{% comment %}Default{% endcomment %}

Como fazer o cabelo crescer? O guia que você precisa!

Compartilhar
Como fazer o cabelo crescer? O guia que você precisa!

Seja para acelerar a transição capilar ou mudar de visual após um corte curtinho, entender como fazer o cabelo crescer pode fazer você alcançar fios longos e bonitos de forma saudável.

Afinal, mais do que alcançar aquele cabelão comprido, é preciso que os fios estejam saudáveis, fortes, livres de ressecamento e pontas duplas. Mas você sabia que muitos fatores podem interferir na velocidade de crescimento dos cabelos? Alimentação, hábitos, uso de medicamentos são alguns exemplos.

Seja qual for o motivo da lentidão do seu crescimento capilar, a boa notícia é que tem solução! Com dedicação, os produtos certos e as dicas que reunimos aqui, é possível reverter o quadro e estimular o crescimento do cabelo.

Reunimos neste conteúdo fatores atrapalham o crescimento, dicas e boas práticas para fazer o cabelo crescer mais rápido, alimentos e vitaminas que melhoram o processo e ainda ingredientes naturais pra lá de especiais que favorecerão um crescimento saudável. Vamos explorar este universo juntas(os)?

Índice do conteúdo

Como funciona o processo de crescimento de cabelo
O que pode estar prejudicando seu crescimento capilar
Como acelerar o crescimento do cabelo
Alimentos e vitaminas que fazem o cabelo crescer
Como fazer o cabelo crescer rápido em uma semana
Ingredientes e ativos naturais que favorecem o crescimento capilar saudável

Como funciona o processo de crescimento de cabelo

Já parou para pensar em quanto o seu cabelo cresce por ano? Segundo especialistas, um fio saudável cresce, em média, um milímetro a cada 3 dias ou 1 cm a cada mês, totalizando 12 cm em um ano!

Pode parecer pouco, mas não é. O ciclo de vida de um fio de cabelo é complexo e dura em média 2 a 7 anos. Cada cabelo nasce em um bulbo presente nos folículos capilares. É lá que ocorre a divisão celular e à medida que mais e mais células se dividem, as mais antigas são empurradas para fora do bulbo surgindo como uma haste capilar.

De forma resumida, o ciclo de vida do cabelo se divide em 3 etapas: anágena (fase de crescimento ativo do fio), catágena (fase de transição ou repouso) e telógena (queda).

Diferente do que se imagina, cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos crescem na mesma velocidade, independente do seu formato ou espessura. O que define o tempo de crescimento é o metabolismo do organismo da pessoa, sua saúde capilar e geral.

Mas então, por que cabelos cacheados e crespos parecem demorar mais para crescer? Isso acontece por causa do fator encolhimento, em que a curvatura do fio faz com que ele pareça menor do que realmente é. Ou seja, não tem nada a ver com o tipo de fio.

O que pode estar prejudicando seu crescimento capilar

Se você acha que o seu cabelo tem um crescimento abaixo do que a média de 1 cm mensal, alguns fatores e hábitos podem estar causando essa lentidão. Vamos conhecê-los agora, pois reduzir ou minimizá-los é essencial para quem quer entender como fazer o cabelo crescer mais e melhor.

Má alimentação

Nosso cabelo é um sinalizador da nossa saúde geral. Portanto, problemas capilares como queda, caspa e lentidão de crescimento podem indicar questões de saúde e falta de nutrientes importantes para o organismo.

Por isso, uma dieta desequilibrada, com deficiência nutricional, é um dos fatores que mais impedem o crescimento capilar, pois o fio fica sem o suporte que precisa para se desenvolver.

Uma dieta pobre em proteínas, por exemplo, pode fazer o cabelo crescer devagar, pois a proteína é um dos principais compostos que formam a matriz capilar que origina os fios. Por outro lado, a falta de vitaminas e sais minerais faz com que o fio nasça sem força e vitalidade.

Desequilíbrios hormonais

Sabe aquela história de que a beleza vem de dentro para fora? Pois é, os hormônios que carregamos em nosso organismo podem interferir na saúde capilar e fazer o cabelo crescer mais devagar.

O aumento dos hormônios masculinos, presentes também nas mulheres em níveis menores, como  a testosterona, deidroepiandrosterona, entre outros, podem impactar na velocidade de crescimento e também na propensão à queda.

Da mesma forma, os hormônios da tireoide, quando baixos ou altos, também interferem na saúde capilar, assim, como altos índices de cortisol, o hormônio do estresse.

