O que não te contaram sobre autocuidado?

Compartilhar
O que não te contaram sobre autocuidado?

Ah… o autocuidado! Se você acompanha nosso blog, com certeza já sabe que nós somos apaixonados por esses momentos de cuidado consigo mesma(o). 

Mas, precisamos te contar o que não te contaram: o autocuidado cuidado vai além das rotinas de skincare!

Para nós, o autocuidado é a forma mais linda de se traduzir o amor próprio: olhar para dentro, cuidar do corpo e alma, olhando de dentro para fora e de fora para dentro. 

O que é autocuidado?

Se você buscar no dicionário, todas as definições serão bem semelhantes: “autocuidado é um conjunto de ações do indivíduo com o intuito de manter sua saúde e bem-estar”. Sim, tudo isso é verdade, mas acreditamos que o autocuidado tem uma importância muito grande para ser resumida apenas em uma definição tão curta como essa.

Você sabia, por exemplo, que existem tipos de autocuidado? Pois é, isso não te contaram! Mas nós contamos, olha só: 

Tipos de autocuidado

Nós não gostamos de dividir nada em “tipo”, acreditamos que cada pessoa é de um jeito único e especial! Mas… Como estamos falando sobre momentos de cuidado, essa divisão pode ajudar na compreensão.

Autocuidado intelectual

Mulher na cama depois do banho com um notebook

Esse tipo de autocuidado nada mais é do que exercitar nossa mente! Sim! Estimular nossa criatividade e pensamento crítico é cuidar de si mesma(o) também. 

O mais incrível disso tudo? Ao cultivar seu “pensador interno” você expande sua mentalidade e conhecimento. 

Alguns exemplos desses momentos de autocuidado são: 

  • Mudança de rotina: vá a um restaurante novo, mude a rota para ir ao trabalho, termine suas tarefas do dia em uma ordem diferente;
  • Podcasts: sabemos que a rotina é corrida, tudo bem! Mas que tal aprender mesmo em meio a correria? Ouça podcasts de assuntos que lhe interessam, assim você pode aprender coisas novas sem deixar de cumprir sua rotina. 
  • Converse: sim, conversar pode ajudar a ampliar seu intelecto! Que tal conversar com alguém que não tem o mesmo ponto de vista que você? Pode ser desafiador, porém irá agregar muito conhecimento e ampliar seus horizontes! 

Autocuidado emocional

A saúde emocional é extremamente importante, e estar conectado com suas emoções também. 

Muitas vezes podemos nos sentir culpadas(os) por sentirmos raiva ou tristeza e até tentamos rejeitar essas emoções, fingindo que elas não existem. Mas, queremos te dizer: está tudo bem sentir! 

Você não é deve sentir culpa pela emoções que sente, afinal, quem escolheria estar triste? O saudável nesse momento é justamente SENTIR! Sinta, pratique a aceitação e de o próximo passo. 

Olha só alguns exemplos desses momentos de autocuidado emocional:

  • Meditação e Yoga: Ambas as práticas trabalham a respiração e o foco no presente, em seu corpo e sentimentos. É como uma reconexão consigo mesma(o);
  • Permita-se chorar: Sim, tudo bem chorar! Tudo bem não estar com um sorriso no rosto o tempo todo. Permita-se sentir, permita-se ser você;
  • Admire a natureza: que tal sentar e se conectar com a natureza? Olhar o pôr do sol, as plantas, sentir o vento passear pela sua pele.

Autocuidado físico

Sim, cuidar do físico é uma forma muito importante de cuidar-se. Mas fique tranquila(o), você não precisa se transformar em uma musa(o) fitness - a não ser que queira, tudo bem também. 

O autocuidado envolve atividades físicas, mas elas são apenas umas das atitudes para se cuidar. Esses momentos também podem envolver cuidados com a pele, cuidados capilares etc. Olha só: 

  • Dança: pode ser em uma aula, ou em casa sozinha(o) mesmo. O importante é se movimentar e divertir;
  • Caminhe ao ar livre: caminhar é uma ótima atividade física, além disso, você pode ouvir um podcast enquanto isso e exercitar o intelecto;
  • Banho relaxante: que tal um daqueles banhos que limpam o corpo e a alma? Eles podem ser excelentes aliados!

Autocuidado social

Você pode preferir um jantar simples com os amigos mais íntimos ou uma festa com muitas pessoas, mas a verdade é: todos nós precisamos de interações sociais. 

A socialização está ligada a saúde física, emocional e mental! Por isso, é importante que reserve um tempo para isso também.

Separamos algumas formas bacanas de autocuidado social: 

  • Ligar para velhos conhecidos: faça uma vídeo chamada ou ligação com um amigo ou parente, é sempre legal se reconectar com as pessoas que já conhecemos;  
  • Conecte-se nas mídias: a tecnologia está evoluindo a cada dia, que tal utilizá-la para nos cuidar também? Aproveite as interações que elas as mídias sociais podem proporcionar. Inclusive conosco, você já conhece o nosso Instagram @justfor? 
  • Voluntariado: que tal se tornar voluntária(o) em uma ong que conhece? Essa experiência pode ser enriquecedora! 

Autocuidado espiritual

Engana-se quem pensa que espiritualidade está ligada a religião. Na verdade, espiritualidade nada mais é que o cultivo do amor próprio, paz e gratidão - por você e pelo universo em que vive. Sim, é algo lindo! 

Por isso a conexão e esse cuidado com a espiritualidade é essencial. Você pode se inspirar nesses momentos: 

  • Identifique o que é importante para você: já se perguntou quais mudanças quer ver no mundo e como pode ajudar para que elas aconteçam? Essas respostas e atitudes podem ajudar a se conectar com você mesma(o); 
  • Passe um tempo na natureza: admire, contemple e reflita sobre a natureza e tudo que está ao seu redor. 
  • Yoga: ao praticar yoga você pode melhorar sua concentração e conexão entre corpo e mente. 

Então… tudo é autocuidado? 

Você pode perceber que todos os tipos de autocuidado envolvem ações que cuidam de você: mente, corpo e alma. Mas, nem por isso que você precisa considerar tudo como autocuidado. 

Parece confuso, não é? Relaxa, vamos explicar: a verdade é que o autocuidado tem que fazer com que você se sinta bem, simples assim. 

Não é uma obrigação! 

Veja bem, meu bem: você não precisa fazer algo que não gosta só porque alguém te falou que é um momento de cuidado consigo mesma(o). Porque o que faz bem para mim, pode não ser legal para você. 

Por exemplo: o que você considera um sábado a noite perfeito? Há pessoas que gostam de aplicar uma máscara facial, tomar uma taça de vinho e ler um livro. Por outro lado, há outras pessoas que preferem curtir com os amigos em um barzinho. E quer saber? Está tudo bem! 

Se cuidar, se respeitar e se amar! 

O importante é você se lembrar de sempre respeitar a si mesma(o), se cuidar do jeito que te faz bem e se amar e admirar muito, combinado? 

Produtos de beleza para um dia de trabalho arrasador

Produtos de beleza para um dia de trabalho arrasador

Como manter a saúde mental no dia a dia?

Como manter a saúde mental no dia a dia?

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento