index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Shampoo sem sulfato e parabenos: entenda seus impactos

Shampoo sem sulfato e parabenos: entenda seus impactos

O shampoo sem sulfato e parabenos vem chamando atenção no mercado de hair care graças à popularização do low poo - técnica de lavagem capilar que busca um cuidado mais natural e menos agressivo aos fios. Afinal, ela usa produtos sem substâncias nocivas tradicionalmente presentes na composição dos shampoos, como os sulfatos e parabenos.

Já explicamos mais sobre as técnicas de low e no poo em outro post aqui do blog, mas queremos deixar ainda mais claro para você. Por isso, vamos entender juntas(os) quais são os impactos e benefícios de um shampoo sulfate free e paraben free?

Parabenos 

A cada dia nos preocupamos mais com o que consumimos e buscamos opções mais saudáveis e sustentáveis. Os alimentos orgânicos são um exemplo disso, afinal se sabemos o mal que os conservantes fazem ao nosso organismo e temos opções para substituí-los, por que manter algo que não é benéfico?

Mas você já parou para pensar que o mesmo acontece com os cosméticos? É simples entender a razão: eles também precisam ser conservados. E os parabenos são uns dos responsáveis por isso, pois são componentes químicos com poder antifúngico, antibacteriano, antimicrobiano e solvente. 

Isso significa que podem ser utilizados para diversos fins e em muitos produtos, como maquiagens, protetores solares, desodorantes, esmaltes, shampoos e dezenas de outros... 

Sulfatos

Sabe toda aquela espuma que a maioria dos shampoos convencionais faz? O responsável por isso é o sulfato!

Nesse momento, você deve estar pensando: então pra que um produto sem esse componente? Calma, vamos explicar: muitas vezes, associamos a espuma ao poder de limpeza, mas não é bem assim que funciona. 

Esse elemento é muito utilizado por ser um “desengordurante” eficaz e barato, mas o problema é que ele não leva embora somente os resíduos necessários para a higienização do couro cabeludo. Isso mesmo! Junto com a espuma, a proteção natural dos fios também vai ralo abaixo! 

Além disso, o sulfato, por causa da sua alta ação desengordurante, acaba deixando nossos fios mais ressecados, quebradiços e enfraquecidos, o que pode resultar no aparecimento do frizz em um nível ainda maior.

Como posso identificá-los?

Para que você não se engane na hora de escolher seu shampoo sem sulfato e parabenos na hora da compra, é muito importante se atentar e ler seus ingredientes nos rótulos. Afinal, muitas vezes esses componentes podem aparecer com outros nomes nos produtos.

O sulfato pode aparecer como: lauril sulfato de sódio (LSS), sodium lauryl sulphate ou sodium laureth sulphate. Enquanto os parabenos são identificados como: parabenos; metilparabeno; etilparabeno; propilparabeno ou butilparabeno.

Por isso, preste atenção: Se um destes nomes aparecer no rótulo do seu shampoo, ele não é sulfate free ou paraben free!

Vilões ou mocinhos?

Não é à toa que o assunto vem sendo a cada dia mais comentado e ganhado mais destaque no mercado. Acreditamos que esses componentes já foram necessários, mas com toda a evolução tecnológica e maior consciência socioambiental, já não são mais - especialmente quando pensamos em todas as consequências que causam para a saúde dos nossos fios e do próprio meio ambiente.

Mas então… Por que não substituir por algo do bem?

Há opções! Elas não são muito divulgadas, por isso quase ninguém sabe que dá para escapar desses compostos. Mas fique tranquila(o), elas existem!

Sabemos que um receio muito grande da maioria dos consumidores é utilizar shampoo sem sulfato e não obter a limpeza necessária, mas não se engane: nem sempre precisamos de um componente agressivo para um resultado potente. 

A Espuma Natural

Espuma natural do shampoo sem sulfatoAgora você já sabe que espuma não significa limpeza, então queremos te apresentar a solução que nós, aqui da JustForYou, criamos: a Espuma Natural.

Ela é sulfate free e feita com agentes de limpeza que não agridem seus fios!

Aqui só entra o que é do bem MESMO - perfeita para limpar o couro cabeludo e o cabelo, mas ao mesmo tempo mantê-los saudáveis e protegidos.

Shampoo sem sulfato e parabenos: Limpeza + proteção 

Depois de tudo que falamos, até parece mágica encontrar algo que seja capaz de limpar e proteger, não é? Mas é melhor que mágica: é natural! 

Em nossas fórmulas, utilizamos diferentes substitutos do sulfato, os chamados surfactantes, que são responsáveis pela função de limpeza dos nossos produtos. Além dos co-surfactantes: elementos responsáveis pela hidratação dos fios.

Nossos principais surfactantes são: Eversoft ACS (derivado do coco), Lauril Sarcosinato de Sódio (derivado de aminoácidos) e o Alfa Olefina Sulfonada. Esses três tensoativos são os responsáveis pela limpeza profunda dos cabelos enquanto os condicionam.

Já os co-surfactantes mais utilizados por nós para proporcionar a proteção da oleosidade natural e necessária dos cabelos são o Lipex Shea Betaine e o Cocoamidopropilbetaína. O primeiro é um agente de limpeza derivado do karité, que tem como função “encorpar” os fios e não irritar o couro cabeludo. Já o Cocoamidopropilbetaína, tem sido muito utilizado em cosméticos por sua função de produção de uma espuma abundante e estável - tudo sem agredir o couro cabeludo.

O match perfeito para manter seus cabelos limpos, saudáveis e protegidos, não acha?

Fique atenta 

Agora que você já sabe tudo sobre shampoo sem sulfato e parabenos, fique atenta(o) às embalagens e busque opções para evitar o uso constante desses componentes agressivos no seu dia a dia.

Vamos te dar um conselho: além de usar o shampoo sulfate free, também é importante que você saiba como lavar o cabelo do jeito certo. Afinal, a forma como você lava seus fios influencia muito no resultado que você irá obter. Sabia disso?

×