Como engrossar o cabelo fino e ralo com dicas que funcionam!

Compartilhar
Como engrossar o cabelo fino e ralo com dicas que funcionam!

Fios finos e ralos podem ser um grande incômodo para muitas pessoas. Por isso, dicas de como engrossar o cabelo e recuperar a sua densidade vêm sendo muito procuradas nos últimos tempos.

Alguns fios podem ser naturalmente finos ou, até mesmo, afinar com o tempo, seja por causa de procedimentos químicos ou pelo processo do envelhecimento capilar. Um fato é que este problema pode ter diferentes causas - muitas delas relacionadas a hábitos que danificam os cabelos e modificam a estrutura de sua fibra capilar.

Mas a boa notícia é que isto pode ser resolvido com alguns tratamentos restauradores e outros cuidados no dia a dia. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como engrossar o cabelo que podem te ajudar. Olha só.

Como posso identificar um cabelo fino e ralo?

Antes de te mostrar dicas de como engrossar o cabelo, é importante dizer que, na maioria das vezes, associamos um cabelo fino com um fio ralo e, por isso, acabamos buscando por tratamentos que não condizem com as reais necessidades do nosso cabelo, o que resulta em um aspecto diferente do esperado.

Os cabelos ralos indicam a quantidade de fios existentes no couro cabeludo. Já os fios finos possuem como característica uma estrutura mais fina de sua haste.

Como dissemos, a estrutura de um fio de cabelo pode ser geneticamente mais fina, ou afinar conforme o tempo e a utilização de produtos, procedimentos químicos, secadores e chapinhas - que também fazem com que a estrutura dos cabelos se perca, os tornando cada vez mais finos.

No caso de fatores genéticos, infelizmente não há muito o que fazer. Afinal, cada pessoa possui um código genético específico, que influencia na espessura e formato dos fios.

No entanto, se você perceber que a raiz dos seus cabelos é espessa, mas que vai se afinando em seu comprimento, é importante entender que isso ocorre devido ao enfraquecimento dos fios - pela perda de nutrientes e queratina.

Nesses casos, há sim alguns tratamentos e cuidados que podem ajudar no fortalecimento dos fios. E com os cabelos fortalecidos e mais resistentes, eles acabam ficando naturalmente mais grossos e, consequentemente, voltando à sua espessura original.

Por que isso acontece?

Para que possamos entender como engrossar o cabelo, é importante explicar que esse afinamento dos fios pode ocorrer por diversos motivos. Enquanto alguns são simples e temporários, como a deficiência de vitaminas, outras podem representar problemas de saúde mais complexos.

Algumas dessas razões para fios mais ralos e finos são:

Deficiência de nutrientes

Os nossos folículos capilares estão entre os mais metabolicamente ativos no corpo e, por isso, o crescimento dos fios pode ser muito afetado pela desnutrição calórica e proteica, assim como a deficiência de micronutrientes.

Devido a isso, os cabelos tendem a se tornar mais finos quando um organismo está com baixos níveis de ferro e vitamina D. Afinal, ela estimula o crescimento dos nossos folículos capilares e, se o corpo não possui nutrientes suficiente, o cabelo também pode ser afetado.

Estresse

O estresse causado por acidentes, doenças e cirurgias - assim como medicamentos, dietas radicais e a ansiedade do dia a dia - também podem levar ao Eflúvio Telógeno Agudo, a chamada queda de cabelo reflexiva. Esta condição pode afetar homens e mulheres e, como o nome sugere, acaba refletindo o que está acontecendo no organismo e, assim, afinando os fios.

Idade, genética e hormônios

Fatores como a idade, genética e a quantidade de testosterona também desempenham um papel importante na perda e no afinamento dos nossos fios.

O afinamento capilar feminino, por exemplo, é muito acentuado após a menopausa, devido à redução dos níveis de estrogênio em nosso organismo. No entanto, essa condição pode ocorrer também em qualquer momento de mudança hormonal e, em mulheres mais jovens, pode indicar até mesmo uma síndrome do ovário policístico. 

Não lavar regularmente

A falta de lavagem é um outro motivo importante para o afinamento e até para a queda de cabelo. Afinal, a menor frequência de lavagem faz com que alguns resíduos de poluição, suor, fungos e outros micro-organismos se alojem tanto nos fios quanto no couro cabeludo.

