index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Shampoo com sulfato: conheça os perigos dos produtos de prateleira

Shampoo com sulfato: conheça os perigos dos produtos de prateleira

Você pode não reconhecer pelo nome, mas com certeza já viu o shampoo com sulfato por aí. E por uma simples questão: ele é muito comum no mercado de cosméticos capilares e está na prateleira das perfumarias, farmácias e supermercados.

Isso porque o sulfato é um composto detergente, amplamente usado na indústria cosmética e, de fato, está presente na maioria dos “produtos de prateleira”. Mas a questão é que esta substância pode trazer alguns prejuízos para a saúde e beleza do cabelo por fazer uma limpeza muito agressiva no couro cabeludo e fios.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos explicar tudo neste conteúdo. Confira!

O que é sulfato?

Os sulfatos são substâncias químicas derivadas do petróleo com função detergente, ou seja, eles fazem uma limpeza profunda e também contribuem para a formação da espuma. Basicamente, o sulfato se liga às partículas de sujeira, que são removidas no enxágue.

Eles estão presentes em diversos produtos de higiene, beleza e limpeza por ser um componente barato. Pode ser encontrado na maioria das pastas de dente, sabonetes líquidos, detergentes para louças, sabão para roupas e claro, nos shampoos.

Como saber se o shampoo que eu uso tem sulfato?

É bem simples descobrir se um produto possui ou não sulfato: ler o rótulo. Pode parecer chato, mas é desta forma que você vai descobrir se este ingredientes está na formulação.

Esta substância costuma estar listada nos ingredientes com os seguintes nomes: laurel sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e ammonium laureth sulfato.

Vamos fazer um teste? Entre em uma loja de beleza, farmácia ou supermercado, vá até a seção de produtos para cabelo e veja se alguns dos seus produtos preferidos tem sulfato. Você vai se surpreender!

O que o shampoo com sulfato pode causar

Mulher lavando o cabelo usando um shampoo com sulfato

Como dissemos, o papel do sulfato no shampoo é fazer a limpeza. Isso parece bom né? Só que não e por um simples motivo. O shampoo com sulfato realiza uma limpeza agressiva no couro cabeludo. Ao remover a sujeira, essa substância também remove a proteção natural dos fios, o que traz uma série de problemas capilares. Veja os principais.

Alteração no pH do couro cabeludo e da fibra capilar

A limpeza agressiva dos sulfatos podem alterar o pH da fibra capilar, deixando-a mais frágil.

Isso significa que os seus fios ficarão mais suscetíveis à quebra, queda, perda de brilho e de cor.

Desequilíbrio da microbiota capilar

A microbiota capilar são um conjunto de “microrganismos do bem”, compostos por fungos e bactérias, que se desenvolvem em nosso couro cabeludo e alimentam-se de sebo e células de pele morta.

Quando eles estão em equilíbrio, produzem aminoácidos, vitaminas e nutrientes importantes para o crescimento e proteção dos fios. No entanto, quando a microbiota está desequilibrada, o couro cabeludo fica mais suscetível ao aparecimento de diferentes problemas, como a caspa, descamação, coceira e irritação.

Diversos fatores podem levar ao desequilíbrio da microbiota capilar e advinha só… Um deles é o uso do sulfato.

Ressecamento dos fios

O ressecamento dos fios é um dos principais danos que o shampoo com sulfato pode trazer para o seu cabelo.

Como explicamos, ele retira toda a proteção natural dos fios junto com a sujeira, deixando-os mais suscetíveis à perda de água e nutrientes pela exposição ao sol, poluição, químicas, modeladores de calor, entre outros agressores. O resultado é um cabelo opaco, quebradiço, com frizz e pontas duplas.

Cabelos com maior curvatura e que já tem tendência ao ressecamento, como os cacheados e crespos, podem sofrer ainda mais esse ressecamento causado pelo sulfato.

Efeito rebote na oleosidade

Outro problema trazido pelo shampoo com sulfato é o famoso efeito rebote.

Ele acontece como uma mecanismo de defesa do couro cabeludo: se ele percebe que a oleosidade está indo embora muito rápido e de forma excessiva, seja pelo excesso de lavagem ou pelo uso de shampoos adstringentes e cheios de sulfato, ele começa a produzir ainda mais sebo para tentar compensar a perda.

O resultado? O cabelo fica ainda mais oleoso.

A solução: shampoo sem sulfato

Se você quer ter uma limpeza profunda, mas sem agredir o cabelo, a boa notícia é que já existe solução.

Os shampoos sem sulfato já estão disponíveis no mercado e utilizam outros ingredientes - menos agressivos - capazes de realizar a limpeza necessária no couro cabeludo e fios, sem danificá-los.

No que diz respeito ao sensorial, a principal diferença entre o shampoo com sulfato e o shampoo sem sulfato é a espuma. O primeiro faz bastante espuma, já o segundo não.

Você é team espuma? Tudo bem, mas antes vamos esclarecer um ponto. Muita espuma não é sinônimo de limpeza. Somos educados a acreditar nisso, mas não é verdade. Produtos que não fazem espuma podem ter o mesmo potencial de limpeza de um que faz.

Mas… se você não abre mão da espuma, tudo bem. Aqui na JustForYou o nosso shampoo sem sulfato conta com a Espuma Natural, totalmente livre de químicos agressivos e que possui tensoativos derivados do coco, detergentes naturais capazes de limpar sem agredir.

Pronta(o) para mudar hábitos e deixar o shampoo com sulfato de lado? Você não vai se arrepender, dá só uma olhadinha em como nossa Espuma Natural e é especial.

×
chatsimple