index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

7 cuidados com o cabelo no inverno

7 cuidados com o cabelo no inverno

Você sabia que é necessário ter cuidados com o cabelo no inverno também? Afinal, que a constante exposição ao sol, o cloro e a água do mar ressecam e danificam os fios no verão, a gente já sabe, certo?

O inverno pode ser severo com todos os tipos e texturas de cabelo. Isso porque, assim como nossa pele, os cabelos também precisam de proteção para permanecerem saudáveis. As temperaturas baixas podem ser bastante nocivas na desidratação do couro cabeludo, além de contribuir para a queda de cabelo e deixar os fios mais opacos e sem vida.

Por isso, se você mora onde as temperaturas estão muito baixas, ou pretende viajar para algum local gelado, é fundamental que você se atente a alguns cuidados com o cabelo no inverno para manter os seus fios mais bonitos e saudáveis neste clima. Quer descobrir como fazer isso? Confira o nosso post!

Como o inverno pode danificar os fios?

Como dissemos, os cabelos necessitam de uma atenção super especial durante temperaturas mais baixas. Afinal, o inverno traz como consequência algumas agressões aos fios, que podem causar ressecamento, falta de brilho, quebra e muitos outros problemas capilares.

Pensando nisso, antes de te mostrar nossas 7 dicas de cuidados com o cabelo no inverno, reunimos aqui alguns dos principais problemas que mais atingem os cabelos nesta estação mais fria do ano para você se atentar. Dá uma olhadinha!

Ressecamento

Durante o inverno, os banhos muito quentes costumam ser mais recorrentes, o que pode prejudicar - e muito - a saúde dos fios. Afinal, a água em temperaturas elevadas acaba retirando o óleo natural produzido pelo couro cabeludo, causando o ressecamento dos cabelos.

Opacidade

O vento frio do inverno tende a causar a opacidade nos fios quando os deixamos secar naturalmente e sem proteção. Assim como os banhos quentes, que acabam deixando os cabelos com um aspecto ruim, sem brilho e ressecados.

Quebra e frizz

Muitos fatores externos podem prejudicar os cabelos, causando pontas quebradiças e o tão temido frizz. Em dias mais frios, por exemplo, sair de casa com os fios molhados pode ajudar a solidificar a umidade presente neles, causando sua quebra. Além disso, o vento frio do inverno também é um grande causador do aparecimento do frizz.

Oleosidade

Assim como o ressecamento, o contrário também pode acontecer com o cabelo durante o inverno. Afinal, como a água quente retira a oleosidade natural dos fios, o organismo pode entender que há uma deficiência na produção de sebo e, assim, estimular a produção de mais óleo.

7 dicas de cuidados com o cabelo no inverno para você

Como dissemos no início deste post, alguns cuidados com o cabelo no inverno são necessários para evitar que esta estação mais fria prejudique e danifique os fios - embora a gente não perceba.

E foi exatamente por isso que separamos as nossas 7 dicas favoritas de cuidados com o cabelo no inverno para você. Assim, manter os seus cabelos com um aspecto mais saudável e bonito não será mais um problema. Olha só.

Mantenha a sua frequência de lavagem

Um dos maiores erros das pessoas, em dias mais frios, é deixar de lavar os cabelos regularmente. Esse hábito pode causar aumento nos níveis de queda de cabelo, além de deixá-lo menos brilhoso e saudável.

Sendo assim, o ideal é manter a frequência de lavagem de acordo com o seu tipo específico de cabelo. Por exemplo, se os seus fios forem oleosos, o recomendado é lavá-los todos os dias. Mas se forem mais secos, o mais interessante é fazer a higienização dos cabelos em dias alternados.

Evite banhos muito quentes

Evitar banhos muito quentes é uma dica bem bacana para quem quer melhorar nos cuidados com o cabelo no inverno. Afinal, sabemos que a tentação de deixar a água em temperaturas elevadas, em dias mais frios, é enorme.