Excesso de química

Algumas químicas, dependendo de sua agressividade, podem levar à queda e ao afinamento - principalmente quando falamos de descoloração, tinturas e alguns alisamentos. Afinal, esses tipos de química fazem com que os fios percam massa, o que os deixa com um aspecto mais ralo e fino.

Ingredientes essenciais para engrossar os fios

Ok… Agora que já entendemos os motivos dos fios se tornarem finos e ralos, que tal conhecer como engrossar o cabelo com alguns ingredientes essenciais?

Aminoácidos

Os fios do nosso cabelo são formados por 85% de queratina, que é composta por outros 19 tipos de aminoácidos.

Diariamente, nossos cabelos sofrem agressões sem que percebamos, com a poluição, o sol, o suor e até mesmo as ferramentas de calor. Tudo isso faz com que os aminoácidos presentes nos fios se percam, causando a queda e a quebra capilar, deixando os cabelos finos e ralos.

Sendo assim, o ideal é que você opte pela reposição de aminoácidos via oral ou tópica para a recuperação dos fios e, assim, corrigir este aspecto fino e quebradiço que ele possui.

Biotina

Muito conhecida por “vitamina da beleza”, a biotina é um ingrediente essencial para a manutenção da saúde e beleza das nossas unhas, cabelo e pele. Sendo assim, sua ausência em nosso organismo pode causar a queda de cabelo e também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos e finos.

Por isso, para que os seus cabelos sejam saudáveis, é necessário que os nutrientes dos alimentos que ingerimos cheguem até eles. Dessa forma, uma boa suplementação de vitaminas e minerais pode ser uma ótima dica de como engrossar o cabelo.

Óleos vegetais

Que os óleos vegetais são nossos queridinhos não é novidade, né?

Este produto é uma forma bem legal de como engrossar o cabelo e tem ganhado muito destaque no mercado de cosméticos por causa de sua intensa nutrição, sendo muito utilizado para umectações e resultando em fios mais encorpados.

Além de deixar o cabelo bem mais encorpado, os óleos vegetais também ajudam a tratar a caspa, equilibrar o pH do couro cabeludo, melhorar o crescimento e ainda nutrir os fios. Incrível, né?

Babosa

Ah… A babosa, um dos melhores aliados para nutrir os fios!

Também chamado de Aloe Vera, esse ingrediente tem uma série de componentes que fazem muito bem para a nossa pele e cabelos, como minerais, aminoácidos, vitaminas, entre muitos outros.

A babosa está entre as nossas dicas de como engrossar o cabelo justamente porque ela não auxilia apenas nisso, mas também hidrata os fios, evita a queda capilar e ainda auxilia no crescimento dos cabelos. Um sonho, né?

Como engrossar o cabelo com cuidados simples

Mulher mostrando seu cabelo fino e raloE para finalizar, agora que já conhecemos alguns ingredientes essenciais para combater o afinamento dos cabelos, separamos algumas dicas de como engrossar o cabelo com cuidados simples para te ajudar. Dá só uma olhadinha.

Penteie o seu cabelo delicadamente

Um cabelo muito fino, normalmente, tende a ser mais quebradiço que os demais fios. Por isso, na hora de desembaraçar ou penteá-lo, busque manusear cuidadosamente a sua escova - sempre de baixo para cima - para evitar a sua quebra e queda.

Faça reconstruções capilares

Para engrossar os seus fios, procure fazer uma reconstrução capilar a cada 15 dias. Esta é uma dica muito eficiente de como engrossar o cabelo, pois este tratamento ajuda a repor toda a massa perdida pelos fios - principalmente aqueles que foram danificados por procedimentos químicos.

Para a sua reconstrução capilar, opte por produtos com aminoácidos em suas fórmulas. Afinal, esse componente é responsável por tornar os fios capilares mais grossos e fortes, já que atua diretamente na reposição de massa.

Mas sem exageros, ok? Tratamentos de reconstrução em excesso podem tornar os fios pesados demais, com aspecto duro e espigado. Equilíbrio é a palavra aqui.

Aposte na hidratação dos seus fios

A hidratação capilar é responsável pela reposição da água e dos nutrientes perdidos pelos cabelos ao longo do tempo, fazendo com que eles fiquem saudáveis, brilhantes e mais cheios visualmente.

