Coceira na Cabeça - entenda as possíveis causas
Pode parecer que não vai acontecer com você (ou não ia?), mas uma coceira na cabeça pode visitar todo mundo! Seu cabelo pode estar saudável, os produtos que usa podem ter sido escolhidos a dedo, mas há várias razões que podem desencadear aquela coceira no couro cabeludo.
Alergia? Infecção? Estresse? Vamos te ajudar a entender o que pode estar acontecendo e a encontrar soluções para acabar com o incômodo! Olha só.
Possíveis causas para coceira na cabeça
Coçar a cabeça uma vez ou outra é normal, às vezes é gostoso - como depois de soltar um rabo de cavalo apertado - outras tantas é só um reflexo no meio do dia.
Porém, quando a coceira parece não estar dando trégua, é sinal de que alguma coisa não anda bem no nosso couro cabeludo. Pensando nisso, fomos em busca dos motivos mais comuns para essa coceira.
Caspa
Pode acreditar, segundo a BBC Brasil, acredita-se que a caspa e a coceira na cabeça atingem metade da população.
Também conhecida como dermatite seborreica, ela é uma alteração da pele que causa descamação da região afetada, além de coceira e aparecimento de manchas vermelhas.
Seu aparecimento tem relação com diversos fatores, como a infecção causada por um fungo chamado malassezia - devido ao enfraquecimento do sistema imune - além do couro cabeludo oleoso e o acúmulo de pele morta.
O que fazer
O tratamento pode ser feito com shampoos anticaspa, que normalmente possuem antifúngicos. Nos casos em que o shampoo não é suficiente, pode ser necessário recorrer a fórmulas com corticoides - tudo com a indicação de um médico, ok?
Além disso, para um tratamento mais eficaz, é necessário manter sempre o cabelo e o couro cabeludo bem limpos e secos, lavar o cabelo da maneira certa, não usar água muito quente, diminuir a ingestão de álcool e alimentos gordurosos e, principalmente, evitar situações de estresse.
Lavagem errada
Ao lavar o cabelo, fique atenta aos produtos utilizados e a temperatura da água - que não deve ser muito alta para não ressecar demais do couro cabeludo. E não basta escolher um produto não alergênico, evite também fórmulas que possuam químicos agressivos como o sulfato, parabenos e petrolatos.
Além disso, também é importante saber aplicar os produtos corretamente durante a lavagem. Esfregar vigorosamente o shampoo na raiz pode aumentar o excesso de produto na região, o que aumenta a descamação caso ela já exista no local, causando a famosa coceira.
O que fazer
Para diminuir a coceira na cabeça causada pela lavagem errada, você pode mudar alguns hábitos.
Ao aplicar o shampoo, utilize os dedos e não as unhas. Assim, você diminui a chance de irritação ou lesão no couro cabeludo e, consequentemente, a coceira sentida.
Outra dica é retirar todo o shampoo e também o condicionador, ainda que este seja aplicado só nas pontas. Afinal, deixar resíduos destes produtos após a lavagem pode gerar coceira e estimular ainda mais a descamação do couro cabeludo.
Calor excessivo
E não pense apenas na água do chuveiro, hein!
Secadores, chapinhas, babyliss e escovas térmicas também podem ressecar o nosso couro cabeludo e, assim, causar coceiras.
O que fazer
A dica, nesse caso, é sempre manter uma temperatura intermediária não só para a lavagem, mas também ao secar e modelar os fios. Além disso, também é importante manter estas ferramentas em uma distância segura do couro cabeludo, evitando seu contato direto com o calor.
Umidade
Já diziam nossas avós: dormir com o cabelo molhado faz mal!
Na verdade, ficar com o cabelo úmido por muito tempo faz com que o couro cabeludo fique mais vulnerável à proliferação de fungos e micoses, o que pode causar muita coceira na cabeça.
O que fazer
O mais eficiente para se livrar das coceiras é sempre garantir que seu couro cabeludo esteja seco. Sendo assim, evite dormir, prender o cabelo molhado ou ficar com o cabelo úmido por muito tempo. Caso precise lavar seus fios à noite, secá-los acaba sendo a melhor solução.
Alergias
Você pode ter começado a leitura desse artigo já pensando nela certo? E se não encontrou outra razão para a coceira na cabeça, pode ser a alergia mesmo que a causou!
Além dos produtos aplicados no couro cabeludo, químicas e tinturas também podem ser grandes vilãs. Esse tipo de alergia descama a região, causando caspa e, consequentemente, a coceira na cabeça.
Tente lembrar se os sintomas surgiram logo após a aplicação da química, isso pode te ajudar.
