index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

5 ingredientes que podem te ajudar com a dermatite seborreica

5 ingredientes que podem te ajudar com a dermatite seborreica

A dermatite seborreica é um problema muito comum na vida da maioria das pessoas, podendo aparecer tanto em bebês quanto em adultos. Essa condição é caracterizada por alguns sintomas, como coceira, descamação e inflamação do couro cabeludo, além de outras regiões oleosas do nosso corpo, como sobrancelhas, tórax, cantos do nariz e até mesmo as pálpebras.

A boa notícia é que ela pode ser prevenida e controlada com alguns hábitos e ingredientes super fáceis de encontrar! Além disso, o uso correto e frequente de produtos formulados especialmente para a pele do nosso rosto e cabelo podem auxiliar - e muito - no tratamento desse problema.

Pensando nisso, reunimos no post de hoje tudo o que você precisa saber sobre a dermatite seborreica e alguns ingredientes que podem te ajudar a combatê-la. Ficou curiosa(o)? Então vamos lá!

O que é dermatite seborreica?

A dermatite seborreica, também chamada de eczema seborreico, é uma condição médica que, na maioria dos casos, é a causa da temida caspa.

Nos bebês, ela aparece como uma crosta láctea e costuma desaparecer à medida em que a criança cresce. Já na população adulta, a seborreia costuma se caracterizar por escamas amareladas no couro cabeludo e, também, pela inflamação presente nessa região.

Essa condição também pode ocorrer em outras regiões oleosas do nosso corpo, como dissemos anteriormente, afetando nossas sobrancelhas e pálpebras, além dos cantos do nosso nariz, o sulco nasogeniano e o meio do peito.

Vale lembrar que a dermatite seborreica não é contagiosa e, muito menos, causada por falta de higiene! Por isso, se você sofre com essa condição, não se sinta envergonhado de procurar o tratamento ideal para combatê-la.

Principais sintomas da dermatite seborreica

Muitas incertezas rondam o real motivo do aparecimento da dermatite seborreica até hoje. Porém, reunimos alguns dos principais sintomas desta condição para você se atentar e identificar este problema. Dá só uma olhada!

Oleosidade na pele e couro cabeludo

A oleosidade excessiva no couro cabeludo ou demais áreas do corpo pode ser tanto uma causa, quanto um sintoma da dermatite seborreica. Isso porque, essa inflamação geralmente ocorre nas áreas mais gordurosas do nosso corpo, como:

  • Couro cabeludo;
  • Sobrancelhas;
  • Pálpebras;
  • Atrás das orelhas;
  • Peito.

Sendo assim, tenha muito cuidado ao higienizar essas regiões e busque sempre utilizar produtos desenvolvidos para o seu tipo de pele e específicos para o seu tipo de cabelo, pois isso é essencial para controlar os níveis de oleosidade existentes em cada uma destas áreas.

Coceira

Com certeza a coceira é um dos piores sintomas da dermatite seborreica. Afinal, além de ser extremamente incômodo, este hábito ainda pode machucar toda a região inflamada, piorando o seu estado.

Assim, se você perceber uma certa vermelhidão, inchaço e coceira nas regiões comumente afetadas pela seborreia, busque logo um dermatologista para ir atrás do tratamento indicado, ok?

Descamação esbranquiçada

Um dos sintomas mais conhecidos da dermatite seborreica, sem dúvidas, é a formação de pequenas escamas brancas ou amareladas, que podem ser vistas em roupas escuras ao cair do nosso couro cabeludo ou pele - a famosa caspa.

Além de ser um grande incômodo, afetando também a nossa autoestima, é importante entender que essas escamas brancas também podem levar ao aumento da oleosidade no nosso corpo. Afinal, essas placas esbranquiçadas são formadas por glândulas sebáceas - produtoras de gordura - que, quando se incham, produzem a oleosidade excessiva, outro sintoma que já falamos por aqui.

Caspa x Dermatite seborreica

Couro cabeludo com descamaçãoOk… Mas qual é a diferença entre a caspa e a dermatite seborreica então?

Simples: a caspa é o nome popular dado à descamação esbranquiçada característica dos quadros de dermatite seborreica no couro cabeludo!

Afinal, a seborreia surge, principalmente, com a produção excessiva da oleosidade em nosso organismo, causando descamações, vermelhidão e coceira em diferentes áreas do corpo. Esse quadro, normalmente, se desenvolve a partir da predisposição familiar e pessoal de cada indivíduo, assim como pelo aumento da nossa produção de sebo e existência de fungos, que colaboram para essas inflamações.

Infelizmente, a caspa é muito associada à falta de higiene dos pacientes que sofrem com essa condição, causando um impacto muito negativo sobre a qualidade de vida dessas pessoas. Como dissemos, nada disso tem a ver com a higiene pessoal de um indivíduo, pois esses “floquinhos” são apenas uma consequência da dermatite seborreica.

