index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Sou mãe! A importância do autocuidado na maternidade

Sou mãe! A importância do autocuidado na maternidade

Não importa se você tem um recém-nascido nos braços agora, uma criança transformando sua sala em um parque de diversões, um adolescente ou um adulto… Mãe é mãe em qualquer fase e os filhos são sempre a prioridade na vida delas.

Mas quem cuida de quem está tão dedicada a cuidar? Você, mãe, sabe a importância do autocuidado na maternidade e a forma como isso impacta na sua vida e na relação com seus filhos?

No mês de maio, queremos trazer esse bate-papo: qual foi a última vez que você fez algo só por você? É possível cuidar de si e dos filhos? Como anda sua relação mãe x mulher? Vamos desembaraçar esses nós juntas?

Mulher ou mãe? A maternidade real e a perda de identidade

Esqueça aquela maternidade idealizada e romantizada. Quem é mãe, sabe que a vida real é bem diferente. Claro que existem diversos contextos, mas uma coisa é consenso entre as mães: a rotina com filhos é uma maratona, especialmente na primeira infância.

No caos diário, é fácil eleger quais atividades deixaremos de lado para equilibrar todos os pratos e dar conta do recado. E é aí que deixamos em segundo plano momentos de lazer e relaxamento tão importantes para manter a saúde metal e o bem-estar. De repente, tomar um banho longo, ler um livro, tomar uma taça de vinho ou praticar um esporte parece uma realidade tão distante…

De fato, são muitas as mudanças que ocorrem na maternidade. A mulher, que já tinha uma rotina desenhada, um modo de agir e pensar, tem a vida virada de cabeça para baixo, com novas tarefas, incertezas e responsabilidades… E é aí que pode ocorrer a perda de identidade. De repente, você se olha no espelho e não reconhece mais a imagem refletida. Parece que só existe o papel da mãe e não o da mulher.

A importância do autocuidado na maternidade

Mãe e filha em um momento de autocuidado

Essa perda de identidade que acabamos de citar é muito comum, os filhos acabam demandando tanto das mães que algumas chegam a anular a própria vida, abrindo mão de atividades que antes achavam importantes e prazerosas.

A questão aqui é que a maternidade - sobretudo nos primeiros anos de vida dos filhos - é bastante exaustiva e somada à perda de identidade e a falta de tempo para olhar para si mesma, pode prejudicar a saúde mental, desencadeando problemas como a depressão, isolamento social, crises de estresse e ansiedade. Tudo isso impacta não só na vida da mãe, mas da família como um todo, inclusive na relação com os filhos.

Portanto, é preciso um período de adaptação para que esta mulher possa alinhar todos os papéis que desempenha além de ser mãe, como por exemplo, profissional, esposa, amiga, filha. Mas a boa notícia é que isso é possível!

Antes de tudo, a mulher precisa reconhecer a importância do autocuidado para se manter saudável e aceitar que precisará se priorizar em determinados momentos, dispondo de tempo e compromisso consigo mesma.

Também vale lembrar da importância que a rede de apoio tem neste momento: somente com um ambiente favorável, em que a mulher possa se sentir segura para olhar para si, desabafar e se expressar, é que ela se sentirá à vontade para se cuidar sem sofrer julgamentos.

Autocuidado na maternidade não é egoísmo!

Falando em julgamento… Repita comigo: autocuidado na maternidade não é egoísmo!

Infelizmente, vivemos em uma sociedade patriarcal em que a importância do autocuidado não se aplica às mães. Pelo contrário: muitas vezes, o autocuidado nesta fase é visto com maus olhos, como uma irresponsabilidade da mãe, que “deveria” estar 100% dedicada ao filho. São muitas as críticas que uma mulher pode receber se resolver fazer qualquer coisa que fuja do papel de mãe.

Por isso, é muito comum vermos mães se sentindo culpadas por deixar seus filhos com um cuidador - por exemplo - para praticar um esporte, ir ao salão de beleza, fazer um curso ou qualquer outro momento de autocuidado.

Mas vamos lá. Não confunda autocuidado com egoísmo. Não há nada de mal em tirar um tempo para você, pelo contrário! Afinal, cuidar de si é fundamental para ser feliz, e ser feliz, é fundamental para estar disponível emocionalmente para os filhos. Viu só a importância do autocuidado? Se sentir bem, cuidada e feliz é essencial!

Dicas para resgatar o autocuidado após a maternidade

Mãe carregando filho nas costas

Agora que você já está ciente da importância do autocuidado pós-maternidade, separamos algumas dicas para resgatar estes momentos de prazer e ter um tempinho só para você! Olha só:

  • Separe um hora por dia para fazer algo que você gosta: uma caminhada, ouvir música, ler um livro, tomar um café tranquilamente ou simplesmente não fazer nada!
  • Faça da hora do banho seu SPA particular: relaxe e curta cada momento;
  • Saiba dizer não e estabelecer limites com outras pessoas;
  • Coloque-se como prioridade sempre que necessário;
  • Afaste-se de críticas (e pessoas!) negativas;
  • Acostume-se a tomar as suas próprias decisões;
  • Valorize sua saúde mental e busque ajuda profissional se achar necessário;
  • Mesmo que não esteja trabalhando no momento, invista no seu crescimento profissional;
  • Não se afaste dos amigos e tenha momentos em casal com o seu(ua) parceiro(a);
  • Aceite que você não é mais a mesma pessoa e acolha com muito amor esta mulher incrível que você se tornou!

Por fim, não se cobre tanto! Durante todo o seu maternar, você vai falhar, se frustrar e isso faz parte de ser mãe. Lembre-se que você não precisa ser perfeita. Ninguém precisa de uma mãe perfeita e sim de uma mãe suficiente boa, real e que acolha e dê muito amor. E você só conseguirá ser assim, se entender a importância do autocuidado e se puder olhar com mais carinho para si mesma.

E então? Que tal se cuidar um pouco? Vamos deixar aqui um conteúdo bem legal com 4 momentos de autocuidado para se inspirar e se amar todos os dias.

×