Consumo de cigarro

Já é um consenso médico que o tabagismo é um verdadeiro vilão para a saúde. De acordo com artigo do INCA - Instituto Nacional de Câncer - a Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Mas você sabia que o cigarro também é um vilão para a saúde dos cabelos? Compostos nocivos contidos no cigarro prejudicam o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, o que impede que nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento do cabelo cheguem aos fios.

É justamente por isso que, além de deixar o crescimento do cabelo mais lento, o cigarro é um dos principais causadores da queda de cabelo, sendo a calvície um dos resultados do tabagismo a longo prazo.

Então, lição de como fazer o cabelo crescer: fique bem longe do cigarro!

Uso de modeladores térmicos

Os secadores, chapinhas, babyliss e outros modeladores térmicos podem ser grandes aliados na finalização dos fios, mas usá-los com muita frequência pode prejudicar o crescimento do cabelo.

O calor excessivo destas ferramentas pode queimar o cabelo e também tende a retirar a película de proteção dos fios, deixando-os mais vulneráveis a danos.

Isso faz com que os fios percam força e até quebrem com facilidade, o que, a longo prazo, tornará o caminho para o cabelão de Rapunzel mais distante.

Procedimentos químicos

O uso de químicas como alisamentos e colorações também podem fazer o cabelo crescer mais devagar, principalmente se estes procedimentos não vierem acompanhados de tratamentos voltados para hidratação e nutrição dos fios.

Isso porque os compostos usados nestas químicas agridem o fio, alterando a estrutura da fibra capilar, o que o torna mais frágil e suscetível a quebra.

Em alguns casos, o excesso de química, a falta de intervalo entre procedimentos ou a combinação incorreta de substâncias podem até levar ao corte químico. Nestes casos, é preciso pausar a química e recuperar a saúde dos fios para que eles voltem a crescer com saúde.

Prender o cabelo demais

Você vive de coque ou rabo de cavalo? Prende os cabelos puxando bastante acreditando que a pressão pode fazer os fios crescerem mais rápido?

Calma lá, não é bem assim. Tudo que é em excesso faz mal. Penteados presos com muita força ou com o elástico muito apertado podem fazer o cabelo quebrar e tornar o sonho do cabelo comprido mais distante.

Você pode prender o cabelo, até porque um rabo de cavalo ou trança com pressão moderada melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo e estimula o cabelo a crescer. Mas não force demais e nunca - nunca mesmo - prenda os fios molhados.

Quando úmidos eles têm mais tendência à quebra. Além disso, o cabelo vai demorar mais pra secar e essa umidade retida pode facilitar a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais à saúde do couro cabeludo.

Uso excessivo de bonés, toucas e chapéus

Acessórios como bonés, chapéus, toucas e lenços são ótimos para variar o visual e também nos salvar naqueles dias de bad hair day.

Mas… você sabia que seu uso excessivo pode prejudicar o crescimento do cabelo? Vamos explicar: estes acessórios abafam a raiz fazendo com que o fio tenha mais dificuldade para crescer. Além disso, ao abafar a região, podemos favorecer o aparecimento de fungos e bactérias prejudiciais, sobretudo em dias quentes.

Afinal, não podemos esquecer que o couro cabeludo é pele e transpira como qualquer outra parte do corpo. Então, se o seu projeto é fazer o cabelo crescer rápido, modere o uso destes acessórios.

Doenças no couro cabeludo

Para entender como fazer o cabelo crescer é preciso compreender que nosso couro cabeludo é pele, e por isso, pode apresentar doenças que afetam o crescimento capilar.

As mais comuns são a caspa, a foliculite, a psoríase e a alopecia. Então, se você está enfrentando dificuldades para fazer o cabelo crescer e apresenta sintomas destes problemas capilares, vá ao médico. Todas essas doenças possuem tratamento e devem ser acompanhadas por um tricologista.

Como acelerar o crescimento do cabelo

Mulher com cabelo crespo comprido: como fazer o cabelo crescer

Viu como muitos fatores - internos e externos - podem influenciar o crescimento dos fios?

Agora que você já conhece todos eles, vamos a algumas dicas do bem? A seguir, listamos alguns bons hábitos de como fazer o cabelo crescer mais rápido e com saúde. Vamos lá?

Massagear o couro cabeludo

Quem não ama a boa massagem né? É só ouvir essa palavra que já vem aquela sensação gostosa de relaxamento!

Mas mais do que relaxar sabia que ela é uma importante aliada na hora de estimular o crescimento do cabelo? A gente explica: massagear o couro cabeludo faz com que a circulação sanguínea da região aumente. Com mais sangue circulando, mais facilmente os nutrientes chegam ao folículos pilosos estimulando o crescimento dos fios.

