index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Corrida de rua: cuidados com o cabelo antes de correr

Corrida de rua: cuidados com o cabelo antes de correr

Pensando em aderir à corrida de rua? Então este post foi feito especialmente para você!

Nós sabemos que uma boa atividade física pode trazer diversos benefícios para o nosso corpo e mente. Mas você sabia que alguns cuidados podem ser tomados para impedir que os seus fios sofram danos durante os seus treinos e corridas?

Sem dúvidas, adequar a sua rotina de hair care pensando nessa prática é essencial para evitar que os seus cabelos se danifiquem aos longo do tempo. Mas calma, não é necessário nenhum tratamento super inovador para isso, alguns cuidados básicos do dia a dia podem te ajudar - e muito - a manter a sua saúde capilar em alta.

Para te ajudar a cuidar dos seus fios da melhor maneira antes, durante e após a corrida de rua, separamos as nossas dicas favoritas por aqui. São hábitos muito práticos e importantes para você colocar em sua rotina e manter os seus cabelos belos e saudáveis enquanto cuida de si!

Vamos lá?

O boom das corridas de rua

Atualmente, vemos que a maioria das pessoas anda mais preocupada com sua alimentação e hábitos, prezando uma vida mais saudável e com maiores momentos de bem-estar. Esta mudança de comportamento em nossa sociedade foi um ponto determinante para a popularização da corrida de rua, gerando o boom que presenciamos hoje.

Esse crescimento no número de corredores é facilmente observado, basta olharmos ao nosso redor e enxergarmos cada vez mais grupos de corrida se formando. Isso porque, este é um dos esportes mais democráticos que existem, estando aberto para pessoas de todas as idades e gêneros. Tudo em prol de uma vida mais saudável!

O calendário brasileiro de corrida de rua conta com muitas provas prestigiadas, como a Corrida de São Silvestre, em São Paulo, a Volta da Pampulha, em Minas Gerais, a Corrida de Reis, em Brasília, e muitas outras. Cada uma dessas provas atrai não só atletas profissionais, mas também muitos corredores amadores que desejam superar seus limites a cada tentativa. Bem bacana, né?

Benefícios da corrida de rua para o corpo e mente

Mulher amarrando o cabelo para correrNão há como negar, a corrida de rua é uma forma incrível de cuidar da mente e corpo ao mesmo tempo. Afinal, correr é um ato libertador!

E para te inspirar ainda mais a praticar este esporte, reunimos os principais benefícios da corrida de rua para você conhecer. Olha só!

Reduz o estresse e ansiedade

Praticar corrida de rua é uma forma bem eficaz de se livrar do estresse acumulado durante a semana e a ansiedade diária. Isso porque, quando nos movimentamos em grande intensidade, nosso corpo libera altas doses de endorfina e dopamina - os chamados hormônios da felicidade - em nosso cérebro, deixando esses sentimentos para trás.

Além disso, correr também pode te ajudar prolongar ainda mais o seu bem-estar. Assim, quanto mais você praticar este exercício em seus dias, mais fácil será para o seu corpo se acostumar com estas sensações e memoriza-las.

Ajuda na concentração

Por ser uma atividade que exige muito foco e determinação para superar seus limites, a corrida de rua também tem efeitos muito positivos na nossa capacidade de concentração.

Quando nos dispomos a correr algum trajeto, principalmente ao ar livre, precisamos nos concentrar em nossos movimentos ao máximo para não trombarmos em ninguém. Por causa disso, acabamos melhorando a nossa concentração em um geral, fazendo com que o nosso cérebro enxergue cenários cada vez mais abrangentes, além de administrar melhor todas as nossas emoções.

Contribui para a circulação do sangue

A corrida de rua é uma atividade aeróbica e, por isso, é capaz de melhorar significativamente nossa capacidade cardíaca. Afinal, o coração precisa de estímulos para se fortalecer, assim como os demais músculos do nosso corpo.

Durante a prática desse esporte, nosso coração precisa se esforçar mais para bombear sangue para todo o corpo. Mas, durante o repouso, ele pode manter a sua frequência um pouco mais baixa, pois não é necessário tanto esforço para transportar o sangue no organismo.

Relaxa a mente e melhora o humor

Fazer uma boa corrida de rua também pode contribuir para a nossa saúde mental. Isso porque, logo após a prática desta atividade física, podemos sentir uma sensação de calmaria, muito ligada aos hormônios da felicidade - dopamina e endorfina - liberados em nosso cérebro.

Além disso, o fato de conseguirmos nos desligar do mundo por um tempo, focando toda a nossa atenção no que estamos fazendo, também contribui muito para um estado mental mais tranquilo e relaxado.

