index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como manter a saúde mental no dia a dia?

Como manter a saúde mental no dia a dia?

Atualmente, a saúde mental se tornou um assunto muito forte e comentado por todos, e não é para menos, já que a falta dela pode nos afetar de várias formas negativas.

Segundo a BBC News Brasil, 53% dos brasileiros afirmaram que sua saúde mental piorou um pouco ou muito nesse período de pandemia. Afinal, a necessidade do isolamento social, o medo do contágio pela Covid-19 e a perda de pessoas queridas ainda foram agravados pelo sofrimento provocado pelo alto nível de desemprego no mundo.

Os sentimentos de ansiedade, depressão e insônia se tornaram cada vez mais comuns para algumas pessoas, sendo difícil manter um bem-estar mental equilibrado. Por conta da importância do assunto, reunimos algumas dicas de como se manter mentalmente saudável para te ajudar. Vem ver! 

O que é saúde mental?

É um estado de bem-estar, onde uma pessoa consegue se recuperar do estresse do dia a dia, ser produtivo e ainda contribuir com as outras pessoas da sociedade, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Falar sobre a saúde mental é muito mais fácil do que mantê-la em ordem. Afinal, nós sabemos que a pressão urbana, o estresse e a ansiedade existem. Ainda mais com a incerteza vivida nos últimos anos, o isolamento e a falta de contato social… Não há quem não se sinta esgotado e angustiado, né?

Além disso, hoje em dia, temos muitas informações chegando a nós a todo momento. Você pode até achar que não, mas elas impactam, e muito, a nossa saúde mental! 

Afinal, quem nunca ficou abalado após ler uma notícia triste ou algo semelhante? Calma… Não há problema algum nisso. Está tudo bem sentir esse desconforto, contanto que esse sentimento não te prejudique. Isto é, contanto que ele não se faça permanente e saia da sua vida em uma janela de tempo saudável. 

Dicas para se manter mentalmente saudável 

Mudar o nosso estilo de vida pode ser um bom começo para manter uma vida sem muitas tensões, mas o que quase ninguém imagina é que somente um corpo saudável não é o bastante para proporcionar uma sensação constante de bem-estar. É necessário que o cérebro e o restante do corpo trabalhem em conjunto, pois isso fará com que a nossa rotina seja mais leve e influencie diretamente em nossa saúde mental.

Para que esse equilíbrio seja encontrado, separamos algumas pequenas atitudes que podem te ajudar. Afinal, nenhuma mudança precisa ser drástica! Veja só!

Meditação

Já falamos várias vezes sobre ela aqui no blog. Isso porque essa prática nos ajuda de várias formas: redução da ansiedade, do estresse, etc. E tudo isso resulta em uma mente mais equilibrada. 

Com a meditação, conseguimos manter o foco no presente e isso nos ajuda a manter nossa mente tranquila e com mais clareza para tomar decisões e conviver com a pressão rotineira. É como se a meditação protegesse nossa mente, e dessa forma, não deixasse qualquer coisa nos abalar. 

Graças à evolução da técnica, já existem meditações para diferentes tipos de problema. E atualmente, também podemos encontrar várias músicas que auxiliam nesse momento. Tudo contribuindo para que você cuide ainda mais de si.

Gestão do tempo

Sabemos que a rotina pode ser estressante. Mas que tal organizar seu tempo para que o dia não seja tão corrido assim e você consiga diminuir a pressão e o estresse que sente?

Vamos lá… Você pode dividir sua tarefas diárias, pessoais e profissionais e ainda estipular um horário para que cada uma aconteça. Assim, você consegue realizar todas as suas tarefas sem a sensação de ter trabalhado muito e não ter concluído nada. 

Para isso, uma dica importante é utilizar um planner digital, bloco de notas, ou até uma agenda de papel. Dessa forma todas as suas tarefas ficarão organizadas e você conseguirá realizá-las da melhor forma possível.

Além disso, existem vários métodos que podem te ajudar a gerir melhor seu tempo e produtividade. Já ouviu falar na Técnica Pomodoro? A gente te explica.

Muitos de nós, ao fim do dia, tem a sensação de que a nossa produtividade não foi a melhor, ou que procrastinarmos mais do que deveríamos em nossos trabalhos. E é exatamente para isso que esse método de gestão de tempo serve!

Essa técnica consiste em usar o tempo como um aliado e dividir os dias de trabalho em blocos de 25 minutos, mantendo pequenos intervalos entre eles. Olha só:

Passo a Passo

  1. Defina a tarefa a ser feita;
  2. Coloque o seu cronômetro para 25 minutos;
  3. Foque na tarefa escolhida até que o alarme toque;
  4. Veja se finalizou a sua tarefa;
  5. Faça uma pausa de 5 minutos;
  6. Quando concluir quatro blocos de 25 minutos, faça uma pausa de 30 minutos.

    Dica: É muito importante se concentrar ao máximo para realizar as tarefas no tempo determinado e também anotar quais foram as distrações que sofremos durante esses momentos, sejam elas internas (fome, sede, vontade de ir ao banheiro) ou externas (checar e-mails ou notificações do celular). Assim, perceberemos em quais horários trabalhamos melhor e em quais somos mais interrompidos, facilitando a nossa organização diária.

    Esse método evita a procrastinação e aumenta a produtividade, pois, ao sabermos o número de tarefas que conseguimos realizar durante um dia e quanto tempo gastamos em cada uma delas, mais organizado será o nosso dia a dia.

    Com o passar dos anos, a Técnica Pomodoro conquistou muitos fãs ao redor do mundo e se mostrou muito eficaz na organização de quem a usa. Você também pode tentar, não acha?

    O sono da beleza

    Uma boa noite de sono é fundamental para manter a saúde mental em dia. Afinal, é nesse momento que o nosso corpo e mente relaxam.

    A qualidade das horas dormidas também são tão importantes, pois elas influenciam na nossa capacidade de concentração durante o dia e até em possíveis alterações de humor. Quem nunca se sentiu irritada após uma noite ruim, né?

    Por isso, é importante dormir cerca de 8 a 9 horas por noite - inclusive em finais de semana e feriados - desligar a TV e outros aparelhos eletrônicos cerca de 30 minutos antes de se deitar para não agitar sua mente e também criar um ambiente escuro e silencioso. Afinal, esses hábitos podem te ajudar muito na hora de relaxar e melhorar suas noites de sono!

    Pratique atividades físicas

    Prática de exercícios para a saúde mentalPode parecer clichê - e talvez realmente seja - mas durante a atividade física, enquanto o corpo cansa, a mente relaxa! 

    Realmente, os exercícios são muito importantes para a nossa saúde física. Mas, além disso, eles são capazes de liberar hormônios que permitem o pensamento fluido e ainda ajudam na nossa concentração, sabia? A endorfina liberada, por exemplo, nos traz maior sensação de felicidade e reduz o estresse, o que auxilia no combate de doenças como a depressão e ansiedade, melhorando também nossas relações sociais.

    Por isso, manter a prática de atividades físicas pode ser uma excelente aliada para uma boa saúde mental. Assim, cuidamos do nosso corpo tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro!

    Pare de se cobrar tanto

    Nosso estilo de vida é tão intenso que às vezes nem paramos para pensar no quanto nos cobramos em nossas tarefas. É difícil - eu sei - mas devemos tentar resistir à essa tentação de fazer tudo com perfeição a todo momento!

    Afinal, nenhum trabalho, curso ou qualquer relação vale o desgaste da sua saúde mental e física. Por isso, respeite sempre os seus limites, não se obrigue a ultrapassá-los. Você não é uma máquina…

    Toda ajuda é bem-vinda

    Como já dissemos, é natural sentir algumas emoções não tão positivas de vez em quando, como a ansiedade e o estresse. Mas caso essa sensação não melhore com o passar do tempo, não pense duas vezes para procurar uma ajuda profissional.

    Afinal, toda ajuda que você puder obter será muito bem-vinda, ainda mais se ela vier de pessoas que realmente sabem lidar com a nossa mente.

    Por que é tão importante cuidar da nossa saúde mental?

    É fato que fomos criados e ensinados a ser fortes o tempo todo, nunca chorar ou se arrepender e sempre colher as consequências do que fazemos. Mas vem cá, nem tudo precisa ser levado a ferro e fogo, viu? 

    A verdade é que todos nós precisamos - e merecemos - um momento só nosso para autocuidado, autoperdão e evolução. E a gente vai te contar um segredo: isso não é sinal de fraqueza, mas sim de fortalecimento!

    Se você cuida de si mesma(o), se perdoa por errar e ainda aprende com o erro… Com certeza, você estará mais forte a cada dia, leve e preparada(o) para suas batalhas diárias.

    Agora que te contamos mais sobre a saúde mental, que tal tirar um momento para você? Aproveite e veja esse nosso conteúdo sobre músicas relaxantes que podem te ajudar nisso!

    ×