O que fazer
Geralmente, o tratamento consiste na aplicação de produtos com corticoide em sua composição e na administração de remédios anti-histamínicos.
Porém, é importante lembrar que o ideal mesmo é ir ao dermatologista para se certificar de que realmente é uma alergia que está causando essa sua coceira na cabeça.
Ah… Você também pode tentar suspender os produtos aplicados no couro cabeludo e ver se a coceira melhora. Afinal, a região pode ter tido uma reação alérgica a ingredientes usados em muitos produtos comuns.
Doenças
A coceira no couro cabeludo também pode estar relacionada a doenças que causam o ressecamento da pele, como hipotireoidismo e doenças renais. Ou se a coceira está em apenas um ponto da cabeça, pode ser uma condição de pele, como a psoríase.
A doença autoimune causa manchas vermelhas que descamam e, sim, pode ser no couro cabeludo mesmo. Ainda não se sabe exatamente a causa, mas há agravantes conhecidos, como tabagismo, sobrepeso e a ansiedade.
O que fazer
Nesses casos, como estamos falando de doenças, o tratamento deve ser indicado somente por um especialista, como os médicos dermatologistas.
Emocional
Não torça o nariz, o seu emocional afeta - e muito - a saúde do seu couro cabeludo!
A ansiedade e o estresse podem causar uma coceira na cabeça que ocorre de forma ocasional ou constante, sendo leve ou intensa. Normalmente, essa coceira pode estar acompanhada de sintomas, como a sensação de queimação na pele da cabeça e até de outras partes do corpo, como braços, pernas ou rosto.
O que fazer
Para diminuir a coceira na cabeça causada pelo emocional, devemos adotar medidas para aliviar o estresse e a ansiedade - como relaxar em um lugar calmo ou tomar um chá calmante.
Além disso, também é indicado fazer atividades prazerosas regularmente, como caminhar ou praticar algum hobby. Não descartando a ajuda profissional de um médico, ok?
Piolho
Tudo bem, é chato dizer que você pode estar com piolho, mas saiba que esses pequenos insetos não são exclusividade das crianças.
Basta entrar em contato com eles, ou seus ovos (as lêndeas), e pronto! Se você tem - ou teve - contato constante com crianças e está com uma coceira que parece não ter outra razão, vale pedir para alguém dar uma olhada.
O que fazer
No caso de piolhos, é necessário usar o shampoo de tratamento indicado por um médico e passar um pente fino com frequência.
Importante: durante a eliminação dos piolhos, é aconselhável lavar bem os travesseiros, lençóis e roupas para evitar a contaminação.
Micose
A micose do couro cabeludo é uma infecção provocada por fungos, que pode causar uma intensa coceira na cabeça, presença de caspa, além da queda de cabelo em algumas regiões.
Como esse tipo de micose é causado por fungos, pode ser facilmente passado de pessoa para pessoa. Por isso, para evitar a transmissão, evite compartilhar seus objetos pessoais com quem está infectado.
O que fazer
O tratamento consiste na administração de remédios antifúngicos e shampoos que também possuem essa propriedade.
Foliculite
Ao coçarmos a cabeça, nossas unhas podem fazer “buracos”, permitindo a entrada de bactérias no couro cabeludo, o que leva a uma inflamação da pele - a chamada foliculite capilar.
A foliculite pode ser confundida com uma espinha. Porém, não existe espinha no couro cabeludo!
Se esse caso se tornar constante, é necessário consultar um dermatologista. Quanto mais precoce o tratamento, melhor.
O que fazer
O tratamento é feito com antibióticos e com o uso de shampoos manipulados com antisséptico. Ele é demorado e difícil, mas apenas controla o problema, pois a foliculite não tem cura.
Mas afinal, como acabar com isso?
Acabar com a coceira na cabeça, claro… É isso o que a gente quer!
Mas, embora existam muitas receitas caseiras e dicas para aliviar o sintoma, o mais indicado é procurar por um médico dermatologista. Estas dicas, com certeza, ajudam a descobrir a causa e até mesmo aliviar a coceira até a data da consulta, mas só um especialista pode entender, de fato, qual o seu quadro e como tratá-lo da melhor forma.
No entanto, além de procurar um médico, também é muito importante que você adote cuidados mais naturais com seu cabelo. Busque produtos livres de químicos agressivos e de substâncias alérgenas! Um cuidado menos agressivo ajudará a manter a saúde do seu couro cabeludo sempre em dia.
E por falar nisso, se quiser saber mais sobre a saúde do couro cabeludo, temos um conteúdo bem bacana em nosso blog sobre microbiota capilar. Vale a pena ver!