{% comment %}Default{% endcomment %}

Protetor solar para cabelo: você sabe a importância?

Compartilhar
Protetor solar para cabelo: você sabe a importância?

Uma pergunta: você usa protetor solar todos os dias? Se você respondeu sim, aposto que tem o hábito de passar o produto no rosto, pescoço, ombros e outras áreas expostas ao sol, mas e os fios? Você usa protetor solar para cabelo?

Pois é, da mesma forma que os raios UVA e UVB prejudicam a pele, eles também podem danificar os cabelos. Por isso, assim como a pele, os fios também necessitam de proteção solar.

Com o verão chegando, proteger os fios da exposição ao sol se faz ainda mais necessário. E é por isso que preparamos este conteúdo explicando melhor como o sol influencia a saúde do cabelo, a importância do uso de um protetor solar e como escolher e usar este produto. Confira!

Como o sol danifica os fios?

Antes é importante esclarecer que o sol não é o vilão da história! Tomar sol de forma moderada é importante para a produção de vitamina D no corpo. No entanto, a exposição prolongada e sem proteção pode ser perigosa, inclusive para os cabelos.

A exposição intensa aos raios UVA e UVB tem ação prejudicial, danificando as cutículas do fio, reduzindo a sua proteção natural e deixando a fibra capilar mais exposta. Isso faz com que ela perca água, massa e nutrientes com mais facilidade. O resultado é um cabelo com aspecto ressecado, quebradiço, opaco, com toque áspero e pontas duplas.

Outro efeito do sol nos fios é que ele deixa o cabelo mais claro. Algumas pessoas até podem gostar desse efeito de “luzes natural”, mas o problema é que ele enfraquece o cabelo. O que acontece é que os raios solares provocam a oxidação da melanina, pigmento que dá cor para a fibra capilar, deixando o cabelo mais claro, fraco e até ralo. Nos cabelos tingidos, esse desbotamento é ainda mais rápido, pois os pigmentos artificiais se soltam da fibra capilar com mais facilidade quando estão expostos ao sol sem proteção.

Vale lembrar que, principalmente durante o verão, outros agentes combinados com o sol aumentam ainda mais o risco de danificar os fios, como o sal da água do mar e também o cloro da piscina.

A importância de proteger os fios dos raios solares

Já deu para perceber que o uso do protetor solar para cabelo é tão importante quanto para a pele né?

Ele reduz a ação dos raios UVA e UVB nas cutículas dos fios, ajudando a manter a proteção do fio intacta e reduzindo a perda de água e nutrientes. Assim, o cabelo fica hidratado, nutrido e forte por mais tempo.

Seu uso também é essencial para quem tem cabelos tingidos, pois evita o desbotamento da cor. Quem tem cabelo natural também deve usar, pois como vimos acima, o sol pode oxidar a melanina e deixar o cabelo mais claro.

Indiretamente, o protetor solar para cabelo também traz uma série de benefícios para os fios. Ao reduzir danos, ele ajuda a fortalecer a fibra capilar, reduzir a quebra, queda, as pontas duplas e ainda dá brilho intenso e facilita a rotina de hair care ao manter o cabelo saudável por mais tempo.

Outro ponto muito importante é que o uso de produtos capilares com proteção UV também ajuda a proteger o couro cabeludo, que, não podemos esquecer, é pele.

Como usar protetor solar para cabelo

Leave-in com protetor solar e térmico

Para proteger os cabelos dos raios solares, a dica é investir em produtos sem enxágue que possuam essa capacidade de proteção.

O mais comum são os leave-in, que podem ser encontrados em cremes ou spray. A aplicação é bem simples. A maior parte destes produtos funcionam também como finalizadores e podem ser aplicados nos fios secos ou úmidos, sempre que houver necessidade. Basta espalhar o produto no comprimento e fios do cabelo, evitando a raiz.

Caso você frequente mar ou piscina, aí vai uma dica extra: sempre enxágue o cabelo com água para remover o excesso de sal ou cloro do cabelo e reaplique o leave-in com protetor solar para cabelo, sobretudo se ainda for ficar exposta(o) ao sol.

Vale lembrar que não são só os raios UVA e UVB que danificam o cabelo. O calor excessivo também é prejudicial, portanto, ao investir em um produto capilar, observe se ele além da proteção solar, ele apresenta também proteção térmica.

Aqui na JustForYou, nosso leave-in personalizado possui proteção solar e térmica, graças a um ingrediente nobre chamado Neossance Hemisqualane, extraído de forma sustentável da cana de açúcar. Além de dar um toque acetinado ao fio, este ativo confere proteção térmica a até 230°C!

Por fim, vale dizer que você não precisa (e nem deve!) fugir do sol, pois como dissemos no início deste conteúdo, ele não é o vilão da história. Basta se expor de forma moderada e protegendo sua pele e cabelos com os produtos certos. Afinal, quem não ama o verão e essa sensação deliciosa de liberdade e alegria que só essa estação tem?

E para curtir o verão com tudo que ele tem de bom sem danificar os seus fios, dá uma olhadinha neste conteúdo que mostra todos os cuidados que você deve ter com o seu cabelo no verão!

Escova para cabelo cacheado: como escolher a ideal?

Escova para cabelo cacheado: como escolher a ideal?

Corte para cabelo cacheado: como escolher o melhor para o seu?

Corte para cabelo cacheado: como escolher o melhor para o seu?

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}