A dica é: massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos, durante a lavagem do cabelo, na aplicação do shampoo. Faça disso uma rotina e você perceberá a diferença! Ah! E escovar os cabelos passando a escova desde a raiz também ajuda a aumentar a circulação local.

Uso correto do condicionador e máscara hidratante

Eu sei, a vontade de aplicar condicionador ou aquela máscara hidratante maravilhosa no cabelo inteiro pode ser bem tentadora, mas acredite, não é saudável.

Condicionador e máscaras devem ser aplicados apenas no comprimento e pontas dos cabelos, e não na raiz. O uso destes produtos no couro cabeludo pode entupir os poros, reduzindo a circulação sanguínea local e consequentemente, prejudicar o crescimento dos fios. O mesmo vale para leave-ins e outros produtos sem enxágue.

Dica de ouro de como fazer o cabelo crescer, hein: no couro cabeludo só shampoo. Os demais produtos apenas no comprimento e pontas.

Hidratação frequente

Manter o cabelo hidratado e bem nutrido é importante para que ele cresça forte e saudável. E já vimos aqui que um cabelo danificado é mais propenso à quebra e queda, o que é péssimo para quem busca um cabelo longo.

A hidratação deve ser feita com uma máscara hidratante de qualidade, para o seu tipo de cabelo. Ela será responsável por devolver a água perdida pelos fios e pode ser feita semanalmente.

Além de ser rica em ativos hidratantes, escolha uma máscara que tenha também ativos nutritivos, como os óleos vegetais. Eles serão responsáveis por nutrir os fios, fazendo uma reposição lipídica no cabelo. Outra opção de tratamento de nutrição é a umectação capilar, em que se faz um banho de óleo vegetal no cabelo.

Dica: fique longe de máscaras que possuam químicos agressivos, como petrolatos, parabenos e silicones insolúveis, pois eles agridem os fios. Lembre-se: para crescer, o cabelo precisa estar saudável.

Se os seu cabelo estiver danificado, nossa dica é que você aposte em uma agenda de cuidados mais intensivos com um cronograma capilar.

Proteção térmica e solar

O calor excessivo dos modeladores térmicos e a exposição aos raios UVA e UVB são alguns dos responsáveis por deixar o cabelo mais fragilizado e danificado, propenso à quebra e queda.

Para evitar que isso aconteça e cause lentidão no crescimento capilar, a dica é apostar em produtos sem enxágue com proteção térmica e solar para que seus fios sempre estejam protegidos.

Um bom leave-in com protetor térmico e solar não deve faltar na rotina de hair care de quem quer estimular o crescimento do cabelo.

Cortes regulares

Pode parecer contraditório, mas cortar os fios regularmente é benéfico para o crescimento do cabelo.

É comum que, durante o passar do tempo, os fios ganhem pontas duplas e ralas e isso prejudica o ganho de peso e estrutura do cabelo a médio/longo prazo.

Ao cortar as pontinhas dos fios, você terá um cabelo mais alinhado, encorpado e com movimento. Nossa recomendação é que você corte a cada 3 meses.

Alimentação balaceada

Quer saber como fazer o cabelo crescer? Aí vai uma dica de ouro: mantenha uma dieta balanceada, rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, pois eles podem estimular o crescimento dos fios, deixando-os mais fortes e bonitos.

Alimentos e vitaminas que fazem o cabelo crescer

Como dissemos acima, a alimentação é um fator importante para acelerar o crescimento do cabelo.

Por isso, listamos aqui os principais nutrientes importantes para fazer o cabelo crescer e em quais alimentos eles podem ser encontrados.

Proteínas

As proteínas são a base da matriz para a formação dos fios de cabelo. Por isso, o consumo de proteínas pode fazer o cabelo crescer mais rápido, com mais força e vitalidade.

Para uma dieta rica em proteínas, coma carne, peixe, leite, ovos e iogurte.

Biotina

Acabamos de dizer que as proteínas são o principal composto da matriz da estrutura capilar, certo?

A principal proteína que compõe a fibra capilar é a queratina, que é formada principalmente por biotina. Também conhecida como vitamina B7, ela ajuda a manter a hidratação do couro cabeludo e fios e previne a queda de cabelo.

A biotina é encontrada em nozes e sementes, fígado, banana, abacate, cogumelos e legumes como brócolis e batata doce.

Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo e protege as fibras do cabelo do estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

Além disso, ela participa da formação do colágeno e é importante para a absorção do ferro no organismo.