Porém, como dissemos, a água quente acaba prejudicando muito os fios. Por isso, se você não consegue deixar o chuveiro em uma temperatura mais amena, procure ao menos finalizar a sua lavagem com água fria ou morna, pois isso fechará as cutículas capilares.

Dica: se enrole na toalha e enxágue a cabeça com o chuveirinho. Assim, você não sentirá tanto frio.

Use condicionador

Ah… O nosso queridinho! O condicionador é um grande aliado dos cuidados com o cabelo no inverno, pois consegue selar as cutículas capilares e conferir mais brilho e maciez aos fios.

Sempre que lavar os fios, busque utilizar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e pelo tempo recomendado pelo fabricante. Assim, as substâncias presentes em sua composição serão absorvidas com mais eficiência e resultarão no efeito desejado.

Aposte em uma hidratação power

A hidratação também é fundamental para os cuidados com o cabelo no inverno. Busque fazê-la semanalmente ou ao menos de quinze em quinze dias.

Este tratamento ajuda a manter o brilho e a saúde dos cabelos em dia, deixando-os mais sedosos. E o melhor? Não é necessário nem sair de casa para isso, basta escolher a sua máscara de hidratação favorita e perceber os resultados incríveis que este hábito trará aos seus fios.

Seque bem os fios

Secar bem o cabelo também é outra dica importante de cuidados com o cabelo no inverno. Em dias mais frios, fuja da tentação de sair com os fios molhados ou úmidos por aí, pois, quando isso ocorre em temperaturas mais baixas, a evaporação da água se torna menor e o couro cabeludo fica encharcado por mais tempo.

Esse hábito fragiliza os cabelos, deixando-os quebradiços e favorecendo o surgimento de problemas, como a caspa e até micoses. Por isso, busque, sempre que necessário, secar os fios com o secador de cabelo - sempre com uma proteção térmica, hein!

Não se esqueça do protetor solar

Não é porque os dias estão mais frios, que os raios solares não atuam no seu cabelo, né? Os seus fios precisam de proteção como a sua pele… Por isso, não deixe o seu protetor solar capilar de lado!

Invista em produtos de qualidade com filtro solar em suas composições e lembre-se de sempre passar a quantidade recomendada pelo fabricante, para que o excesso não acabe deixando o seu couro cabeludo abafado ou oleoso.

Pegue leve nos acessórios

Em dias quentes de verão, um dos maiores inimigos da saúde dos cabelos é o uso excessivo de acessórios, como os bonés, que acabam esquentando o couro cabeludo e aumentando a produção de suor na região, que não consegue evaporar.

Porém, se você acha que em dias frios de inverno esse problema não acontece, você está muito enganada(o)! Nessa estação, o uso de gorros e chapéus se tornam muito recorrentes e acabam causando problemas similares aos do boné, retendo a umidade e impedindo a respiração adequada do couro cabeludo.

Mas se você não abre mão dessas peças, tente se atentar para que sejam suaves e confortáveis. Assim, você consegue evitar que esses problemas aconteçam e ainda garante que esses acessórios não façam tanta pressão ou apertem demais a cabeça, o que pode até quebrar os fios pela pressão excessiva.

Ah… A personalização

Produtos personalizados para cuidados com o cabelo no invernoVocê achou que a personalização não estaria entre os nossos cuidados com o cabelo no inverno? - rs

Esta nossa dica extra está relacionada, justamente, ao fato dos produtos personalizados acompanharem as necessidades específicas e sazonais dos fios para as suas composições. Assim, conseguem se adaptar às características individuais de cada tipo de cabelo e ao seu momento específico.

Aqui, na JustForYou, utilizamos alguns ingredientes naturais em nossas fórmulas que podem ajudar a deixar os cabelos muito mais bonitos durante as diferentes estações, como o Prelliance, que é capaz de regular a microbiota capilar e não deixar que os fios se ressequem ou se tornem mais oleosos devido a hábitos do seu dia a dia.

Interessou? Faça a sua fórmula JustForYou e dê ao seu cabelo um tratamento mais que especial nesta época tão fria do ano!

×