index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Rosácea no rosto: você sabia que o seu shampoo pode agravar o quadro?

Rosácea no rosto: você sabia que o seu shampoo pode agravar o quadro?

A rosácea no rosto é uma doença de pele que causa vermelhidão, ressecamento, sensação de calor na pele, entre outros sintomas. Ela afeta cerca de 2 milhões de brasileiros por ano, em especial, mulheres de pele clara.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco sobre a rosácea, suas principais causas, sintomas, tratamentos e como os cosméticos que você usa - inclusive os produtos capilares - podem afetar a pele com rosácea, irritando-a e tornando-a mais propensa à crises. Vamos lá?

O que é rosácea no rosto

Como dissemos no início deste conteúdo, a rosácea no rosto é uma doença de pele crônica, que causa uma alteração nos pequenos vasos sanguíneos do rosto, afetando principalmente o centro da face, na região das bochechas.

Ela é mais comum em mulheres de pele clara, entre 30 e 60 anos, que tendem a ficar com o rosto rosado quando sentem vergonha ou praticam atividades físicas.

Não se sabe a causa exata da rosácea no rosto, mas os sintomas aparecem em crises ao longo da vida, que podem ser desencadeadas por diferentes fatores, que vão desde alterações climáticas e ambientais, até questões emocionais, como a o estresse e a ansiedade.

A rosácea não é uma doença contagiosa e não tem cura. O tratamento é focado em amenizar os sintomas e evitar crises.

Causas da rosácea no rosto

Como acabamos de citar, as causas exatas da rosácea ainda são desconhecidas, entretanto, sabe-se que ela pode estar relacionada a disfunções nos vasos sanguíneos da pele, reações inflamatórias a microrganismos na pele, alterações no sistema imunológico e até mesmo a algumas doenças autoimunes.

Além disso, alguns fatores específicos são capazes de desencadear as crises de sintomas. Veja quais são eles:

  • Exposição excessiva e prolongada ao sol;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Consumo de bebidas muito quentes ou alimentos picantes;
  • Estresse e nervosismo.

Sintomas e tratamento

A rosácea se manifesta principalmente na região das bochechas, testa e nariz. Entre os sintomas mais comuns observados nas crises, podemos citar:

  • Vermelhidão;
  • Sensação de calor e ardência na pele;
  • Sensação de queimação durante a rotina de skincare;
  • Pele mais seca do que no restante do rosto;
  • Presença de telangiectasias, pequenos vasinhos no rosto;
  • Pele mais grossa em alguns locais, especialmente no nariz;
  • Pequenas lesões na pele com ou sem pus.

O tratamento para rosácea no rosto é focado em aliviar os sintomas durante as crises e evitar que novas ocorram. Para isso, recomenda-se que a pessoa que apresenta a doença evite os fatores que desencadeiam os sintomas e sempre usar protetor solar com alto grau de proteção UVA e UVB.

Para as crises, é essencial visitar o seu dermatologista. Ele poderá receitar o uso de sabonetes específicos e antibióticos de uso tópico. Para casos de telangiectasias, pode ser indicado o tratamento com laser ou luz pulsada. Para casos de rinofima, uma complicação da rosácea, uma intervenção cirúrgica pode ser recomendada.

Opções naturais para rosácea no rosto

Somos Natural First e como você já sabe, somos fãs de tratamentos mais naturais. E existem sim algumas opções para aliviar os sintomas da rosácea.

O gel da babosa e a água de rosas são alternativas para aliviar e prevenir os sintomas da rosácea no rosto. Por serem naturais, eles trazem os benefícios de evitar as crises da doença sem efeitos colaterais. Consulte seu dermatologista sobre estas opções.

Vale ressaltar que estes tratamentos naturais tem ação preventiva. Em caso de crises, não deixe de ir ao médico.

A relação entre a rosácea e os produtos capilares

Mulher com shampoo personalizado para rosácea no rosto

Pessoas que possuem rosácea no rosto tem tendência a ter uma pele mais sensível do que o normal. É bem comum que ela fique sensibilizada até mesmo com o uso de sabonetes, o que mostra que é muito importante tomar cuidado com a composição dos cosméticos que se usa.

Isso se estende aos produtos capilares, em especial os usados durante o banho. Isso porque, durante a lavagem, a pele do rosto tem contato (mesmo que indireto) com estes cosméticos no enxágue do shampoo e condicionador, por exemplo.

Se os produtos que você usa possuem químicos agressivos em sua composição - como sulfatos, parabenos, petrolatos e ftalatos - eles podem causar irritações e deixar a pele ainda mais sensível e propensa a crises de rosácea no rosto.

Vamos falar especificamente do shampoo. Os produtos de prateleira costumam ter em sua composição o sulfato, uma substância detergente responsável por higienizar e gerar a espuma típica dos shampoos. Isso pode parecer bom, mas o sulfato tem um problema: a limpeza feita por ele é agressiva.

Vamos explicar melhor: nossa pele possui uma camada protetora de gordura, que a protege de danos externos causados pelo sol, poluição, frio excessivo, microrganismos, entre outros. Essa camada está presente na pele do couro cabeludo, rosto e todo o corpo. A remover a sujeira do couro cabeludo e fios, o sulfato contido nos shampoos remove também essa camada de proteção da pele por onde passa.

Agora pense… Se você tem rosácea no rosto, sua pele já tem maior sensibilidade. Imagine então se a camada de proteção da pele for removida pelo uso destes shampoos agressivos? Ela ficará ainda mais suscetível a sofrer danos de agentes externos. Além disso, o sulfato poderá torná-la ainda mais ressecada, o que já é uma agressão, pois pode fazer a pele descamar, apresentar coceira e outros problemas.

Como o shampoo sem sulfato pode ajudar

A boa notícia é que já existem shampoos sem sulfato e que são capazes de limpar sem causar a agressão que explicamos acima.

Ao invés de conter sulfato, estes shampoos trazem opções mais naturais e saudáveis de surfactantes e detergentes que removerão apenas a sujeira e a oleosidade em excesso do couro cabeludo, fios e pele, mantendo a sua proteção natural. Assim, ela continua protegida dos danos de agentes externos. Sem contar que os shampoos sem sulfato não causarão o ressecamento da pele.

Todos estes fatores contribuirão para uma pele mais saudável, menos irritada e menos propensa a crises de rosácea no rosto.

Aqui na JustForYou, nosso shampoo é totalmente livre de sulfato. Usamos surfactantes tensoativos derivados do coco para limpar profundamente sem agredir e co-surfactantes para hidratar os fios, como um agente de limpeza derivado do karité e o Cocoamidopropilbetaína que produz uma espuma natural e saudável que nada tem a ver com o sulfato.

Se você tem rosácea no rosto, experimente o nosso shampoo personalizado. Além de levar em consideração as características do seu cabelo, nosso produto também considera seus hábitos, rotina e efeitos capilares desejados. Além disso, ele é formulado com ingredientes naturais, sem químicos agressivos e é cruelty free.

Faça sua fórmula de shampoo personalizado aqui e depois envie uma mensagem para o nosso time de bem-estar do cliente informando que você tem rosácea. Depois é só desfrutar desse tratamento não-agressivo para os seus fios e saúde da pele.

×