Para uma dieta rica em vitamina C, inclua brócolis, tomate e frutas cítricas como laranja, limão, morango, kiwi, abacaxi e acerola na sua alimentação.

Ferro

O ferro é parte essencial das células sanguíneas, responsáveis por transportar oxigênio para os órgãos do corpo, inclusive, o couro cabeludo.

Assim, indiretamente, o ferro auxilia na circulação da região, estimulando o crescimento do cabelo. Além disso, o ferro evita a anemia, uma das principais causas da queda de cabelo.

Para aumentar os níveis de ferro no organismo, você pode consumir feijão, beterraba, mariscos, cacau em pó e sardinha.

Zinco

O zinco atua fortalecendo e reparando a fibra capilar e também ajuda na produção da oleosidade natural do couro cabeludo, importante para a proteção dos fios contra danos externos. Todos esses fatores contribuem para um crescimento mais saudável do cabelo.

Veja os alimentos ricos em zinco: ostras, sementes de abóbora, frango e amêndoas.

Como fazer o cabelo crescer rápido em uma semana

Se você está sempre pesquisando inovações para crescimento capilar, provavelmente já viu anúncios do tipo “como fazer o cabelo crescer rápido em 7 dias”, quase como uma promessa de milagre.

Bom, é preciso ter cuidado com receitas e produtos “milagrosos”. Como dissemos no início deste conteúdo, o ritmo de crescimento normal dos fios é de cerca de 1 cm por mês, então, é muito difícil que o cabelo cresça de forma perceptível em uma semana.

Então, fique alerta e não passe qualquer coisa no cabelo por causa de uma promessa de crescimento rápido. Se o ritmo de crescimento dos seus fios está muito abaixo do considerado normal, procure um tricologista. Este profissional poderá orientá-lo sobre como fazer o cabelo crescer de forma saudável e, se necessário, poderá prescrever alguma ação medicamentosa.

Ingredientes e ativos naturais que favorecem o crescimento capilar saudável

Você sabia que aqui na JustForYou, crescimento é um dos objetivos mais pedidos nas fórmulas?

E de fato, nós temos muitos ingredientes naturais que podem ajudar no crescimento, criando um ambiente favorável para que os fios se desenvolvam de forma saudável.

Ficou confuso? A gente explica: neste conteúdo, falamos bastante sobre como a saúde do couro cabeludo é importante para fazer o cabelo crescer, assim como manter os fios bem cuidados. E é justamente isso que os nossos ingredientes fazem: cuidam do couro cabeludo e da microbiota capilar, para que os fios possam crescer da melhor forma.

Veja bem: isso é totalmente diferente de fórmulas milagrosas - e nem sempre reais - que prometem acelerar o crescimento do cabelo. Nossos ingredientes proporcionam o ambiente ideal para que o seu cabelo cresça de forma natural e meu bem - a natureza é sábia e os resultados aparecem.

Vamos a alguns exemplos. O prelliance, ingrediente nobre extraído da quinoa e presente nas fórmulas dos nossos shampoos, ajuda equilibrando a microbiota capilar, evitando inflamações no couro cabeludo e desobstruindo os poros. Tudo isso mantém esta região saudável, favorecendo o crescimento do cabelo.

Ingredientes como o mentol, o extrato de gengibre e o extrato de pêssego melhoram a circulação sanguínea local, enquanto o extrato de acerola faz uma remineralização, repondo os sais minerais no couro cabeludo. A pfafia oferece todo o aporte nutricional que esta região precisa para que os fios cresçam fortes e saudáveis. Além disso, temos também os ativos de fortalecimento dos fios, que te darão a percepção visual de que o seu cabelo está crescendo com força e vitalidade.

Em resumo, nossas fórmulas criam as condições certas para o seu cabelo crescer, brilhar e se expressar no seu máximo! No entanto, vale ressaltar que, como vimos, o crescimento depende de muitas varáveis e existem coisas que estão além dos produtos que você usa no cabelo e devem ser observadas por você, como sua alimentação, estado emocional e até o uso de medicamentos que podem interferir no crescimento dos fios.

Que tal experimentar toda a força da natureza e ver como nossas fórmulas podem te ajudar a criar as condições ideais para um crescimento de cabelo saudável e natural? Faça a sua fórmula e desfrute dos resultados reais de um tratamento personalizado e livre de químicos agressivos!

Cabelo com frizz: truques para se livrar deste problema

Cabelo com frizz: truques para se livrar deste problema

Penteados com lenço: ideias práticas e lindas!

Penteados com lenço: ideias práticas e lindas!

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}