Como dar vida aos cabelos danificados com 5 dicas!
Como dar vida aos cabelos danificados? Já se perguntou isso ao menos uma vez? Bom, se seu cabelo anda sem brilho, quebradiço ou ressecado, é hora de não só fazer essa pergunta, mas principalmente de respondê-la.
Afinal, em nosso dia a dia, mesmo sem saber, costumamos tomar algumas decisões que danificam nossos fios, como dormir com eles molhados, tomar banhos muito quentes, tinturas, alisamentos, etc. Por isso, entender o que danifica seus cabelos e descobrir como dar vida a eles é uma questão muito importante. Quer saber mais? Vamos lá.
Então, como dar vida aos cabelos danificados?
Preparamos um compilado de 5 dicas que vão direto ao ponto, te ajudando a identificar o que pode estar prejudicando seus fios e te mostrando como dar vida aos cabelos danificados. Dá só uma olhadinha.
Aposte no protetor solar
O clima é um dos principais fatores que contribuem para o ressecamento dos cabelos. Isso acontece porque o sol afeta a fibra capilar, fazendo com que ela perca água e nutrientes diariamente, deixando o efeito ressecado e áspero dos fios mais aparente.
Por isso, para aprender como dar vida aos cabelos danificados pelos efeitos negativos do clima, opte por produtos com filtro UV. E não só para ir à praia ou ao clube, como também para trabalhar, caso você fique ao ar livre durante o trajeto ou no expediente.
Assim, mesmo exposto ao sol, o cabelo estará protegido dos fatores climáticos!
Faça um cronograma capilar
Toda pessoa que se submete a processos químicos pode ficar com os cabelos com aparência ressecada, porosa e quebradiça, principalmente se a química não vier acompanhada de uma rotina de cuidados capilares. Afinal, esses procedimentos tiram muito a vida dos fios!
Dessa forma, o conhecido aspecto áspero e sem brilho, normalmente fica perceptível da raiz às pontas, e se não for tratado pode resultar no temido corte químico.
Para combater estes efeitos indesejados, o ideal é tratar o cabelo, especialmente com produtos e ingredientes próprios para a reconstrução e reparação dos fios.
Use protetores térmicos
Com o tempo, o uso de secador, chapinha ou babyliss tende a danificar o cabelo, deixando-o com uma aparência áspera e opaca - ainda mais quando esse recurso é usado diariamente e sem o uso de uma proteção térmica.
Portanto, a melhor forma de como dar vida aos cabelos danificados é evitando o ressecamento dos seus cabelos ao utilizar protetores térmicos antes do uso de ferramentas de calor. Afinal, o produto protegerá a fibra capilar e evitará a perda da beleza natural dos seus fios.
Lave o cabelo com água fria
Não é mito: a água muito quente retira o óleo natural do cabelo!
E, sem essa oleosidade saudável, os fios podem ficar cada vez mais ressecados e ásperos. Nesses casos, o mais indicado é lavar os cabelos com água fria ou morna.
Ah… É importante pensar na água também em outro sentido. Afinal, muitas vezes ficamos horas sem beber água, mas a falta dessa substância pode influenciar no dano capilar. Isso porque os fios ficam desidratados, fracos, finos, sem brilho e quebradiços.
Ou seja, a reposição e consumo de muito líquido são essenciais para o nosso corpo como um todo!
Mantenha a saúde em dia
É importante salientar que algumas vezes os cabelos podem se tornar ressecados e sem vida por alguns quadros físicos também, como deficiências nutricionais, anorexia nervosa, hipoparatireoidismo, hipotireoidismo e menopausa.
Nesse caso, para descobrir a melhor forma de como dar vida aos cabelos danificados, é recomendado procurar um auxílio médico. Isso é muito importante se seu cabelo ficar ressecado de repente, apresentar queda acentuada ou repentina e não apresentar sinais de melhora com os tratamentos comuns.
Viu só? Quando o assunto é como dar vida aos cabelos danificados, cuidados simples podem fazer uma grande diferença na saúde e beleza dos fios. É só uma questão de observação, prevenção e ação!
Agora que já te ensinamos como cuidar dos fios danificados, que tal aprender a recuperar cabelos ressecados? Assim, os cuidados com seus fios serão ainda mais eficientes, não acha?