Por isso, tente ao menos uma vez na semana, investir em uma boa e conhecida máscara de hidratação - apenas a indicada para as necessidades dos seus fios, ok?

Coma alimentos com biotina

Como já dissemos, a sua alimentação pode influenciar muito em sua saúde capilar. Alguns alimentos com biotina, por exemplo, podem ajudar a engrossar e fortalecer os fios.

Também conhecida como vitamina B7, a biotina está presente em gemas de ovos, peixes, batatas, espinafre, leite e muitos outros.

Sendo assim, consumir alimentos com vitamina B7 também é uma ótima dica de como engrossar o cabelo, visto que eles podem fortalecer os fios mais rapidamente, auxiliar em seu crescimento e evitar a queda.

Faça umectação capilar

Alguns óleos vegetais utilizados nas umectações capilares podem hidratar e fortalecer os fios. Afinal, além de dar mais brilho ao cabelo, esses ingredientes naturais também são capazes de encorpar as nossas fibras capilares e, assim, deixar o nosso cabelo mais cheio.

Por isso, que tal apostar em uma umectação noturna para deixar os seus fios mais volumosos? Basta aplicar o seu óleo vegetal favorito no comprimento do seu cabelo e deixar que o produto aja enquanto você dorme. No dia seguinte, lave bem os cabelos com shampoo - massageando bem o couro cabeludo para tirar qualquer resíduo - e condicionador.

Não deixe o seu cronograma capilar de lado

Você achou que o nosso querido cronograma capilar ficaria de fora das nossas dicas de como engrossar o cabelo? Pois estava enganada(o)!

Para termos fios saudáveis, precisamos repor toda massa e nutrientes que são perdidos por ele diariamente, e é claro que a melhor forma de fazer isso é seguindo um cronograma capilar!

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados com os fios que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa oferece uma solução específica para cada necessidade individual dos seus fios. Sendo assim, que tal começar agora o seu?

Não aplique shampoo no comprimento do seu cabelo

Muitas pessoas ainda acham que para realmente limpar os fios é necessário aplicar o shampoo e esfregar por toda a extensão do cabelo. Mas, na verdade, este hábito pode causar a quebra e estimular o desgaste da fibra capilar, resultando em fios mais finos e ralos.

Por isso, essa dica de como engrossar o cabelo é ligada, justamente, a aprender a lavar o cabelo corretamente, aplicando o shampoo apenas na raiz dos fios e utilizando as pontas dos dedos para massagear a região delicadamente.

Abandone as ferramentas de calor por um tempo

O afinamento dos fios pode ser causado pelo uso excessivo de ferramentas de calor, como a chapinha, o babyliss e o próprio secador de cabelo. Isso porque as altas temperaturas desses acessórios causam fissuras em nossas fibras capilares, estimulando a perda de massa e resultando em cabelos ralos, finos, quebradiços e com pontas duplas.

Nesse caso, busque ficar períodos mais longos sem utilizar essas ferramentas em seu cabelo para ver os resultados mais rapidamente.

Ah… E não se esqueça de sempre passar um leave-in com protetor térmico antes desses procedimentos, ok? Afinal, o que mais queremos é evitar danos futuros em seus cabelos.

Opte por produtos leves

A nossa última dica de como engrossar o cabelo não poderia ser diferente, né?

Se você deseja encorpar os seus fios, busque utilizar produtos com fórmulas mais leves. Afinal, muitas vezes, a causa por trás de um cabelo fino e ralo é o excesso de produtos com químicos agressivos, que acabam ressecando e minimizando a quantidade de fios.

Por isso, aposte nas fórmulas naturais e entenda que os seus produtos capilares não precisam ser pesados para serem eficientes!

Se quiser aproveitar essa dica, faça a sua fórmula JustForYou e seja muito bem-vinda(o) ao nosso universo! Você irá amar os resultados dos nossos produtos em seu cabelo!

Tabela comparativa: shampoo JustForYou x shampoo de prateleira

Tabela comparativa: shampoo JustForYou x shampoo de prateleira

Realinhamento capilar X escova progressiva: você sabe a diferença?

Realinhamento capilar X escova progressiva: você sabe a diferença?

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento