo de forma agressiva, levando toda a proteção dos fios embora, juntamente com a sujeira. 

A perda desta barreira de proteção faz com que o fio perca água e nutrientes mais facilmente, deixando o cabelo fragilizado.

Como identificar o cabelo ressecado?

Agora que você já sabe diferenciar o cabelo seco do ressecado e entendeu as causas deste problema, é hora de saber se os seus fios estão passando por esta condição.

O cabelo ressecado apresenta algumas características específicas:

  • Fios opacos e com pontas duplas;
  • Embaraça com maior facilidade;
  • Cabelo frágil e quebradiço;
  • Excesso de frizz.

    É importante ficar atenta(o) aos sinais, pois quanto antes você perceber o ressecamento, mais fácil será recuperar a saúde, maciez e brilho dos fios. E é sobre isso que vamos falar agora.

    Como virar o jogo? O que é bom para cabelo ressecado?

    Mulher tratando os cabelos ressecados

     

    Como dissemos, a perda da proteção de gordura do fio faz com que ele perca água e nutrientes mais rápido, o que leva ao ressecamento.

    Portanto, para recuperar o cabelo ressecado precisamos evitar as causas de perda da oleosidade natural do cabelo e oferecer tratamentos que reponham a água e nutrientes perdidos pelo fio.

    Pronta(o) para virar o jogo? Olha só essas dicas incríveis: 

    Lave os cabelos corretamente

    Sabemos que, provavelmente, você já ouviu essa dica algumas vezes ao longo da vida, mas ela é realmente importante. Pequenos detalhes na hora da lavagem, podem sim fazer a diferença!

    A temperatura da água deve estar entre morna e fria, mas nunca quente! Isso porque quando a água está em uma temperatura alta, ela acaba retirando aquela proteção dos fios que falamos logo ali em cima, sabe? Além de deixar as cutículas abertas e muito mais sensíveis aos agentes externos.  

    Para quem possui o couro cabeludo oleoso isso pode ser ainda pior, pois como a oleosidade é totalmente retirada, acontece o efeito rebote: o corpo produz mais oleosidade para compensar a que foi perdida na lavagem. 

    Escolha do shampoo

    Você sabia que nem todo shampoo que está na prateleira vai fazer bem para o seu cabelo?

    A propaganda pode ser incrível e a embalagem linda, mas o que vale mesmo é o conteúdo da fórmula - e é aí que você precisa se atentar. 

    Falamos logo no início desse post sobre os sulfatos e essa é nossa dica de ouro para recuperar seus fios: aposte em produtos premium e livres de sulfatos, pois eles podem roubar a proteção dos seus fios sempre que você lavar o cabelo. 

    Aposte na hidratação para cabelo ressecado

    A hidratação capilar é um tratamento muito importante para quem está com o cabelo ressecado, pois tem como principal objetivo repor a água perdida pelos fios.

    É indicado fazer hidratações regulares, 1 x por semana, com uma máscara hidratante rica em nutrientes, vitaminas e óleos vegetais para a recuperação da saúde do cabelo.

    Não se preocupe, você pode fazer o tratamento em casa mesmo. Neste conteúdo damos 10 dicas para potencializar a sua hidratação.

    Invista na querida umectação capilar

    Aqui na JustForYou nós já a chamamos até de “querida”, pois construímos uma relação de amor com a umectação capilar. E não é para menos: ela é uma excelente aliada para acabar com as pontas duplas, melhorar a nutrição e hidratação dos fios e dar tchau para o ressecamento.

    A umectação, nada mais é do que devolver os nutrientes essenciais para os cabelos, através de óleos vegetais - Natural First, meu bem. 

    E se engana quem pensa que a umectação é um procedimento difícil de ser realizado, na verdade é bem simples, olha só:

    1. Basta escolher o óleo vegetal que deseja;
    2. Separar o cabelo em partes iguais - para facilitar a aplicação;
    3. Passar o óleo da raiz até as pontas;
    4. Aguardar no mínimo duas horas;
    5. Lavar o cabelo até retirar totalmente o óleo;
    6. Finalizar como de costume. 

      Super fácil não é? E acredite: o resultado é incrível. Temos um tutorial mostrando o passo a passo para fazer uma umectação com óleo de abacate, não deixe de conferir.

      Fuja dos agentes externos 

      Sabe todos os agentes que citamos? Tente evitá-los ao máximo! Sabemos que alguns estão “fora do nosso controle”, como a exposição ao sol e poluição, que às vezes acontece sem que desejemos. 

      Mas que tal deixar o cabelo secar naturalmente ao invés de usar secador, por exemplo? Essa é uma atitude simples, mas que faz total diferença para a saúde dos seus fios.

      Além disso, invista em produtos que ajudem na proteção dos fios, por exemplo, um leave-in com proteção solar e térmica. Esse tipo de produto ajuda não só a prevenir o cabelo ressecado como também a recuperá-lo.

      Cuide do cabelo ressecado e de você por inteira(o)! 

      Esperamos que esse conteúdo te ajude a cuidar dos seus fios, mas além disso queremos fazer um pedido muito importante: cuide-se por inteira(o)! Você é importante e merece seus momentos de autocuidado - do corpo e da mente.

      Se o seu cabelo está ressecado agora, não deixe isso influenciar na sua autoestima, pois é reversível. Cuide-se e logo você estará com os fios saudáveis novamente. Se quiser saber mais sobre o assunto, veja este conteúdo que mostra como hidratar o cabelo ressecado.

      Reposição lipídica: entenda como ela pode influenciar seus fios

      Reposição lipídica: entenda como ela pode influenciar seus fios

      Corte químico: por que acontece e como recuperar esses fios

      Corte químico: por que acontece e como recuperar esses fios

      Empty content. Please select article to preview

      Personalize seu Tratamento

      {% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}