Como fazer uma umectação noturna? Passo a passo!

Compartilhar
Como fazer uma umectação noturna? Passo a passo!

Já imaginou dormir o sono da beleza e acordar com o cabelo hidratado, nutrido e super saudável? Pode comemorar, pois este tratamento existe e se chama umectação noturna.

Você provavelmente já ouviu falar em umectação capilar, certo? A umectação noturna é apenas umas das formas de fazer este tratamento, de forma mais intensa, para recuperar fios que estejam ressecados, fragilizados e sem vida.

Ficou interessada(o)? Então, vamos te ensinar o passo a passo para fazer uma umectação noturna perfeita para deixar seu cabelo mais macio, brilhoso e cheio de saúde. Vamos lá?

O que é a umectação capilar noturna e para quem ela é indicada

A umectação noturna é um tratamento capilar de nutrição intensa usando óleos vegetais.

Seu principal objetivo é devolver nutrientes que estejam faltando nos fios e também realizar uma reposição lipídica na fibra capilar, devolvendo lipídios perdidos pela exposição a agressores externos como raios solares, poluição, o uso de secadores e modeladores térmicos, procedimentos químicos e colorações.

A diferença entre a umectação tradicional e a noturna é que, na primeira, você deixa o óleo vegetal agindo no cabelo por duas horas; já na segunda, você dorme com o óleo nos fios e só tira no dia seguinte, ou seja, o óleo age durante toda a noite.

Por isso, a umectação noturna é indicada para quem tem cabelos secos ou está com os fios ressecados, quebradiços, com muito frizz e pontas duplas. Também é por isso que este tratamento é o queridinho das crespas e cacheadas, já que a curvatura do fio tende a deixar esse tipo de cabelo mais seco.

Mas não se engane! A umectação noturna pode beneficiar todos os tipos de cabelo. O segredo é saber escolher o óleo vegetal certo, aplicar na medida certa e remover tudo sem deixar resíduos.

Melhores óleos para umectação noturna

óleo para umectação noturna

O primeiro passo para fazer uma umectação noturna é escolher o óleo vegetal certo para as necessidades do seu cabelo.

A primeira dica antes de comprar é verificar se o óleo é puro e 100% vegetal. Como você descobre isso? Dá uma olhadinha no rótulo.

Vários óleos podem ser usados na umectação noturna. Vamos citar aqui os 3 que mais amamos e tudo de incrível que eles podem trazer para o seu cabelo.

Óleo de coco

Este óleo é extraído da polpa do coco fresco e maduro e é basicamente composto de ácidos graxos, o que o torna capaz de penetrar nas cutículas da fibra capilar e nutrindo o fio profundamente.

Além de nutrir, o óleo de coco deixa o cabelo macio, soltinho e com um brilho natural, reduz o frizz e o aparecimento de pontas duplas e diminui o volume. Além disso, ele ajuda a equilibrar a microbiota capilar, tornando o couro cabeludo mais saudável.

Seu uso contínuo deixa o cabelo liso mais alinhado e ajuda na definição dos cabelos cacheados e crespos.

Óleo de abacate

Os benefícios do óleo de abacate para o cabelo não são novidade né? Mas sabia que ele é um dos mais poderosos quando o assunto é umectação noturna.

Rico em vitaminas A, B1, B2, C e D, aminoácidos, ácidos voláteis, esteróis (sitosterol, campesterol), hidrocarbonetos e lecitina. Todos esses ativos possuem alto potencial de hidratação e nutrição, capazes de deixar os cabelos com mais brilho e maciez.

Além disso, ele contribui para o fortalecimento e crescimento dos fios, ajudando a reduzir a quebra e queda do cabelo.

Óleo de gérmen de trigo

Este óleo é extraído do gérmen do grão de trigo e é rico em vitamina E, sais minerais e ácidos graxos insaturados.

