index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Psoríase no couro cabeludo: shampoo sem sulfato pode amenizar o problema!

Psoríase no couro cabeludo: shampoo sem sulfato pode amenizar o problema!

A psoríase no couro cabeludo é uma doença de pele que pode causar coceira, vermelhidão, ressecamento e crostas brancas na região.

É um problema muito comum. De acordo com dados da ONG Psoríase Brasil, a doença acomete mais de 125 milhões de pessoas no mundo todo e, no Brasil, existem mais de 5 milhões de portadores.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é a psoríase no couro cabeludo, quais as causas, como ela se manifesta, tratamentos mais indicados e como os cosméticos capilares que você usa podem interferir no quadro. Vamos lá?

O que é a psoríase no couro cabeludo

A psoríase é uma doença autoimune, em que as células de defesa do corpo atacam a pele, causando manchas vermelhas e crostas brancas. Ela pode aparecer em diferentes partes do corpo, como cotovelos, mãos, braços, pernas e cabeça.

É muito frequente no couro cabeludo e quando ataca essa região, acaba aparecendo também na testa, nuca e atrás das orelhas, causando manchas vermelhas, ressecamento intenso, descamação, queimação e coceira. Em alguns casos, há a formação de crostas brancas que afetam a autoestima dos portadores da doença por seu impacto visual e, se estas placas forem muito espessas, podem inclusive favorecer a queda de cabelo.

Apesar de não ter cura, a psoríase no couro cabeludo pode ser tratada a fim de minimizar os sintomas e evitar crises.

Causas da psoríase no couro cabeludo

Como dissemos no início deste conteúdo, a psoríase no couro cabeludo é uma doença autoimune, em que os glóbulos brancos do organismo passam a atacar a pele, como se fosse um agente invasor. O motivo pelo qual isso ocorre ainda é desconhecido, mas sabe-se que alguns fatores podem aumentar o risco do problema surgir. São eles:

  • Predisposição genética;
  • Obesidade;
  • Sensibilidade ao glúten;
  • Fumantes;
  • Altos níveis de estresse;
  • Déficit de vitamina D;
  • Clima frio;
  • Doenças que reduzem a imunidade, como o HIV.

Sintomas da psoríase no couro cabeludo

Os principais sintomas da psoríase no couro cabeludo são:

  • Vermelhidão;
  • Descamação;
  • Presença de placas brancas similares à caspa;
  • Coceira;
  • Queda de cabelo;
  • Dor;
  • Sensação de queimação;
  • Sangramento no couro cabeludo por lesões provocadas por coçar a cabeça.

Tratamentos e cuidados

A psoríase é um doença crônica e como dissemos, não tem cura. Assim, os tratamentos visam amenizar os sintomas descritos acima e evitar novos episódios.

Os tratamento variam bastante de pessoa para pessoa, pois dependem da gravidade dos sintomas. Eles devem ser indicados por um dermatologista. Veja os tratamentos mais comuns a seguir.

Shampoo para psoríase no couro cabeludo

Um dos tratamentos mais comuns é o uso de shampoos específicos para a doença e que devem ser indicados por um dermatologista, tanto no que diz respeito à sua formulação, como tempo e frequência de uso.

O mais comum é o uso do shampoo com propionato de clobetasol a 0,05%. Dependendo do caso, também podem ser indicados produtos com vitamina D, alcatrão, ácido salicílico e imunossupressores.

Medicamentos para psoríase

Quando o caso não pode ser resolvido apenas com o uso do shampoo, medicamento orais podem ser indicados pelo médico.

Alguns exemplos são o uso dos corticóides para reduzir a coceira e inflamação e imunossupressores para reduzir a ação das células de defesa contra a pele.

Apoio psicológico

Um dos principais fatores que desencadeiam os episódios de psoríase no couro cabeludo é o alto estresse, crises de ansiedade e depressão.

Por isso, é importante buscar apoio psicológico para cuidar destes aspectos emocionais e assim amenizar as crises de psoríase. Em alguns casos, o uso de ansiolíticos ajuda no tratamento. Vale lembrar que o aspecto visual da doença também pode impactar a autoestima da pessoa e que isso também deve ser tratado em terapias.

Cultivar bons hábitos, como manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos e realizar atividades de lazer também ajudam muito. Estas pequenas atitudes ajudam a aliviar o sentimento de ansiedade.

