index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Minimalismo: saiba mais sobre esta tendência

Minimalismo: saiba mais sobre esta tendência

Muito se fala sobre o minimalismo nos dias atuais. Isso porque, este estilo de vida tem se tornado cada vez mais comum e recorrente, tendo o seu número de adeptos em crescimento.

Em seu início, este termo fazia referência às manifestações artísticas e culturais que aconteciam em diferentes momentos do século XX. Tais manifestações se baseavam em utilizar o mínimo de elementos estruturais possíveis como forma de expressão de sua arte e comunicação.

No entanto, com o passar do tempo, essa ideia acabou sendo incorporada a outras formas de expressão humana e, assim, se tornou o estilo de vida que conhecemos hoje. Bem bacana, né?

Quer saber mais sobre o minimalismo e entender a verdadeira importância desse movimento? Então confira o nosso conteúdo completo sobre este assunto!

O que é minimalismo?

O conceito do minimalismo vai muito além dos bens materiais. Ele inclui todas as experiências e conquistas que a vida pode nos proporcionar, sendo aplicado em finanças, na moda e até mesmo na nutrição.

Este estilo de vida defende a ideia de reduzir os nossos níveis de consumo e adquirir somente o necessário para uma vida mais prática e feliz. Além disso, seus adeptos buscam constantemente o autoconhecimento para que possam entender o que, de fato, importa em suas vidas.

É fato que sempre resumimos o minimalismo na diminuição drástica dos níveis de consumo e na compra de objetos necessários para uma vida plena, mas este movimento vai muito além disso tudo. Ele busca olhar para todos os prazeres que o consumo desenfreado - defendido pelo estilo de vida consumista - não é capaz de comprar: uma vida mais simples e focada em seus interesses, realização pessoal e autonomia.

Assim, ao pregar o desapego de seus bens, uma pessoa minimalista prioriza suas experiências ao ter. Ou seja, ela dá mais valor para a sua vida do que para o acúmulo de bens materiais. Muito interessante, não acha?

Qual a importância deste estilo de vida?

Como dissemos, o minimalismo defende uma vida plena, sem qualquer tipo de apego material. Por isso, adotar este estilo pode trazer inúmeros benefícios, como uma maior consciência financeira ou uma melhora significativa na qualidade de vida.

Uma pessoa minimalista é capaz de dar mais valor a seus momentos de descanso e experiências com sua família e amigos, deixando seus bens materiais de lado. Esse ato pode reduzir seus níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para uma vida mais feliz e leve.

Segundo este estilo de vida, viver em razão do trabalho ou ciclo social pode não ser o ideal para uma vida plena. Ou seja, de nada adianta se matar de trabalhar para comprar algo que não precisamos, simplesmente pelo prazer que aquele momento pode nos causar ou o seu status por trás.

O minimalismo nos faz repensar o que é realmente importante para nós e ressignificar a vida. Mas é importante lembrar que isso não quer dizer que você deverá abrir mão de tudo e viver por aí só com uma mochila nas costas, ok? - rs

Como aderir ao minimalismo em seu dia a dia!

Livro e café ao lado de um óculos na camaPara adotar o minimalismo, é necessário entender que não há uma regra universal. Afinal, cada pessoa sabe o que é essencial - ou não - para a sua vida!

Esta mudança está diretamente ligada ao conceito de felicidade que possuímos de forma individual. Porém, reunimos por aqui algumas coisas básicas que podem ser feitas por quem está realmente disposto(a) a aderir esse estilo de vida. Olha só!

Acabe com as dívidas

Acabar com as suas dívidas é um passo muito importante para adotar o minimalismo em sua vida. Afinal, quando você liquida qualquer pendência que possui, é como se você deixasse para trás todos os seus hábitos antigos.

Ao fazer isso, você se compromete a ter uma vida mais regrada e seguir os princípios do minimalismo, ou seja, a viver apenas com o necessário para a sua felicidade plena!

Reduza os gastos

Fazer uma boa redução de gastos é uma das principais consequências de um estilo de vida minimalista. Isso porque, quando vivemos apenas com o necessário, deixamos para trás a vontade de gastar com coisas supérfluas.

Assim, mais cedo ou mais tarde, você perceberá como o minimalismo te influenciará a aproveitar e utilizar o seu dinheiro da maneira mais consciente possível!

Libere espaços físicos

Liberar alguns espaços físicos também é uma das consequências do minimalismo. Afinal, com o tempo, acabamos percebendo que nem todos os espaços que ocupamos são realmente necessários.

Isso resulta em ambientes menos poluídos e mais funcionais, o que acaba facilitando sua limpeza e organização inclusive. Então, se você busca ser mais organizado e produtivo, aderir ao minimalismo pode ser uma boa forma de começar. O que acha?

É claro que adotar este estilo de vida não acontece do dia para a noite, tudo isso faz parte de um processo… Tenha paciência com cada etapa!

Avalie antes de aceitar atividades

O minimalismo vai muito além de abrir mão de alguns bens materiais desnecessários, ele também significa deixar para trás todas as atividades que não agregam mais para a sua vida.

Além de resultar em uma grande economia de tempo, avaliar bem as suas atividades e deixar de fazer determinadas coisas para focar em outras pode impactar diretamente na realização destas tarefas. Afinal, este hábito permite que você tenha mais tempo para se concentrar no que importa, cumprindo suas demandas da melhor forma possível!

Aposto que você nem imaginava que um estilo de vida como o minimalismo poderia trazer tantas mudanças e benefícios para quem o adota, não é mesmo?

E se quiser saber mais sobre novas formas de autocuidado e bem-estar, confira o nosso conteúdo exclusivo sobre o Spirit Care. Você vai adorar conhecer mais sobre este assunto - assim como nós!

×