É um óleo mais leve, indicado para cabelos oleosos ou que tenham raiz oleosa e pontas secas. Possui ação fortificante, revitalizante, emoliente e nutritiva. É indicado para cabelos que necessitam regeneração, nutrição e elasticidade. Possui ação antioxidante, perfeito para a recuperação de fios coloridos ou danificados.

Existem tanto óleos maravilhosos que fizemos um conteúdo só para falar disso. Lá você poderá ver quais são os melhores óleos para umectação noturna.

Como fazer uma umectação noturna passo a passo

Uma vez que o óleo vegetal for escolhido, está na hora de fazer a umectação noturna. Não lave o cabelo antes do tratamento, o óleo deve ser aplicado no cabelo seco e “sujo.” Você só vai precisar do óleo, de um elástico de cabelo e uma toalha ou touca de banho. É bem simples, olha o passo a passo:

  1. Divida seu cabelo em mechas;
  2. Aplique o óleo vegetal escolhido cobrindo toda a mecha do comprimento até as pontas. Evite a raiz, principalmente se você tem cabelo liso, oleoso ou misto;
  3. Faça um coque e envolva o cabelo com uma toalha ou touca (que não seja térmica). O importante é impedir o contato dos fios com o travesseiro.
  4. Deixe o óleo vegetal agir durante todo o sono;
  5. Quando acordar, lave os fios com shampoo para retirar todo o óleo;
  6. Finalize como de costume.

Fácil não é? É literalmente o sono da beleza!

Como tirar a umectação noturna

Um dos principais receios de quem faz a umectação noturna é não conseguir remover o óleo todo do cabelo depois do tratamento e, consequentemente, ficar com os fios pesados ou com aparência de sujo.

Se este é um medo para você, fique tranquila(o)! Retirar o óleo dos cabelos não é um bicho de sete cabeças. Basta lavar bem os fios após o tratamento. E lembre-se que espuma não é sinônimo de limpeza, então, evite shampoos com sulfatos ou antirresíduos, pois eles podem agredir os fios e fazer com que todos os benefícios da umectação noturna se percam.

Também existe uma técnica para facilitar a retirada do óleo dos fios. Ela chama UCPE, sigla para “umectar, condicionar, pausar e enxaguar”. A única diferença é que após dormir com o óleo nos cabelos (umectar), você vai passar condicionador nos fios (condicionar), esperar ele agir por alguns minutinhos (pausar) e depois enxaguar com bastante água, preferencialmente fria (enxaguar).

Se você escolher retirar a umectação noturna com esta técnica, não é preciso passar shampoo. Vc vai perceber que o próprio condicionador ajudará - e muito - a remover o óleo do cabelo.

Vantagens da umectação noturna

Já deu para perceber que o seu cabelo só tem a ganhar com a umectação noturna né?

Além de deixar os fios nutridos, hidratados, macios e com brilho, este tratamento é natural e acessível, pois os óleos vegetais não são caros e podem ser encontrados facilmente em casas de produtos naturais.

Sem contar que ele é cabe em qualquer rotina né? É perfeito para quem tem pouco tempo para cuidar dos fios, afinal, o óleo vai agir enquanto você dorme. É literalmente o sono da beleza!

Mas sabia que dá para nutrir o cabelo de um jeito mais prático ainda? Você pode usar produtos capilares que tenham óleos vegetais em sua formulação.

Aqui na JustForYou somos apaixonados por óleos vegetais e usamos vários em nossos produtos, como o óleo de amêndoas, de linhaça, de manketti… E o melhor, a sua fórmula é totalmente personalizada com os ingredientes mais indicados para o seu cabelo, de acordo com as suas respostas no teste online. Que tal experimentar e tornar a sua rotina de hair care mais descomplicada? Personalize a sua fórmula!

Óleo de coco alisa o cabelo? Saiba como tratar os fios!

Óleo de coco alisa o cabelo? Saiba como tratar os fios!

Passo a passo para fazer uma umectação quente nos fios!

Passo a passo para fazer uma umectação quente nos fios!

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento