index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Por que e como fazer exercício em casa?

Por que e como fazer exercício em casa?

Isso mesmo: vamos falar sobre exercício em casa. Mas o que isso tem a ver com a JustForYou? Tudo! Afinal, nossa paixão é cuidar de você.

Ei, relaxa! Esse não é um post para te dizer que você precisa iniciar imediatamente uma rotina “hiper mega” saudável, correr duas maratonas por dia e comer só alface e castanhas…

O exercício físico é sim muito importante, mas ele também deve ser prazeroso e se encaixar em sua rotina - não atrapalha-la. Pensando nisso, decidimos te mostrar por que é tão importante que você se exercite em casa e de que forma dá para fazer isso. Vamos lá? 

Por que fazer exercício em casa? 

Com o isolamento social que passamos por conta da pandemia de coronavírus, os níveis de atividade física sofreram um grande impacto. Afinal, ao contrário do que estávamos acostumadas(os), não podíamos mais sair de nossas casas.

Diante disso, mais de oito milhões de brasileiros passaram a trabalhar remotamente, o que resultou em um tempo médio de mais de cinco horas diante da tela do computador para cada pessoa. Assim, segundo a CNN Brasil, mais de 60% dos brasileiros se tornaram sedentários durante esse período pandêmico.

Para evitar doenças cardiovasculares - infarto e acidente vascular cerebral - que poderiam ser causados por esse novo estilo de vida, muitas pessoas substituíram suas atividades físicas comuns pela prática do exercício em casa, como o treino funcional e até o ciclismo indoor.

Afinal, os exercícios são extremamente importantes para manter nosso corpo ativo e saudável, mas sua prática também pode nos ajudar de muitas formas no dia a dia. Olha só!

Nada de estresse

Acredite: há como trazer mais tranquilidade para os dias corridos e cheios de pressão!

Ao praticar exercício em casa, ou fora dela, nosso corpo libera endorfina - hormônio responsável pela sensação de prazer, felicidade e euforia.

Dessa forma, ao praticarmos atividades físicas, também estamos relaxando nosso corpo e mente, e assim acabamos liberando as tensões causadas diariamente. Interessante, né?

Skincare natural

Mulher no banheiro se olhando no espelhoPor essa você não esperava, não é?

Além das máscaras faciais e outros produtinhos, agora você tem mais um aliado para deixar sua pele bonita e saudável… 

Tchau, acne! 

Já percebeu que quando os dias estão muito estressantes as espinhas aparecem? Isso acontece graças ao cortisol - hormônio do estresse que, quando está com o nível elevado em nosso organismo, provoca acne. 

O exercício físico diminui a produção desse hormônio e, dessa forma, a pele tem a produção de ácido hialurônico estimulada e sua oleosidade controlada.

Yeah! Pele mais bonita e sem espinhas! 

Hidratação? É pra já! 

Graças aos exercícios, muitas toxinas e retenção de líquidos são eliminadas do nosso corpo e o fluxo sanguíneo é intensificado. Isso faz com que aconteça uma maior distribuição de oxigênio e nutrientes para todos os nossos tecidos.

Traduzindo… Tudo isso deixa sua pele corada, viçosa e hidratada! 

Pele mais jovem 

Você sabia que durante o exercício físico ocorre o aumento da produção da L Glutamina e do hormônio de crescimento?

Pois é, além de todos os benefícios que já falamos, as atividades físicas ainda liberam antioxidantes que tem o poder de antienvelhecimento!

Ajuda com ansiedade e depressão 

Ao praticar exercícios regularmente, mandamos embora sintomas como: desânimo, irritabilidade, tristeza e nervosismo. Mas também liberamos um hormônio chamado Serotonina, que faz com que a sensação de bem-estar tome conta da nossa mente e corpo.  

É exatamente por isso que muitos médicos indicam a prática de exercícios físicos como um auxílio para quem está passando por um momento não tão bacana assim, com ansiedade e/ou depressão. 

Não precisa ser um sacrifício! 

Talvez pelas propagandas de modelos super fitness, ou até mesmo por conta das redes sociais, somos levadas(os) a pensar que para praticar algum exercício físico precisamos nos sacrificar, mas não é bem assim…

Afinal, com a rotina super corrida que todas(os) nós enfrentamos diariamente, não temos tanto tempo livre para passar horas na academia, não é? 

Começando aos poucos 

Como dissemos logo no início, você não precisa começar correndo duas maratonas por dia, tá?

Que tal começar aos pouquinhos, um passo de cada vez? Uma boa opção é fazer exercício em casa e se planejar para isso, veja!

Converse com um especialista

Mesmo que você vá fazer exercício em casa, é muito importante ter um acompanhamento para a execução correta. Por isso, não deixe de procurar e conversar com quem entende do assunto! Afinal, queremos que você aproveite os benefícios que a atividade física pode te trazer, e não que se machuque! 

Vá com calma!

