index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Fitagem no cabelo: técnica para cachos mais definidos

Fitagem no cabelo: técnica para cachos mais definidos

Se você está sempre buscando formas de finalização para cacheados, a fitagem no cabelo pode ser uma opção para um cachos mais definidos, sem frizz e volume excessivo.

Técnica de finalização que permite definir cachos sem o uso de químicas e modeladores térmicos, ela é fácil de fazer e tem um resultado incrível que pode durar por dias!

Hoje vamos explicar o que é a fitagem no cabelo, para quem ela é indicada e todas as vantagens que a técnica pode trazer para o visual dos seus cachos. Confira!

O que é fitagem e para quem a técnica é indicada

A fitagem é uma técnica bem simples de texturização dos fios, capaz de definir os cachos de forma natural. Com ela você poderá moldar os cachos sem o uso de ferramentas de calor ou químicas. Os dedos ou uma escova e um creme finalizador para cabelo é o suficiente para formar “fitas”, que se tornarão cachos após secos.

A fitagem pode ser feita nos cabelos ondulados para deixar o caimento mais natural, mas a técnica é indicada mesmo para as cacheadas.

E a boa notícia é que a técnica funciona para todos os tipos de cacheadas (3A, 3B e 3C) e deixa os cachos mais definidos e disciplinados. As crespas 4A (que ainda formam cachinhos) também podem se beneficiar da fitagem no cabelo para modelar ainda mais o formato espiral do fio. Já para os outros tipos de crespos a técnica já não é a mais indicada, pois pode reduzir aquele volume maravilhoso do black power. Mas vale testar e ver como funciona para você ok?

Quem está em transição capilar também pode se beneficiar da fitagem no cabelo. A técnica ajuda a minimizar a diferença das texturas que o cabelo pode apresentar durante o processo, definindo os cachos da parte alisada.

Um detalhe: a fitagem é uma técnica para definir e modelar cabelo cacheados e não para cachear cabelos que não tenham essa curvatura. Portanto, lisas não ficarão com cachos ao fazer a fitagem.

Tipos de fitagem

Existem basicamente 3 tipos de fitagem:

  • Fitagem tradicional: é feita usando apenas os dedos e um creme finalizador de sua preferência. É a mais simples e se você preferir, pode usar um pente ou escova no lugar dos dedos;
  • Fitagem estruturada: aqui, além do leave-in finalizador, é usado também um óleo vegetal - como o óleo de coco ou abacate - para nutrir os fios e deixar os cachos ainda mais definidos. No geral, a fitagem estruturada é feita com fitas menores, para cachinhos bem definidos do tipo “mola”;
  • Fitagem Plopping: é bem parecida com a fitagem tradicional, mas aqui usa-se uma camiseta de algodão para abafar os fios, o que ajuda a aumentar o volume do cabelo e reduzir o frizz.

A seguir, vamos mostrar como se faz a fitagem no cabelo, do tipo tradicional, de forma resumida, para que você entenda o processo. Mas temos um conteúdo bem legal sobre o assunto que mostra o passo a passo para fazer os 3 tipos de fitagem, em tutoriais bem simples de fazer. Não deixe de conferir!

Como fazer a fitagem no cabelo?

Mulher segurando os fios após fazer fitagem no cabelo

A fitagem no cabelo é uma técnica tão simples que você vai precisar apenas dos seus dedos e de um creme finalizador de sua preferência.

O procedimento é bem fácil e consiste em separar o cabelo em “fitas” usando os dedos ou uma escova ou pente para fitagem. Cada uma destas fitas, se tornará um cacho definido depois de seco. Olha o passo a passo para fazer uma fitagem tradicional:

  1. Lave o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador. Enxágue bem e desembarace os fios.
  2. Separe o cabelo úmido em partes. Pegue uma delas e aplique um leave-in finalizador. Mas atenção, pois o truque está na forma de passar o produto. Aplique da raiz para as pontas, passando os cabelos entre os dedos. Cada mecha que está entre os seus dedos será um fita. Não aplique o finalizador na raiz e respeite sempre o sentido de crescimento dos fios;
  3. Faça esse movimento de “pentear com os dedos” em todas as partes do cabelo. Em seguida, “amasse” os fios cuidadosamente, de baixo para cima, ou seja, das pontas para as raízes.
  4. Deixe o cabelo secar naturalmente e você verá que os cachos se formarão de forma mais definida e disciplinada.

Uma alternativa para os dedos é utilizar um pente de cerdas largas ou uma escova para fazer a fitagem no cabelo, como a escova polvo, por exemplo. Temos um conteúdo bem legal que fala sobre as melhores escovas para cabelos cacheados.

Vantagens da fitagem no cabelo

A fitagem traz diversas vantagens para o visual do cabelo cacheado.

O principal é, sem dúvidas, a definição dos cachos. Com a técnica, eles tendem a ficar mais disciplinados, com aquele formato de caracol. O tamanho do cacho depende da largura em que as fitas são formadas. Quanto maiores as fitas, mais largos e soltos serão os cachos; quanto mais fininhas, menores e mais definidos serão os cachinhos.

Então se você gosta do seu cabelo cacheado mais encolhido e com cachos bem definidinhos, a fitagem com fitas estreitas é perfeita para você. Se você prefere aquele visual mais solto e bagunçado, tente fazer fitas maiores e veja o resultado.

Com a definição, vem também o controle de frizz e a redução do volume. Ao definir os cachos, há uma redução daqueles fiozinhos arrepiados que tiram o nosso sono e o volume também diminui. Então se você gosta daqueles cabelos com mais volume, é melhor deixar a fitagem no cabelo para lá e apostar em outras técnicas.

E então? Pronta(o) para fazer a fitagem no cabelo e descobrir se essa técnica de finalização é para você? Aproveite para saber mais sobre o assunto e conheça outras técnicas no conteúdo “Como finalizar cabelo cacheado”!

×