Aumenta a autoconfiança

Os praticantes de corrida de rua podem perceber, não só uma melhora em seu desempenho físico, mas também em sua autoestima e autoconfiança. Isso acontece, pois à medida em que melhoramos em nossas atividades físicas, mais segurança adquirimos.

Essa autoconfiança conquistada através deste esporte pode se espalhar para outras áreas de nossa vida, provocando grandes mudanças em alguns aspectos e fazendo com que mais oportunidades surjam em nossos caminhos.

Cuidados com o cabelo antes, durante e depois da corrida

Mulher tomando água enquanto pratica exercícioCuidar dos fios enquanto pratica a sua corrida de rua é essencial. Afinal, assim como qualquer outra parte do nosso corpo, o cabelo também precisa de cuidados específicos!

Sendo assim, para que este esporte não seja nenhum inimigo dos seus cabelos, separamos alguns cuidados que você pode ter em seu dia a dia. Dá só uma olhadinha!

Antes da corrida de rua

Antes de praticar os seus treinos e corridas, é muito importante aplicar um bom protetor térmico - como um leave-in - para selar os seus fios e impedir que o suor os resseque. Além disso, não deixe de fazer um bom penteado, como um coque alto, para que as pontas dos seus cabelos não entrem em contato direto com o suor das suas costas, isso vai ajudar a preservar a sua fibra capilar!

Mas lembre-se de não prender os fios com muita força, ok? Não queremos que eles se tornem quebradiços e frágeis com o tempo.

Durante a corrida de rua

Não deixe de proteger o seu cabelo da radiação UV durante os seus treinos. Existem muitos produtos específicos com proteção solar para você utilizar em caso de exposição prolongada ao sol, então faça deles os seus mais novos aliados.

Proteger o seu rosto também é muito importante durante a corrida de rua. Por isso, uma viseira pode ser uma ótima opção. Afinal, o uso de bonés pode acabar abafando o couro cabeludo, promovendo o aumento da oleosidade e contribuindo para a proliferação de microrganismos na região.

Depois da corrida de rua

Nós sabemos que nem todas as pessoas lavam os seus cabelos todos os dias. Porém, se você pratica corrida de rua ou qualquer outra atividade física, saiba que esta não é uma opção para você!

Após a prática de um exercício, acabamos transpirando bastante e, se não higienizamos o nosso couro cabeludo logo em seguida, podemos estar contribuindo para o aumento de sebo no local, além de muitos outros problemas capilares.

É claro que, se você costuma correr em horários mais tardes, secar os seus fios depois de lava-los é muito importante. Afinal, deitar com os cabelos molhados pode contribuir para a queda e quebra capilar, além de contribuir para o surgimento da caspa.

Prefira, também, lavar o seu cabelo com água morna ou fria para evitar que ocorra a descamação do couro cabeludo, o aparecimento do frizz e do ressecamento. Este hábito te ajudará a ter um cabelo muito mais saudável, macio e com brilho, mesmo praticando o seu esporte todos os dias.

Outros hábitos rotineiros também podem ter uma grande influência no aspecto dos seus fios, por isso atente-se sempre à sua alimentação e tenha certeza de que o seu corpo está recebendo todas as vitaminas e nutrientes necessários para continuar belo. Caso isso não esteja acontecendo, fazer o uso de uma suplementação vitamínica também pode ser uma boa opção.

Mas atenção: antes de ingerir qualquer tipo de medicamento ou vitamina, é fundamental consultar o seu médico para entender se este é o melhor tratamento e se ele é realmente necessário, hein!

Ah… E não poderíamos deixar a hidratação e nutrição capilar de lado, não é mesmo? Esses tratamentos são o segredo de um cabelo dos sonhos e o melhor é que eles podem ser feito na sua casa, sem qualquer tipo de esforço ou complicação!

Desse modo, a nossa dica é apostar no uso de óleos vegetais para umectações, fazer hidratações capilares com máscaras multifuncionais e, principalmente, não deixar de tomar água. Afinal, a ingestão de água na medida certa pode trazer benefícios incríveis para o seu corpo como um todo, refletindo nos fios!

E aí, o que achou do nosso post de hoje?

Lembre-se de incluir aos poucos estes hábitos em sua rotina de hair care, separe alguns minutos antes do treino para cuidar do seu cabelo e se certificar de que ele não sofrerá nenhum dano enquanto você se exercita!

Se quiser reforçar ainda mais o tratamento dos seus fios, nós temos mais um conselho para você: faça a sua fórmula personalizada e selecione a opção de atividade física que você pratica. Nós iremos escolher os melhores ingredientes para dar ao seu cabelo o cuidado que ele tanto merece!

×