index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Dor no couro cabeludo: o que pode ser?

Dor no couro cabeludo: o que pode ser?

Você sabia que a dor no couro cabeludo pode ser provocada por diversos motivos? Este problema acontece por fatores capazes de tornar essa região mais sensível, como infecções, queda de cabelo ou irritações na pele, causando dor ou um leve desconforto.

Normalmente, o tratamento para a dor no couro cabeludo é super simples, dependendo muito da sua causa. Por isso, a visita ao dermatologista é fundamental para entender o que está, de fato, afetando a sua saúde capilar.

Porém, para te ajudar a entender um pouco mais sobre este problema tão comum, reunimos tudo sobre o assunto em um post mais que especial. Confira o nosso conteúdo completo e descubra o que pode causar a dor no couro cabeludo e como preveni-la!

O que pode causar dor no couro cabeludo?

Como dissemos, a dor no couro cabeludo pode resultar de diversos fatores. Pensando nisso, separamos os principais motivos que podem levar a este problema para você conhecer!

Ficou curiosa(o)? Então dá só uma olhada!

Acúmulo de oleosidade

Se você sofre com a oleosidade excessiva dos fios, saiba que isso pode influenciar na sua dor no couro cabeludo também!

Afinal, o acúmulo de sebo nas raízes do cabelo pode desencadear o surgimento da dermatite seborreica e caspa, que levam à coceira constante da região. Esta condição acaba deixando o couro cabeludo mais sensível e machucado, favorecendo essas dores.

Exposição solar desprotegida

A exposição solar, sem a proteção correta, pode se tornar um problema para os fios mais finos e sem volume, resultando em uma maior dor no couro cabeludo.

Isso porque, ao ir à praia, piscina ou em um passeio num dia ensolarado, o seu couro cabeludo acaba se sensibilizando, além de sofrer com um aspecto vermelho e queimaduras dolorosas, aumentando o nível de dor nesta região.

Proliferação de fungos e bactérias

Fungos, bactérias e outros microrganismos são capazes de se proliferar em couros cabeludos mais oleosos por meio de processos inflamatórios já presentes na região.

Infelizmente, isso também pode causar maior dor no couro cabeludo devido às placas e feridas formadas nesta área.

Penteados apertados

Se você costuma prender os seus fios com muita pressão, esta dica é pra você!

Amarrar o cabelo com muita força, em penteados apertados, pode causar séria dor no couro cabeludo ao longo do dia, além de contribuir para a quebra e a queda capilar.

Procedimentos químicos

Antes de aplicar qualquer tipo de química nos cabelos, busque se informar com o seu profissional de confiança. Isso porque, algumas substâncias podem deixar o seu couro cabeludo mais sensível e com dores, além de contribuir para problemas mais graves, como queimaduras.

Tratamentos

Mulher com a mão na cabeçaDeu para perceber que a dor no couro cabeludo é provocada por agressões que deixam esta região mais sensível, né?

Para aliviar seus sintomas, incluir produtos com ativos calmantes que reduzem os desconfortos da área afetada, além de uma boa mudança de hábitos, também pode ser uma boa opção.

No entanto, devido aos diversos motivos que podem levar à dor no couro cabeludo, somente o diagnóstico de um médico especialista indicará o melhor tratamento, variando de condição para condição.

Como prevenir a dor no couro cabeludo

Para evitar novos quadros de dor no couro cabeludo, algumas dicas fundamentais são necessárias. Veja:

  • Mantenha a sua higiene capilar em dia, preferindo produtos sem sulfato e parabenos;
  • Evite utilizar ferramentas de calor costantemente;
  • Não utilize o secador de cabelo próximo à raiz;
  • Evite penteados muito apertados, como coques e tranças.

Apesar de, muitas vezes, a dor no couro cabeludo ser causada por motivos simples, é essencial não ignorar nenhum sinal. Esse problema pode estar relacionado a quadros mais graves. Por isso, não deixe de consultar um médico especialista caso esta dor esteja associada a outros sintomas, hein!

Ah… Cuidar do seu couro cabeludo também é muito importante. Então, não deixe o seu scalp care de lado para manter o seu cabelo sempre saudável e com um aspecto belo!

E se quiser conhecer um pouco mais sobre a importância dessa forma de cuidado, confira o nosso post sobre microbiota capilar. Você vai adorar!

×