Sabemos que a ideia de fazer exercício em casa é bem empolgante para algumas pessoas. Mas lembre-se de não exigir demais do seu corpo!

Comece com treinos leves, sempre intercalando os dias da semana. Afinal, seus músculos precisam de um tempo de descanso para alcançar bons rendimentos nos treinos seguintes.

Apenas tenha uma coisa em mente: respeite seus limites!

Separe um espaço

Se já sabe qual exercício em casa irá praticar, é hora de encontrar um espaço para isso acontecer.

Pode ser na sala, quintal, quarto… O importante é retirar os móveis de perto para ter mais espaço para seus movimentos e garantir que o chão não seja escorregadio e sem tapetes.

Assim, você evita um possível acidente e pratica seus exercícios no conforto de sua casa!

Estabeleça uma rotina!

Mesmo que você comece praticando exercício em casa e por pouco tempo, é importante estabelecer uma rotina para que isso se torne um hábito.

Por isso, decidimos te dar uma ajuda a mais, pode ser? Criamos um planner semanal para você se planejar.

Voê pode fazer o download do arquivo e imprimí-lo.

Quais exercícios podemos praticar em casa?

Agora não tem mais desculpa, hein?

Trouxemos alguns exercícios que você pode praticar em sua casa, além da yoga, treinos funcionais, etc. Dá uma olhadinha.

Alcançar os dedos dos seus pés

Praticar esse alongamento antes de qualquer exercício em casa é muito simples: basta estar em pé. Com as pernas bem estendidas e sem dobrar os joelhos, tente fazer suas mãos tocar os dedos dos seus pés.

O ideal é fazer de 10 a 15 vezes!

Dançar

Você sabia que dançar também é uma forma de praticar exercício em casa? Esse hábito é perfeito para queimar calorias de forma descontraída e leve.

Que tal dançar por, pelo menos, 15 minutos diariamente? O melhor é que você ainda se diverte enquanto pratica!

Pular corda

Esse exercício pode ser feito em qualquer lugar, pois a única coisa que você precisa para ele é uma corda.

No começo, tente fazer duas séries de 1 minuto e, com a prática, vá aumentando a quantidade de séries. Você verá como o seu condicionamento físico irá melhorar muito com o passar do tempo.

Prancha

Apesar de parecer complicado, é muito simples praticar esse exercício em casa.

Olha só: apoie a ponta dos pés, os cotovelos e o antebraço no chão, seguindo sempre a linha dos ombros. Eleve seu quadril e contraia o abdômen, permanecendo nessa posição.

O ideal é que você tente fazer de 3 a 4 séries de 30 segundos.

Correr no mesmo lugar

Você também pode simular movimentos de corrida, que tal?

Esse exercício pode ser feito em qualquer lugar da sua casa, basta encontrar um espaço e correr sem sair do lugar.

Tente fazer ao menos 6 séries de 2 minutos, isso te ajudará muito no ganho de condicionamento físico.

Aplicativos que podem te ajudar

Graças ao aumento do número de pessoas praticando exercício em casa durante a pandemia, surgiram muitos aplicativos que ajudam a manter esse novo hábito.

Seja para quem quer continuar ou iniciar uma atividade física, esses apps contém desde treinos para fortalecer músculos até exercícios de yoga. Todos os aplicativos que separamos nessa lista estão disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS) e possuem treinos em português.

Nike Training Club

Esse aplicativo, desenvolvido pela marca de artigos esportivos Nike, possui diversos tipos de treinos gratuitos para pessoas com diferentes tipos de condicionamento físico. Seus exercícios são separados em categorias, como treinos com e sem equipamentos, ou curtos e para atletas.

Ideal para qualquer tipo de exercício em casa!

Adidas Training

O Adidas Training disponibiliza planos de treino individuais e gratuitos, além de outros exercícios apenas para contas premium. Ao se registrar, o app logo pergunta qual o seu objetivo ao se exercitar e qual a intensidade de treino desejada, pois assim ele personalizará para você uma sugestão de exercício em casa, ou fora dela.

Down Dog

Esse é um aplicativo de yoga pago em que as atividades do praticante são guiadas por vídeos e áudios explicativos. Os usuários têm acesso a diversos tipos de prática da yoga e também é possível selecionar outras preferências, como o nível da atividade, o tempo de duração, música, ritmo, etc.

Tudo pensado para que você pratique o seu exercício em casa da melhor maneira.

Tudo bem, meu bem! 

Como vimos, praticar exercício em casa é um hábito ainda recente e pode ser uma opção para quem deseja começar. Mas se você não gostar e/ou não se adaptar, está tudo bem também!

Há outras opções: natação, musculação, basquete, etc. 

Afinal, a atividade física não precisa, e não deve, ser um sacrifício. Ela é um momento de autocuidado que faz muito bem para sua mente e corpo!

E por falar em autocuidado, você já conferiu o nosso conteúdo sobre o assunto? Que tal descobrir tudo o que não te contaram sobre ele?

×
chatsimple