Música para meditar: como iniciar essa prática

Compartilhar
Música para meditar: como iniciar essa prática

Já falamos aqui no blog algumas vezes sobre meditação, mas como começar? Quais as técnicas? As melhores formas? E qual a melhor música para meditar? Fique tranquila(o), é sobre isso que queremos conversar hoje com você. 

A  meditação é uma técnica ancestral, e suas raízes vem da sociedade oriental. Com ela é possível desenvolver habilidades como tranquilidade, concentração e foco no presente. 

Uma pausa 

Nós sabemos (e sentimos) que a correria do dia a dia está cada vez maior e isso infelizmente nos traz algumas consequências não tão bacanas assim, como a ansiedade. 

Ela é considerada o mal do século e segundo a OMS o Brasil vive atualmente uma epidemia de ansiedade. Se você se sente assim queremos que saiba que é normal e totalmente compreensível, relaxa tá? 

A meditação pode te ajudar com isso, pois é um momento reservado para a reflexão e silêncio, um pause no caos do cotidiano para viver somente o momento de agora - o que acha dessa ideia?

Como começar 

mulher meditando

Bora por a mão na massa? Ou melhor, bora focar no momento em que você está vivendo agora? Vamos listar alguns passos para meditar, mas caso prefira também existem vários aplicativos de meditação guiada que podem te auxiliar.

Encontre um lugar confortável 

É essencial que você esteja em uma posição confortável, seja sentada no chão com as pernas cruzadas ou em uma cadeira com as mãos sobre a coxa. O importante é estar em uma posição que conseguirá permanecer tranquilamente durante o período em que meditar. 

Liberte-se 

Vá relaxando aos poucos, criando consciência de cada parte do seu corpo: desfranzindo a testa, separando os dentes de cima e de baixo, soltando os ombros, etc. 

Comece a respirar suavemente e evite mudar da posição inicial. 

Respira, não pira! 

Continue respirando suavemente e vá se desapegando do controle dos seus pensamentos e do que está acontecendo nesse momento. Deixe seus sentimentos livres, sem julgá-los, apenas os sinta. Contemple eles, assim como contempla o pôr do sol. 

Foque em seu corpo 

Você se engana se acha que meditar é “não pensar em nada”, é normal que surjam pensamentos, afinal estamos vivas(os)! Se sentir que está longe  e que os pensamentos acabaram levando sua atenção, apenas volte a pensar sobre o seu corpo e o momento que está vivendo. 

Sem pressa

Comece aos poucos, você não precisa meditar durante uma hora em seu primeiro contato com a meditação, que tal um minuto de contemplação? O intuito é que essa prática seja prazerosa, que ao fim você se sinta renovada e queira repeti-la. 

Por isso, calma! Meditar não é uma meta do trabalho e nem um relatório atrasado que precisa ser entregue o mais rápido possível.

Hmm… ainda falta 

mulher sentada na cama meditando

Sente que ainda falta algo? Nós também: a música, claro! 

Aqui na JustForYou somos fãs de música e acreditamos que tudo fica melhor com ela, com a meditação não seria diferente. 

Estamos expostas(os) diariamente a muitos ruídos e a poluição sonora, como o trânsito, uma conversa mais alta ou até mesmo a estação de rádio. Todos esses sons nos afetam de alguma forma, seja nos deixando dispersas(os) ou até mesmo irritadas(os). 

Depois de entender isso, fica mais fácil entender como a música também pode nos influenciar de forma benéfica. 

Mas, qualquer música? 

Não! A música para meditação não deve ser o foco principal, ela é apenas um complemento para esse momento. Por isso a maioria das pessoas preferem as que não possuem letra, apenas sons instrumentais e da natureza, por exemplo. 

Selecionamos algumas dessas músicas e criamos uma playlist especial para você a JustForMeditation! 

O silêncio sempre é recomendado  

Em técnicas tradicionais as músicas não são utilizadas, por isso se você prefere meditar em silêncio, tá tudo bem também! 

As músicas são apenas uma ajuda extra, caso você não esteja conseguindo se concentrar. 

Meditar com música significa deixar que todo o seu corpo a escute, busque apenas ouvi-lá e sentir as sensações e sentimentos que elas o trarão. 

Vamos meditar? 

Espero que tenhamos te ajudado na descoberta dessa técnica, e agora que você já sabe os primeiros passos te convidamos a colocá-los em prática. Então, já sabe né? Encontre uma posição confortável e JustForMeditation!

Os 9 melhores aplicativos para meditação

Os 9 melhores aplicativos para meditação

Como aliviar a ansiedade com pequenas atitudes

Como aliviar a ansiedade com pequenas atitudes

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento