index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

O Verão tá ON! Veja como proteger o cabelo do sol

O Verão tá ON! Veja como proteger o cabelo do sol

Tenho certeza que você não sabia como proteger o cabelo do sol é fundamental para a saúde dos seus fios. Assim como ocorre com a nossa pele, a exposição direta e constante ao sol também possui efeitos muito prejudiciais à nossa saúde capilar.

Apesar desses danos não serem tão perceptíveis a curto prazo, esse hábito pode levar ao ressecamento, enfraquecimento e até mesmo à queda de cabelo. E foi pensando nisso que decidimos reunir, no post de hoje, todas as nossas dicas de proteção para que você não prejudique os fios nesse verão - até rimou rs!

Alguns ingredientes naturais também podem ajudar na recuperação dos nossos folículos capilares, sendo muito indicados para combater as agressões causadas pelos raios UV e outros fatores externos. Continue a sua leitura e descubra como proteger o cabelo do sol e quais ingredientes podem te auxiliar nesse tratamento!

O que a exposição solar sem proteção pode causar aos seus fios?

Para entendermos como proteger o cabelo do sol da melhor maneira, é importante falarmos sobre como a exposição solar sem a proteção ideal pode danificar os seus fios.

Os raios UV emitidos pelo sol são um perigo para a nossa pele, mas também para os nossos cabelos. Por isso, protegê-los dos danos causados pela exposição constante ao calor e sol excessivo, principalmente em dias de praia e piscina, é fundamental.

Um cabelo que sofre com exposições solares regulares pode se tornar mais áspero e sem brilho, por causa do dano direto da radiação sobre as substâncias que unem nossas cutículas, como as ceramidas. Além disso, esses fios também podem se tornar mais frágeis e quebradiços devido a alterações em seus níveis de queratina.

É importante ressaltar que os cabelos tingidos merecem um cuidado ainda mais especial. Afinal, esse tipo de exposição, além de danificar os fios, também pode levar à alteração e desbotamento de sua coloração. Felizmente, hoje em dia, podemos encontrar inúmeros produtos com proteção térmica e solar entre seus benefícios, além dos bons e velhos chapéus, para nos auxiliar em uma rotina de cuidados mais específica para momentos de muito calor.

Saiba como proteger o cabelo do sol de forma eficaz

Mulher segurando o leave-in JustForYouComo já dissemos, os nossos cabelos também necessitam de cuidados contra o sol, assim como a pele. Afinal, radiações UVA e UVB são capazes de penetrar nos fios, danificando suas estruturas.

Mas calma, este tipo de dano só acontece quando nos expomos muito ao sol. Por isso, não precisa ficar assustada(o) se os seus cabelos entraram em contato com a luz solar algum dia sem a proteção correta, ok? Nós estamos aqui para te ajudar a tornar isso um hábito!

Para os momentos de longa exposição ao sol, reunimos algumas dicas que irão te ajudar a proteger os seus fios. Dá só uma olhada:

Prefira produtos com proteção solar

Sempre que você for expor seus fios ao sol de forma prolongada, ou intensa, é fundamental tomar um cuidado ainda mais redobrado.

Busque utilizar produtos sem enxágue e com proteção solar, como um leave-in. Este tipo de cosmético é capaz de bloquear a penetração de raios nocivos nos fios de cabelo, protegendo-os por mais tempo.

Além disso, quando for à praia ou piscina, evite ficar mergulhando para molhar os cabelos com frequência. Mas, caso molhe, enxágue logo em seguida para não ficar muito tempo com o cloro da piscina, ou o sal do mar, em contato com os seus fios.

Crie barreiras contra a luz solar

Ok… Talvez esse seja o método mais comum da nossa lista de como proteger o cabelo do sol, mas você sabia que ele é considerado um mais eficazes?

Seja com um guarda-sol, chapéu de aba larga, lenços, ou o que mais você preferir, a proteção física contra a exposição solar é uma das formas mais efetivas de evitar os danos causados nos cabelos a longo prazo.

Por isso, quando for se submeter a longos períodos de exposição solar, não pense duas vezes antes de levar a sua própria barreira contra o sol, ok? Isso não é motivo de vergonha, mas sim de cuidado!

Prenda o cabelo em um coque

Prender os seus fios em um coque é uma ótima alternativa para protegê-los dos raios solares. Isso porque, quanto menor a área disponível para o sol atingir, menor será o dano causado por ele.