Como tratar a dermatite seborreica

Em alguns casos, a dermatite seborreica costuma melhorar sem um tratamento específico. Porém, algumas pessoas sofrem com a condição crônica deste problema, que acaba surgindo em vários momentos ao longo da vida.

Um dos produtos mais utilizados para tratar os efeitos da dermatite seborreica é o shampoo antifúngico, que atua diretamente no combate do fungo Malassezia, um dos causadores deste problema. No entanto, para tratar a seborreia de forma eficiente, é fundamental fazer o acompanhamento com o seu médico dermatologista, que indicará a melhor opção para o seu caso.

Uma opção de tratamento natural para essa condição também é o uso do óleo de Melaleuca, que possui propriedades antibacterianas, cicatrizantes e antifúngicas. Esse óleo pode ser aplicado depois de ser diluído em outro óleo vegetal, auxiliando no tratamento das regiões afetadas.

Como prevenir a dermatite seborreica

Antes de partir para os medicamentos de tratamento da dermatite seborreica, saiba que alguns hábitos super simples podem te ajudar a prevenir essa condição, como:

  • Evite momentos de estresse e ansiedade;
  • Mantenha uma alimentação balanceada;
  • Aposte em produtos específicos para o seu tipo de pele e cabelo;
  • Dê adeus aos banhos muito quentes.

Essas ações podem te ajudar a prevenir e a conter a dermatite seborreica, mas é importante lembrar que nenhum deles substitui os tratamentos indicados pelo seu médico dermatologista, hein!

5 ingredientes que combatem a dermatite seborreica

Homem com caspaE é claro que, se estamos falando de combater a dermatite seborreica, nós não poderíamos deixar de reunir ingredientes super eficientes para te ajudar nesse objetivo, não é mesmo?

Separamos 5 ingredientes fáceis de encontrar e que podem te auxiliar muito no combate dessa condição bastante incômoda. Dá só uma olhada quais são!

Mel

O mel possui propriedades umectantes e antibacterianas. Devido a isso, quando usado no couro cabeludo antes da limpeza com o shampoo, ele pode auxiliar a recompor nossas barreiras cutâneas - afetadas pela dermatite seborreica - e ainda facilita a remoção de escamas e placas presentes no couro cabeludo, sem agredir a região.

O recomendado é que o mel não seque na raiz dos seus fios, por isso atente-se: o uso deste ingrediente deve ser feito por, no máximo, 30 minutos antes da lavagem.

Vinagre

O vinagre é um ácido acético, ou seja, um ácido leve, que tem a propriedade de acidificar o pH local. Essa característica é de grande importância, já que auxilia a conter a proliferação dos fungos encontrados no couro cabeludo e melhora a oleosidade local.

Este ingrediente possui efeito adstringente e auxilia na remoção de substâncias químicas que podem estar impregnadas em nossos fios, além de fechar nossas cutículas capilares. Interessante, né?

Seu uso deve ser feito diluído em água, na proporção de 1 parte de vinagre - branco ou de maçã - para 3 partes de água. Da mesma forma que o mel, ele deve ser aplicado no início do banho, antes do shampoo e removido apenas no final da lavagem.

Óleo de coco

O óleo de coco é um ingrediente rico em ácidos graxos saturados de cadeia média, que possuem diversas propriedades, entre elas a função antimicrobiana.

Do ponto de vista do seu uso tópico, o óleo de coco é um bom agente umectante e, assim como o mel, pode auxiliar na remoção das crostas presentes no couro cabeludo, além de melhorar a inflamação e nossas barreiras cutâneas.

Este produto deve ser utilizado horas antes da lavagem, com o couro cabeludo ainda seco. Quando for lavar os seus fios, opte por um shampoo antirresíduo e evite utilizar a água quente!

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui funções esfoliantes, reduzindo a adesão das escamas no couro cabeludo. No entanto, a própria natureza básica deste produto (pH alcalino) pode acabar danificando os nossos fios. Sendo assim, não recomendamos seu uso para pessoas com cabelos compridos ou que foram submetidos a procedimentos químicos, pois isso pode favorecer o ressecamento excessivo do cabelo.

Este produto deve ser dissolvido em um como com água e utilizado no couro cabeludo, de 5 a 10 minutos, antes da aplicação do shampoo.

Suco de limão

O suco do limão é rico em ácido ascórbico, vitamina C e ainda possui propriedades semelhantes às do vinagre. Seu uso deve ser feito da mesma maneira que o vinagre, diluído em água e antes da lavagem.

Atenção: sempre que mexer com limão, lembre-se de lavar muito bem as mãos e evitar a exposição solar logo após. Afinal, o suco do limão em contato com a pele, diante da exposição ao sol, pode resultar em queimaduras graves e manchas!

E aí, gostou do nosso conteúdo de hoje?

Se quiser saber mais sobre outros ativos naturais que possuem funções incríveis, assim como os que foram citados no post de hoje, confira a nossa página de ingredientes naturais e descubra o que cada um deles pode proporcionar aos seus fios!

×