O que não te contaram sobre autocuidado?
Ah… o autocuidado! Se você acompanha nosso blog, com certeza já sabe que nós somos apaixonadas por esses momentos de cuidado consigo mesma(o).
Mas precisamos te contar o que nunca te contaram: o autocuidado vai além das rotinas de skincare!
Para nós, o autocuidado é a forma mais linda de se traduzir o amor próprio: olhar para dentro, cuidar do corpo e alma, sempre olhando de dentro para fora e de fora para dentro. E por isso não podíamos deixar de falar sobre esse assunto. Vamos lá?
O que é autocuidado?
Se você buscar no dicionário, todas as definições serão bem semelhantes: “autocuidado é um conjunto de ações do indivíduo com o intuito de manter sua saúde e bem-estar”. Sim, tudo isso é verdade, mas nós acreditamos que o autocuidado tem uma importância muito maior para ser resumida apenas em uma definição tão curta como essa.
Você sabia, por exemplo, que existem tipos de autocuidado? Pois é, isso não te contaram! Mas nós contamos, olha só.
Tipos de autocuidado
Nós não gostamos de dividir nada em “tipos”, pois acreditamos que cada pessoa é de um jeito único e especial! Mas… Como estamos falando sobre momentos de cuidado, essa divisão pode ajudar na compreensão.
Intelectual
Esse tipo de autocuidado nada mais é do que exercitar nossa mente! Sim! Estimular nossa criatividade e pensamento crítico é cuidar de si mesma(o) também.
Sabe o que é o mais incrível disso tudo? Ao cultivar seu “pensador interno” você consegue expandir sua mentalidade e conhecimento.
Alguns exemplos desses momentos de autocuidado são:
- Mudança de rotina: Vá a um restaurante novo, mude sua rota do trabalho, termine suas tarefas do dia em uma ordem diferente…
- Podcasts: Sabemos que a rotina é corrida, tudo bem! Mas que tal aprender mesmo em meio à correria? Ouça podcasts de assuntos que lhe interessam! Assim você pode aprender coisas novas sem deixar de cumprir suas tarefas do dia.
- Converse: Sim, conversar também pode ajudar a ampliar seu intelecto! Que tal conversar com alguém que não tem o mesmo ponto de vista que você? Nós sabemos que isso pode ser desafiador, mas com certeza irá agregar muito ao seu conhecimento e ampliar seus horizontes!
Emocional
A saúde emocional é extremamente importante e estar conectado com suas emoções também.
Muitas vezes podemos nos sentir culpadas(os) por sentirmos raiva ou tristeza, e até tentamos rejeitar essas emoções fingindo que elas não existem. Mas queremos te dizer: está tudo bem sentir!
Você não deve sentir culpa pelas emoções que sente. Afinal, quem escolheria estar triste? O saudável nesse momento é, justamente, SENTIR! Sinta, pratique sua aceitação e dê o próximo passo!
Olha só alguns exemplos desses momentos de autocuidado emocional:
Físico
Sim, cuidar do físico é uma forma muito importante de cuidar de si. Mas fique tranquila(o), você não precisa se transformar em uma musa(o) fitness - a não ser que queira, tudo bem também.
O autocuidado envolve atividades físicas, mas elas são apenas uma das atitudes para se cuidar. Esses momentos também podem envolver cuidados com a pele, cuidados capilares, etc. Olha só:
- Dança: Pode ser em uma aula ou em casa sozinha(o) mesmo, o importante é você se movimentar e se divertir;
- Caminhe ao ar livre: Caminhar também é uma ótima atividade física. Além disso, você pode ouvir uma playlist enquanto isso e ainda exercitar seu intelecto;
- Banho relaxante: Que tal um daqueles banhos que limpam o corpo e a alma? Eles podem ser excelentes aliados para o seu autocuidado!
Social
Você pode preferir um jantar simples com os amigos mais íntimos ou uma festa com muitas pessoas, mas a verdade é: todos nós precisamos de interações sociais.
A socialização está ligada à saúde física, emocional e mental! Por isso, é muito importante que reservemos um tempo para isso também!
Separamos algumas formas bacanas de autocuidado social para você:
- Ligar para velhos conhecidos: Faça uma vídeo chamada ou ligação com um amigo ou parente! É sempre legal se reconectar com as pessoas que já conhecemos;
- Conecte-se nas mídias: A tecnologia está evoluindo a cada dia, que tal utilizá-la para se cuidar também? Aproveite as interações que as mídias sociais podem te proporcionar. Inclusive com a gente, você já conhece o nosso Instagram @justfor?
- Voluntariado: Que tal se tornar voluntária(o) em uma ONG que conhece? Essa experiência pode ser muito enriquecedora!
Espiritual
Engana-se quem pensa que a espiritualidade está ligada à religião. Na verdade, ela nada mais é do que o cultivo do amor próprio, paz e gratidão - por você e pelo universo em que vive também. Sim, é algo lindo!
Por isso, essa conexão e cuidado com a espiritualidade são tão essenciais. Você pode se inspirar nesses momentos:
- Identifique o que é importante para você: Já se perguntou quais mudanças quer ver no mundo e como pode ajudar para que elas aconteçam? Essas respostas e atitudes podem te ajudar a se conectar com você mesma(o);
- Passe um tempo na natureza: Admire, contemple e reflita sobre a natureza e tudo que está ao seu redor.
Então… tudo é autocuidado?
Você pode perceber que tudo o que nós citamos aqui envolve ações de cuidado pessoal: mente, corpo e alma. Mas nem por isso você precisa considerar tudo como um autocuidado!
Parece confuso, não é? Relaxa, vamos explicar: a verdade é que o autocuidado tem que fazer com que você se sinta bem, simples assim.
Não é uma obrigação!
Veja bem, meu bem: você não precisa fazer algo que não gosta só porque alguém te falou que é um momento de cuidado consigo mesma(o). Porque o que faz bem para mim, pode não ser legal para você, né?
Por exemplo: O que você considera um sábado a noite perfeito? Há pessoas que gostam de aplicar uma máscara facial, tomar uma taça de vinho e ler um bom livro. Por outro lado, existem pessoas que preferem curtir com os amigos em um barzinho. E quer saber? Está tudo bem!
Se cuidar, se respeitar e se amar! O importante é você se lembrar de sempre respeitar a si mesma(o), se cuidar do jeito que te faz bem e se amar e admirar muito.
Aproveite e já escolha a sua trilha sonora especial para um momento de autocuidado!