Sem contar que esse penteado dá um up em qualquer visual, não é mesmo?

Retire sempre o cloro e o sal dos fios

Outra dica muito importante da nossa lista de como proteger o cabelo do sol é não deixar os seus fios secarem com cloro ou sal em seu comprimento e pontas. Isso porque, essas substâncias são capazes de abrir as nossas cutículas capilares, deixando os cabelos ainda mais sensíveis a fatores externos, como a exposição solar.

Sendo assim, sempre que sair do mar ou piscina, não deixe de tomar uma ducha de água doce, sem cloro, para evitar possíveis danos, hein!

Não deixe a hidratação de lado

Se você expôs os seus cabelos ao sol e eles acabaram danificados, a hidratação pode ser a sua maior aliada para recuperar o aspecto bonito e saudável dos seus fios.

Além de toda a proteção que citamos, hidratar os cabelos também é indispensável. Por isso, beba muita água durante os seus dias e, é claro, aposte nos cuidados pós-sol para deixar os seus fios macios, protegê-los do desbotamento e evitar uma aparência opaca e ressecada.

Ingredientes naturais que podem te ajudar

Óleo de abacate para cabeloDeu para perceber como proteger o cabelo do sol é mais do que necessário, não é? Afinal, apesar de todos os seus benefícios, o sol também pode causar efeitos nem tão agradáveis em nossos cabelos, como a perda de flexibilidade, alteração das cutículas e problemas na produção da oleosidade natural dos fios.

Mas não precisa se apavorar, nós trouxemos algumas dicas de ingredientes naturais incríveis que podem te auxiliar nessa proteção!

Como proteger o cabelo do sol com óleo de argan

Um dos ingredientes naturais favoritos para a proteção dos fios contra os efeitos da exposição solar, o óleo de argan contém gorduras saudáveis, que penetram em nossos folículos capilares, nutrindo-os e aumentando a vitalidade dos fios.

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de óleo de argan;
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva.

Modo de uso:

  1. Em um recipiente, misture o óleo de argan com o azeite;
  2. Aqueça a mistura um pouco, até chegar a uma temperatura suportável;
  3. Com os cabelos limpos, divida-os em mechas e aplique a mistura por todo o fio;
  4. Deixe agir por 20 minutos e enxágue como de costume.

Você pode repetir esse procedimento ao menos 3 vezes na semana, dependendo da necessidade atual do seu cabelo.

Como proteger o cabelo do sol com abacate

Por ser rico em ácidos graxos, vitaminas, minerais e proteínas, o abacate também é um dos melhores ingredientes para promover a saúde dos cabelos. Além de conter os danos causados pelo sol, ele ainda minimiza as agressões causadas por procedimentos químicos e ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss.

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro;
  • 1 cápsula de vitamina E.

Modo de uso:

  1. Extraia a polpa do abacate e, em um recipiente, misture-a com uma cápsula de vitamina E;
  2. Com os seus cabelos úmidos, divida-os em várias partes;
  3. Aplique a mistura por todos os fios, da raiz às pontas;
  4. Deixe agir por 20 minutos e enxágue como de costume.

Neste tratamento, a constância é fundamental. Por isso, repita esse mesmo procedimento de 2 a 3 vezes por semana.

Como proteger o cabelo do sol com leite e óleo de rosas

Caso os seus fios estejam secos e quebradiços devido ao contato extremo com os raios solares, um tratamento com leite e óleo de rosas também pode ajudar, reparando os fios, aumentando o brilho e a sua vitalidade.

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite;
  • 1 colher (sopa) de óleo de rosas.

Modo de uso:

  1. Em um recipiente, misture o leite e o óleo de rosas;
  2. Coloque o líquido em um borrifador e espalhe por todo o cabelo e couro cabeludo;
  3. Deixe agir por 20 minutos e enxágue como de costume.

Você pode repetir esse procedimento até 3 vezes na semana, tudo depende do aspecto e saúde dos seus fios.

Mas se você quiser proteger os seus fios antes do contato com o sol para não ter que recorrer a outros tratamentos de reparação e nutrição no futuro, eu tenho uma dica extra para você: invista no nosso leave-in personalizado! Afinal, somente um produto feito especialmente para as características únicas do seu cabelo é capaz de proporcionar o cuidado que ele realmente merece!

×