Tratamento natural

Você já sabe que nós da JustForYou somos apaixonados por tudo que a natureza pode nos oferecer e com a psoríase no couro cabeludo não é diferente.

A babosa é um poderoso ingrediente natural que pode ajudar a reduzir a vermelhidão e descamação no couro cabeludo e assim, ajudar muito a amenizar o quadro de psoríase.

Outro tratamento natural para a psoríase no couro cabeludo é muito simples: tomar sol! Essa exposição solar melhora as lesões e aumenta os níveis de vitamina D no organismo, importante para combater a doença. A recomendação é tomar sol nos horários de menor calor, ok?

Outros cuidados que podem ajudar

  • Não coce a cabeça, pois você pode provocar lesões;
  • Lave o cabelo com cuidado e não use água quente;
  • Seque bem o cabelo e as áreas onde a psoríase afeta a cabeça. Nunca durma com o cabelo molhado;
  • Não use tintas, químicas alisantes, grampos de cabelo ou qualquer acessórios que possa machucar seu couro cabeludo;
  • Escove os cabelos delicadamente para remover as placas e resíduos sem se machucar;
  • Evite produtos que lubrifiquem os cabelos, como géis, espumas ou óleos reparadores.

Psoríase no couro cabeludo e produtos capilares

Shampoo personalizado JustForYou

Pessoas que possuem psoríase tendem a ficar com o couro cabeludo e a pele ao redor bem sensíveis. Por isso, é muito importante se atentar aos produtos que você usa no cabelo e toda a extensão de pele afetada.

Se você usa produtos que tenham químicos agressivos em sua formulação, tais como sulfatos, ftalatos, petrolatos, parabenos e silicones, o contato com estas substâncias podem irritar ainda mais a pele do couro cabeludo, piorando o quadro da psoríase.

Por isso, além de consultar um dermatologista sobre quais produtos estão liberados para uso, é importante sempre ler o rótulo de tudo que você aplica na pele e cabelo, para garantir que não haja nenhum componente que possa agravar o quadro.

Vamos dar uma exemplo: o sulfato - facilmente encontrado em shampoos de prateleira - é uma substância detergente responsável por higienizar e gerar a espuma típica dos shampoos. No entanto, a limpeza proporcionada pelo sulfato é agressiva e tende a levar ao ressecamento ao remover toda a camada de gordura natural da pele e cabelos, que tem a função de proteção contra danos externos.

Então imagine… Se você já sofre com a psoríase no couro cabeludo, o sulfato pode deixar a região ainda mais ressecada, além de irritar a pele e possíveis lesões já existentes. O mesmo vale para outros químicos agressivos presentes em produtos capilares como condicionadores, máscaras, cremes, entre outros e que podem desencadear crises, já que a pele com psoríase já está mais sensibilizada do que o normal.

Como o shampoo sem sulfato e produtos naturais podem ajudar

Quando o assunto é shampoo, a boa notícia é que já existem produtos sem sulfato, capazes de limpar o couro cabeludo e fios sem danificá-los.

Para tal, estes shampoos contam com surfactantes e detergentes naturais e saudáveis que removerão apenas a sujeira e a oleosidade em excesso do couro cabeludo e cabelos, mantendo a sua proteção natural. Eles também não trarão ainda mais ressecamento para uma pele que já sofre com este problema por causa da doença.

Aqui na JustForYou, nosso shampoo personalizado é totalmente livre de sulfato. Aliás, todos os nossos produtos são livres de químicos agressivos, ou seja, aquelas substâncias do mal que podem irritar e prejudicar ainda mais a pele afetada pela psoríase no couro cabeludo.

Se você tem esta doença, não está no meio de uma crise e busca opções mais saudáveis para cuidar da saúde e beleza dos seu cabelos, consulte seu dermatologista sobre a possibilidade de experimentar nossos produtos.

Vale lembrar que nossa linha de cosméticos capilares não possui ação medicamentosa, ou seja, ela não é indicada para tratar a psoríase, mas pode contribuir para uma melhora geral da saúde capilar por ser mais natural e livre de químicos agressivos, proporcionando condições mais saudáveis para o seu couro cabeludo e desenvolvimento dos fios.

Faça sua fórmula personalizada e envie uma mensagem para o nosso time de Bem-Estar do cliente informando que você possui psoríase no couro cabeludo.

×