index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

5 chás para o estresse: mande-o embora de forma natural

5 chás para o estresse: mande-o embora de forma natural

Você sabia que existem chás para o estresse? Não? A gente te mostra!

Atualmente, o Brasil está entre os países com os maiores índices de estresse do mundo. Cerca de 70% da população brasileira já teve ou ainda tem esse sentimento, segundo dados divulgados pela Folha de São Paulo. Ele está tão presente em nosso dia a dia que às vezes chegamos a acreditar que ele já faz parte de nós, não é?

No entanto, muitas plantas são usadas como remédios há anos por nossos antepassados e são conhecidas por aliviar sintomas e auxiliar no tratamento de algumas doenças. Pensando nisso, reunimos alguns ingredientes naturais que podem ser consumidos em forma de chá e te ajudar a lidar com o estresse da melhor forma. Vem dar uma olhadinha!

5 chás para o estresse

Antes de tudo, queremos te tranquilizar! Não se culpe por deixar o estresse invadir o seu dia a dia. Afinal, em nossas vidas existem dias maravilhosos e outros nem tanto assim. E está tudo bem! 

A correria, a pressão cotidiana e período de isolamento social que passamos podem desencadear momentos de estresse ou, até mesmo, de muita ansiedade nas pessoas. E isso é totalmente normal! Mas o importante é sempre cuidar para que estes sentimentos não se tornem recorrentes e afetem nossa saúde ou outras áreas da nossa vida, como relacionamentos, profissão, etc.

Para reduzir o estresse de maneira natural, vamos a estes chás incríveis que podem nos ajudar a manter nossa saúde mental.

Flor de maracujá

Chá de passiflora flor de maracujáQuem nunca ouviu a frase: “toma um suquinho de maracujá para acalmar”?

Mas acredito que poucas pessoas sabem que, além do suco, o chá da flor do maracujá também tem um grande potencial calmante. Isso faz dele um grande aliado no combate à insônia!

Por ser rico em flavonoides, que atuam diretamente em nosso sistema nervoso, esse chá pode relaxar os músculos, diminuir o estresse e, inclusive, a ansiedade. 

Sabe o que é o mais legal? Seu modo de preparo é bem simples, olha só:

  1. Ferva 200 ml de água;
  2. Desligue o fogo e acrescente três colheres de chá de folhas secas de maracujá e abafe por dez minutos;
  3. Coe seu chá;
  4. Consuma duas horas antes de dormir e pronto!

    Caso queira intensificar os efeitos do chá, tome um banho quente e ao som de uma música bem relaxante após consumí-lo.

    Lavanda 

    Chá de lavanda para o estresseVocê sabia que além do seu aroma incrível e beleza marcante, a lavanda tem muitos benefícios se consumida em forma de chá?

    Isso é possível porque ela é uma fonte de propriedades relaxantes, o que alivia dores de cabeça, insônia, ansiedade, etc. Além disso, seu chá pode auxiliar no alívio da TPM, perfeito né?

    Para fazê-lo, basta:

    1. Ferver 1 litro de água e colocar duas colheres de chá de folhas frescas da lavanda;
    2. Deixar tampado por mais ou menos 10 minutos;
    3. Coar e beber.

    Assim, quando estiver precisando de ótimos chás para o estresse ou ansiedade, prepare um chá de lavanda e aproveite o efeito tranquilizante que essa plantinha pode trazer.

    Mulungu

    Chá de mulungu ajuda a combater o estresseO nome científico dessa planta é Erythrina mulungu, ela é uma planta medicinal muito comum no Brasil, principalmente na caatinga e pode ser encontrada em algumas lojas de especiarias.

    É importante ressaltar que somente a casca dessa planta deve fazer parte do preparo para o chá, já que sua semente é tóxica!

    Entre os benefícios desse chá, podemos destacar a redução da ansiedade, agitação, dores reumáticas e a regularização dos batimentos cardíacos. Além de suas propriedades calmantes, a Mulungu também possui características anticonvulsionantes. Interessante, né?

    Para preparar seu chá, você deve:

    1. Ferver 1 xícara de água;
    2. Colocar de 4 a 6g de casca de Mulungu para ferver na água por 15 minutos;
    3. Coar e deixar amornar;
    4. Tomar seu chá, ainda morno, de 2 a 3 vezes ao dia.

    No entanto, não se deve tomar o chá de Mulungu por mais de 3 dias, pois seus efeitos são bem fortes.

    Chá de camomila

    Chá de camomila contra a estresseEsse aqui com certeza é um dos chás para o estresse mais conhecido. Quem nunca recebeu um chá de camomila da avó para se acalmar?

    Os efeitos dessa florzinha são incríveis: além de ajudar no sono profundo e reduzir o estresse, ela ainda auxilia na má digestão.

    Esse chá, geralmente, é encontrado em sachês, então seu processo de preparo é bem simples. Veja: 

    1. Ferva 250 ml de água;
    2. Coloque o sachê de chá em uma caneca;
    3. Cubra com a água fervente;
    4. Aguarde uns minutos e prontinho.

    Um chá power 

    Que tal tornar sua bebida ainda mais poderosa? Acrescente hortelã! Seu sabor ficará muito mais marcante e, além disso - graças ao mentol - a hortelã ajudará a acalmar ainda mais sua mente e a relaxar seus músculos.

    Valeriana

    Chá de valeriana para o estresseEssa é uma das plantas mais indicadas para chás para o estresse por suas propriedades calmantes. Por ser rica em ácidos valerênico e isovalérico com propriedades sedativas e relaxantes, ela é muito utilizada no combate de ataques de pânico, ansiedade, estresse, enxaquecas e cólicas agudas. Incrível, não é? 

    A parte utilizada para o chá de valeriana é a sua raiz, pois é de onde são extraídas suas substâncias ativas. E tem mais… Você também pode encontrar essa planta na forma de cápsulas!

    Para consumir o seu chá, é necessário:

    1. Ferver 300 ml de água;
    2. Adicionar 1 colher de sopa de raiz seca de valeriana na água, tampar e deixar repousar por 10 a 15 minutos;
    3. Coar seu chá;
    4. Beber de 30 a 45 minutos antes de se deitar.

    Mas é importante que não se consuma mais de 2 xícaras de chá por dia, pois isso pode provocar agitação e insônia. E não é o que queremos!

    Chás para o estresse também são Natural First 

    Como já falamos, o estresse se tornou algo tão comum que já faz parte da nossa rotina. Por isso, optar por ingredientes naturais para solucionar e/ou aliviar esse sentimento pode ser uma ótima ideia!

    Que tal testar algum desses chás para o estresse e nos contar o que achou? Além disso, saiba que o poder da natureza não está somente ligado à saúde do corpo, mas também aos cuidados que podemos oferecer aos nossos cabelos.

    Aqui na JustForYou, somos Natural First e preparamos nossas fórmulas com a melhor seleção de ingredientes naturais nobres! Afinal, sabemos que esses componentes realmente têm propriedades incríveis e podem nos beneficiar cada vez mais.

    Por isso, te convidamos a conhecer os ingredientes naturais que usamos nas fórmulas dos nossos produtos. Dê uma olhadinha e surpreenda-se!

    ×
    chatsimple